quinta-feira, 30 de maio de 2019

MELHORES DO ANO 2019 - REVELAÇÕES DO ANO.


O Jornal O PROGRESSO, realizará no mês de Julho, o evento “MELHORES DO ANO2019 - REVELAÇÕES DE ANO. Na ocasião, estarão sendo homenageados, profissionais liberais, empresas e personalidades, que tem prestado excelentes serviços em suas áreas, em Leopoldina e região. É um reconhecimento a diversos profissionais, empresas e personalidades, que tem se destacado, por prestar um serviço diferenciado, comprometido com a responsabilidade social, qualidade e competência. Saiba mais sobre José do Carmo Fófano Vieira, um dos homenageados.

José do Carmo Fófano Vieira


José do Carmo Fófano Vieira, nasceu no distrito de Piacatuba, em Leopoldina –MG, no dia 16 de Julho de 1.969. É filho de Maria Helena Fófano Vieira e de Osvaldo Vieira de Carvalho. É casado com Joelma Moreira Gomes Pinto Vieira, com quem tem os filhos Lucas, de 16 anos e Matheus, de 5 anos. É Presidente da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Leopoldina, desde o dia 1º de janeiro de 2017. Tem com o seu trabalho à frente desta entidade, feito diversas melhorias físicas na sede da mesma, bem como realizando um trabalho, com o objetivo de levar o maior número de pessoas, para conhecer a estrutura física da APAE, bem como o trabalho que lá é realizado. José do Carmo Fófano Vieira, trabalhou como estagiário da então Telemig, no ano de 1.991, sendo depois contratado pela mesma e pela Telemar, hoje OI. Cursou a 4ª série do ensino fundamental na Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, localizada no distrito de Piacatuba, e a 8ª série, na escola da Usina Maurício. Formou-se em contabilidade no CNEC em Leopoldina, e em técnica em eletrônica no CEFET, e ainda, formou-se em técnico de informática pela UNIPAC Leopoldina. Atualmente, a APAE de Leopoldina, a qual preside, atende um total de 300 alunos. Em sua gestão, implantou transparência total na entidade, e diz que o seu objetivo é “Trabalhar cada vez mais pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência.” (Na foto, José do Carmo com sua esposa Joelma).



Após cassação de André Luiz Barbosa, Câmara de Laranjal empossa nova vereadora.

A servidora pública Madalena Milane foi empossada na noite desta terça-feira (28) como vereadora de Laranjal, localizada a 30 quilômetros de Muriaé. A posse aconteceu durante uma sessão especial na Câmara dos Vereadores da cidade, conduzida pelo presidente da casa, Chiquinho do Artur, que disse estar otimista com a atuação da vereadora e conta com ela para aprovar pautas importantes como a licitação para taxistas e o de calçamento de ruas com recursos governamentais.
Madalena pertence ao partido Democratas e sucederá o ex-vereador, André Luiz Barbosa (PSDB), cassado por decoro parlamentar durante a sessão ocorrida no último dia 24.
Madalena Milane conhece muito bem a casa e o setor público. Ela já foi vereadora por dois mandatos e antes de tomar posse, era chefe do departamento de transportes da prefeitura. A democrata é a única mulher vereadora da casa e não esperava tomar posse no poder legislativo, mas disse estar preparada para mais esse desafio. Ela também destacou que irá priorizar as pautas de educação. “Estarei sempre pronta a defender os projetos que beneficiem a Educação bem como todos que forem de interesse de nossa comunidade”, destacou a vereadora.
 Na última eleição, em 2016, Madalena obteve 158 votos e se tornou a primeira suplente da casa.
Entenda o caso:
O agora ex-vereador, André Luiz Barbosa foi cassado porque de acordo com a denúncia, no dia em que seria realizada a última sessão legislativa de 2018, e também haveria a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020, ele se exaltou e fechou o prédio da Câmara Municipal e enxotou os vereadores presentes, chegando a manter o presidente da casa, por um longo período no interior daquele recinto.
Para resgatar o vereador, a Polícia Militar precisou ser acionada e arrombar a porta.

(Fonte : Rádio Muriaé / Marcelo Lopes).

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Promotor de eventos de 36 anos, é assassinado em Recreio.



O promotor de eventos, Christian do Bem Masiero, de 36 anos, proprietário da empresa DO BEM  Produções, foi assassinado em Recreio, onde residia, na noite de domingo dia 26 de maio de 2019. Segundo informações, a suspeita é de tentativa de assalto. Neste dia, ele promoveu um pagode na cidade, que teve início por volta das 18:00 horas.  Ele foi surpreendido no momento em que chegava em sua residência, após o show. Testemunhas disseram aos policiais, que ouviram três disparos de arma de fogo, além do barulho de uma moto acelerando. Ainda segundo informações, a esposa da vítima, que trabalha como dentista na Prefeitura Municipal de Cataguases, ouviu os disparos e ao sair de sua casa, viu seu marido baleado, com o seu veículo parado próximo à garagem, onde ele iria estacionar. Christian Masiero foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Sebastião, de Recreio, não resistindo aos ferimentos e vindo a falecer. Além da esposa, ele deixa um filho. Ainda segundo informações, moradores próximos ao local de trabalho da vítima, notaram a presença de dois homens suspeitos que não seriam da cidade. Os mesmos ficaram em um bar e segundo uma testemunha, quando a vítima saiu do local, os dois homens não foram mais vistos. O crime ocorreu na rua Augusto Lacerda, no bairro Machados, em Recreio.  A perícia da Polícia Civil foi acionada e realizou os trabalhos de praxe. O corpo de  Christian do Bem Masiero, foi encaminhado para o IML – Instituto Médico legal, de Leopoldina. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Leopoldina.

Câmara de Laranjal cassa vereador por falta de decoro parlamentar.

Vereador trancou a Câmara Municipal com um colega no seu interior e negou-se a reabri-la e devolver a chave.

A Câmara Municipal de Laranjal cassou nesta sexta-feira, 24 de maio, o mandato do vereador André Luis Barbosa de Carvalho (PSDB), 42 anos, por falta de decoro parlamentar. A denúncia que culminou na perda do mandato foi feita por um cidadão daquele município, Liovaldo Nunes de Moraes, no dia 02 de janeiro deste ano e lida em plenário na primeira sessão ordinária de 2019 que aconteceu em 26 de fevereiro. Por sete votos favoráveis ela foi aceita pela Casa que, em seguida, instalou a Comissão Processante formada pelos vereadores Guilherme Lancini (presidente) Giovanni Costa de Souza (relator) e Narlon Lopes da Silva (secretário).
De acordo com a denúncia, o vereador André Luis Barbosa, no dia em que seria realizada a última sessão legislativa de 2018, e também haveria a eleição da nova Mesa Diretora daquela Casa para o biênio 2019/20, fechou o prédio da Câmara Municipal e enxotou os vereadores presentes, chegando a manter um deles, Carlos Alberto, conhecido como Chiquinho do Artur, por um longo período no interior daquele recinto, “como se ali fosse um cárcere privado e ainda desligou os disjuntores que ficam na parte de dentro da sala de arquivo de documentos da Câmara trancando-a, não permitindo assim que fosse ligada a luz, internet nem os aparelhos de ar condicionado, permanecendo no recinto até o início da reunião quando esta foi realizada”, detalhou o relatório da referida Comissão.
O então vereador André Barbosa negou-se ainda, naquele dia, a acatar ordens dos policiais militares e, segundo o denunciante, o agora ex-vereador teria afirmado que não atenderia nem ordem judicial. A porta da Câmara precisou ser arrombada para que pudesse abrigar a sessão legislativa, conforme narra o Relatório da Comissão Processante. Para o denunciante, estes fatos constituem “atitudes incompatíveis com a dignidade da Câmara, constituindo, pois, quebra de decoro parlamentar” e, por isso, requereu a punição cabível.
Chamado a apresentar sua defesa prévia, o então vereador André Luis Barbosa (foto) descumpriu o prazo estabelecido pela Comissão que era de dez dias e só o fez três dias depois de encerrado o prazo. Seus integrantes, fizeram valer o direito à ampla defesa, resolveram aceitar a documentação do colega evitando assim julgá-lo à revelia, conforme consta no relatório final daquela Comissão. Sua defesa pediu o arquivamento liminar da denúncia com base no argumento de que “os vereadores gozam de inviolabilidade nas suas opiniões e palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do município.” Ele também chamou o conteúdo da denúncia de “vazio, inepto, sem respaldo legal.” Por fim alegou ainda que o instrumento legal para instaurar o processo investigativo é uma Resolução e não Portaria.
A Comissão recusou todas as suas alegações e fez constar no Relatório final que o acusado tratou o processo “com desprezo” por não ter respeitado os prazos e fazendo inserir declarações falsas “culminando em não apresentar as alegações finais”. Diante destes fatos os membros da referida Comissão concluíram pela procedência da denúncia e a cassação do mandato daquele vereador. Nesta sexta-feira, 24 de maio, o presidente daquela Casa, vereador Carlos Alberto Alves Ferreira, baixou decreto legislativo nº 01/2019, cassando o mandato do colega André Luis Barbosa. Todo o processo contou com a orientação e consultoria da advogada Elis Regina Coelho, assessora jurídica daquela Casa.
(Foto: Gazeta do Povo e Reprodução de vídeo da sessão.)
(FONTE: SITE DO MARCELO LOPES - marcelolopes.jor.br)

terça-feira, 21 de maio de 2019

MELHORES DO ANO 2019 - REVELAÇÕES DO ANO.


O Jornal O PROGRESSO, realizará no mês de Julho, o evento “MELHORES DO ANO2019 - REVELAÇÕES DE ANO. Na ocasião, estarão sendo homenageados, profissionais liberais, empresas e personalidades, que tem prestado excelentes serviços em suas áreas, em Leopoldina e região. É um reconhecimento a diversos profissionais, empresas e personalidades, que tem se destacado, por prestar um serviço diferenciado, comprometido com a responsabilidade social, qualidade e competência. Saiba mais sabre a empresa MM Mármores, uma das empresas que será homenageada.










A MM Mármores, é administrada por Maurício dos Santos Monteiro, natural de Leopoldina, conhecido por trabalhar no comércio da cidade desde os 14 anos de idade. Aos 28 anos iniciou o trabalho como vendedor de mármores e granitos, onde alcançou clientes em toda região da zona da mata e Rio de Janeiro. Em 2008, resolveu tornar-se empresário do ramo, onde encontra-se até hoje. A MM Mármores, localiza-se há 200 metros da BR 116, considerada uma das mais importantes rodovias brasileira, ponto extraordinário para escoamento de nossa produção e atendimento a toda região, ficando há 100Km de Juiz de Fora, e há 237 km do Rio de Janeiro. A empresa trabalha com toda linha de mármores, granitos, quartzo, nanoglass, primes e eedras São Thomé,  A MM Mármores, através de seus colaboradores, tem como meta realizar os sonhos dos clientes, produzindo peças únicas e com acabamento diferenciado, estando presentes nas obras residenciais e comerciais, além de oferecer construção/reforma de túmulos.  A MM Mármores, fica na Rua Coronel João Lau, nº 315, bairro Eldorado, em Leopoldina. Contatos: (032) 3441-4129,
Cel: (032) 98418-8324. E mails: mmmarmoresltda@hotmail.com e mauriciosantosmonteiro@hotmail.com
                       


sexta-feira, 17 de maio de 2019

Vereador Rogério Suíno apresenta requerimentos solicitando informações ao Prefeito Municipal José Roberto de Oliveira.


Na reunião ordinária do dia 14 de maio de 2019, o vereador Rogério Campos Machado, o Rogério Suíno, do PR, apresentou três requerimentos, encaminhados ao Prefeito Municipal José Roberto de Oliveira, solicitando informações, e apresentando alguns questionamentos. O requerimento de nº 58/2019, solicita informações, se ocorreu não fazendo, restar caracterizada – em tese – infração político-administrativa, sujeita ao julgamento pela Câmara e sancionada com a perda do mandato, conforme capitulado no Artigo 91, inciso III da Lei Orgânica do Município e Decreto-Lei nº 201/67, a contratação para algum cargo comissionado. Já o requerimento nº 59/2019, questiona quando será reiniciada a continuidade da construção do muro de arrimo, localizado na Rua Antonio Fernandes Valentim, bairro Quinta Residência. Através do requerimento nº 60/2019, Rogério Suíno questiona o motivo do não cumprimento por parte da municipalidade da Lei nº 4417/2018. Em todos os requerimentos, o vereador Rogério Suíno, solicita que os mesmos sejam respondidos no prazo da lei, ou seja, dez dias, ressaltando que não fazendo, pode restar caracterizada – em tese – infração político-administrativa, sujeita ao julgamento pela Câmara e sancionada com a perda do mandato, conforme capitulado no Artigo 91, inciso III da Lei Orgânica do Município e Decreto-Lei nº 201/67.
       
REQUERIMENTO Nº 058/2019
O Vereador signatário, que a este subscreve, vem, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, solicitar, após consultados os nobres pares, que  V.Exª faça chegar Ofício às mãos do Prefeito Municipal Dr. José Roberto de Oliveira, requerendo, que seja informado a esta Casa Legislativa, no prazo da Lei,  sob pena de não fazendo, restar caracterizada – em tese – infração político-administrativa, sujeita ao julgamento pela Câmara e sancionada com a perda do mandato, conforme capitulado no Artigo 91, inciso III da Lei Orgânica do Município e Decreto-Lei nº 201/67, se na vigência do Decreto 4388/2018 houve contratação em cargo comissionado pela administração. Se positivo, informar data, função, vencimento, nome e horário. Sala das Sessões, 13 de maio de 2019. ROGÉRIO CAMPOS MACHADO. VEREADOR – PR


REQUERIMENTO Nº 059/2019
O Vereador signatário, que a este subscreve, vem, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, solicitar, após consultados os nobres pares, que  V.Exª faça chegar Ofício às mãos do Prefeito Municipal Dr. José Roberto de Oliveira, requerendo, que seja informado a esta Casa Legislativa, no prazo da Lei,  sob pena de não fazendo, restar caracterizada – em tese – infração político-administrativa, sujeita ao julgamento pela Câmara e sancionada com a perda do mandato, conforme capitulado no Artigo 91, inciso III da Lei Orgânica do Município e Decreto-Lei nº 201/67, quando será reiniciada a continuidade da construção do muro de arrimo na Rua Antonio Fernandes Valentim, nº 47, Vila Paulino Reis, no Bairro Quinta Residência, haja vista a paralisação do mesmo elevar o risco de acidente, causando apreensão nos moradores. Sala das Sessões, 14 de maio de 2019. ROGÉRIO CAMPOS MACHADO- VEREADOR – PR

REQUERIMENTO Nº 060/2019
O Vereador signatário, que a este subscreve, vem, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, solicitar, após consultados os nobres pares, que  V.Exª faça chegar Ofício às mãos do Prefeito Municipal Dr. José Roberto de Oliveira, requerendo, que seja informado a esta Casa Legislativa, no prazo da Lei,  sob pena de não fazendo, restar caracterizada – em tese – infração político-administrativa, sujeita ao julgamento pela Câmara e sancionada com a perda do mandato, conforme capitulado no Artigo 91, inciso III da Lei Orgânica do Município e Decreto-Lei nº 201/67, o motivo do não cumprimento por parte da municipalidade da Lei nº 4417/2018, de autoria deste Vereador, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública municipal de saúde no âmbito do Município de Leopoldina e dá outras providências.”
Sala das Sessões, 14 de maio de 2019. ROGÉRIO CAMPOS MACHADO VEREADOR – PR.



URGENTE: MORRE MONSENHOR CLÁUDIO BARROS VIEIRA, EX -PÁROCO DE LEOPOLDINA.



Faleceu na manhã desta sexta-feira, dia 17 de maio de 2019, em Juiz de Fora, onde estava internado, o Monsenhor Cláudio Barros Vieira, de 68 anos. Nascido no dia 22 de Julho de 1951, Monsenhor Cláudio foi ordenado padre, em sua cidade natal, Rio Pomba, no dia 25 de julho de 1.984. No final da década de 80, e início da década de 90, o então Padre Cláudio Barros Vieira, foi pároco por muitos anos, da Catedral de São Sebastião, em Leopoldina, tendo sido também pároco de mais duas paróquias na cidade: Rosário, e São José Operário. Nos últimos anos, Monsenhor Cláudio se afastou das suas funções sacerdotais, não sendo responsável por nenhuma paróquia, devido a sérios problemas de saúde. Ele residia em Rio Pomba, com familiares. O corpo de Monsenhor Cláudio Barros Vieira, será velado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba - MG, a partir das 21:00 horas, desta sexta-feira, dia 17 de maio. A missa de corpo presente será celebrada às 14:00 horas, neste sábado dia 18 de maio. Após a celebração, o féretro seguirá para o cemitério municipal de Rio Pomba, para o sepultamento às 16:00 horas. A Diocese de Leopoldina divulgou uma Nota, lamentando o falecimento de Monsenhor Cláudio Barros Vieira.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Procurador Geral do Município afirma que o ex-Prefeito cometeu uma série de irregularidades na desapropriação do terreno onde seria construída a quadra da Esplanada.

ALÉM PARAÍBA.

Chamado à Câmara pelo Vereador Dione de Castro Miranda para prestar maiores esclarecimentos sobre a não construção da quadra de esportes da Esplanada, obra cujos recursos foram obtidos pelo Vereador em tela, o Advogado Fernando Ferreira, Procurador Geral do Município denunciou uma série de irregularidades cometidas pelo ex Prefeito Municipal no processo de desapropriação da área. Com todas as letras, Fernando Ferreira disse que o Prefeito anterior cometeu atos ilegais na desapropriação do terreno e passou a enumerá-los. Segundo Ferreira: 01) O ex Prefeito desapropriou o terreno pagando por ele a importância 158 mil Reais enquanto a Comissão de Avaliação nomeada pelo próprio ex Prefeito avaliou o terreno em 98 mil Reais, o que impedia o ex Prefeito de pagar qualquer valor maior que o avaliado.  O Procurador Geral chamou atenção de que o ex Prefeito pagou 60 mil a mais do que o terreno havia sido avaliado; 02) O ex Prefeito desapropriou e pagou um terreno cujos proprietários não tinham escritura, usando uma simples promessa de compra e venda para efetuar a desapropriação. O Procurador Geral afirmou que Prefeituras não podem desapropriar qualquer imóvel SEM ESCRITURA DEFINITIVA DE COMPRA E VENDA LAVRADA EM CARTÓRIO. Fernando Ferreira ainda disse que o terreno desapropriado e pago estava sob inventário judicial ainda em  tramitação ou formal de partilha. Somente na gestão do atual Prefeito o inventário foi concluído, quando então passou-se a colher as assinaturas dos herdeiros, o que só foi concluído na véspera do prazo final do convênio, levando o Município a perder a verba. Fernando Ferreira afirmou ainda que todo o processo estava irregular desde o nascedouro e que o ex Prefeito precisa explicar porque pagou a mais por um terreno que vale menos e como desapropriou um imóvel que estava em inventário e sem escritura registro. Terá faltado ao ex Prefeito Assessoria Jurídica competente para orientá-lo sobre questões tão primárias no direito. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior determinou a instauração de sindicância para apurar o confuso feito. (Fonte: Blog do Jornal A Gazeta, Dauro Machado, Além paraíba-MG).

NEM OS MORTOS DESCANSAM EM PAZ: Nova confusão no Cemitério Municipal. Enterraram o defunto no túmulo errado.

ALÉM PARAÍBA -MG.

Seria cômico se não fosse trágico. Um cidadão, no dia das mães foi até o cemitério depositar flores no túmulo PERPÉTUO  de sua genitora. Ao chegar no local estranhou a presença de argamassa fresca lacrando a "gaveta". Como nenhum familiar seu havia falecido não haveria como alguém ter sido enterrado no túmulo, o Cidadão começou a apurar o ocorrido quando então obteve a seguinte constatação: 
- Uma outra pessoa chegou para tratar a sepultura de um familiar apresentando um documento de propriedade do jazigo perpétuo. Munido deste documento o Cemitério abriu a sepultura correspondente e procedeu o sepultamento NA SEPULTURA DA MÃE DO CIDADÃO QUE HAVIA IDO DEPOSITAR AS FLORES; ou seja, a numeração do túmulo estava trocada e uma segunda pessoa foi sepultada num jazigo perpétuo de outra família. Para completar a confusão, segundo apuramos, ao se deparar com o erro o Chefe do Cemitério abriu a sepultura, retirou o defunto recentemente nela sepultado e o sepultou de novo em outro túmulo que não se sabe se era ou não o correto. Aconteceu um sepultamento num túmulo de outra família, uma exumação sem ordem judicial e um novo sepultamento, sem qualquer critério. No Cemitério Municipal de Além Paraíba nem os mortos descansam em paz. (Fonte: Blog do Jornal A Gazeta, Dauro Machado, Além paraíba-MG).

ALÉM PARAÍBA: O "mui amigo" Secretário de Administração pede exoneração. Chefe de Gabinete assumirá interinamente.

A tão sorridente personalidade abaixo, é Paulo Roberto Rocha já ex Secretário Municipal de Administração. Segundo apuramos, Paulo Roberto pediu exoneração (demissão) do cargo não vindo a ocupar qualquer outra função na Prefeitura. Paulo Roberto ocupou no início do mandato o Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura mas com a saída do Secretário anterior assumiu a Administração.

Trajetória

Paulo Roberto é empresário possuindo uma loja de produtos agropecuários. Foi candidato a Vereador nas últimas eleições obtendo inexpressiva quantidade de votos. Pertencente a um grupo que detinha o comando de um partido político nanico, Paulo e seu companheiro de legenda Dilsinho Zamboni resolveram quase as vésperas da eleição que a irrelevante agremiação partidária "apoiaria" a chapa Miguelzinho e Dr. Paulo. Pelo importante apoio, que jamais saberemos influenciou a eleição municipal, Paulo Roberto e Dilsinho ingressaram na Administração 2017/2020. Com o pedido de exoneração o partido segue representado por outro grande integrante de seus quadros, o senhor Dilsinho, Chefe do Cemitério Municipal.

Desgaste
Segundo apuramos as relações entre o então Secretário de Administração e o Gabinete do Prefeito estavam desgastadas o que supõe-se tenha sido a razão do pedido de exoneração aceito de pronto pelo Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior
Interino

O atual Chefe de Gabinete, este sim de competência comprovada, assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Administração, órgão que cuida dos assuntos administrativos e de pessoal. 
"Mui amigo"

A exoneração de Paulo Roberto aconteceu  na tarde de ontem mas pelo que apuramos desde o dia 9 passado o Prefeito já havia determinado seu desligamento. Ontem, o ainda Secretário esteve na Câmara a convite do Vereador Dione para tratar de assuntos referentes a quadra do bairro da Esplanada que não será construída. Em certa altura, Paulo teria se dirigido ao Vereador Dione chamando-o de amigo. Dione pediu ao então Secretário que não o chamasse de amigo. Segundo apuramos Dione retrucou o Secretário dizendo que ele não era seu amigo, nem amigo de ninguém. Disparando o Vereador Dione afirmou que Paulo Roberto, recentemente  já estando no Governo atual teria convidado a ele, Vereador Dione,  a juntos montarem um grupo político para concorrer com o atual Prefeito no ano que vem. Mui amigo. (Fonte: Blog do Jornal A Gazeta- Dauro Machado - Além paraíba - MG).

Leopoldina realiza sua Vª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Com o tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, o evento preparatório para as Conferências Estadual e Nacional aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade no dia 08 de maio, reunindo 109 participantes dentre representantes do governo e da sociedade civil organizada.
Fizeram composição da mesa de abertura os senhores: Renan Guimarães de Oliveira, Diretor da Gerencia Regional de Saúde de Leopoldina,  João Geraldo Nogueira: Presidente do Conselho Municipal do Idoso, e a Secretária Municipal de Assistência Social, a Sra. Maria do Carmo Brandão Vargas Vilas. 
Na abertura do evento, o Sr. Renan Guimarães de Oliveira, disse que o rápido processo de envelhecimento populacional representa hoje um dos principais desafios para o sistema de saúde brasileiro, apresentando a necessidade de se dar maior atenção a essa nova demanda que surge com esse cenário atual. 
As discussões foram organizadas em 04 eixos temáticos, definidos em instâncias nacionais, também foram adotados pelos municípios e estados, sendo eles: 1) Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas; 2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana; 3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e 4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. 
A Secretária Municipal de Assistência Social mencionou que “a conferência representa um espaço de debate coletivo para que haja uma participação social mais representativa e efetiva das pessoas idosas, destacando que nesta V Conferência do Idoso foi possível contar com a participação efetiva dos idosos do município integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado nas 03(três) unidades de CRAS Bela Vista/ Quinta Residência e Alto do Cemitério) e os idosos que participam do Centro de Convivência da Terceira Idade, tendo os mesmos constituído a maioria dos participantes no evento. Ressaltou ainda que as deliberações foram de extrema importância para a eleição de prioridades políticas para os governos e para as organizações da sociedade civil que prestam atendimento ao idoso ".
Durante a conferência foram eleitos delegados para representar o Município na etapa Estadual, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto de 2019. A Conferência Nacional está prevista para acontecer no dia 15 de novembro de 2019. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina).










Leopoldina vai ganhar loja do Magazine Luíza no centro da cidade.

Depois da inauguração das Lojas Americanas e Bahamas, o município de Leopoldina se prepara para receber em breve mais um grande investimento, a loja Magazine Luiza, em local privilegiado na rua Barão de Cotegipe.
 
Os irmãos Edmar e Cláudio são os investidores e todos os trâmites foram tratados diretamente com a sede na cidade de Franca - SP. De acordo com o cronograma, a obra bruta deverá ser entregue até o mês de agosto. As normas contratuais prevêem o acabamento com o próprio Magazine Luiza, que pretendem inaugurar a filial ainda este ano. A loja do grupo a nível Brasil é a de número 1.114. 
 
O prefeito José Roberto tem visitado constantemente o canteiro de obras juntamente com os secretários de desenvolvimento Valter Matos e o chefe de gabinete Luís Cabral.
 
" Fico extremamente contente ao ver nossa cidade crescendo mesmo em meio à crise. A abertura da loja significa criação de empregos para a população que precisa." disse o prefeito José Roberto de Oliveira.

O Magazine Luiza, com sede em Franca, no Estado de São Paulo é uma das maiores redes varejistas do país com cerca 800 lojas distribuídas em 16 estados brasileiros, entre eles Minas Gerais. No total ela emprega cerca de 20 mil funcionários. A empresa tem como foco atual conquistar a liderança
de mercado e para se tornar a maior rede de varejo do país, o Magazine Luiza vem buscando novas regiões para melhorar sua atuação, e a cada ano são atualizadas estratégias de aquisições de novas lojas pelo Brasil.
 
A empresa foi apontada pelos próprios funcionários como uma das 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela renomada Revista Exame. Dentro do Magazine Luiza existem políticas para contratação de pessoas com deficiência física e da terceira idade e uma parcela das vendas é doada para programas da Unicef. A rede é citada como exemplo de gestão humanista. O diferencial da rede de lojas é o tratamento amigável dispensado aos clientes e a impressão dada pelos vendedores de que sempre buscam oferecer a melhor solução ao consumidor.  (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina).

MINAS TERÁ VALOR REFERÊNCIA PARA O LEITE.

Produtores contarão com plataforma online para o cálculo personalizado

O Conselho Paritário entre Produtores de Leite e Indústrias de Laticínios de Minas Gerais – Conseleite anunciará amanhã (15/5), às 15h, o primeiro valor referência para o leite no estado. O lançamento será na sede da FAEMG, em BH.
O preço será atualizado mensalmente, e servirá de base para o mercado, facilitando as negociações entre produtores e indústrias e possibilitando maior planejamento.
Também será lançada a plataforma online do Conseleite, onde produtores poderão personalizar o cálculo, a partir de suas informações produtivas.

Principais benefícios
- Equilíbrio e transparência na formação de preços do mercado.
- Melhores condições de negociar entregas e planejar seus negócios.
(Fonte: Assessoria de Comunicação - FAEMG).

CÂMARA PROMOVE ENTREGA DE HONRARIAS EM NOITE DE HOMENAGENS.


Numa solenidade bastante concorrida, a Câmara Municipal de Leopoldina promoveu a entrega de títulos de cidadania honorária e medalha de mérito a personalidades que se destacam no município. A sessão solene ocorreu no dia 10 de maio e foi presidida pelo vereador Waldair Barbosa Costa. Além dos vereadores autores das proposições, estiveram presentes Jurandy Fófano Vieira e Ivan Martins Nogueira.
A primeira honraria entregue foi a Medalha do Mérito Leopoldinense ao Professor João Paulo Pereira de Araújo, cuja indicação foi apresentada pelo vereador Hélio Batista Braga de Castro. Natural de Piacatuba e atualmente exercendo a função de diretor da Escola Estadual Pompílio Guimarães, o homenageado registrou agradecimentos à família, aos amigos e especialmente ao vereador autor da proposição. Considerando-se resultado da escola pública, João Paulo foi enfático em sua mensagem: “Não conseguiremos um país desenvolvido colocando a Educação em segundo plano”.
Em seguida, foi entregue o Título de Cidadã Honorária Leopoldinense à senhora Flávia Boechat Jardim de Melo, numa iniciativa do vereador Sebastião Geraldo Valentim. Natural de Santa Maria de Campos-RJ, a homenageada é diretora da Escola Estadual Sebastião Medeiros, no distrito de Ribeiro Junqueira. Em seu pronunciamento, a Flávia Boechat falou sobre sua vida profissional, agradeceu aos vereadores, à família, aos amigos, aos profissionais que trabalham com ela e concluiu: “Continuarei, com muita humildade, buscando fazer o bem ao meu próximo e me empenhando para que todos os nossos alunos tenham uma educação de qualidade. Sou Leopoldinense!!!”
Flávio Lima Neto foi o autor da proposição que concedeu o Título de Cidadão Honorário Leopoldinense ao 3º Sargento PM Nilton Santos Moraes Correia. Natural de Itaperuna-RJ, o homenageado registrou seu agradecimento pelo reconhecimento, fez uma referência especial a sua família e amigos, além de relatar sua alegria por ter se tornado filho desta terra que o acolheu há 40 anos. “Agradeço a Deus por ter me encorajado nos momentos mais difíceis e me inspirado nas tomadas de decisões mais importantes de minha vida. Uma delas, foi vir para Leopoldina”.
A última homenagem da noite foi a entrega do Título de Cidadão Honorário Leopoldinense ao Padre Marcelo Sérgio de Barros, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, através da proposição de autoria do vereador Hélio Batista Braga de Castro. Natural de Guidoval e atuando em Leopoldina há cinco anos, Padre Marcelo agradeceu a homenagem, afirmando que nada é mais gratificante na vida de um homem do que o reconhecimento. E concluiu: “Que Deus continue a me inspirar na tarefa fascinante, digna e apaixonada de servir a todos e a cada um”.
A sessão solene foi encerrada com os pronunciamentos do prefeito de Muriaé, Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos – o Grego, e do presidente da Câmara, Waldair Barbosa Costa. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

AUDIÊNCIA PÚBLICA EXPÕE PROBLEMAS DO ESPORTE LEOPOLDINENSE.

Entre as dificuldades apontadas na reunião, destacam-se a falta de apoio financeiro, espaços públicos deteriorados, pouca estrutura da Secretaria de Esportes, não concessão de transporte e cancelamento das subvenções municipais.

Discutir as dificuldades e buscar soluções para minimizar os problemas do esporte amador em Leopoldina. Esse foi o objetivo da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Leopoldina na noite desta quarta-feira (08/05). Além dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, estiveram presentes professores, atletas e dirigentes esportivos das mais variadas modalidades que participaram ativamente na descrição do atual cenário em que o esporte leopoldinense está inserido.
A reunião foi comandada pelo presidente do Legislativo, Waldair Barbosa Costa, que teve ao seu lado na mesa principal do evento os vereadores José Augusto Cabral, Elvécio de Souza Barbosa, Jurandy Fófano Vieira, Flávio Lima Neto e José Ferraz Rodrigues, além do Secretário Municipal de Esportes, Edvaldo Franquido Donato do Vale, Jaime Custódio da Silva, Presidente da Liga Esportiva Leopoldinense, e o radialista Jorge Antônio Silva.
Durante os pronunciamentos iniciais, Jorge Antônio Silva lembrou a força que Leopoldina sempre teve no cenário esportivo e salientou a importância da audiência pública como a oportunidade para se discutir soluções para as dificuldades enfrentadas pelo esporte amador.
O atual presidente da Liga Esportiva Leopoldinense relatou as ações implementadas no futebol amador do município e listou alguns dos problemas enfrentados. Jaime Silva defendeu a criação de uma associação das entidades esportivas.
Assim que foi disponibilizada aos presentes a oportunidade de fazer pronunciamentos, foram registradas cerca de 22 manifestações de representantes de variados segmentos esportivos: futebol, natação, basquete, atletismo, ciclismo, futebol de mesa, capoeira, luta, entre outros.
Na avaliação de alguns participantes, o esporte está sendo negligenciado em Leopoldina em virtude dos muitos problemas relatados pelos desportistas, tais como a falta de apoio financeiro, ausência de espaços adequados para a prática esportiva, falta de manutenção em campos de futebol, pouca estrutura da Secretaria de Esportes, cancelamento das subvenções municipais, não concessão de transporte e espaços públicos deteriorados.
Os manifestantes também salientaram a necessidade de organização dos agentes esportivos no sentido de apresentar documentos junto à Secretaria de Esportes para ajudar na arrecadação do ICMS Esportivo e cobraram maior transparência na utilização desses recursos. Foi sugerida a elaboração de um calendário de eventos, a recuperação do Ginásio Poliesportivo do Bairro Bela Vista e realização de um trabalho junto às escolas para valorização da base.
Por conta das dificuldades apontadas pelos participantes, o secretário Edvaldo Franquido Donato do Vale explicou o trabalho de sua pasta e as complicações vivenciadas nela, tais como falta de recursos financeiros e de material humano.
Os membros da Comissão Permanente de Esportes da Câmara, José Augusto Cabral e Elvécio de Souza Barbosa, informaram que acompanharão os desdobramentos desta audiência e as medidas que poderão ser adotadas no atendimento às demandas apresentadas durante a reunião. Os parlamentares Jurandy Fófano Vieira e José Ferraz Rodrigues também fizeram manifestações em apoio aos desportistas locais.
Segundo o proponente da audiência pública, a discussão foi muito positiva. Waldair Barbosa Costa acredita que o encontro mostrou como Leopoldina é grande no esporte. O vereador destacou o espírito de voluntariado dos desportistas e defendeu que outros encontros aconteçam com a finalidade de avançar na discussão de possíveis soluções para o setor. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

Prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores tem parecer favorável na Câmara Federal.

Relator da Proposta de Emenda Constitucional nº 376/2009 é favorável à ideia de coincidências das eleições no Brasil já em 2022; Relatório será analisado na CCJ.



O deputado Valternir Pereira (MDB) apresentou à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal parecer favorável à prorrogação dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores.
A PEC 376/2009 prevê a coincidência das eleições gerais no Brasil, levando para 2022 o mandato de prefeitos e vereadores que ora estão no exercício do cargo.
Há outras propostas parecidas em tramitação no Congresso, mas esta é a mais adiantada.
A proposta precisa agora ser aprovada na CCJ para ser encaminhada ao Plenário. Para suspender as eleições de 2020, é preciso que seja aprovada antes de outubro.
Além da coincidência de mandatos, a PEC acaba com a reeleição para cargos executivos, garante mandato de cinco anos para presidentes, governadores e prefeitos e aumenta de oito para 10 anos o mandato dos senadores.
Não há prazo para votação da proposta na Comissão de Justiça da Câmara…
(Fonte :Blog do Marco Aurélio D'Eça).

MURIAÉ: Mulher se entrega à Polícia Militar após morte do marido.





Mulher se entrega à Polícia Militar após morte do marido
Uma mulher de 25 anos foi presa em flagrante na madrugada deste domingo, 12 de maio, após matar seu próprio marido a facadas na localidade de Boa Família, distrito de Muriaé. A autora, após cometer o crime, ligou para Polícia Militar relatando o ocorrido. Imediatamente uma guarnição com policiais foi para o local e encontrou o corpo de Ronaldo Nogueira Filgueiras, de 28 anos. O médico do Samu constatou o óbito.
No momento da prisão a mulher estava na casa de sua irmã muito abalada e chorava muito com um corte na perna direita e hematomas no pescoço e com dificuldades para andar. Ela foi encaminhada ao Hospital São Paulo.
Segundo testemunhas disseram à Polícia Militar, o casal estava em Boa Família bebendo na rua. Ao chegar em casa o marido, com ciúmes da esposa, teria começado a discutir com a esposa e a agredí-la com socos e pontapés. Muito nervoso, ainda de acordo com ela, Ronaldo pegou uma faca e foi em direção ao filho do casal, de 1 ano e 3 meses, ameaçando matá-lo e eles entraram em vias luta corporal que culminou com a morte dele. Após atendimento médico a autora foi levada para a delegacia do Bairro Safira. A Polícia Civil vai apurar o caso.
Fonte e Fotos: Site Silvan Alves e Rádio Muriaé.
(FONTE: SITE DO MARCELO LOPES).