terça-feira, 24 de novembro de 2020

Preocupação com aumento de 18% no IPTU leva o novo prefeito à Câmara dos Vereadores

       Preocupado com o aumento de 18% na cobrança do IPTU, o prefeito eleito Pedro Augusto arregaçou as mangas e se dirigiu à Câmara Municipal, na terça-feira, dia 24 de novembro de 2020, por volta de 10:30 da manhã,onde solicitou apoio dos vereadores para não onerar a população. Além de agradecer a presença dos vereadores, destacou a importância dessa parceria entre o executivo e legislativo e afirmou que a Câmara fará parte de seu governo com sugestões e participações efetivas. "Precisamos de todos, não sou salvador da pátria e nem caçador de culpados, sempre destaquei que não existe floresta de uma árvore só, precisamos de muitas árvores para compor uma floresta. E para melhorar nossa cidade precisamos nos unir e encontrar os melhores caminhos. Não podemos onerar a população principalmente nesse momento tão difícil que estamos vivendo com essa pandemia da covid-19, por isso quero iniciar esse diálogo com o legislativo, para que o índice usado no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, não seja acima do inflacionário. Acredito que no momento o Índice de Preço ao Consumidor - Amplo = IPCA, seria o mais oportuno para o cálculo e a cobrança. Não podemos abdicar de receita, más devemos ser justos com a população, principalmente nesse momento de crise sanitária e econômica que o país e o mundo está passando," destacou o prefeito eleito pelo PL.

      Fizeram uso da palavra o presidente Waldair Costa, os vereadores Jacques Villela, Rogério Suíno, Ivan Nogueira, Didi da Elétrica, José Augusto Cabral, Pastor Darci, Helinho, Didi de Piacatuba, Tião da Três Cruzes e Flavinho do ônibus. Os vereadores eleitos Gilmar Pimentel e Zé do Carmo, e membros da Comissão de Transição também estiveram presentes. (Fonte: KALON MORAES).







PREFEITO ELEITO E COMISSÃO DE TRANSIÇÃO VISITAM LEGISLATIVO.

 Pedro Augusto solicitou suplementação de 30% no orçamento do próximo ano e alteração no índice de cálculo do IPTU, para evitar um reajuste de 18% no valor do imposto em 2021.

Na manhã desta terça-feira, dia 24 de novembro de 20250, o prefeito eleito Pedro Augusto Junqueira Ferraz e membros da Comissão de Transição estiveram visitando a Câmara Municipal com a finalidade de conversar com os atuais vereadores. Eles foram recepcionados pelos integrantes da Mesa Diretora do Legislativo: Waldair Barbosa Costa – presidente, José Augusto Cabral – vice-presidente, Jacques Villela - 1º secretário e Valdilúcio Malaquias – 2º secretário.

A Comissão de Transição foi representada por Marcelo Junqueira Ferraz (coordenador), José Eduardo Coelho Branco Junqueira Ferraz, Sarah Dutra Moraes Ferraz, Sérgio Duarte Benatti, José Márcio Fajardo Campos, João Paulo do Vale Fófano e Adriana Vieira da Silva Souza. 

Da atual Legislatura, compareceram os vereadores Rogério Campos Machado, Ivan Nogueira, Hélio Batista Braga de Castro, Pastor Darci José Portella, Sebastião Geraldo Valentim e Jurandy Fófano Vieira. Os vereadores eleitos José do Carmo Fófano e Gilmar Pimentel também marcaram presença.

Pedro Augusto explicou que a visita tinha a finalidade de conversar com os vereadores e anunciou que pretende se reunir periodicamente com o Legislativo para prestar os esclarecimentos necessários, visando gerir a cidade de maneira mais democrática. Segundo ele, a Comissão de Transição já iniciou os trabalhos e verificou duas situações que precisam da aprovação do Legislativo.

O prefeito informou que o IPTU é reajustado pelo IGPM, cujo índice teve uma alta significativa em virtude da crise sanitária que abateu o país e alcançou a marca de 18%. Segundo ele, não é justo penalizar a população com um reajuste neste índice e solicitou apoio dos vereadores no sentido de substituir o IGPM pelo IPCA, com índice de 4%, como parâmetro para o reajuste do IPTU de 2021.

Além disso, Pedro Augusto lembrou que, no primeiro ano de governo, vai trabalhar com um orçamento que não foi elaborado por sua equipe e solicitou a concessão de 30% de suplementação orçamentária, pois há rubricas no orçamento que precisam ser remanejadas para contemplar alguns projetos que são considerados prioritários no seu governo. Os pedidos foram acompanhados por explicações técnicas apresentadas pelos membros da Comissão de Transição.

Em seguida, os vereadores se alternaram em pronunciamentos, enaltecendo a iniciativa do prefeito eleito de, antes mesmo de tomar posse, estabelecer uma relação de diálogo com a Câmara Municipal. Waldair Barbosa Costa explicou que o orçamento municipal ainda não votado para dar oportunidade ao novo governo de fazer uma avaliação e sugerir possíveis alterações. Ao final, o Presidente do Legislativo defendeu o diálogo entre os poderes e garantiu que não haverá problemas na aprovação das medidas solicitadas pelo prefeito eleito. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).







CÂMARA DE VEREADORES TEM COMPOSIÇÃO RENOVADA PARA 2021.

Com quatro vereadores reeleitos, José Augusto Cabral foi o mais votado na eleição com 762 votos. A banca feminina ampliou sua representação e contará com duas vereadoras.

CÂMARA DE VEREADORES TEM COMPOSIÇÃO RENOVADA PARA 2021

Com um considerável atraso na divulgação do resultado oficial da Eleição Municipal 2020, o município de Leopoldina conheceu neste domingo, dia 15 de novembro, os quinze parlamentares que vão compor a Câmara Municipal de Leopoldina, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, pelos próximos quatro anos.

Com 11 novos parlamentares e 4 reeleitos, o Poder Legislativo passa a contar com a representação de 10 partidos. Foram reeleitos os vereadores José Augusto Cabral, o mais votado da eleição, Ivan Nogueira, Rogério Campos Machado e Valdilúcio Malaquias (Didi da Elétrica). A bancada feminina ampliou sua representação e passará a contar com duas vereadoras: Elileia da AVAC e a Professora Inezinha.

Dois vencedores da eleição já exerceram mandatos legislativos: Edvaldo Franquido Donato do Vale, que chegou ocupar a presidência da Câmara, e Rodrigo Pimentel.

Os vereadores eleitos são os seguintes: José Augusto Cabral (PSD), Ivan Nogueira (PP), Rogério Campos Machado (PSC), Carlos André (PSD), Elileia da AVAC (PSL), José do Carmo Piacatuba (PSB), Julius Cezar (PSL), Rodrigo Pimentel (PV), Bernardo Guedes (PDT) Edvaldo Franquido (PT), Valdilúcio Malaquias (PODE), Alexandre Badaró (PSB), Gilmar Pimentel (PODE), Vinicius Queijinho (PSL) e Profª Inezinha (PL).

Na eleição majoritária, o agropecuarista Pedro Augusto Junqueira Ferraz e o atual vereador Antônio Carlos Martins Pimentel foram os vencedores para prefeito e vice-prefeito, respectivamente, alcançando 8926 votos, um percentual de 31,30% dos votos válidos.

(Imagem: Jornal Leopoldinense)

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

Genro é acusado de estuprar dentro de casa a sogra de 98 anos

 Ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar que foi chamada por vizinhos.

Um homem de 71 anos de idade foi preso em flagrante pouco antes das 21:00 horas deste domingo, 22 de novembro, acusado de ter estuprado a sogra, uma idosa de 98 anos, que mora com ele e a esposa. O crime aconteceu no Beco do Louro, no Bairro Leonardo, em Cataguases. Segundo relatos de testemunhas aos policiais militares que assumiram a ocorrência, esta não foi a primeira vez que ele teria tentado manter relação sexual com ela.

Segundo disseram as testemunhas, estavam na calçada quando teriam ouvido gemidos no quarto e ao se aproximarem da janela escutaram a idosa falando para o homem parar porque ela não queria roubar marido de ninguém. E ele teria retrucado dizendo que esperasse mais um pouquinho. Nesse momento bateram na janela e falaram que iriam chamar a Polícia. Os vizinhos ficaram revoltados com o episódio. 


Quando os militares chegaram o suspeito havia se escondido sob o telhado da casa e lá permaneceu até ser convencido a descer pelos policiais, quando foi preso em flagrante por estupro, conforme informou a PM. Em seguida ele foi colocado dentro do xadrez da viatura e levado ao Hospital de Cataguases para exames médicos. A vítima quase centenária, também passou por exames médicos e será ouvida em depoimento. Até o fechamento desta matéria a ocorrência estava em andamento e, de acordo com as últimas informações repassadas pela PM, o autor não teria consumado o ato. 

Foto gentilmente enviada por Yuri Santiago.

(Fonte: Site do Marcelo Lopes).

 

 

GRS confirma aumento do número de casos de Covid-19 na região

O relaxamento por parte das pessoas pode ter sido uma das causas.

Os municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, a exemplo do restante do Estado de Minas Gerais, vem registrando aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas. De acordo com o setor técnico daquela GRS, o panorama do coronavírus mudou rapidamente e a região voltou a apresentar dados semelhantes aos dos meses de julho e agosto, período crítico da pandemia na região.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde da GRS de Leopoldina, Marcela Bella Lopes, faz uma análise da situação. “O momento nos pede um alerta por parte das Secretarias Municipais de Saúde e que cada cidadão faça sua parte na manutenção das medidas do distanciamento social, uso de máscara de proteção sempre que sair de casa e lavagem constante das mãos, além do uso de álcool 70%. O relaxamento por parte das pessoas pode ter sido um dos motivos do aumento no número de casos”, avalia.

Marcela também revelou que o crescimento no quantitativo de casos já começa a refletir na capacidade assistencial da região. “Sentimos um reflexo direto no número de pessoas com sintomas de Covid-19, resultando em aumento nas internações em leitos clínicos e de UTI, principalmente em Juiz de Fora”, pontuou.

Essa alteração refletiu também na quantidade de amostras enviadas para análise no laboratório da UFJF pelos municípios da região. De acordo com aquela GRS, cerca de 30 exames eram realizados diariamente, mas com a mudança da situação houve uma ampliação considerável. Somente no último dia 20 de novembro, foram enviadas 92 amostras. Dessa forma, a partir de hoje, dia 23, está sendo feito o remanejamento temporário dos exames de PCR para a Funed, em Belo Horizonte.

Fonte: GRS-Leopoldina | Foto: Arquivo. (Fonte: Site do Marcelo Lopes).

 


Bahamas fecha loja em Cataguases por causa da Covid-19

Um de seus funcionários testou positivo para a doença.

A unidade do Centro do Supermercado Bahamas, em Cataguases fechou suas portas na manhã desta terça-feira, 24 de novembro porque um de seus funcionários testou positivo para Covid-19. Assim, conforme informou a empresa, todos os demais trabalhadores estão sendo testados e a loja será desinfectada nesta noite. A reabertura acontecerá amanhã, com o retorno dos funcionários que testarem negativo para a doença. A informação é da Assessoria de Comunicação do Grupo Bahamas e a nota oficial está abaixo, na íntegra. (Fonte: Site do Marcelo Lopes).




Nomeada a equipe de transição de governo

O atual prefeito de Leopoldina, Dr. José Roberto de Oliveira, assinou na tarde de segunda-feira , dia 23 de novembro de 2020, a portaria número 223 onde foram nomeados os membros da equipe de transição de governo, composta por quatorze integrantes (oito indicados pela atual gestão e seis indicados pelo novo prefeito). São eles:

Representantes do Poder Executivo:

João Paulo do Vale Fófano;

José Márcio Fajardo de Campos;

Bruno Flores Gonçalves;

Regina Lúcia Barbosa Britto Oliveira;

Lucia Helena Fernandes da Gama;

Luiz Augusto Cabral;

Viviani Cesar Corrêa;

Maria do Carmo Brandão Vargas Villas;

Adriana Vieira da Silva Souza.

Representantes indicados pelo Prefeito Eleito:

José Eduardo Coelho Branco Junqueira Ferraz;

Bernardo Ananias Junqueira Ferraz;

Marcelo Junqueira Ferraz;

Sarah Dutra Moraes Ferraz;

Sergio Duarte Benatti;

Lúcia Lopes Horta;

Edmilson Balduino de Macedo.

 Mesmo sendo oficializada nesta data, alguns membros da nova gestão já iniciaram conversas com o atual Secretário de Governo, João Paulo do Vale Fófano, no decorrer da última semana. O objetivo da constituição de tal equipe é inteirar-se da atual situação administrativa do município e, com base nessas informações, programar os primeiros atos e viabilizar seu plano de governo para a nova gestão. A equipe de transição vai ser coordenada por Marcelo Junqueira Ferraz, representante do prefeito eleito e por João Paulo do Vale Fófano, representante do Poder Executivo.

 “Parabenizo o novo prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, por sua expressiva vitória nessa eleição. Nos colocamos à inteira disposição de sua equipe em tudo o que for preciso. Como nossa administração sempre primou pela transparência e honestidade em todos os nossos atos, não temos nada a esconder. Estamos prontos a ajudar”, concluiu o prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina).