segunda-feira, 13 de junho de 2022

CÂMARA SEDIA ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE VEREADORES DA ZONA DA MATA E VERTENTES.

O encontro regional teve o objetivo de apresentar para a região a APOLEGIS, que atualmente conta com a participação de aproximadamente 140 câmaras e mais de 1000 vereadores. 

 

Criada em outubro de 2021, com o objetivo de fomentar a integração entre as Câmaras Municipais no desenvolvimento regional e no fortalecimento das atividades parlamentares, a APOLEGIS – Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata e Vertentes promoveu um encontro regional no dia 8 de junho de 2021, na sede da Câmara Municipal de Leopoldina.

O encontro foi presidido pelo vereador José Augusto Cabral, Presidente da Câmara de Leopoldina e 1º Vice-Presidente da APOLEGIS. Também estiveram presentes membros da diretoria da Associação: Juraci Scheffer – Presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora e da APOLEGIS, Anselmo Ítalo Leopoldino – Presidente da Câmara de Matias Barbosa e Secretário Geral da Associação, Melissa Terra Agrele Matos – vereadora de Bicas e 2ª Secretária da APOLEGIS, João Batista Guelber Junior – Presidente da Câmara de Guarani e 3º Secretário da Associação, Adair José Lopes Neves – Presidente da Câmara de Paiva e do Conselho Fiscal da Associação.

Embora a APOLEGIS já tenha a participação de aproximadamente 140 câmaras e mais de 1000 vereadores, é meta da diretoria ampliar sua representatividade e integrar novas câmaras. Neste sentido, o encontro serviu para apresentar a Associação para os municípios da região, além de formular um convite para que novas câmaras passem a integrar a APOLEGIS. O encontro foi prestigiado por representantes de Leopoldina, Recreio, Paiva, Guarani, Matias Barbosa, Mar de Espanha, Bicas, Argirita, Pirapetinga e Rio Pomba.

Além do presidente, a Câmara Municipal de Leopoldina esteve representada pelos vereadores José do Carmo Fófano, Gilmar Pimentel, Maria Inês, Rodrigo Pimentel, Vinícius Queijinho, Alexandre Badaró Bernardo Guedes e Julius Cesar.

Em seus pronunciamentos, os diretores da Associação salientaram que a troca de experiências entre as Câmaras servirá para aprimorar os trabalhos legislativos e ajudará no encaminhamento das demandas municipais aos governos estaduais e federal. Foi consenso entre todos que a criação da APOLEGIS representa um marco da nova geração de políticos que passarão a ter mais força na formulação de justos e inadiáveis pleitos para os seus municípios.

A reunião também foi marcada pelo afastamento temporário de Juraci Scheffer da presidência da APOLEGIS e a posse do Vice-Presidente José Augusto Cabral para exercer a função no período de 01/06/2022 a 31/12/2022. Após a assinatura do termo de posse, José Augusto Cabral agradeceu soa membros da Câmara de Leopoldina que aprovaram a entrada da Câmara na APOLEGIS. Ele também dedicou palavras de agradecimento a todos que apoiaram a escolha de seu nome como 1º Vice-Presidente da Associação e destacou a relevância desse momento no contexto político regional.

Em seguida, a reunião foi encerrada com apresentação de um vídeo institucional sobre a criação da APOLEGIS e seus objetivos de fortalecimento das Câmaras Municipais da região e de se transformar numa das mais importantes entidades representativas do Legislativo de Minas Gerais. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

DE AUTORIA DO VEREADOR IVAN NOGUEIRA, PROJETO PROÍBE HOMENAGENS A PERSONALIDADES QUE EXPLORARAM MÃO DE OBRA ESCRAVA .

 

                                               VEREADOR IVAN NOGUEIRA

A Câmara Municipal de Leopoldina aprovou projeto proibindo atribuir nome de pessoa que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava em logradouros públicos, monumentos, bens e serviços. De autoria do vereador Ivan Nogueira (PP), o Projeto de Lei Ordinária nº 42/2022 foi aprovado na sessão ordinária realizada no dia 17 de maio de 2022.

Ao justificar sua iniciativa, o vereador explicou que a proposição visa inaugurar um novo tempo em que não mais se rendam homenagens a personalidades que se destacaram pela defesa do escravismo. Segundo ele, é preciso refutar qualquer ato que tende a acenar com essa triste página de nossa história.

O projeto também veda a concessão de qualquer tipo de honraria a essas personalidades e o autor ainda salientou que se trata de uma medida de extrema relevância e urgência, socialmente adequada e também constitucional em todos os aspectos.

Durante a discussão da matéria, ficou claro que os efeitos do projeto não alcançarão as homenagens já realizadas, como as denominações de vias públicas. As proibições passam a valer assim que o projeto for sancionado e publicado pelo Poder Executivo.

Após as discussões regimentais, o Projeto de Lei Ordinária nº 42/2022 foi aprovado por unanimidade em regime de urgência. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Vereador Carlos André solicita detalhes das emendas parlamentares encaminhadas pelo deputado Betinho Pinto Coelho.

                     BETINHO COELHO E PEDRO AUGUSTO

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, que foi realizada no dia 06 de junho de 2022, foi aprovado por unanimidade, o requerimento nº 055/2022, de autoria do vereador Carlos Henrique Motta André, do PSD, em que solicita ao Senhor Prefeito Municipal, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que encaminhe para o Poder Legislativo Leopoldinense, no prazo da lei, a seguinte informação:

 “Tendo em vista publicação na página pessoal do Prefeito Pedro Augusto no Facebook, no dia 1º de junho de 2022, em que ele afirma: “Em pouco mais de um ano, o deputado Betinho destinou mais de R$ 3 milhões em emendas parlamentares para a nossa querida cidade”, encaminhe para esta Casa Legislativa, todos os documentos disponíveis referentes aos recursos destas emendas parlamentares, especificando valores já depositados, datas, destinação, etc... de autoria do deputado estadual Betinho Pinto Coelho.”

Segundo informações obtidas pelo Jornal O PROGRESSO, o Prefeito Pedro Augusto pretende apoiar a candidatura à reeleição do deputado estadual Betinho Duarte, no pleito eleitoral deste ano. Nas eleições de 2018, Pedro Augusto apoiou a candidatura do leopoldinense Roberto Britto, a deputado estadual.

                                          VEREADOR CARLOS ANDRÉ