quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

CHUVA EM RIBEIRO JUNQUEIRA É TEMA DE DISCUSSÃO EM REUNIÃO DA CÂMARA.

A força destrutiva da chuva causou alagamento em vários pontos da localidade, atingindo, inclusive, parte do comércio. Diversas casas foram invadidas por água e barro, provocando perda total de móveis, roupas e eletrodomésticos. 
 

A forte chuva que atingiu Ribeiro Junqueira na noite do dia 12 de fevereiro de 2022, deixando um rastro de destruição e enormes prejuízos aos moradores do distrito, foi um dos principais temas discutidos pelos vereadores durante sessão ordinária, ocorrida no dia 14 de fevereiro de 2022.

Os vereadores Gilmar Pimentel (PODEMOS) e Julius Cezar (PSL) utilizaram o expediente de oradores inscritos para relatar a força destrutiva da chuva que causou alagamento em vários pontos da localidade, atingindo, inclusive, parte do comércio. Diversas casas foram invadidas por grande quantidade de água e de barro, provocando perda total de móveis, roupas e eletrodomésticos.

Segundo os parlamentares, a ação imediata e a solidariedade dos moradores foram providenciais para que não houvesse perdas de vidas humanas. Ao amanhecer de domingo, o cenário era desolador: muito barro pelas ruas, grande quantidade de móveis e eletrodomésticos empilhados na frente das residências, famílias inteiras desalojadas e residências parcialmente destruídas.

Em seus pronunciamentos, os vereadores relataram diversas ações que foram importantes no atendimento às vítimas. Eles destacaram a atuação do Vice-Prefeito Antônio Carlos Martins Pimentel, do Sr. José Luiz Junqueira, Coordenador da Defesa Civil, da Sra. Flávia Boechat Jardim de Melo, diretora da Escola Estadual Sebastião Medeiros, do Sr. Willian Marques Bento, responsável pela WebTV Leopoldina News.

Os parlamentares fizeram um agradecimento aos vereadores José Augusto Cabral e José do Carmo Fófano, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Mesa Diretora da Câmara, e aos demais parlamentares que compareceram ao distrito para prestar sua solidariedade aos moradores.  Eles também agradeceram aos cidadãos e representantes do comércio de Leopoldina e dos municípios de Laranjal e Recreio pelo apoio na realização de doações de roupas, material de higiene pessoal, água mineral, alimentos não perecíveis, móveis e eletrodomésticos. A central para recebimento das doações foi instalada no Ginásio Poliesportivo Carlota Mendonça Gama, localizado na Avenida Getúlio Vargas.

Durante a sessão, foram aprovadas moções de congratulação ao prefeito de Recreio, José Maria Barros, ao prefeito de Laranjal, Fernando Gonçalves, ao prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira, à Secretária Municipal de Assistência Social, Luíza Helena Morais Barbosa, extensivo a todos os servidores, à Secretária Municipal de Obras, Laura de Paula Domiciano, extensivo a todos os servidores, ao Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Antônio Félix de Oliveira, extensivo a todos os servidores, ao Sr. Frederico Paixão Delfim, extensivo a todos os servidores municipais que trabalharam no distrito.

Ainda durante a expediente de oradores inscritos, os vereadores se revezaram em pronunciamentos de apoio e de solidariedade aos moradores do distrito que ficaram desalojados e registraram grandes perdas em virtude da forte chuva.

Entre as proposições apresentadas na reunião, foi aprovada a Indicação à Presidência nº 01/2022, de autoria do vereador Gilmar Pimentel, sugerindo ao Presidente da Câmara que estude a possibilidade de antecipar a devolução de recursos financeiros à Prefeitura Municipal, para serem utilizados na aquisição de bens e serviços urgentes no auxílio à população dos distritos de Ribeiro Junqueira e Abaíba, que foram atingidos pelas fortes chuvas ocorridas no último sábado, dia 12 de fevereiro. A proposição foi aprovada por unanimidade e recebeu assinatura de todos os vereadores.

(Foto Jornal O Vigilante Online)

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG)

APROVADA PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE MAIS UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE COVID-19.

Carlos André e Rogério Campos Machado defenderam que um segundo Centro Covid poderia descentralizar o serviço e aumentar o atendimento à população.

APROVADA PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE MAIS UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE COVID-19

Em reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 07 de fevereiro de 2022, os vereadores Carlos André (PSD) e Rogério Campos Machado (PSC) discutiram medidas a serem adotadas pelo Município para enfrentando ao Covid-19.

Através da Indicação nº 08/2022, os parlamentares sugeriram ao Poder Executivo que, em virtude do aumento de casos da doença, provocados por essa nova variante Ômicron, seja feito um estudo sobre a possibilidade de abertura de um segundo Centro de Referência de Covid-19, pois houve um crescimento na procura por testes e por atendimento médico.  

Atualmente o município de Leopoldina possui uma central de atendimento Covid-19, que funciona na Praça Senador Botelho. Em virtude do grande número de pessoas com sintomas gripais, a procura pelo atendimento no Centro Covid aumentou consideravelmente, com registros de longas filas.

Os vereadores defenderam que um novo Centro de Referência de Covid poderia descentralizar o serviço, ampliando e melhorando o atendimento, utilizando um espaço que acomode melhor o cidadão, evitando, assim, aglomerações como têm sido vistas no único Centro Covid existente na cidade.

Após as discussões regimentais, a Indicação nº 08/2022 foi aprovada por unanimidade e seguiu para análise do Poder Executivo.

(Foto: Prefeitura de Leopoldina). (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).

LEGISLATIVO APROVA MANIFESTAÇÃO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS.

Edvaldo Franquido citou que os Correios são a única entidade do Governo Federal presente em todo o território nacional e prestam serviços muito relevantes de interesse social.

LEGISLATIVO APROVA MANIFESTAÇÃO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

Os vereadores de Leopoldina aprovaram uma manifestação contrária à possibilidade de privatização dos Correios. Este tema foi discutido durante sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida no dia 08 de fevereiro de 2022.

O vereador Edvaldo Franquido Donato do Vale (PT) foi autor da Moção de Repúdio nº 01/2022, direcionada ao Presidente da República, Sr. Jair Messias Bolsonaro, manifestando contrário à privatização dos Correios, que está inserida no projeto de lei que atualiza o marco regulatório do Sistema Nacional de Serviços Postais, em tramitação no Senado Federal.

Ao justificar sua iniciativa, o vereador destacou que os Correios, cujos serviços postais iniciaram-se há 358 anos, são a única entidade do Governo Federal presente em todo o território nacional e prestam serviços de interesse social muito relevantes, como o transporte e entrega de correspondências e de encomendas, além do atendimento a serviços financeiros.

Edvaldo Franquido citou os serviços prestados pela empresa para os órgãos públicos, como o recebimento de impostos e taxas, pagamento de benefícios sociais, inscrições em cadastros e concursos, logística de eleições, distribuição de livros didáticos e de provas de concursos públicos, distribuição de medicamentos e vários outros.

O parlamentar ainda considerou a importância da oferta desses serviços para a economia das localidades do interior do País, como é o caso do Município de Leopoldina, com uma população de aproximadamente 53 mil habitantes. Diante disso, o vereador manifestou sua preocupação com a possibilidade da privatização e formalizou seu posicionamento de apoio aos Correios, solicitando à Presidência que a referida Moção seja encaminhada também ao presidente do Senado, ao presidente da Câmara dos Deputados e aos Ministros da Casa Civil, das Comunicações, da Economia, Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União, Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União e ao Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Após as discussões regimentais, a proposição foi aprovada por unanimidade.

(Foto: Arquivo Jornal Leopoldinense). (Fonte; Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG)

CÂMARA PROMOVE ENTREGA DE TÍTULOS E MEDALHAS EM NOITE DE HOMENAGENS

Deputado Júlio Delgado, Rodrigo Baptista Ramos, Pastor Ladinho e Renan Guimarães foram homenageados pelo Legislativo Municipal.
CÂMARA PROMOVE ENTREGA DE TÍTULOS E MEDALHAS EM NOITE DE HOMENAGENS

A Câmara Municipal de Leopoldina promoveu mais uma noite de homenagens com entrega de títulos de cidadania e medalhas do mérito leopoldinense. Presidida pelo vereador José Augusto Cabral, a sessão solene ocorreu no Plenário Antônio Sérgio Lima Freire, no dia 11 de fevereiro de 2022.

Estiveram presentes à sessão os vereadores Rodrigo Pimentel, Vinícius Queijinho, Gilmar Pimentel, Bernardo Guedes, José do Carmo Fófano, Alexandre Badaró, além do Vice-Prefeito Antônio Carlos Martins Pimentel e do Prefeito de Estrela Dalva, Diego Coutinho da Costa.

A primeira honraria entregue foi a Medalha do Mérito Leopoldinense ao professor Rodrigo Baptista Ramos, Diretor do Colégio Equipe Leopoldina, que foi indicado pelo vereador Gilmar Pimentel. Natural de Leopoldina, o homenageado é graduado em Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Politécnico Pio XII em Juiz de Fora, História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, com especialização em História do Brasil pela Faculdade Simonsen no Rio de Janeiro. Em 1995, foi contratado pelo Sistema Equipe de Ensino para ministrar aulas de História em sua unidade em Leopoldina. Três anos depois, passou a Coordenador Pedagógico do Ensino Médio do Colégio Equipe Leopoldina. Participou ativamente da montagem do Colégio Equipe de Muriaé e, em 2001, assumiu a direção da escola em Leopoldina, posto que ocupa até os dias atuais.

Em seguida, foi entregue a Medalha do Mérito Leopoldinense ao Pastor José Geraldo dos Santos, em conformidade com a indicação feita pelo vereador Vinícius Queijinho. Natural de Leopoldina, Pastor Ladinho, como é mais conhecido, iniciou sua carreira ministerial e religiosa, ingressando no Seminário Teológico ITQ (Instituto Teológico Quadrangular) em 1994, ocasião em que recebeu seu chamado para a vida pastoral. O início de seu exercício pastoral ocorreu em Tocantins-MG, para onde se mudou em 1997, acompanhado por sua esposa, Pastora Joana D’arc, e seus dois filhos. No início dos anos 2000, regressou a Leopoldina onde inaugurou a Igreja Metodista Ortodoxa. Formado em Teologia Pastoral, o homenageado é pastor há 26 anos e atualmente é responsável por uma comunidade religiosa com quase 300 pessoas, às quais acompanha com apoio espiritual e social.

O terceiro homenageado foi Renan Guimarães de Oliveira, Diretor da Regional de Saúde, que foi indicado pelo vereador Bernardo Guedes para receber o Título de Cidadão Honorário Leopoldinense. Natural de Três Rios – RJ, o homenageado é servidor público pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais como especialista em políticas e gestão da saúde. Na Diretoria Regional de Saúde atuou na área de regulação onde exerceu, entre 2014 e 2017, a função de coordenador setorial. Em 2018, foi cedido pelo Estado ao Município de Cataguases para exercer o cargo de Secretário Municipal de Saúde. Em 2019, retornou à Regional de Saúde para assumir a direção, ocupando o cargo até o presente momento.

Encerrando as homenagens, foi entregue o Título de Cidadão Honorário Leopoldinense ao Deputado Federal Júlio César Delgado. A homenagem foi proposta pelo então vereador Rosalvo Domiciano Flauzino em 2017.

Júlio Delgado é natural de Juiz de Fora, com formação superior em Direito, assumiu pela primeira vez o mandato de deputado federal em setembro de 1999, consolidando-se como uma liderança emergente no Estado de Minas Gerais. Por diversas vezes, foi considerado o melhor deputado federal de Minas Gerais e um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. É autor de diversas proposições voltadas para a saúde, já tendo apresentado emendas parlamentares em favor da Casa de Caridade Leopoldinense. Somente no ano de 2021, Júlio Delgado encaminhou para Leopoldina, através de emendas parlamentares, um total de R$ 1.693.000,00 (um milhão, seiscentos e noventa e três mil reais), que foram destinados às áreas de saúde, segurança e infraestrutura.

Após os pronunciamentos dos autores das proposições e dos homenageados, oradores que compuseram a mesa principal e alguns convidados fizeram breves considerações sobre as homenagens. O ultimo pronunciamento foi feito pelo Presidente da Câmara, vereador José Augusto Cabral que, seguida, encerrou a sessão. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina - MG).

Câmara de Vereadores de Leopoldina destina recursos para a compra de alimentos para famílias desalojadas pelas chuvas.

A Câmara Municipal, em sintonia com o momento delicado vivido pelos leopoldinenses afetados pelas chuvas, antecipou a devolução de R$30 mil reais à Prefeitura de Leopoldina, na tarde desta terça-feira dia 15 de fevereiro 2022.  A verba, oriunda do orçamento anual do Poder Legislativo, será destinada para a compra de alimentos que serão entregues para as famílias desalojadas pelas chuvas em Ribeiro Junqueira. A indicação dos recursos veio do vereador, Gilmar Pimentel, aprovada de forma unânime pelos colegas.  O cheque foi entregue pessoalmente ao Prefeito, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, pelo Presidente da Câmara, José Augusto Cabral e os vereadores, Inezinha Xavier e Gilmar Pimentel. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).