A forte chuva que atingiu Ribeiro Junqueira na noite do dia 12 de fevereiro de 2022, deixando um rastro de destruição e enormes prejuízos aos moradores do distrito, foi um dos principais temas discutidos pelos vereadores durante sessão ordinária, ocorrida no dia 14 de fevereiro de 2022.
Os vereadores Gilmar Pimentel (PODEMOS) e Julius Cezar (PSL) utilizaram o expediente de oradores inscritos para relatar a força destrutiva da chuva que causou alagamento em vários pontos da localidade, atingindo, inclusive, parte do comércio. Diversas casas foram invadidas por grande quantidade de água e de barro, provocando perda total de móveis, roupas e eletrodomésticos.
Segundo os parlamentares, a ação imediata e a solidariedade dos moradores foram providenciais para que não houvesse perdas de vidas humanas. Ao amanhecer de domingo, o cenário era desolador: muito barro pelas ruas, grande quantidade de móveis e eletrodomésticos empilhados na frente das residências, famílias inteiras desalojadas e residências parcialmente destruídas.
Em seus pronunciamentos, os vereadores relataram diversas ações que foram importantes no atendimento às vítimas. Eles destacaram a atuação do Vice-Prefeito Antônio Carlos Martins Pimentel, do Sr. José Luiz Junqueira, Coordenador da Defesa Civil, da Sra. Flávia Boechat Jardim de Melo, diretora da Escola Estadual Sebastião Medeiros, do Sr. Willian Marques Bento, responsável pela WebTV Leopoldina News.
Os parlamentares fizeram um agradecimento aos vereadores José Augusto Cabral e José do Carmo Fófano, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Mesa Diretora da Câmara, e aos demais parlamentares que compareceram ao distrito para prestar sua solidariedade aos moradores. Eles também agradeceram aos cidadãos e representantes do comércio de Leopoldina e dos municípios de Laranjal e Recreio pelo apoio na realização de doações de roupas, material de higiene pessoal, água mineral, alimentos não perecíveis, móveis e eletrodomésticos. A central para recebimento das doações foi instalada no Ginásio Poliesportivo Carlota Mendonça Gama, localizado na Avenida Getúlio Vargas.
Durante a sessão, foram aprovadas moções de congratulação ao prefeito de Recreio, José Maria Barros, ao prefeito de Laranjal, Fernando Gonçalves, ao prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira, à Secretária Municipal de Assistência Social, Luíza Helena Morais Barbosa, extensivo a todos os servidores, à Secretária Municipal de Obras, Laura de Paula Domiciano, extensivo a todos os servidores, ao Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Antônio Félix de Oliveira, extensivo a todos os servidores, ao Sr. Frederico Paixão Delfim, extensivo a todos os servidores municipais que trabalharam no distrito.
Ainda durante a expediente de oradores inscritos, os vereadores se revezaram em pronunciamentos de apoio e de solidariedade aos moradores do distrito que ficaram desalojados e registraram grandes perdas em virtude da forte chuva.
Entre as proposições apresentadas na reunião, foi aprovada a Indicação à Presidência nº 01/2022, de autoria do vereador Gilmar Pimentel, sugerindo ao Presidente da Câmara que estude a possibilidade de antecipar a devolução de recursos financeiros à Prefeitura Municipal, para serem utilizados na aquisição de bens e serviços urgentes no auxílio à população dos distritos de Ribeiro Junqueira e Abaíba, que foram atingidos pelas fortes chuvas ocorridas no último sábado, dia 12 de fevereiro. A proposição foi aprovada por unanimidade e recebeu assinatura de todos os vereadores.
(Foto Jornal O Vigilante Online)
(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG)