segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

INFESTAÇÃO DE POMBOS EM LEOPOLDINA É TEMA DE DISCUSSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES.

Uma possível infestação de pombos em uma escola e em prédios comerciais no centro de Leopoldina foi tema de discussão na Câmara Municipal e resultou na aprovação de proposições, sugerindo ações ao Poder Executivo.
INFESTAÇÃO DE POMBOS EM LEOPOLDINA É TEMA DE DISCUSSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES
Uma possível infestação de pombos em escola municipal foi tema de discussão entre os vereadores durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 04 de fevereiro.
Assinada por todos os parlamentares, a Indicação nº 27/2020 foi encaminhada à Prefeitura Municipal, com cópia para a Secretaria Municipal de Saúde, sugerindo que a equipe do Controle de Endemias faça uma visita à Escola Municipal Botelho Reis para verificar a situação e, caso seja necessário, tomar as providências cabíveis.
A autoria coletiva da proposição mostra a preocupação do Legislativo sobre esse tema visto que, caso as crianças e os funcionários da unidade educacional tenham contato com as fezes secas das aves, pode haver a transmissão de doenças.
Durante a mesma reunião, o vereador Pastor Darci José Portella apresentou a Indicação nº 20/2020 sugerindo ao Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde, que determine à equipe do Controle de Endemias que faça uma visita a alguns prédios localizados no centro da cidade, já que os aparelhos de ar-condicionado dos imóveis se tornaram hospedeiros para as aves.
O vereador ponderou ser necessário realizar um trabalho de prevenção, objetivando evitar a transmissão de doenças para a população.
Esgotadas as discussões sobre o tema, as proposições foram aprovadas por unanimidade, sendo que a Indicação nº 20/2020 ainda foi reforçada com as assinaturas de Hélio Batista Braga de Castro, José Ferraz Rodrigues e Ivan Nogueira. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

VEREADOR PROPÕE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NO CEMITÉRIO.

Waldair Costa visitou o cemitério e sugeriu a implantação de um sistema de monitoramento em tempo real via internet como forma de conter as ações de vândalos.
VEREADOR PROPÕE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NO CEMITÉRIO
O Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo está sendo alvo de vandalismo, seguido de furtos e violações de túmulos. Esse assunto foi abordado durante reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 03 de fevereiro.
De autoria do vereador Waldair Barbosa Costa, foi apreciada a Indicação nº 11/2020 que sugeriu ao Poder Executivo a instalação de câmeras de segurança, com a finalidade de inibir ações desse tipo e dificultar o acesso de pessoas que utilizam o local para o consumo de drogas.
O parlamentar informou que recentemente esteve visitando o campo santo e conversou com os servidores municipais. Waldair Costa relatou que, durante a visita, constatou que é crescente o índice de furtos e violações de túmulos, o que vem causando constrangimento às famílias.
O vereador defendeu a implantação de um sistema de monitoramento em tempo real via internet como forma de conter as ações dos vândalos. Ele acredita que seja possível estabelecer uma parceria público-privada com as empresas funerárias que atuam em Leopoldina para cobrirem os custos operacionais do monitoramento.
Em seguida, a Indicação nº 22/2020 foi aprovada por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio de Hélio Batista Braga de Castro, José Ferraz Rodrigues e José Augusto Cabral. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

CÂMARA APRESENTA PROPOSTA PARA REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS EM LEOPOLDINA.

Foi aprovada proposta para que as pessoas contempladas com unidades residenciais no município possam requerer por conta própria a regularização das escrituras dos imóveis.
CÂMARA APRESENTA PROPOSTA PARA REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS EM LEOPOLDINA
Com o objetivo de oferecer segurança jurídica às pessoas que foram contempladas com a casa própria, mas que ainda não receberam a escritura do imóvel, a Câmara Municipal aprovou uma proposição, sugerindo uma solução para a Prefeitura de Leopoldina.
De autoria do vereador José Ferraz Rodrigues, a Indicação nº 29/2020 foi encaminhada ao Poder Executivo, com cópia para a Secretaria Municipal de Habitação, sugerindo que seja encaminhado à Câmara um projeto de lei autorizando que as pessoas que receberam imóveis residenciais da municipalidade possam requerer por conta própria as escrituras dos respectivos imóveis no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca.
Durante a discussão da matéria, o autor da proposição explicou que a Lei Municipal nº 4.196, de 19 de novembro de 2014, determina que o registro das escrituras outorgadas no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Leopoldina ficará a cargo e responsabilidade do Poder Executivo Municipal.
José Ferraz explicou que essa solicitação de alteração na legislação possibilitará que os beneficiários possam adquirir plena propriedade dos seus imóveis, sem que o Poder Público tenha que custear as despesas com o registro das referidas escrituras.
O parlamentar acrescentou ainda que a alteração legislativa deve alcançar todos os bairros cujas escrituras estão pendentes, tais como: Caiçaras, Tomé Nogueira, Pedro Brito Neto, Serra Verde, Popular (foto) e outros, se houver. Na avaliação do vereador, essa medida será benéfica para as duas partes: o município não terá despesas com a regularização das escrituras e os moradores realizarão o sonho da casa própria de forma completa, arcando com os custos do registro do documento. Ele informou que esta proposição já havia sido apresentada em 2019 e que a estava reiterando devido a sua grande relevância.
A matéria recebeu assinatura de apoio do vereador José Augusto Cabral. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

VEREADORES APROVAM PEDIDOS DE LIMPEZA E REFORMA DE PRÉDIOS PÚBLICOS

Flávio Lima Neto sugeriu à Prefeitura a realização de conservação e reforma em imóveis públicos, além de limpeza nas ruas da Comunidade de São Lourenço.
VEREADORES APROVAM PEDIDOS DE LIMPEZA E REFORMA DE PRÉDIOS PÚBLICOS
A falta de conservação de alguns imóveis públicos em Leopoldina foi assunto tratado pelos vereadores durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida no dia 04 de fevereiro.
O vereador Flávio Lima Neto apresentou a Indicação nº 23/2020, sugerindo ao Poder Executivo que determine ao setor competente a realização de uma limpeza geral na sede do Curumim (foto). Segundo o parlamentar, o imóvel, localizado na Rua Maria do Carmo Sales, nas imediações do Supermercado Bahamas, está com um aspecto de abandono em virtude da grande quantidade de mato.
Em outra iniciativa do mesmo vereador, foi discutida a Indicação nº 22/2020, encaminhada ao Poder Executivo, com cópia para a Secretaria Municipal de Agricultura, que sugeriu a realização de uma reforma geral no galpão em que são guardadas as máquinas e implementos agrícolas de propriedade da Prefeitura.
Flávio Lima Neto informou que o local, nas imediações do Clube APPL, também é utilizado para serviços de reparos e manutenção das máquinas. Segundo ele, o galpão não possui cobertura, deixando os maquinários ao ar livre.
Na mesma sessão, o parlamentar também apresentou a Indicação nº 21/2020, solicitando a realização de uma limpeza geral na Vila de São Martinho, cujos moradores estão reclamando da grande quantidade de mato existente nas ruas daquela comunidade rural.
Após as discussões regimentais, as proposições foram aprovadas por unanimidade e receberam assinaturas de apoio de Hélio Batista Braga de Castro, Elvécio de Souza Barbosa, José Ferraz Rodrigues, José Augusto Cabral e Ivan Nogueira. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

MULHERES DE DESTAQUE SÃO HOMENAGEADAS PELA CÂMARA DE LEOPOLDINA.

Tarcília Rodrigues Fernandes, ex-prefeita de Itamarati de Minas, a empresária Edulce Maria do Vale Costa Reis e a ex-vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz receberam homenagens do Legislativo.
MULHERES DE DESTAQUE SÃO HOMENAGEADAS PELA CÂMARA DE LEOPOLDINA
Com o objetivo de prestar homenagens a personalidades com destacada atuação no município de Leopoldina, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene no dia 15 de fevereiro de 2020. Sob a presidência de Waldair Barbosa Costa, a sessão foi prestigiada pelos vereadores Kélvia Raquel, Antônio Carlos Martins Pimentel, Flávio Lima Neto, José Ferraz Rodrigues e Pastor Darci José Portella.
A primeira honraria entregue foi a Medalha do Mérito Leopoldinense à empresária Edulce Maria do Vale Costa Reis, por iniciativa do vereador José Ferraz Rodrigues. Natural de Ribeiro Junqueira, a homenageada é professora aposentada e, atualmente, trabalha com turismo, sendo proprietária da Agência de Turismo Mundial Tour. Como membro dos Vicentinos, Edulce Costa Reis participou de várias obras sociais, como o Natal das Crianças do Bairro Limoeiro que é realizado anualmente há mais de vinte anos. A medalha foi entregue pelo vereador José Ferraz Rodrigues.
Em seguida, foi entregue o Título de Cidadã Honorária Leopoldinense à Senhora Tarcília Rodrigues Fernandes, através de proposição de autoria de Hélio Batista Braga de Castro, que justificou ausência na sessão. Natural de Itamarati de Minas, a homenageada é graduada em pedagogia e enfermagem, exerceu os cargos de vice-prefeita e prefeita de sua terra natal. Atualmente desempenha a função de secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISUM). Coube ao presidente do Legislativo, Waldair Barbosa Costa, fazer a entrega da honraria.
A última homenagem da noite foi proposta pelo vereador Pastor Darci José Portella ao conceder o Título de Cidadã Honorária Leopoldinense à professora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz. Natural de Além Paraíba, a homenageada é formada em Geografia, com especialização em Docência Superior e Ciências Políticas, Cidadania e Governação. Lourdes Beatriz exerceu a função de professora de Geografia e História na rede pública de ensino, além de vice-diretora e diretora da Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros, de Providência. Em 2008, foi eleita vereadora no município de Leopoldina e exerceu o mandato no período de 2009 a 2012, tendo sido 1ª Secretária da Câmara Municipal no biênio 2009-2010. Participou da elaboração do Projeto Pedagógico de Criação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, bem como da pesquisa “Diagnóstico da Realidade Atual do Município de Leopoldina-MG”, como quesitos para implantação e funcionamento da Unidade Acadêmica da UEMG em Leopoldina. A honraria foi entregue pelo autor da proposição.
Em seguida, as homenageadas registraram seus agradecimentos em rápidos pronunciamentos, sendo seguidas pelos vereadores Kélvia Raquel e José Ferraz Rodrigues, além do ex-prefeito Bené Guedes. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).