terça-feira, 17 de março de 2020

LEGISLATIVO ADOTA MEDIDAS PREVENTIVAS E APROVA MATÉRIAS SOBRE CORONAVÍRUS.

Câmara de Vereadores anunciou as primeiras medidas de prevenção à propagação do coronavírus e aprovou matérias com sugestões e pedido de informações sobre o assunto.
LEGISLATIVO ADOTA MEDIDAS PREVENTIVAS E APROVA MATÉRIAS SOBRE CORONAVÍRUS

 A Câmara Municipal de Leopoldina já está adotando medidas em conformidade com as orientações para prevenir a infecção e a propagação do novo coronavírus no ambiente legislativo.
As primeiras medidas anunciadas pela presidência determinaram o cancelamento da solenidade de lançamento do Parlamento Jovem 2020, que seria realizada na sexta-feira (20/03), bem como a suspensão de todas as atividades do programa. Também foi anunciado o cancelamento da programação em comemoração ao mês da mulher que estava sendo preparada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
O Legislativo ainda decidiu pela realização de duas reuniões ordinárias na segunda-feira (16/03), antecipando a sessão ordinária que estava programada para o dia 17, terça-feira.
Durante a realização das duas últimas sessões ordinárias do mês de março, os vereadores aprovaram duas representações e duas indicações referentes às medidas de prevenção ao coronavírus em Leopoldina.
Ivan Martins Nogueira apresentou as Indicações nº 83 e 94/2020, sugerindo ao Executivo a suspensão das aulas em todas as escolas municipais, objetivando resguardar a saúde dos alunos, professores, demais profissionais e familiares. O parlamentar também defendeu que os profissionais da área odontológica municipal sejam dispensados do cumprimento de suas jornadas de trabalho, por prazo determinado.
Através da Representação nº 05/2020, o vereador Waldair Barbosa Costa solicitou que seja encaminhado um ofício à Provedora da Casa de Caridade Leopoldina, Vera Maria do Vale Pires, no sentido de que seja informado à Câmara se o hospital encontra-se devidamente preparado para seguir o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde para atender pacientes com sintomas provocados pelo coronavírus.
O vereador Pastor Darci José Portella deu entrada na Representação nº 06/2020, solicitando informações aos gerentes das agências bancárias instaladas em Leopoldina sobre as medidas adotadas visando à segurança dos usuários, além de sugerir que seja disponibilizado álcool gel para higienização dos clientes.
As matérias foram amplamente discutidas e aprovadas por unanimidade.
(Foto Jornal O Vigilante) (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

POSTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL FACILITA O ACESSO À CARTEIRA DE IDENTIDADE.

A parceria entre Legislativo e Polícia Civil de Minas Gerais para disponibilizar serviços de emissão de carteira de identidade em Leopoldina vem alcançando seus objetivos. Em 2019, foram emitidos 3291 documentos.
POSTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL FACILITA O ACESSO À CARTEIRA DE IDENTIDADE

Com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão a um dos mais importantes documentos de identidade, a Câmara Municipal de Leopoldina, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, mantém em funcionamento o Posto de Identificação Civil Roque Schettino.
Relatórios de atendimentos divulgados periodicamente mostram que o objetivo da parceria está sendo plenamente alcançado. Em 2019, foram registrados 4219 atendimentos, com a emissão de 3291 carteiras de identidade. O mês que apresentou o maior volume de trabalho foi janeiro com 448 atendimentos.
Os primeiros números de 2020 também já foram divulgados. Segundo relatório de atendimento do mês de janeiro, foram emitidas 306 carteiras de identidade, sendo 102 de 1ª via e 204 de 2ª via. O Posto de Identificação também realizou 54 inclusões de fórmulas datiloscópicas, 9 atestados de antecedentes criminais e 9 ofícios.
Em virtude das obras de ampliação de sua sede, o Posto de Identificação Civil está funcionando numa das salas do prédio da Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, no período das 07 às 18 horas, com atendimento também pelo telefone 34414706. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).