terça-feira, 15 de junho de 2021

VEREADOR JULIUS CEZAR SOLICITA INSTALAÇÃO DE CORRESPONDENTE BANCÁRIO EM RIBEIRO JUNQUEIRA.

Julius Cezar propôs a instalação de um correspondente bancário no distrito de Ribeiro Junqueira com o objetivo de oferecer maior comodidade aos moradores na realização de suas operações financeiras.

O vereador Julius Cezar


Morar em distritos não significa necessariamente ficar às margens dos recursos oferecidos nas áreas urbanas do município. Neste sentido, em reunião realizada no dia 18 de maio de 2021, a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou proposição sugerindo a instalação de um correspondente bancário no distrito de Ribeiro Junqueira.

De autoria do vereador Julius Cezar (PSL), a Indicação nº 596/2021 apresentou como proposta ao Poder Executivo a instalação de um correspondente bancário da Caixa Econômica Federal, para que os moradores possam resolver as questões de recebimento de benefícios, como pagamento de aposentadoria, de pensões e de BPC. Desta forma, os cidadãos de Ribeiro Junqueira não precisarão mais se deslocar até a sede do município para realizar suas operações financeiras, como pagamento de contas, realização de saques, transferências e abertura de contas.

Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar informou que o distrito de Ribeiro Junqueira é o segundo distrito mais populoso de Leopoldina, tendo cerca de 1500 moradores, com grande parcela de aposentados e pensionistas, além de possuir em seu entorno importantes comunidades rurais, como Lomba, Serra dos Barbosa, Arrasta-couro, Palmeiras e Associação Agrícola de Ribeiro Junqueira.

Julius Cezar também foi o autor da Indicação nº 597/2021 que solicitou ao Poder Executivo a instalação de um portal na entrada de Ribeiro Junqueira, no entroncamento com a Rodovia BR 116, indicando o acesso ao distrito, com anúncio de boas-vindas aos visitantes.

Após as discussões regimentais, as proposições foram aprovadas por unanimidade e seguiram para análise do Poder Executivo. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina - MG).

RESULTADOS DO PROGRAMA PRÓ-MANANCIAIS SÃO APRESENTADOS AOS VEREADORES.

Marco Teixeira, membro do Colmeia, apresentou um relatório sobre as atividades desenvolvidas pelo Programa Pró-Mananciais visando à melhoria da quantidade e qualidade da água.

RESULTADOS DO PROGRAMA PRÓ-MANANCIAIS SÃO APRESENTADOS AOS VEREADORES

Atendendo a uma proposição de autoria do vereador Gilmar Pimentel (PODE), aprovada pelo plenário da Câmara Municipal, a reunião ordinária, realizada no dia 08 de junho de 2021, contou com a participação de Marco Teixeira, Coordenador do Setor de Meio Ambiente da COPASA, que explanou sobre o Programa Pró-Mananciais.

Inicialmente, o convidado comentou que as ações do programa em Leopoldina são desenvolvidas pelo grupo Colmeia (Coletivo Local do Meio Ambiente), que é integrado por representantes da COPASA, Emater, Epamig, IEF, além de gestores ambientais e profissionais liberais que atuam de forma voluntária.

Marco Teixeira explicou que o Programa Pró-Mananciais foi iniciado no final de 2018 e aproveitou para solicitar a indicação de um membro do Legislativo para participar do Colmeia. Segundo ele, trata-se um programa muito importante para o município, pois o objetivo geral é proteger e recuperar a microbacia hidrográfica e as áreas de recargas dos mananciais que servem para captação do sistema público de água operado pela COPASA.

O palestrante salientou que todas as ações do programa visam à melhoria da quantidade e da qualidade da água distribuída no município, tendo como um dos princípios a responsabilidade compartilhada com a sociedade que será atendida. Neste sentido, ele informou que são desenvolvidas diversas ações para promover o engajamento externo e o envolvimento das comunidades.

Marco Teixeira confirmou que o Programa Pró-Mananciais já está presente em 224 municípios, sendo que, na região da Zona da Mata, somente Leopoldina, Cataguases, São João Nepomuceno e Palma foram contemplados, embora haja interesse de vários outros municípios.

O convidado listou diversas ações que foram realizadas pelos membros do Colmeia, entre elas, visitas na região de abrangência da bacia do Pirapetinga, cuja extensão é de 55 km². Segundo ele, na Comunidade dos 104, foi identificada a primeira nascente da sub-bacia do Pirapetinga que foi encontrada com grande quantidade de lixo, mas esclareceu que esta situação já foi restaurada.

Marco Teixeira informou que as visitas tiveram a finalidade de conhecer os problemas na região, visando planejar ações em busca de solução para as dificuldades encontradas. Ele comentou que nas Comunidades do 104 e dos Coelhos foram registradas reclamações sobre lixo, transporte e estradas. Diante do diagnóstico e do levantamento rural, foram realizados cursos de capacitação de operadores de máquina e de preservação de nascente. Além disso, foram construídos 7 km de cerca, 9 km de estruturação de estradas e construção de 116 barraginhas nas propriedades amontantes da captação de água da Serra da Vileta, que colaboram com o Rio Pirapetinga e que são beneficiadas pelo programa.

Ao final, o palestrante também destacou o envolvimento das comunidades em ações promovidas pelo Colmeia, como comemoração do Dia do Meio Ambiente, em 2019, com participação das escolas e a realização da Primeira Semana Florestal com gincanas, oficinas e campanhas para recolhimento de tampinhas e óleo de cozinha. Segundo ele, em virtude da pandemia, as ações sociais não foram realizadas no ano de 2020.  

Em seguida, Cimar Onofre Barbosa, ex- funcionário da Emater e membro do Colmeia, participou da reunião e explicou um pouco sobre o projeto das barraginhas e também sobre a importância do Programa Pró-Mananciais.

Segundo ele, Leopoldina possui cerca de 1500 propriedades rurais, com mais de 3000 residências, sendo que 90 % desse total estão jogando esgoto nos córregos do município. Cimar Barbosa defendeu que deveria ser desenvolvido um programa a fim de incentivar as famílias rurais, residentes às margens do Rio Pirapetinga, para construção de fossas a fim de evitar que o esgoto seja jogado nas águas do rio.

Outro problema ambiental destacado pelo palestrante foi a degradação das pastagens no município e informou que cerca de 70% delas estão degradadas, principalmente nas áreas de topo de morro, que podem ser recuperadas através dos projetos de barraginhas.

Em seguida, os vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas relativas ao tema e se alternaram em questionamentos aos convidados que responderam a todas as perguntas. Ao final, o Sr. Presidente agradeceu as participações de Marco Teixeira e Cimar Barbosa e reiterou o posicionamento de apoio do Legislativo ao Programa Pró-Mananciais. (Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

VEREADORES ALEXANDRE BADARÓ E CARLOS ANDRÉ, APRESENTARAM PEDIDOS PARA REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS CONTRA A DENGUE

Alexandre Badaró e Carlos André sugeriram a realização de campanhas de conscientização junto à população, principalmente neste momento em que já foram registrados casos de dengue no município.

Em recente reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 18 de maio de 2021, foram aprovadas proposições sugerindo a realização de um trabalho de conscientização e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Alexandre Badaró (PSB) foi o autor da Indicação nº 615/2021 que propôs a união das Secretarias de Saúde e de Obras para a realização de uma campanha contra a dengue, com a utilização de carros de som e distribuição de folhetos, com informações sobre a importância da prevenção. O vereador também considera importante que a Secretaria de Obras promova a operação “cata treco”, dando oportunidades à população para descartar de suas residências objetos sem uso e que podem virar criadouros do mosquito, colocando-os nas calçadas para serem recolhidos pelo Poder Público. A matéria recebeu assinatura de apoio do vereador Ivan Nogueira.

Na mesma reunião, Carlos André (PSD), autor da Indicação nº 619/2021, também defendeu a realização de uma campanha institucional, com a utilização das emissoras de rádio e redes sociais, para divulgação de mensagens com a finalidade de conscientizar a população sobre a necessidade de manter limpos os seus quintais, passeios e a rua em frente a sua residência.

Os vereadores defenderam a necessidade desse trabalho de conscientização, principalmente neste momento em que Leopoldina já registrou casos de dengue. Em seguida, as indicações foram aprovadas por unanimidade e seguiram para análise do Poder Executivo. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina - MG).

O vereador Alexandre Badaró

O vereador Carlos André