sexta-feira, 2 de julho de 2021

DE AUTORIA DO VEREADOR RODRIGO PIMENTEL, CÂMARA MUNICIPAL APROVA CRIAÇÃO DE CADASTRO PARA XEPA DA VACINA CONTRA COVID-19

Rodrigo Pimentel defendeu que a “xepa” da vacina representa uma esperança para aqueles que ainda não foram vacinados e uma tentativa de coibir a prática de furar a fila de vacinação.

Vereador Rodrigo Pimentel.

Com o objetivo de evitar a perda de vacinas contra a Covid-19 em Leopoldina, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que autoriza a criação do cadastro de lista de espera de interessados pelas sobras dos imunizantes. A matéria foi apreciada em regime de urgência durante sessão extraordinária, ocorrida na segunda-feira, dia 28 de junho de 2021.

Rodrigo Pimentel (PV) foi o autor do Projeto de Lei nº 47/2021, cujo texto determina que o cadastro será criado e regulado pela Secretaria Municipal de Saúde. As “xepas” das vacinas deverão ser aplicadas conforme o prazo de validade, considerando o tempo exigido de cada fabricante, após a abertura do frasco, segundo a bula dos imunizantes.

O projeto estendeu a qualquer pessoa maior de 18 anos a possibilidade de ser imunizada com as outras doses do frasco aberto. Constatada a sobra, um profissional de saúde deverá acessar o cadastro e convocar imediatamente o candidato interessado através de chamada telefônica. O chamamento somente será permitido na urgência do vencimento do imunizante ou na ausência dos faltosos que não compareceram ao agendamento da vacinação.

O autor salientou que a redistribuição de doses remanescentes das vacinas para evitar desperdício é algo comum em campanhas de imunização, principalmente neste momento em que o contingente de vacinas é limitado. Segundo ele, as sobras ocorrem porque as vacinas podem vir em frascos monodoses (com uma dose) ou multidoses (com várias). Nesse último caso, cada frasco da vacina dispõe de várias doses e, uma vez aberto, o conteúdo tem curta validade de duração (até poucas horas, dependendo da vacina). O parlamentar entende que a “xepa” da vacina representa uma esperança para quem ainda não faz parte dos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização, além de coibir a prática de furar as filas da vacinação.

Esgotadas as discussões sobre o tema, o PL 47/2021 foi aprovado em regime de urgência por unanimidade e seguiu para sanção do Poder Executivo.


(Foto ilustrativa disponível na Internet). (Com informações do site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

UMBANDA E CANDOMBLÉ GANHAM DATA OFICIAL DE COMEMORAÇÃO EM LEOPOLDINA

 A iniciativa foi do vereador Edvaldo Franquido (PT) e tem como objetivo mostrar a cultura, o trabalho social e a beleza dessas religiões que praticam a caridade, que cultuam o amor e a energia.

UMBANDA E CANDOMBLÉ GANHAM DATA OFICIAL DE COMEMORAÇÃO EM LEOPOLDINA

Com base no inciso VI do Artigo 5º da Constituição Federal, que garante o direito constitucional à liberdade de crença e o livre exercício dos cultos religiosos, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei que institui o Dia da Umbanba, do Candomblé e das demais religiões afro-brasileiras em Leopoldina.

De acordo com o PL 41/2021, de autoria do vereador Edvaldo Franquido Donato do Vale (PT), a data será celebrada anualmente no dia 20 de janeiro e integrará o Calendário Oficial de Eventos do Município. As comemorações poderão ser realizadas em espaços públicos, desde que previamente autorizadas pelo poder competente.

Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar fez referência a dados históricos sobre o início das manifestações dessas religiões e sua chegada ao Brasil. Edvaldo Franquido salientou que, ao serem reconhecidas pelo poder público, as religiões afro-brasileiras deixam de ser tratadas como seitas e são aceitas como religiões que praticam a caridade, que cultuam o amor e a energia.

Após análise das comissões permanentes do Legislativo, o PL 41/2021 entrou na pauta de discussão e votação da sessão ordinária ocorrida no dia 22 de junho de 2021, sendo aprovado em regime de urgência por unanimidade.

(Foto ilustrativa disponível na Internet). (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).