segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Câmara Municipal aprovou o Título de Cidadão Honorário Leopoldinense para o Padre Valtenir Lima



A Câmara Municipal de Leopoldina, aprovou por unanimidade, na reunião ordinária do dia 10 de agosto de 2021, o Projeto de Resolução nº 05/2021, de autoria do vereador Rodrigo Pimentel, (PV), que “Confere o Título de Cidadão Honorário Leopoldinense ao Padre Valtenir de Lima e Silva”, tendo em vista os relevantes serviços prestados à sociedade leopoldinense. Padre Valtenir é muito querido e respeitado pelos seus paroquianos e por toda a sociedade leopoldinense, pela atenção e cordialidade para com todos e por exercer o seu ministério com muita responsabilidade e seriedade. Padre Valtenir, apresenta também pelo facebook, o Programa “Em sintonia com o céu”, que alcança muitas visualizações.

Saiba mais sobre o Padre Valtenir de Lima e Silva

Nasceu em 30/01/1978 na cidade de Miraí- MG

Filho do Casal, Missias Bertho da Silva e Custódia Constância de Lima e Silva.

É o Terceiro filho de uma família de quatro irmãos.

Na primeira infância viveu numa localidade no Município de Miraí, chamado Rio Preto, Zona Rural, onde vivenciou os primeiros anos de formação intelectual e religiosa, ocasião em que recebeu seu chamado para a vida religiosa. Alguns anos neste local foram de suma importância na formação do mesmo, de família tradicionalmente católica, recebeu os sacramentos em tempos certos para o seu crescimento espiritual.

Aos 13 anos mudou-se para a cidade de Rosário da Limeira- MG, onde continuou seus estudos sempre em escolas públicas, envolvido nas atividades entres os jovens da sua comunidade cristã Católica, foi vivenciando o seu chamado amadurecendo a ideia de buscar um seminário para iniciar sua formação. Este caminho de busca e amadurecimento foi até o ano de 2007, quando decidiu de vez procurar a Equipe Vocacional da Diocese de Leopoldina para iniciar este discernimento. Amadurecida a vocação, no ano de 2008 entrou para o Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, na Cidade de Astolfo Dutra. Feita a experiência da preparação inicial no ano de 2009, entrou para o Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe da Diocese de Leopoldina, iniciando os seus estudos em Filosofia, No CES/JF e PUC/MG. No ano de 2012, cursou teologia na mesma instituição,  sendo que neste período, também fez formação em Psicanálise na Sociedade  de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora- Núcleo Juiz de Fora, do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, terminado em 2015, quando terminou também o curso de Teologia.  

Terminados os estudos formativos, foi ordenado Diácono no dia 12 de dezembro de 2015 na abertura do ano da Misericórdia, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina, pelo Bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento. Nesta ocasião foi enviado em Missão para Diocese de Almenara, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, na Cidade de Jacinto, onde permaneceu até setembro de 2016, quando no dia 10 de setembro, em Rosário da Limeira foi ordenado Sacerdote para Igreja de Nosso Jesus Cristo. Ordenado, foi designado como Vigário Paroquial na Paróquia de Sant`Anna na cidade de Pirapetinga, onde permaneceu até dezembro de 2017. No dia 03 de dezembro, foi transferido para Paróquia de São José Operário, na cidade de Leopoldina-MG, estando nesta paróquia até este momento. A Paróquia, neste ano dedicado a São José, alcançou uma grande graça de Deus, pois no dia 19 de março de 2021, foi anunciado pelo Bispo Diocesano Dom Edson Oriolo, que a mesma será elevada ao grau de Santuário Diocesano  São José Operário.

Padre Valtenir de Lima e Silva, é Padre da Diocese de Leopoldina. É Bacharel e licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia, Psicanalista, Escritor e Poeta, compositor e estudioso de Espiritualidade em especial da vida de Santa Teresa d`Avila e São João Da Cruz. Já lançou um livro de poesia, e cinco livros de espiritualidade, sendo o mais recente com o titulo “O meu Deus tem coração”, onde conta a história baseada na sua própria vida espiritual de um menino, que na sua inocência descobriu que Deus tem coração.





Vereador Julius Cezar solicita a adesão de Leopoldina ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

O vereador Julius Cezar Pereira da Silva, do PSL, apresentou a indicação nº 740/2021, que foi aprovada por unanimidade, na reunião ordinária do dia 03 de agosto de 2021, em que solicita ao Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que “Estude a possibilidade da adesão do Município de Leopoldina, ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares”. Em sua justificativa, o vereador Julius Cezar afirma que: “O referido programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola a apoio dos militares. A proposta do governo federal é implantar 216 escolas cívico-militares em todo o país até 2023, sendo 54 por ano. O modelo a ser implantado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino de aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do exército brasileiro, e das forças auxiliares, polícia militar e corpo de bombeiro militar. Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e a gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Participam da iniciativa, militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e Bombeiros Militares poderão atuar caso seja assim definido pelos governos estaduais.

Público-Alvo:

Alunos, gestores, professores, profissionais da educação, militares e a comunidade escolar das escolas públicas de ensino regular, nas etapas ensino fundamental II e /ou ensino médio, que adotarem o modelo do Ministério da Educação. As escolas que desejarem participar do programa precisarão manifestar interesse junto a sua Secretaria de Educação, que conduzirá um processo de escolha. Nos Estados em que não houver adesão, serão selecionados municípios voluntários para aderirem ao programa.” 

Vereador Julius se manifestou durante a discussão da indicação

Durante a discussão da indicação, o vereador Julius Cezar afirmou que analisou todo o material que ele recebeu de um amigo, sobre as escolas cívico-militares e que ele pesquisou bastante sobre este assunto e que achou bastante interessante, pois os professores ficam responsáveis por ministrar todas as matérias e os militares cuidam da arte da educação física, e do comportamento durante o período escolar, dizendo ele que é importante, para que os jovens tenham mais disciplina, lembrando que ultimamente são veiculadas notícias de alunos até agredindo professores, ressaltando que está ocorrendo muita adesão a este projeto, comentando sobre a importância do mesmo para Leopoldina, pois ficou comprovado após análises, que o comportamento dos alunos destas escolas muda para melhor e que as notas também são bastante satisfatórias e que vários pais de alunos deram entrevistas declarando que gostaram deste projeto. Esta indicação foi subscrita pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador José Augusto Cabral, (PSD).

O vereador Julius Cezar