Ato oficial estabelece que as reuniões serão fechadas ao público, mas continuarão sendo transmitidas ao vivo pela Internet.
Em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde sobre a necessidade de formalizar procedimentos e regras, objetivando a prevenção à infecção e à propagação do Covid-19, a Câmara Municipal de Leopoldina editou portaria alterando, principalmente, o acesso às suas dependências.
A Portaria nº 01/2020 determinou que apenas os vereadores, servidores e profissionais que prestam serviço à Câmara Municipal terão acesso às dependências legislativas, exceto os convocados ou convidados por requerimento da Presidência da Câmara.
O ato também suspendeu a realização, nas dependências da Câmara, de eventos coletivos não diretamente relacionados às atividades legislativas do Plenário e das Comissões. A suspensão abrange também as sessões solenes, ainda que realizadas externamente, eventos de lideranças partidárias, de frentes parlamentares, visitação institucional, empréstimo do salão nobre e outros programas da Câmara Municipal de Leopoldina. Um dos programas atingidos por essa medida foi o Parlamento Jovem 2020, cuja cerimônia de lançamento foi cancelada e suas atividades estão paralisadas.
Conforme a Portaria, estão mantidas as sessões ordinárias que vão deliberar tão somente projetos ou matérias consideradas de “excepcional interesse público”, declarados urgentes por seus proponentes. As reuniões serão momentaneamente fechadas ao público, sendo mantida a transmissão ao vivo pela Internet. Em caso de aumento de risco de contágio e da propagação do coronavírus, o Presidente da Câmara poderá suspender a realização das sessões ordinárias e promover adoção de sistema de rodízio dos funcionários.
O ato oficial determinou ainda que vereadores e servidores que apresentem sintomas respiratórios ou febre serão afastados administrativamente por até 14 dias a contar da comunicação que deverá ser feita ao Presidente, no caso de vereador, e à respectiva chefia, no caso de servidor. Os vereadores e servidores que tenham mantido contato próximo com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e apresentem sintomas respiratórios ou febre serão imediatamente afastados por período a ser definido por unidade de saúde de referência. Os funcionários com mais de 60 (sessenta) anos, grávidas e aqueles que forem acometidos com algum tipo de doença crônica, estão dispensados de suas horas laborais, por tempo indeterminado.
A portaria também regulamentou o funcionamento do Posto de Identificação Civil Roque Schettino que atende a população para emissão de carteiras de identidade. Os serviços serão oferecidos no horário das 07h00min às 12h00min, somente para casos de extrema urgência, mediante comprovação pelo interessado e verificação do servidor responsável pelo serviço. Os agendamentos prévios para atendimento no Posto de Identificação Civil estão suspensos por tempo indeterminado.
Sem atendimento presencial, a Câmara Municipal informa que estão mantidos os serviços de comunicação por telefone, e-mail e outras formas de atendimento remoto ao público externo. As medidas de que trata a portaria vigorarão até decisão em sentido contrário da Presidência do Legislativo.
(Foto Jornal O Vigilante Online) (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina)