quarta-feira, 9 de abril de 2025

Treinador de handebol acusado de agredir e estuprar menores é denunciado pelo MPMG.

Suspeito de 34 anos foi denunciado à Justiça por diversos crimes; pelo menos 14 adolescentes com idades entre 13 e 17 anos foram vítimas na cidade de Pompéu

Um treinador de handebol, de 34 anos, foi alvo de duas denúncias do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) após ser acusado de maus-tratos, estupro, importunação e assédio sexual por pelo menos 14 adolescentes que faziam parte da equipe que ele treinava, em Pompéu, cidade da região Centro-Oeste de Minas Gerais. 

O caso foi divulgado nesta quarta-feira (9 de abril) pela Promotoria de Justiça do município de 32 mil habitantes, porém, os casos foram registrados entre 2017 e 2021. Em uma das denúncias formalizadas na Justiça, os promotores afirmam que o suspeito cometeu abusos sexuais e ainda agrediu física e psicologicamente nove adolescentes com idades entre 13 e 17 anos. 

Algumas das vítimas, inclusive, chegaram a ser agredidas com tapas no rosto durante competições, principalmente quando a equipe perdia as partidas. “O denunciado exigia que as vítimas realizassem suas vontades, dentro e fora das quadras, sob pena de excluí-las dos grupos dos atletas e das promessas esportivas, criando um ambiente hostil entre os adolescentes”, diz um trecho da denúncia.

Conforme o MPMG, a investigação apontou que o treinador tinha "comportamento manipulador" e exercia "controle emocional" contra as vítimas. Com isso, os jovens que não se rendiam às "pressões" do treinador, acabavam sofrendo punições ou eram ridicularizados na presença dos outros atletas, conforme a promotora Lohana Cavalcanti Costa. 

Câmara Municipal de Leopoldina recebe visita de alunos da Escola Estadual Augusto dos Anjos.

A Câmara Municipal de Leopoldina recebeu na sexta-feira, dia 4 de abril de 2025, a visita dos alunos do 4º ano da Escola Estadual Augusto dos Anjos. Acompanhados pelo professor Bernardo Samuel Mariano, professora Lucrécia dos Santos Rocha e a supervisora Maria de Lourdes Ribeiro Zangirolami, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo Municipal.

Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo presidente da Câmara, vereador Bernardo Guedes, que guiou o grupo pelas dependências da Casa e explicou, de forma didática e interativa, como funciona o trabalho dos vereadores, a importância da representação legislativa e o papel do parlamento na construção de políticas públicas.

A iniciativa faz parte do esforço contínuo da Câmara Municipal de Leopoldina em aproximar os jovens da política e despertar a consciência cidadã desde cedo. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Câmara Municipal de Leopoldina recebe representante da Associação Ornitológica Mineira e apoia realização de evento na cidade.

Na tarde de terça-feira, dia 8 de abril de 2025, a Câmara Municipal de Leopoldina recebeu a visita do médico veterinário Otavio Machado Barbosa, representante da ASSOMI (Associação Ornitológica Mineira), consultor rural, empresário e diretor do Departamento Veterinário da Federação Ornitológica Brasileira (FOB). Ele esteve na sede do Legislativo para apresentar aos vereadores o trabalho desenvolvido pela entidade e os impactos positivos do setor pet, especialmente da ornitologia, para a economia local e nacional.

Durante sua fala, Otavio Barbosa destacou a importância dos eventos realizados pela ASSOMI, que promovem o turismo, o comércio e a conscientização sobre a criação responsável de aves. Citando experiências anteriores em Leopoldina, o veterinário manifestou o desejo de realizar mais uma edição do encontro ornitológico na cidade em junho de 2025. Para isso, solicitou apoio dos vereadores para intercederem junto ao Poder Executivo na viabilização do espaço adequado.

Segundo ele, o Ginásio Poliesportivo Carlota Mendonça Gama, na Avenida Getúlio Vargas, seria o local ideal para receber o evento, por cumprir exigências técnicas dos órgãos reguladores do setor, como a necessidade de ambiente fechado para evitar o contato com pássaros externos. A solicitação foi bem recebida pelos parlamentares, que, ainda na sessão do mesmo dia, aprovaram por unanimidade uma indicação conjunta ao Executivo para solicitar o uso do espaço.

A iniciativa da reunião partiu do vereador Vitor Resende, que ao tomar conhecimento de que o evento poderia ser transferido para a cidade vizinha de Cataguases, procurou a presidência da Casa para articular a apresentação. Os demais vereadores se comprometeram a reforçar o pedido junto ao prefeito e às secretarias competentes, reconhecendo a relevância do evento para o município.

A proposta reforça o compromisso do Legislativo em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico, científico e social de Leopoldina. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).