quinta-feira, 1 de junho de 2023

Pachá é o novo Presidente do MDB de Leopoldina.

 
MARCOS AURÉLIO (PACHÁ).

O ex-vereador Marcos Aurélio Alvarenga Pimentel (Pachá), filho do saudoso ex-prefeito Wilson Pimentel e pai do atual presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Rodrigo Pimentel, assumiu a presidência da comissão executiva do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) de Leopoldina. Experiente na política, Pachá, trabalhará para o crescimento da sigla partidária em Leopoldina, visando às eleições municipais do próximo ano, com a apresentação de uma chapa completa de candidatos a vereador e quem sabe, até candidato a Prefeito ou Vice-Prefeito. Segundo apurou o Jornal O PROGRESSO, o MDB é um dos partidos que mais filiados tem em Leopoldina, já tendo pertencido aos seus quadros na cidade, figuras ilustres da política Leopoldinense, que já não estão mais entre nós, como Osmar Lacerda França (Senhor Liliu), ex-prefeito e ex-vereador, Jair de Almeida Lacerda, ex-vice-prefeito e ex-vereador, Romero Nogueira, ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Roque Schettino, Nelito Rodrigues, Ely Rodrigues Neto, como tantos outros.

CÂMARA DE VEREADORES AUTORIZA A IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO MUNICIPAL DE TRANSPORTES COLETIVOS.

A Câmara Municipal de Leopoldina aprovou projeto de lei que autoriza o Município a implantar o Serviço Municipal de Transportes Coletivos. A iniciativa foi do vereador Julius Cezar (União Brasil) e a aprovação ocorreu por unanimidade na sessão ordinária realizada no dia 23 de maio de 2023. O PL 03/2023 determinou que o serviço de transporte coletivo deverá seguir os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e demais instrumentos legais e regulatórios. Cada rota deve priorizar a passagem em frente aos estabelecimentos de ensino, hospitais e prédios públicos ou o mais próximo destes quando houver impossibilidade. O projeto também estabeleceu que os veículos adquiridos para serem utilizados no transporte de passageiros deverão ser novos, sem prévia utilização, com ar condicionado e a frota não poderá ter mais de 10 anos de uso. Além disso, os veículos deverão seguir rigorosamente a lei de acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais. O PL preservou a gratuidade do transporte para pessoas amparadas por leis municipais, estaduais e federais. Em caso de avaria em algum veículo que impossibilite o prosseguimento do itinerário, foi estabelecida a garantia de que o usuário terá direito à devolução da passagem paga ou ao transporte gratuito no veículo reserva que concluirá a rota. Ao justificar sua iniciativa, Julius Cezar explicou que o objetivo é minimizar a atua crise no transporte coletivo urbano no município que, em virtude de não estar sendo prestado de forma satisfatória, sempre recebeu queixas dos usuários. Ele salientou que o PL visa conferir ao Poder Executivo mais uma alternativa plausível para sanar de vez o problema que circunda a prestação do serviço de transporte coletivo em Leopoldina. Após discussão e aprovação, o PL 03/2023 seguiu para sanção do Chefe do Poder Executivo. (Foto ilustrativa Jornal das Gerais). (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

CICLO DE PALESTRA DESTACA EMPODERAMENTO E EMPREENDEDORISMO FEMININO.

                            CYNTIA IENNACO E FERNANDA DO VALE COSTA

Numa promoção da Procuradoria Especial da Mulher e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Leopoldina, foi realizado o 4º Ciclo de Palestras, em comemoração ao Mês das Mães. O evento aconteceu na sede da Câmara Municipal, no dia 25 de maio de 2023.Com a presença de um público predominantemente feminino, foram realizadas duas palestras com a Assistente Social Cyntia Iennaco de Morais e a empresária Fernanda do Vale Costa Reis Toledo, Diretora da ACIL. O vereador Vinícius Queijinho esteve presente acompanhando as palestras. Na abertura, Rodrigo Pimentel, Presidente da Câmara, comentou que a realização dos ciclos de palestras foi uma iniciativa da atual legislatura através da Escola do Legislativo, com o objetivo de enriquecer o debate sobre as mais variadas causas que envolvem a sociedade leopoldinense. Em seguida, Maria Inês Xavier, Procuradora Especial da Mulher e Diretora da Escola do Legislativo, explicou que o evento foi preparado especialmente para as mulheres, ainda em comemoração ao mês de maio. Ela informou que o objetivo é discutir o empoderamento das mulheres, para que elas possam assumir seus espaços de representatividade nos mais diversos segmentos da sociedade. Cyntia Iennaco de Moraes apresentou sua palestra intitulada “Ciranda das Mulheres”, desenvolvendo o tema sobre a importância da mulher na sociedade. Durante sua fala, a palestrante fez uma homenagem às avós e refletiu sobre os laços afetivos estabelecidos atualmente pelas mulheres. Ela provocou o público a pensar sobre a trajetória, o empoderamento e o posicionamento da mulher na sociedade, com objetivo de definir objetivos a serem cumpridos. Cyntia Iennaco salientou ser importante que as mulheres mantenham as mãos dadas para que juntas possam se fortalecer diante dos desafios que aparecem diariamente. Em seguida, Fernanda do Vale Costa Reis Toledo falou sobre o projeto da Associação Comercial que pretende criar a Câmara da Mulher Empreendedora, com o objetivo de dar suporte e incentivo para as atividades empresariais da mulher. A palestrante é proprietária da Casa Nadinho de Tecidos e foi a primeira mulher que criou o sistema de venda on line em Leopoldina no período da pandemia. Ela explicou os objetivos do projeto e transmitiu informações sobre como as mulheres poderão participar. Ao final, Maria Inês Xavier encerrou o evento afirmando que o objetivo do Legislativo Municipal é provocar uma mudança de mentalidade nas mulheres, através da conscientização de que elas podem ocupar espaços importantes de representatividade. A vereadora encerrou anunciando que outros eventos já estão sendo preparados e, em breve, serão anunciados. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).