Municípios com as características de Leopoldina enfrentam o desafio de gerar emprego e renda, mas também de impedir que empresas já instaladas em seus territórios migrem para outros centros, atraídas por vantagens e benefícios fiscais.
Este tema foi discutido durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 18 de outubro de 2021, durante discussão do Requerimento nº 53/2021, de autoria dos vereadores Carlos André (PSD) e Rogério Campos Machado (PSC). Através da proposição, os parlamentares solicitaram à Presidência do Legislativo que fosse enviado ofício ao empresário Ricardo Barros Mendes, proprietário da empresa RBM Web, convidando-o a participar da sessão ordinária do próximo dia 8 de novembro, com o objetivo de explanar acerca dos contratos firmados entre sua empresa e a Prefeitura Municipal de Leopoldina, bem como demais assuntos pertinentes.
Durante a discussão da matéria, Rogério Campos Machado informou que o empresário gera em torno de 150 empregos na cidade e que tem recebido várias propostas para sair de Leopoldina. Segundo o parlamentar, o empresário já foi procurado por prefeitos de cidades vizinhas oferecendo terreno, galpão e incentivos fiscais. O vereador explicou que atualmente o empresário tem um custo mensal de aproximadamente R$30.000,00 (trinta mil reais) correspondentes a 5% do ISS e os municípios vizinhos acenam com proposta de 2% de ISS, o que representa um ganho considerável para o empresário.
Rogério Campos Machado explicou que, para evitar a saída da empresa, a Prefeitura Municipal assumiu alguns compromissos com o empresário, mas foi informado de que ainda não teria colocado em prática. O vereador comentou que Ricardo Barros Mendes adquiriu um novo espaço e está custeando toda a reforma do prédio. Ele ressaltou que a presença do empresário na reunião da Câmara será importante para esclarecer sobre as negociações mantidas com a Prefeitura e as possibilidade de a empresa migrar para outro município.
Em seguida, Carlos André reforçou que a intenção ao convidar o empresário é apenas esclarecer o que foi firmado com a Prefeitura para manter a empresa no município. O parlamentar informou que o empresário recebeu uma proposta vantajosa do Prefeito de Cataguases e que decidiu ficar por amor a Leopoldina.
Como um dos autores do requerimento, o vereador informou que Ricardo Barros Mendes está com custo muito alto na reforma e adaptação do prédio que lhe foi oferecido pelo Prefeito Municipal e que ele reclamou que, nos últimos dias, não estava conseguindo falar nem com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Benatti.
Carlos André lembrou que foi ele que apresentou o empresário ao Secretário Municipal e que possibilitou uma parceria público-privada com a realização de um curso profissionalizante com o compromisso de contratação dos melhores alunos. O vereador confirmou que, ao final do curso, de uma turma de 30 participantes, foram contratados 22 alunos. O parlamentar repetiu que o empresário possui um quadro de aproximadamente 150 funcionários da área de computação com altos salários e que já foi procurado pelo Prefeito de Argirita.
Em seguida, o Requerimento nº 53/2021 foi aprovado por unanimidade.
(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).