Motivo seria a falta de acordo entre a Televisa e o Grupo Chespirito.
A partir deste sábado, o SBT não poderá mais exibir em sua grade de programação os seriados “Chaves”, “Chapolin” e “Chespirito”, todos criados pelo já falecido Roberto Gómez Bolaños (1929-2014). Trata-se do fim de um ciclo que durou mais de 36 anos na televisão brasileira, no qual os programas conquistaram uma verdadeira legião de fãs e cativaram os corações de milhares de telespectadores.
A despedida nas telinhas da vila mexicana mais famosa do Brasil aconteceu na tarde desta sexta-feira. O anúncio de que aquela exibição era a última de “Chaves” no país ocorreu minutos depois de ir ao ar, por meio de um comunicado oficial do SBT. O motivo, de acordo com a emissora, seria a falta de acordo entre a Televisa, detentora dos direitos das fitas, e o Grupo Chespirito, dona dos roteiros escritos por Bolaños.
Inicialmente, o contrato entre SBT e Televisa para veiculação dos seriados em território brasileiro havia sido renovado até 31 de dezembro deste ano. Porém, há uns três meses, a rede mexicana informou que o acordo com o Grupo Chespirito chegaria ao final em 31 de julho. Todavia, no início deste mês, um outro comunicado do conglomerado latino assegurou que a questão seria solucionada e o canal de Sílvio Santos iria poder permanecer exibindo os episódios.
No entanto, na última quarta-feira (29), um novo comunicado chegou ao SBT, com mais uma reviravolta no caso. O acerto entre Televisa e o Grupo Chespirito não aconteceu e os seriados já não poderiam ir mais ao ar a partir de 01º de agosto.
Segundo o colunista Flávio Ricco, do portal R7, a razão para o impasse seria o interesse de Roberto Gómez Fernandez, filho do Bolaños e responsável pelo Grupo Chespirito, em fechar negócio com alguma empresa de streaming. No caso, a mais especulada seria a Netflix.
Abaixo, veja na íntegra o comunicado oficial do SBT:
“São Paulo, 31 de julho de 2020 – A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente”. (Fonte: Site Super Rádio Tupi)