sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

VEREADOR ROGÉRIO SUÍNO DEFENDE PRORROGAÇÃO DE MANDATO DE DIRETORES E VICES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A proposta foi apresentada por causa da suspensão das aulas devido à Covid-19. Os mandatos seriam prorrogados até o fim de 2021.

A Câmara de Vereadores aprovou proposição sugerindo a prorrogação do mandato de diretores e vices das escolas municipais de Leopoldina. Indicação neste sentido foi apresentada pelo vereador Rogério Campos Machado, durante sessão ordinária, ocorrida nesta terça-feira (15/12).

Através da Indicação nº 282/2020, o parlamentar solicitou ao Chefe do Executivo que encaminhe à Câmara um projeto de lei propondo a prorrogação por um ano do mandato dos diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino, como ocorreu na cidade de Juiz de Fora.

Ao justificar sua iniciativa, Rogério Campos Machado frisou que o setor educacional foi fortemente impactado pela pandemia da Covid-19, tendo como consequência a suspensão das aulas, o que afetou o aspecto pedagógico e também emocional de todos os envolvidos.

Segundo ele, a prorrogação se estenderia até o dia 31 de dezembro de 2021, prazo suficiente para que os profissionais da educação possam se envolver na reorganização das atividades, dos espaços e dos demais cuidados com um possível retorno dos alunos em um pós-isolamento. Para ele, os impactos da pandemia nas escolas não permitem uma melhor avaliação do trabalho realizado pelos diretores e vices.

Após as discussões regimentais, a proposição foi aprovada por unanimidade e recebeu assinatura de apoio do vereador José Ferraz Rodrigues. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Nota da redação: Alterações da foto e do título, realizadas por este jornal.


APROVADA ALTERAÇÃO DO ÍNDICE DE CÁLCULO PARA REAJUSTE DO IPTU

Com a aprovação desse projeto, os tributos municipais serão reajustados tendo como índice de atualização o IPCA que, atualmente, é mais baixo que o IGPM, índice que era utilizado pela Administração Municipal.

APROVADA ALTERAÇÃO DO ÍNDICE DE CÁLCULO PARA REAJUSTE DO IPTU

Atendendo a uma solicitação do prefeito eleito Pedro Augusto, que recentemente esteve reunido com os atuais vereadores, a Câmara Municipal aprovou a alteração no índice de cálculo do reajuste dos valores constantes nas tabelas e demais dispositivos do Código Tributário do Município, entre eles o IPTU.

Projeto neste sentido, de autoria do Poder Executivo, foi encaminhado ao Legislativo no dia 07 de dezembro e, depois de ser avaliado pela Assessoria Jurídica e receber parecer favorável da Comissão Especial, entrou na pauta de discussão e votação na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (14/12).

Em seu texto, a proposta normativa institui o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para atualização monetária dos valores dos impostos municipais, em substituição ao IGPM (Índice Geral de Preços Mercado). Segundo o Executivo, essa alteração provocará uma menor variação no valor do reajuste dos tributos, não majorando de forma substancial o valor a ser pago pelos contribuintes.

Na justificativa que acompanha o projeto, foi salientado que o índice de reajuste do IGPM tem registrado aumentos que variam entre 17 e 18%, em proporção inversa à real situação econômica do país, enquanto que o IPCA tem variado entre 3 e 4%, o que acarretará menor variação do reajuste dos tributos municipais.

Após as discussões regimentais, o Projeto de Lei nº 58/2020 foi aprovado por unanimidade em regime de urgência. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

CANDIDATOS ELEITOS SÃO DIPLOMADOS PELA JUSTIÇA ELEITORAL

 Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores foram diplomados pela Justiça Eleitoral e estão aptos a exercer o mandato que se inicia no próximo dia 1º de janeiro de 2021.

CANDIDATOS ELEITOS SÃO DIPLOMADOS PELA JUSTIÇA ELEITORAL

O Cartório Eleitoral da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina promoveu, na manhã de hoje, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito municipal de 2020, dos municípios de Argirita e Leopoldina. Foram diplomados prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e os suplentes até a terceira colocação. A cerimônia, com restrições ao púbico, foi presidida pelo Juiz Eleitoral, Dr. Rafael Barboza da Silva, na sede do Cartório.

Considerada com uma etapa indispensável para que os candidatos eleitos possam tomar posse nos cargos a que concorreram, a solenidade de diplomação confirma que o político escolhido pelo povo cumpriu todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto para exercer o mandato.

Segundo Márcia Marinato Locha, Chefe do Cartório, o Tribunal Eleitoral autorizou que a diplomação poderia ser de forma virtual, mas a equipe de servidores da Justiça Eleitoral entendeu que o fechamento do trabalho não seria o mesmo se a entrega do diploma não fosse feita de forma presencial.

No diploma entregue hoje figuram o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou sua classificação como suplente. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

Prefeito eleito de Leopoldina, Pedro Augusto, apresenta os futuros secretários municipais

O prefeito eleito de Leopodina, Pedro Augusto (PL), apresentou oficialmente os nomes que irão compor sua equipe de governo para a administração 2021/2024. O anúncio do secretariado foi feito na noite desta quinta-feira (17) em Coletiva de Imprensa no Hotel Minas Tower que foi transmitida ao vivo na página do prefeito eleito no Facebook. Pedro Augusto está cumprindo o compromisso de número 4, que assinou em cartório durante a campanha, reduzindo o número de secretarias de 17 para 12 e indicando pessoas técnicas para a equipe de governo. Além disso, alguns servidores efetivos foram escolhidos como secretários, demonstrando uma preocupação com a valorização dos servidores.

 Confira secretariado anunciado

*Carlos Odilon de Moraes – Kalon - Chefe de Gabinete

Iniciou suas atividades profissionais em 1981 no Grupo Cataguases – Leopoldina, no extinto Cotonifício Leopoldinense, depois Multitextil e Multifabril. Em 1987 começou a trabalhar na Gazeta de Leopoldina, onde prestava também serviços como repórter fotográfico para vários jornais, como; Nova Fase, Folha de Leopoldina, Tribuna do Povo, Intermunicipal e Revista Hora H. Dez anos depois, aprovado no Concurso Público Municipal, iniciou suas atividades profissionais na Prefeitura de Leopoldina, em vários setores: Setor de Obras, Merenda Escolar, Transporte Escolar e na Assessoria de Imprensa e Gabinete de vários prefeitos, se destacando nessas funções nos anos de 1999 e 2000, 2009 a 2012 e 2013 a 2016.

Luiza Helena Morais Barbosa - Secretária de Assistência Social

Mestre em Letras no Programa de Mestrado do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES/JF. Especialização em Supervisão Escolar e Ciências Políticas, Cidadania e Governação. Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases. Professora aposentada.

Victor Guilherme Pereira Fernandes - Secretário de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura

Mestre em Ciências Sociais – Universidade Federal de Juiz de Fora, MBA em Administração Hoteleira e de Alimentos e Bebidas – SENAC Grogotó/UFJF e   Bacharel em Turismo pela UFJF. Atualmente é diretor comercial e gerente geral do Hotel Minas Tower, com 12 anos de experiência em administração hoteleira. Também é membro da atual diretoria da ACIL – integrante de seu núcleo de desenvolvimento do turismo e membro atuante da Oficina do Futuro de Leopoldina – SEBRAE/ ACIL.

Edimilson Balduino de Macedo - Secretário de Agricultura

 Produtor com largo conhecimento na área rural. Comerciante há 30 anos, se tornou um experiente empreendedor no comércio de alimentos, onde é proprietário do açougue Irmãos Macedo. Acostumado a enfrentar desafios desde cedo, aceitou a tarefa de comandar a Secretaria Municipal de Agricultura. Seu maior objetivo é ajudar o novo governo municipal montar cronograma e projetos que possam viabilizar melhorias e assistência técnica para a classe ruralista e principalmente para os produtores da agricultura familiar do município de Leopoldina.

 Antonio Felix de Oliveira - Secretário de Serviços Urbanos

Iniciou sua trajetória na Prefeitura Municipal de Leopoldina em 01 de novembro de 1970, exercendo a função de serviços gerais, sendo promovido em sequência por diversos cargos. Exerceu a função de Escriturário, Agente de Portaria, Oficial de Saúde Social, Encarregado de Limpeza Urbana, Encarregado e Chefe de Obra e Saneamento. Na gestão 2009/2012 assumiu a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Leopoldina, executando, coordenando e supervisionando as políticas e programas do Município voltados à construção, conservação e fiscalização de vias e obras públicas, estradas, caminhos, praças e jardins municipais.

 Marcio Vieira Machado - Secretário de Saúde

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-graduado em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e mestrando Profissional em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Servidor efetivo da prefeitura de Leopoldina como farmacêutico, desde 2013, também é professor de Química da Rede Estadual.

 Lucia Lopes Horta - Secretária de Educação

Nível Superior Completo em Licenciatura Plena em História. Professora Regente de Turma. Diretora Administrativa Financeira, na SRE/ Leopoldina - MG e já foi Secretária Municipal de Educação, no período 2009 a 2012, na Prefeitura Municipal de Leopoldina - MG.

 Sarah Dutra Moraes Ferraz - Secretária de Administração

 Advogada e Consultora Jurídica; Profissional com mais de 10 anos de experiência nas áreas Cível, Empresarial e da Saúde Suplementar; Pós-graduada em Direito do Trabalho pela rede de ensino LFG (Luiz Flávio Gomes); Já atuou em gestão de contratos e de processos regulatórios de grandes corporações no ramo da saúde suplementar.

 Ailton Soares Dutra - Secretário de Fazenda

Bacharel em Ciências Contábeis, graduado pela Universidade Presidente Antônio Carlos, com larga experiência na área financeira. Trabalhou na Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais de 1984 a 1986  e no Banco do Brasil no período de 1987 a 2016.

 Sérgio Duarte Benatti - Secretário de Desenvolvimento Econômico

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Pós-Graduado em Previdência pela Fundação Getulio Vargas. Foi assessor de planejamento da Prefeitura de Leopoldina, gerente de projetos na FIPE, diretor financeiro no ISD, assessor parlamentar e consultor em gestão empresarial em diversas empresas do Brasil.

 Michelle Rocha Cortes Hazar - Procuradoria

 













Mestra em Direito Público pela Universidade FUMEC e Especialista em Direito Público pela PUC MINAS. Advogada com experiência em direito administrativo e constitucional. (Fonte: Assessoria de Imprensa do prefeito eleito). NOTA DA REDAÇÃO: Ainda não foi divulgado, os nomes do futuro secretário de obras e do futuro controlador geral do município.