quarta-feira, 11 de março de 2020

Moradores da Boa Sorte compareceram na Câmara Municipal, solicitando que continuem cobrando do Prefeito soluções para a comunidade.


Prefeito Dr. José Roberto encaminhou ofício para a Câmara Municipal, dizendo ter ficado “estarrecido”, ao receber a informação que moradores da Boa Sorte iriam até à Câmara Municipal, para manifestação.

Há anos, que moradores e proprietários rurais da comunidade BOA SORTE, reclamam e solicitam providências por parte da Prefeitura Municipal de Leopoldina, objetivando melhorias naquela comunidade. Uma das principais solicitações, é melhorias e manutenção constante da estrada que dá acesso à comunidade. Também reclamam falta de atendimento médico por parte do poder público. Quando chove, a situação das estradas fica caótica. Só para se ter idéia, há 60 dias, o ônibus da Viação Leopoldinense não circula por aquela comunidade, devido à falta de condições das estradas. Há anos, que moradores da comunidade solicitam melhorias e não são atendidos. Com as chuvas que ocorreram recentemente, a situação das estradas piorou e muito e segundo informações de um morador, mesmo de moto, está difícil transitar por ela, pois existem trechos bastante críticos. Na Câmara Municipal, constantemente diversos vereadores têm feito solicitações e indicações ao Prefeito Municipal Dr. José Roberto de Oliveira, solicitando melhorias nas estradas em caráter de urgência, além de outras solicitações em prol dos moradores da Boa Sorte, mas além de não atender, o Prefeito Municipal não se manifestava sobre o assunto, pelo menos até tomar conhecimento de que moradores compareceriam na Câmara Municipal, objetivando conversar e levar as solicitações aos vereadores, de forma ordeira e civilizada, tendo assim ocorrido.

Moradores da Boa Sorte compareceram na Câmara Municipal.

Após divulgação pelas redes sociais, diversos moradores e proprietários rurais da Boa Sorte, compareceram na reunião ordinária do Poder Legislativo Leopoldinense, do dia 10 de março de 2020. Cumprindo o Regimento Interno da Câmara Municipal de Leopoldina, que diz que não pode ocorrer manifestações ou participações de terceiros em reuniões ordinárias, exceto se representante de entidade civil, ou de alguma associação, previamente agendado, o Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Waldair Barbosa Costa, abriu espaço para os moradores se manifestarem, após o término da reunião ordinária, com a presença dos quinze vereadores. De acordo com relatos dos moradores, os problemas que atingem a comunidade da Boa Sorte, e que necessitam de ações da Prefeitura Municipal, são bastante antigos e que há muito tempo apresentam as reivindicações, citando que muitos moradores e pessoas idosas que não tem veículos e dependem do ônibus urbano estão sendo  muito prejudicadas, pois há meses o mesmo não circula pela Boa Sorte, devido à péssima situação da estrada. Narraram ainda que esta semana que as crianças voltaram a estudar, pois a van escolar não tinha as mínimas condições de transitar pela via pública e ainda, que existia um posto de saúde na localidade, no qual era muito útil, pois os moradores consultavam, pegavam receitas e faziam curativos, mas o mesmo foi desativado pela Prefeitura Municipal, prejudicando e causando diversos transtornos e dificuldades aos moradores. Um morador afirmou que a obra do segundo calçamento da Boa Sorte prejudicou e continua prejudicando muitas pessoas. Diversos moradores fizeram o uso da palavra e apresentaram diversas reivindicações. O Presidente da Câmara, vereador Waldair Barbosa Costa, falando em nome de todos os vereadores ressaltou que a Câmara Municipal, há bastante tempo tem apresentado indicações e solicitações ao Senhor Prefeito Municipal, cujo objetivo é diversas melhorias para a comunidade, sendo estas solicitações apresentadas e solicitadas por diversos vereadores desde o início deste mandato, dizendo o vereador Waldair Costa, que o que cabe ao Poder Legislativo Leopoldinense, ou seja, a solicitação e constante cobrança tem sido feita constantemente por todos os vereadores e que este trabalho continuará sendo feito até que se tenha uma solução.  O Presidente da Câmara informou ainda, que convidou o Secretário Municipal de Agricultura, Alfredo Mendes do Vale, para participar desta reunião, mas que infelizmente o mesmo não compareceu. Diversos vereadores fizeram o uso da palavra nesta reunião com os moradores.
Prefeito Dr. José Roberto encaminhou ofício para a Câmara Municipal, dizendo ter ficado “estarrecido”, ao receber a informação que moradores da iriam até à Câmara Municipal, para manifestação.
O Prefeito Municipal de Leopoldina, Dr. José Roberto de Oliveira, encaminhou um ofício ao Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, vereador Waldair Barbosa Costa, que foi lido na reunião ordinária do dia 10 de março de 2020, em que afirma:

“ Leopoldina, 09 de Março de 2020.

Sirvo-me do presente para informar que recebi, estarrecido, informação de manifestação nessa Augusta Casa em decorrência das estradas rurais que servem a comunidade da Boa Sorte.

É fato público e notório o índice pluviométrico atípico que atingiu nosso Estado de Minas gerais, causando verdadeiras tragédias, inclusive ceivando vidas! Diante de tanta calamidade e fatalidade, trabalhamos incessantemente para minimizar os estragos originados dessa situação que justificou, inclusive, a Decretação de Estado de Emergência nesse município – período em que o acumulado de chuva no Estado é o maior desde 1910 – quando se iniciaram as medições!

É fato também que o Município de Leopoldina possui mais de 943 km quadrados de extensão, sendo em território o maior município de sua microrregião, composta por 14 cidades, e em Minas Gerais o 66º em um total de 853 cidades, números tirados do IBGE, conforme tela que se expõe.

Nesse sentido, acreditando que a população local realmente esteja preocupada em decorrência das dificuldades de deslocamento causada pelas intempéries da natureza já narradas e não em benefício político de eventual pré candidato, esclarecemos que todos os recursos disponíveis para cuidar da malha de vias rurais desse município estão trabalhando de forma incessante, visando garantir maior mobilidade às comunidades rurais.

Por fim, informo que lamentamos a impossibilidade de início imediato dos trabalhos, ocasionada pela indisponibilidade de recursos para fazer frente a toda demanda informada, com o compromisso de continuar engajado na solução desses problemas.


Assim, coloco-me á disposição dessa ilustre Casa e despeço-me renovando protestos de estime e elevada consideração.

José Roberto de Oliveira

Prefeito de Leopoldina.



Ao
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal

Sr. Waldair Barbosa Costa”










(FOTOS DAS ESTRADAS DA BOA SORTE, JORNAL O VIGILANTE ON LINE)

EX-BISPO DE LEOPOLDINA, DOM SEBASTIÃO ROQUE RABELO MENDES MORRE AOS 90 ANOS.

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 11 de março de 2020, aos 90 anos, dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, bispo emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ele foi o terceiro bispo que governou a Diocese de Leopoldina, sucedendo dom Gerardo Ferreira Reis em 1985.
Em 1989 foi transferido para a arquidiocese de Belo Horizonte como bispo auxiliar e, quando completou 75 anos, pediu renúncia, como prevê o código de direito canônico. Em 2004 tornou-se bispo emérito daquela arquidiocese.
O velório de dom Roque será na Paróquia Sagrada Família, localizada na Ruia Costa Monteiro, 767, em Belo Horizonte (MG). Uma Missa acontecerá às 15:00 horas. O corpo seguirá às 19:00 horas para Itapecerica (MG), sua terra natal, onde será sepultado.
Dom Roque nasceu no dia 9 de outubro de 1929 e foi ordenado padre no dia 8 de dezembro de 1954 por dom Antônio dos Santos Cabral. No dia 5 de agosto de 1985 foi nomeado como bispo de Leopoldina, tendo como lema ‘Ele Lutará por ti’.
Em sua terra natal, foi grande incentivador da música, sendo homenageado com uma orquestra que leva o seu nome.
A Diocese de Leopoldina, através do seu bispo dom Edson Oriolo, expressa a sua gratidão pela vida dedicada ao Povo de Deus e Evangelização. (Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina, com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte.) 


(Fonte: Site da Diocese de Leopoldina).