sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Criança de 4 anos cai em rio e morre afogada em Astolfo Dutra.

Menina estava acompanhada da tia, outra criança de 10 anos.


Uma menina de 4 anos morreu afogada após cair de bicicleta em um rio na manhã desta quinta-feira, 26 de janeiro, em Astolfo Dutra.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a menina estava acompanhada da tia dela, de 10 anos. As duas andavam de bicicleta às margens do local quando, em determinado momento, caíram.

Populares que estavam próximos ao local conseguiram tirar a mais velha da água e chamaram os militares. Para se salvar, ela segurou em alguns galhos e chegou a informar que havia outra criança no rio.

Após buscas, as testemunhas localizaram a menina de 4 anos. Um dos populares apto a fazer manobras chegou a tentar salvá-la, sendo levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital, mas não resistiu e morreu.

 (Fonte: Site do Marcelo Lopes).

Eduardo Barcelos nega ter participado de vandalismo em Brasilia.

 Declaração foi dada semana passada em uma publicação no Facebook.

O advogado cataguasense, Eduardo Barcelos, chegou à sede da Polícia Federal, em Juiz de Fora, pouco antes das 10h30min desta sexta-feira, 27 de janeiro. Ele foi preso na manhã de hoje em Cataguases durante a terceira fase da operação Lesa Pátria da Polícia Federal, por sua participação nos atos golpistas ocorridos em Brasília no último dia 8.

A presidente da 6ª Subseção da OAB em Cataguases, Muriel Duarte Gouvea (de costas na foto principal ao lado do advogado Agostinho José Freitas Dias), está em Juiz de Fora acompanhando o depoimento de Eduardo Barcelos à Polícia Federal. Ela disse ao Site do Marcelo Lopes que acompanhou o cumprimento do mandado de busca e apreensão e prisão do advogado cataguasense. “A OAB está acompanhando o advogado para garantir que nenhuma prerrogativa seja violada. Em relação ao mérito da ação, está sendo acompanhado por advogado particular”, finalizou.

O provedor do Hospital de Cataguases, José Roberto Furtado, em conversa por telefone com a reportagem do Site do Marcelo Lopes, disse que Eduardo Barcelos segue funcionário daquela Santa Casa, já que “no dia da manifestação ele estava de folga”, contou. José Roberto reforçou: “Isso é coisa particular dele e o hospital não tem nada com isso”, completou o provedor, acrescentando que a OAB de Cataguases está acompanhando o caso.

Semana passada Dudu contou sua versão do episódio em Brasília em entrevista à página no Facebook administrada por Paulo Tomazeto, “Minas Precisa Saber“. Ele disse ter ido à capital federal a convite de sua filha que lá reside. Negou ter participado da quebradeira nas sedes dos três poderes e atribuiu a responsabilidade pelo quebra-quebra a pessoas infiltradas na manifestação. “Eu não entrei em prédio nenhum. Não quebrei nada, não sou vândalo”, afirmou na ocasião. E continuou:

– A direita não tem essa índole de quebrar as coisas; respeita o patrimônio público. E quando termina (a manifestação) o chão tá limpo, tá tudo limpo, tudo organizado. (…) O que aconteceu em Brasília, todo mundo já sabe agora, foi um grupo de infiltrados, sabe-se lá pago por quem. Quem teria interesse? Quem lucraria com essa quebradeira que houve lá no Congresso, da qual eu sou contra, visceralmente contra. Inclusive tenho um vídeo gravado dizendo que eu sou contra a quebradeira.” (…) Eu sou a favor da punição severa para aqueles que cometeram vandalismo. Não sou contra isso não,” assegurou.

(Fonte: Site do Marcelo Lopes).

Advogado cataguasense Eduardo Barcelos é preso pela Polícia Federal.

                                                 EDUARDO BARCELOS   

 Ele foi levado para Juiz de Fora onde vai prestar depoimento.

MATÉRIA ATUALIZADA – O advogado cataguasense, Eduardo Antunes Barcelos, foi alvo de um mandado de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro, por uma equipe da Polícia Federal. Ele foi preso na terceira fase da operação Lesa Pátria e levado para Juiz de Fora onde vai prestar depoimento.

O motivo da prisão, segundo apurou o site junto a uma fonte da Polícia Federal, é a sua participação nos atos golpistas ocorridos em Brasília no último dia 8, quando as sedes dos três poderes da República foram invadidos e danificados por uma multidão de bolsonaristas extremistas.

No dia da invasão o próprio Eduardo Barcelos divulgou vídeo nas redes sociais em que aparece caminhando ao lado da multidão em direção ao Congresso Nacional e dizendo “Invadimos, invadimos!” O vídeo viralizou, ele retornou a Cataguases onde continuou levando sua vida normalmente.

Outro bolsonarista, Fernando Junqueira (foto abaixo), de Leopoldina, alvo de mandado de busca e apreensão, também teria sido preso na mesma operação. Porém, no final desta manhã ficou confirmado que ele segue em liberdade. Junqueira aparece em um vídeo agradecendo “amigos” por ajudá-lo a estar em Brasília. “Estamos em concentração em frente ao QG Duque de Caxias aguardando orientações para seguir para a praça dos três Poderes”, disse.

                                                   FERNANDO JUNQUEIRA

(Fonte: Site do Marcelo Lopes).

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

POLÍCIA MILITAR APRESENTA BALANÇO DE 2022 AOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO.

A prestação de contas da Polícia Militar apresentou dados sobre a criminalidade ocorrida em 2022, além de indicadores positivos que demonstram redução criminal e eficiência institucional. 

 

Uma Leopoldina mais segura. Essa foi a conclusão da prestação de contas apresentada pela Polícia Militar aos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, durante reunião realizada hoje, dia 26 de janeiro de 2023, pela manhã, no gabinete do Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

Além do Chefe do Poder Executivo, estiveram presentes ao evento o Vice-Prefeito Antônio Carlos Martins Pimentel, os vereadores Rodrigo Pimentel – Presidente do Legislativo, Gilmar Pimentel – Vice-Presidente, José Augusto Cabral – Líder do Governo, Dr. Marcelo Flávio Vieira Raimundi – Presidente da Subseção da OAB, Dr. Leonardo Bastos Cardoso e Maria Madalena Maximiano, representantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública.

A prestação de contas foi feita pelo Tenente Coronel Yoshio Luiz Yamaguchi, Comandante do 68º Batalhão de Polícia Militar, que estava acompanhado pelo Major Vinícius – Sub-Comandante do 68º BPM, Capitão Getúlio – Comandante da 37ª Cia. PM e Tenente Wesley – Chefe da Seção de Justiça e Disciplina.

Foram apresentadas informações sobre a criminalidade ocorrida no ano de 2022 e os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar. Dados numéricos e estatísticos constaram da apresentação, além das ocorrências de destaque, operações executadas durante o ano, informações sobre furtos em zona rural, violência doméstica, violência escolar, crimes violentos, homicídios, entre outros.

Na avaliação do Tenente Coronel Yamaguchi, Leopoldina apresenta indicadores positivos que demonstram redução criminal e eficiência institucional. “Os números de crimes diminuíram e os números de prisões aumentaram”, frisou o Comandante.

Ao final da apresentação, Pedro Augusto Junqueira ressaltou que a instalação do BPM tem contribuído muito com a segurança pública e agradeceu à Polícia Militar pela contribuição na construção de uma cidade mais segura.

O Presidente da Câmara Rodrigo Pimentel reconheceu que a ação da PM tem proporcionado uma sensação positiva de segurança. Ele salientou que o Poder Legislativo estará sempre trabalhando no sentido de continuar proporcionando condições para que esses números avancem cada vez mais.

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

CÂMARA DE LEOPOLDINA EXPRESSA SOLIDARIEDADE AOS CHEFES DOS TRÊS PODERES PELOS ATOS DE VANDALISMO EM BRASÍLIA.

Em ofício encaminhado aos representantes dos três Poderes da República, Rodrigo Pimentel manifestou sua indignação e solidariedade pelos atos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023. Em anexo ao ofício, foi encaminhada cópia da Nota Oficial de repúdio, publicada, dias depois dos ataques, pela Câmara Municipal de Leopoldina em suas redes sociais. 
 

Em virtude dos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto e Congresso Nacional, ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, a Câmara Municipal de Leopoldina encaminhou ofício de solidariedade aos representantes dos três Poderes da República.

Assinada pelo Presidente da Câmara, vereador Rodrigo Pimentel, a correspondência oficial externou o lamento e o repúdio do Legislativo Municipal sobre os atos de vandalismo e de depredação de patrimônio das principais instituições da República.

No documento, o Presidente salientou que se trata de uma violação de princípios constitucionais e ataques ao Estado Democrático de Direito. Segundo ele, tais ações representaram uma tentativa de ultrajar a democracia, além de completo menosprezo com a história, a cultura, o patrimônio público e a democracia.

Rodrigo Pimentel também prestou solidariedade, respeito e irrestrito apoio às instituições representativas dos três Poderes da República Brasileira e desejou que sejam concentrados todos os esforços no sentido de investigar, julgar e punir os responsáveis, pois iniciativas como essas não devem ser aceitas dentro do âmbito democrático.

O ofício foi encaminhado para a presidente do STF, Rosa Weber, para o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, para o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Em anexo ao ofício, foi encaminhada cópia da Nota Oficial de repúdio, publicada, dias depois dos ataques, pela Câmara Municipal de Leopoldina em suas redes sociais.

(Foto ilustrativa disponível na Internet).

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

VEREADORES INTERROMPEM RECESSO PARLAMENTAR PARA VOTAÇÃO DE PROJETOS SOBRE TRANSPORTE COLETIVO.

Ao rejeitarem o Projeto de Lei nº 01/2023, os vereadores mantiveram a proibição de acumulação das funções de cobrador de tarifa e motorista de ônibus no Município de Leopoldina. 
 

A Câmara Municipal de Leopoldina interrompeu o recesso parlamentar do mês de janeiro e realizou na tarde desta segunda-feira, 23 de janeiro de 2023, a primeira reunião extraordinária do ano já com a nova formação da Mesa Diretora.

A sessão extraordinária, solicitada pelo Chefe do Poder Executivo, foi convocada pelo Presidente Rodrigo Pimentel para apreciação de dois projetos. O Projeto de Lei nº 01/2023 trata da revogação da Lei nº 4344 que “Veda a utilização de motorista de empresa concessionária de serviço público de transporte coletivo urbano em dupla função”. O Projeto de Lei Complementar nº 01/2023 altera dispositivo da Lei Complementar nº 68/2022, passando de 50% para 100% do valor da tarifa do transporte coletivo urbano e rural a ser pago pelo Município à Concessionária de Transporte Coletivo, destinados aos alunos da Educação Básica (fundamental e médio) que fizerem jus ao passe escolar, enquanto o serviço de transporte estiver contratado de forma emergencial.

Os referidos projetos tramitaram em regime de urgência e receberam pareceres favoráveis da Comissão Especial, nomeada pelo Presidente da Câmara para análise das matérias.

Durante a discussão do Projeto de Lei nº 01/2023, os vereadores Rogério Campos Machado, Edvaldo Franquido Donato do Vale e Vinícius Queijinho manifestaram publicamente sua posição contrária ao projeto, em defesa da manutenção do emprego para os cobradores. 

Já os vereadores José Augusto Cabral, Julius Cezar e Gilmar Pimentel salientaram que a profissão de cobrador de tarifa de ônibus já não está sendo utilizada em diversos municípios em virtude de decisão do Tribunal Superior do Trabalho. Segundo eles, a Lei Municipal nº 4344 virou um entrave para as empresas que demonstraram interesse em assumir o transporte em Leopoldina, pois apresentaram propostas sem a utilização do cobrador de tarifa.

José Augusto acrescentou que a Lei Municipal nº 4344 é inconstitucional e citou o entendimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que considerou inconstitucional a lei naquele município que proibiu a acumulação das funções de cobrador e de motorista, pois é responsabilidade do Chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que versem sobre o funcionamento e administração do transporte público municipal.

Essa tese não foi acatada pelos vereadores que se manifestaram contrários ao projeto, alegando que o entendimento do tribunal ocorreu no Estado do Rio de Janeiro e que a lei está em vigor no município de Leopoldina, por isso permanece legal.

Em seguida, o Projeto de Lei nº 01/2023 foi rejeitado com 7 votos contrários e 5 votos favoráveis, sendo os  votos contrários de Rogério Campos Machado, Alexandre Badaró, Carlos André, Elileia Santos da Graça Corrêa, Vinícius Queijinho, Edvaldo Franquido Donato do Vale e Valdilúcio Malaquias. Registraram votos favoráveis ao projeto os vereadores Julius Cezar, José do Carmo Fófano, Gilmar Pimentel, Maria Inês Xavier e José Augusto Cabral. Os vereadores Ivan Nogueira e Bernardo Guedes não estiveram presentes na sessão.

Após as discussões regimentais, o Projeto de Lei Complementar nº 01/2023 foi aprovado em regime de urgência por unanimidade e seguirá para sanção do Chefe do Poder Executivo.

Ao encerrar a sessão extraordinária, o Presidente Rodrigo Pimentel anunciou que a primeira sessão ordinária ocorrerá no dia 6 de fevereiro de 2023, às 15h30min.

(Foto ilustrativa disponível na Internet)

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

PRESIDENTE DA CÂMARA, RODRIGO PIMENTEL, SUGERE AÇÃO JUDICIAL PARA EVITAR REDUÇÃO DO FPM.

 
 RODRIGO PIMENTEL

Rodrigo Pimentel defende que o Município de Leopoldina ingresse com ação judicial questionando a decisão do TCU e pleiteando a suspensão de seus efeitos. 
 

Resolução do Tribunal de Contas de Minas Gerais – TCU, emitida na última semana do ano passado, causou a diminuição da quota no Fundo de Participação dos Municípios - FPM de 85 municípios mineiros. A Corte de Contas se baseou na prévia do Centro 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que apontou diminuição da população dessas localidades.

Leopoldina integra esse grupo de 85 municípios atingidos pela resolução do TCU, já que a prévia do Censo Demográfico, realizada até o dia 25 de dezembro de 2022, apontou que o município possui uma população de 49.020 habitantes. Como a população de Leopoldina ficou abaixo de 50.940 habitantes, o coeficiente do FPM a ser recebido pelo Município passa de 2,2 para 2,0, o que acarretará a diminuição da receita em aproximadamente R$5.000.000,00 (cinco milhões de reais) no presente exercício financeiro.

Diante desse quadro e depois de participar de uma reunião na Prefeitura Municipal, o Presidente da Câmara Rodrigo Junqueira Reis Pimentel encaminhou oficio ao Prefeito de Leopoldina Pedro Augusto Junqueira Ferraz apresentando uma alternativa para que o município não sofra com a redução de repasses. O legislador defendeu que o Executivo ingresse com ação judicial de modo a questionar a redução do coeficiente utilizado para cálculo da quota do FPM a ser recebida pelo Município de Leopoldina, em razão da estimativa populacional apresentada pelo IBGE, pleiteando a suspensão dos efeitos da decisão do TCU.

O Presidente do Legislativo defende que os dados divulgados pelo IBGE são parciais e meramente estimativos, haja vista que o Censo 2022 ainda não foi concluído. “Os dados populacionais enviados pelo IBGE ao TCU são imprecisos e não definitivos, de maneira que não refletem a efetiva população local, gerando uma indevida redução do aludido coeficiente”, frisou.

Rodrigo Pimentel sustenta sua proposta de ação judicial na Lei Complementar nº 165/2019, cujo teor deveria ser aplicado até o efetivo encerramento e compilação final de dados do Censo 2022. Para o parlamentar, seria justo utilizar como parâmetro para o cálculo da quota do FPM o mesmo coeficiente utilizado no ano de 2022, até que seja devidamente concluída a análise dos dados para cálculo do FPM do exercício de 2023.

O presidente informou, ainda, que vários municípios já ingressaram com ação judicial e obtiveram êxito em seus pleitos, ou seja, a suspensão dos efeitos da Decisão Normativa/TCU nº 201/2022 que determinou a redução do coeficiente de alguns municípios. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER NO PROGRAMA QUE OFERECE 350 BOLSAS INTEGRAIS PARA O ENSINO SUPERIOR.


Termina nesta sexta-feira (20) o período de inscrição para o processo seletivo da terceira edição do programa Acesso Superior. Os interessados devem se inscrever pelo site até às 23h59.

 No próximo domingo (22), os inscritos no vestibular social “Acesso Superior” farão a prova das 14h às 17h, em formato online. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site acessosuperior.doctum.edu.br até o dia 20 de janeiro, precisa ter o Nis atualizado e com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ativo.

           O Acesso Superior é uma campanha da Rede de Ensino Doctum que oferece 350 bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) durante toda a graduação, para cursos presenciais, semipresenciais e à distância (EaD). A transformação de vidas através da educação é a missão que norteia os pilares institucionais e a Doctum trabalha e desenvolve projetos para democratizar o ensino superior.

            A estudante do quarto período de Direito, Larissa Crepequer, assistida pelo programa, agradece a oportunidade de cursar o ensino superior em uma rede consolidada e humanizada, ela fala: “eu tenho certeza que estou na melhor faculdade de Juiz de Fora! Tenho todo apoio e amparo possível, educação excepcional, os melhores professores que já tive na vida! É muito importante além do estudo, ter uma faculdade onde nos sentimos acolhidos”.

            Os resultados e a classificação dos candidatos aprovados no processo seletivo, serão divulgados no dia 06 de fevereiro e, no mesmo dia, poderá realizar a matrícula, sendo o prazo máximo até 10 de fevereiro. O início das aulas será dia 14 de fevereiro.

 Serviço:

Inscrições: 7/12/2022 a 20/01/2023.

Site e regulamento: acessosuperior.doctum.edu.br

Vagas: 350 (consulte a distribuição de cursos e unidades no edital)

Prova: 22/01/2023 às 14h (horário de Brasília)

Público-alvo: ingressantes ao ensino superior de 2023, com ensino médio completo, cadastrado no CadÚnico e com o NIS atualizado.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

PREFEITURA E CÂMARA PEDEM QUE A POPULAÇÃO COLABORE COM O CENSO DO IBGE.

A necessidade dos leopoldinenses em receber os recenseadores do IBGE e responder ao Censo 2022 foi pauta da reunião desta segunda-feira, dia 16, no gabinete do prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz. Ao lado de vereadores, ele recebeu o chefe da Agência Regional IBGE-Leopoldina, Cléverson Ferreira da Silva, que pontuou as dificuldades da equipe em ter acesso à população.

A coleta de dados para o Censo 2022 termina no próximo dia 31 de janeiro e outro problema apresentado pelo IBGE é a desconfiança das pessoas no momento em que o licenciador chega à residência e se recusam a responder o questionário.

“Não respondendo ao questionário do censo, a pessoa está prejudicando o município, já que os recursos financeiros enviados à educação e saúde, por exemplo, têm como base os dados do censo. Por este motivo, é de extrema importância que todos tenham senso de responsabilidade coletiva e respondam ao questionário para que possamos chegar ao número correto da população de Leopoldina", disse Cléverson Ferreira da Silva.

Para reforçar a campanha, Prefeitura e Câmara Municipal se uniram para pedir que a população faça a sua parte e forneça respostas simples que podem trazer inúmeros benefícios ao município.

“Mais uma vez faço um apelo para que a nossa população receba a equipe do IBGE e informe com exatidão os dados perguntados. São respostas simples, mas que servirão como base para destinação importantes recursos para a nossa cidade. Por isso, precisamos da colaboração de todos para mostrar a realidade de Leopoldina. Só assim conseguiremos planejar e executar as políticas públicas e construir uma cidade melhor", disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

Importante ressaltar que todos os recenseadores estão identificados com um crachá contendo os dados do trabalhador e um QR code que permite a confirmação dos dados direto no site do IBGE. Além disso, os servidores estarão uniformizados com colete, que contém o número do 0800 721 8181 e boné com o logo do IBGE. As perguntas abordam temas como idade, profissão, raça e religião. Todas as informações são confidenciais e protegidas.

Além do prefeito Pedro Augusto, participaram da reunião o presidente da Câmara, Rodrigo Pimentel, e os vereadores Gilmar Pimentel, Vinícius Queijinho, Alexandre Badaró e Carlos André. 

 

                (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).

CÂMARA DE LEOPOLDINA DIVULGA NOTA OFICIAL.

A Câmara Municipal de Leopoldina divulga Nota Oficial sobre os atos ocorridos em Brasília, no último domingo, 08 de janeiro de 2023. 

 

A Câmara Municipal de Leopoldina vem manifestar, publicamente, seu repúdio aos atos ocorridos em Brasília, no último domingo, 08 de janeiro de 2023.

Os ataques perpetrados contra os três Poderes da República do Brasil, caracterizam uma grave agressão ao estado democrático de direito. 

O Poder Legislativo está alinhado aos defensores das instituições democráticas, prezando, acima de tudo, o respeito à Constituição Federal de 1988.

Por fim, entendemos que devem ser tomadas todas as providências cabíveis pelas instâncias competentes, a fim de que se apurem as devidas responsabilizações legais, bem como que sejam concentrados esforços no sentido de pacificação e manutenção da ordem democrática. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

POSTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL REGISTRA 1411 ATENDIMENTOS EM 2022.

Foram emitidas 1218 carteiras de identidade e abril foi o mês com maior volume de serviços com 205 atendimentos, registrando a emissão de 168 documentos. 
 

O Posto de Identificação Civil Roque Schettino, criado com o objetivo de prestar assistência à população, divulgou o número oficial de atendimentos realizados durante o ano de 2022. No período de doze meses, foram emitidas 1218 carteiras de identidade, sendo 561 documentos de 1ª via e 657 de segunda via, provenientes de 1411 atendimentos.

De acordo com o relatório divulgado, o mês com maior demanda foi abril, com 205 serviços prestados e emissão de 168 carteiras.

Além da emissão de carteiras de identidade (1ª e 2ª vias), o Posto realizou também 141 inclusões de fórmula datiloscópica e forneceu 56 atestados de antecedentes criminais.

Resultado de um convênio celebrado entre o Poder Legislativo de Leopoldina e a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, o Posto de Identificação Civil Roque Schettino funciona nas dependências da Câmara de Vereadores, na Avenida Getúlio Vargas, 565, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 18h.

O atendimento pode ser agendado pelo telefone 34414706, ou presencialmente. Somente para a segunda via da Carteira de Identidade é cobrada uma taxa de R$100,74, a ser paga através de documento de arrecadação estadual. Têm direito à isenção da taxa os integrantes do Cadastro Único e as vítimas de furto ou de roubo do documento, com apresentação do boletim de ocorrência policial. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

POLO DE SAÚDE AGOSTINHO PESTANA REALIZARÁ A PRIMEIRA COLETA DE SANGUE NO DIA 19 DE JANEIRO de 2023.

                                                    (Imagem ilustrativa da Internet)

O Polo de Saúde Agostinho Pestana informa que não haverá coleta de sangue nesta quinta-feira, dia 12, conforme divulgado anteriormente. Sendo assim, a equipe do PACE de Leopoldina confirma que o serviço retornará na próxima quinta-feira, dia 19, em horário normal: das 8h às 16h. Portanto, quem quiser iniciar o ano praticando um ato de generosidade, basta ir ao Polo de Saúde. É preciso apresentar um documento oficial com foto, estar bem de saúde e ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis). (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).

RONNEY DE PAULA OLIVEIRA É O NOVO CHEFE DO PROCON LEOPOLDINA.

                                           O ADVOGADO, RONNEY DE PAULA.

O advogado Ronney de Paula, de 45 anos, é o novo chefe do Procon de Leopoldina. Formado em Direito pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Processo Civil, ele foi nomeado nesta segunda-feira, dia 9, pelo prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que deu boas-vindas ao advogado e destacou a importância de qualificar o atendimento aos consumidores.

"O Procon deve atuar sempre no sentido de melhorar seus serviços, sendo mais resolutivo e eficiente à população. Desejo boas-vindas ao Ronney. Que ele possa estar atento às demandas, traga soluções e apresente um atendimento de excelência na cidade", disse Pedro Augusto.

O Procon de Leopoldina fica na Rua Barão de Cotegipe, 10- Centro, na Unidade de Atendimento Integrado (UAI). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para mais informações ligue: (32)- 3449-4008.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).

PREFEITURA SUSPENDE CONTRATO COM EMPRESA DE ÔNIBUS URBANO E OFERECE TRANSPORTE GRATUITO À POPULAÇÃO.

                                                 PREFEITO PEDRO AUGUSTO

A Prefeitura de Leopoldina suspendeu o contrato com a empresa prestadora de serviço de ônibus urbano e a partir desta quinta-feira, dia 12,, vai oferecer transporte gratuito temporário aos leopoldinenses. O objetivo é solucionar o problema enquanto a Prefeitura possa providenciar a contração de nova concessionária de transporte público coletivo.  Ônibus, vans e micro-ônibus serão colocados temporariamente à disposição da população e irão circular de segunda à sábado, em nove rotas. "Temos responsabilidade com os leopoldinenses e o transporte público é essencial. Trabalhamos todos esses dias para encontrar a melhor solução e assegurar o direito de ir e vir da população”, disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.


VEJA AS ROTAS:

ROTA 1
TOMÉ NOGUEIRA – RODOVIÁRIA (ÔNIBUS)
Manhã: 6h às 8h30
Almoço: 11h às 13h.
Tarde/Noite: 17h às 19:30h
Rota: Ponto Final perto da quadra – Bairro São Cristóvão – AV. Expedicionários – Rodoviária

ROTA 2
SOLAR – RODOVIÁRIA (VAN)
Manhã: 6h às 8h30
Almoço: 11h às 13h.
Tarde/Noite: 17h às 19:30h
Rota: Ponto Final do Solar perto da tenda – Parte Baixa do Imperador – Parte Alta do Imperador – Parte Alta do São Cristóvam – Rodoviária

ROTA 3
 OXALÁ – RODOVIÁRIA (MICRO-ÔNIBUS)
Manhã: 6h às 8h30
Almoço: 11h às 13h.
Tarde/Noite: 17h às 19:30h
Rota: Ponto Final Oxalá no posto de gasolina – Bairro Fortaleza – Bairro Três Cruzes – São Cristóvão parte baixa ( Praça São Cristóvão ) – Rodoviária

ROTA 4
JARDIM BELA VISTA – RODOVIÁRIA (MICRO-ÔNIBUS)
Manhã: 6h às 8h30
Almoço: 11h às 13h.
Tarde/Noite: 17h às 19:30h
ROTA: Ponto Final do Jardim Bela Vista no Cristo – Bairro Cidade Alta (esquina da rua Brasília x rua Rio de Janeiro) – Bairro Nova Leopoldina (Caixa d´água e quadra) – Bairro Bela Vista ( Escola Éneas França ) – Av. Expedicionários – Rodoviária

ROTA 5
PIRINEUS – RODOVIÁRIA (VAN)
Manhã: 6h às 8h30
Almoço: 11h às 13h.
Tarde/Noite: 17h às 19:30h
Rota: Ponto final dos Pirineus no chafariz – Unipac – Chácara D. Euzébia (Brasil Net)
Alto do Cemitério ( em frente ao Cemitério) – Rodoviária

ROTA 6
BANDEIRANTES – RODOVIÁRIA (VAN)
Manhã: 6h às 8h30
Almoço: 11h às 13h.
Tarde/Noite: 17h às 19:30h
Rota: Ponto Final do Bandeirantes em frente à Igreja Católica – Bairro Limoeiro – Bairro Serra Verde – Rodoviária

ROTA 7
VALE DO SOL -  RODOVIÁRIA ( VAN )
Manhã: 6h às 8h30
Almoço: 11h às 13h.
Tarde/Noite: 17h às 19:30h
Rota: Ponto Final do Vale do Sol parte alta (entrada do Horto) – Parte baixa do Vale do Sol (Gavião) – Bairro Popular (quadra) Rodoviária

ROTA 8
ELDORADO - RODOVIÁRIA (VAN)
Manhã: 6h às 8h30
Almoço: 11h às 13h.
Tarde/Noite: 17h às 19:30h
Rota: Ponto final do Eldorado  ( Chafariz) – Parte baixa do Eldorado (em frente à marmoraria) – bairro Pedro Brito (Praça) – Quinta Residência (R. Nossa Senhora Aparecida) Rodoviária.

ROTA 9
PURIS – Rodoviária (VAN)
Manhã: 06h às 08:30
Almoço: 11h às 13h.
Tarde/Noite: 17h às 19:30h
ROTA: Posto Puris – Coca Cola (Asfalto) – Caiçara (PRF) - Minhocão-Rodoviária.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

VEREADOR JULIUS CEZAR SOLICITA À VOLTA DE CONSULTAS E EXAMES PREVENTIVOS NO CAC DAS PALMEIRAS.

                                                VEREADOR JULIUS CEZAR

Julius Cezar explicou que os exames são disponibilizados no distrito de Ribeiro Junqueira e o deslocamento tem gerado alto custo para os moradores da região da Palmeiras.  

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 13 de dezembro de 2022, foi discutida a necessidade de disponibilizar para a população fácil acesso a consultas e exames preventivos, os quais são fundamentais para manter a saúde em dia.

Esse tema veio à discussão no plenário da Câmara em virtude da apresentação da Indicação nº 464/2022, de autoria do vereador Julius Cezar (União Brasil), solicitando ao Poder Executivo que volte a disponibilizar esses exames no CAC das Palmeiras (foto).

O parlamentar explicou que os moradores da Serra dos Barbosas, Arrasta-Couro e Palmeiras precisam ir ao distrito de Ribeiro Junqueira para fazer esses procedimentos e o deslocamento está gerando um alto custo para as pessoas, o que vem causando muitas reclamações.

Julius Cezar salientou que essas comunidades estão sendo muito prejudicadas com esta situação, sendo, portanto, necessário facilitar o acesso a esses exames que são indispensáveis, pois ajudam a detectar doenças e desequilíbrios no organismo logo no início.

Após as discussões regimentais, a Indicação nº 464/2022 foi aprovada por unanimidade e seguiu para avaliação do Chefe do Poder Executivo, com cópia para a Secretaria de Saúde. 

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

NOVO MATERIAL DIDÁTICO VAI LEVAR EDUCAÇÃO SEXUAL DE FORMA LÚDICA AOS POSTOS DE SAÚDE DE LEOPOLDINA .

Com o objetivo de levar saúde e educação sexual aos usuários dos postos de saúde do município de um jeito mais simples e lúdico, a Prefeitura de Lepoldina, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu um novo material didático que conta com livros, quadros ilustrativos e diversas bonecas que simulam as fases do período gestacional.

Com esse novo kit, a abordagem de temas importantes como amamentação, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos será feita através de uma linguagem de fácil compreensão. O novo material atenderá prioritariamente ao público feminino e será usado nas 15 unidades de saúde do município, inclusive no Polo de Saúde Agostinho Pestana.

Todos os servidores serão capacitados para repassar as informações, garantindo uma comunicação menos técnica e mais acessível entre profissionais de saúde e usuários.






(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).

MONUMENTO DO IMIGRANTE ITALIANO PODERÁ SER INSTALADO EM TEBAS.


 
VEREADOR CARLOS ANDRÉ

Carlos André lembrou que a história dos imigrantes italianos em Leopoldina é extensa e conhecida por muitos, o que justifica a instalação desse monumento. 

 A Câmara Municipal de Leopoldina encaminhou ao Poder Executivo uma proposição que visa o fortalecimento do reconhecimento da influência dos imigrantes italianos no Município de Leopoldina.

De autoria do vereador Carlos André (PSD), a Indicação nº 449/2022 sugeriu ao Poder Executivo, com cópia para a Secretaria Municipal de Cultura, a instalação de um monumento de mármore em homenagem aos imigrantes italianos na praça central do distrito de Tebas.

Ao justificar sua iniciativa, o vereador lembrou que o município já realiza a Festa do Imigrante Italiano e ainda está em vigor a Lei Municipal nº 4580/2021que determina a data de 17 de maio como o Dia Municipal do Imigrante Italiano. Em virtude disso, ele argumentou que a instalação desse monumento irá abrilhantar ainda mais a tradição e a memória dos imigrantes em Leopoldina.

Carlos André explicou que a história dos imigrantes italianos na cidade é extensa e conhecida por muitos, principalmente nas comunidades da Constança, Onça e Boa Sorte, além do distrito de Tebas. Desde de sua chegada a Leopoldina, os imigrantes desenvolveram trabalhos que ajudaram no desenvolvimento do Município.

Ao final da discussão regimental, a matéria foi aprovada na sessão ordinária realizada no dia 22 de novembro de 2022 e foi encaminhada para avaliação do Chefe do Poder Executivo.

 (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Amante quebra os pés ao fugir de marido traído que chegou cedo do serviço.

Homem tentou se esconder embaixo da cama, mas foi flagrado por companheiro da mulher.

Mulher contou aos policiais que teria conhecido amante há pouco tempo — Foto: Pixabay/Divulgação 

Um homem de 35 anos quebrou os dois pés após ser flagrado pelo marido da mulher com quem estava se relacionando e pular do segundo andar de um prédio. O fato foi registrado em Timóteo, no Vale do Aço, nesse domingo (8). O filho do casal, de 3 anos, estava em casa e assistiu toda a confusão.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o marido, de 32 anos, contou aos policiais que chegou em casa 40 minutos mais cedo do trabalho. Quando entrou na residência, ele encontrou um boné e uma camisa masculina em cima do sofá. O homem estranhou os objetos e questionou a companheira, de 29 anos, que apenas pedia para ele ter calma para ambos conversarem.

Sem se acalmar, o marido começou a procurar um amante pela casa. Depois de passar por vários cômodos, ele achou o homem escondido embaixo da cama de uma das filhas do casal, que não estava na residência.

O marido, então, puxou o amante, disse que ia matá-lo e tentou enforcá-lo. O homem conseguiu se desvencilhar e saiu correndo para a sala do apartamento, momento em que o marido pegou uma faca e partiu para cima dele.

Temendo pela vida, o amante foi até a janela e pulou. O marido ainda tentou ir atrás pelas escadas, mas a companheira o impediu. Nesse momento, a mulher contou que o homem a feriu com a faca, provocando vários cortes em seu corpo. Já o companheiro alega que as lesões não foram propositais. Ele apenas a teria machucado porque estava com a faca na mão no momento em que a mulher foi para cima dele para impedi-lo de ir atrás do amante. (Fonte: www.otempo.com.br)

GOLPISMO EM BRASÍLIA: Assessor Jurídico do Hospital de Cataguases esteve em ato antidemocrático.

Assessor jurídico do Hospital de Cataguases, Eduardo Antunes Barcelos, em ato golpista em Brasília.

Moradores de Cataguases, na Zona da Mata Mineira, fizeram um abaixo-assinado online pedindo a demissão de Eduardo Antunes Barbosa, que ocupa o cargo de assessor jurídico da Santa Casa de Misericórdia da cidade.  

Dudu Barcelos, como é conhecido, foi um dos bolsonaristas radicais que invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, no ato antidemocrático realizado neste domingo (08/01) na Capital Federal

 
No vídeo, Dudu mostra os bolsonaristas radicais subindo a rampa do Congresso Nacional. O prédio, ocupado pelos deputados e senadores, foi completamente destruído pelos invasores. 
“Invadimos. Olha o povo subindo a rampa, gás lacrimogêneo, bomba, e o povo reintegrando posse. Abaixo o comunismo. É isso aí gente, invasão. Invadimos. Loucura, loucura, loucura, olha aí. Povo guerreiro”, disse o bolsonarista radical no vídeo. 

vídeo viralizou em grupos da cidade e região. Um grupo de moradores, então, resolveu fazer um abaixo-assinado online repudiando a participação de Dudu nos atos golpistas. 

“A população de Cataguases tomou conhecimento de que um dos integrantes do corpo jurídico do Hospital de Cataguases, o Sr. Eduardo Antunes Barcelos, esteve envolvido nos atos que atentaram contra a democracia brasileira em Brasília, no domingo de 8 de janeiro de 2023. Conduta incompatível com a nobre missão do HC [Hospital de Cataguases] e com seu consolidado histórico de inestimável serviço prestado à sociedade”, diz parte do abaixo-assinado.
 
Na sequência, pede que Dudu seja demitido do hospital. “Sendo assim afirmamos que a população Cataguasense não deseja ser atendida por uma pessoa que não respeita a ordem democrática, os direitos humanos e as instituições mantenedoras dos serviços de saúde em nosso município e solicitamos o imediato afastamento do funcionário Eduardo Antunes Barcelos até que a justiça apure sua responsabilidade nos atos acima citados”, finaliza o abaixo-assinado, que colheu mais de 800 assinaturas. 
 
Vereadora aciona o STF
 
Após a divulgação do vídeo, a vereadora Stefany Carli (PT), encaminhou ao gabinete do ministro do STF, Alexandre de Moraes, as imagens de Eduardo Antunes Barcelos nos atos antidemocráticos em Brasília. 
 
“Na qualidade de vereadora eleita pelo povo cataguasense, venho até Vossa Excelência pedir que seja apurada a conduta do supra mencionado cidadão e que a ele, seja aplicada a sanção cabível”, escreveu a vereadora ao ministro. 
 
A reportagem do Estado de Minas entrou em contato com Dudu Barcelos pelo WhatsApp e questionou sua participação no ato golpista. O advogado respondeu que está em Brasília, mas não retornou os outros questionamentos. 
 
A Santa Casa de Cataguases também foi procurada, via e-mail, para responder sobre a participação de Dudu Barcelos. No entanto, o hospital não retornou nossos questionamentos. 
 
Dudu Barcelos tem inscrição ativa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) desde 1994. A reportagem não conseguiu contato com a OAB-MG para saber se o advogado será punido. 
 
Contudo, no site oficial, a Ordem divulgou uma nota repudiando os atos golpistas. “Tais atos devem ser repelidos pelas forças de segurança de acordo com as disposições legais. É hora de encerrar de uma vez por todas os intentos contra o Estado Democrático de Direito no país. Somente assim será possível buscar a pacificação necessária ao Brasil. Para isso, é preciso que os artífices dos levantes golpistas sejam identificados e punidos, sempre tendo acesso ao devido processo, à ampla defesa e ao contraditório”. 
 
“A Ordem acompanhará os desdobramentos do episódio e está pronta para atuar, de acordo com suas incumbências legais e constitucionais, em defesa das instituições republicanas e das prerrogativas de advogadas e advogados que trabalharem nos casos decorrentes dos eventos deste domingo, usando para isso, inclusive, ações judiciais”, finalizou a OAB-MG.
(Fonte: em.com.br)

INSTALAÇÃO DE BARRAS FIXAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS FOI APROVADA PELA CÂMARA.

José Augusto Cabral sugeriu que as Barras Fixas sejam instaladas em diversos pontos do município, principalmente nas proximidades das academias ao ar livre. 

                                         VEREADOR JOSÉ AUGUSTO CABRAL

Com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou proposição sugerindo ao Poder Executivo a instalação de barras fixas em diversos pontos do município. A matéria foi apreciada na sessão ordinária realizada no dia 19 de dezembro de 2022.

De autoria de José Augusto Cabral (PSD), a Indicação nº 471/2022 solicitou a instalação desses equipamentos para exercícios físicos nas proximidades das academias ao ar livre, em praças, parques ou outros locais que possam ser identificados e disponibilizados pela Administração Municipal.

O vereador explicou que a instalação das barras fixas foi solicitada por vários munícipes e os aparelhos têm a finalidade de trabalhar bíceps, costas, peitoral e abdominal, em uma carga compatível com pessoas fisicamente ativas e que precisam se submeter a exames físicos em concursos públicos.

José Augusto comentou que as barras fixas são cada vez mais comuns em espaços públicos, complementando as academias ao ar livre que, na prática, atendem majoritariamente ao público mais idoso com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir doenças.

Ao final da discussão regimental, a Indicação nº 471/2022 foi aprovada por unanimidade e recebeu assinatura de apoio do vereador Julius Cezar.

                                    (Foto ilustrativa disponível na Internet)  

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Prefeitura de Leopoldina decreta intervenção no serviço de transporte coletivo urbano municipal.

No início da manhã de domingo, dia 08 de janeiro de 2023, a Prefeitura de Leopoldina decretou a intervenção no serviço de transporte coletivo urbano municipal. O objetivo da ação é um importante passo para tentar restabelecer e dar continuidade à circulação de ônibus na cidade.

 Com a decisão, a concessionária tem que permitir o livre acesso, em qualquer tempo, aos bens e instalações integrantes do serviço, os registros contábeis, devendo prestar todas as informações necessárias ao cumprimento da intervenção.

"Precisamos de dados concretos do atual estado financeiro, estrutural, operacional e trabalhista da empresa. A partir daí, com balanço da empresa em mãos, teremos a possibilidade de tomar medidas para avançar na solução do caso", esclareceu o Procurador Geral do Município, Danilo de Azevedo.

A intervenção vale por sete dias, podendo ser prorrogada em caso de necessidade, mediante edição de um novo decreto.

"O transporte público em Leopoldina é uma pauta prioritária. Desde a paralização total dos serviços, iniciada na semana passada, temos trabalhado intensamente para solucionar de forma legal o problema.  

Temos pressa em dar uma resposta para quem depende do transporte público. Estamos no caminho para que isso aconteça", afirmou o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

O decreto na íntegra pode ser lido no site da Prefeitura de Leopoldina:
www.leopoldina.mg.gov.br

                           PROCURADOR DANILO AZEVEDO, COM POLICIAIS

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

VEREADORES PARTICIPAM DE REUNIÕES EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA A CRISE DO TRANSPORTE PÚBLICO.

Vereadores consideraram que a empresa está inapta para prestar o serviço e sugeriram que a Prefeitura assuma o serviço para garantir transporte seguro e com qualidade à população.
VEREADORES PARTICIPAM DE REUNIÕES EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA A CRISE DO TRANSPORTE PÚBLICO

Com o objetivo de encontrar uma solução para a crise do transporte público em Leopoldina, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo estiveram participando de novas reuniões sobre este tema. Desta vez, os encontros ocorreram na sede da Prefeitura Municipal, nesta terça-feira, dia 03 de janeiro de 2023.

A primeira reunião ocorreu na parte da manhã, quando os funcionários da Empresa Viação Leopoldinense, concessionária do serviço de transporte público em Leopoldina, foram recebidos no gabinete pelo prefeito em exercício Totõe Pimentel. Eles confirmaram que paralisaram integralmente as atividades nesta segunda-feira, dia 02 de janeiro de 2023, em protesto pela falta de pagamento de salários e do 13º salário.

O prefeito em exercício Totõe Pimentel comandou a reunião, ao lado da Secretária de Governo, Sarah Moraes, do Procurador Geral do Município, Danilo Azevedo Silva e do Chefe de Gabinete, Kalon Moraes. O prefeito Pedro Augusto participou através de chamada de vídeo e reafirmou o compromisso do Município de buscar uma solução para este impasse, já que a população não pode ser penalizada com a ausência do transporte público.

À tarde, ocorreu nova rodada de negociações com os funcionários paralisados, mas também com a presença do proprietário da empresa Viação Leopoldinense, Waldir Teixeira. Nas duas reuniões, a Câmara Municipal esteve representada por membros da Mesa Diretora e da Comissão de Viação e Obras Públicas, Gilmar Pimentel – Vice-Presidente, Vinícius Queijinho – 2º Secretário, além dos vereadores José Augusto Cabral, Líder do Governo, Julius Cesar e Ivan Nogueira.

Durante o encontro, Waldir Teixeira reconheceu que a empresa tem uma dívida com os funcionários, que corresponde a dois meses de salário, décimo terceiro e férias. Segundo ele, desde a pandemia, o pagamento estava sendo feito com atraso.

O proprietário está reivindicando a liberação de recursos federais que foram destinados para Leopoldina em virtude do estágio de emergência provocado pela pandemia e também uma subvenção do Governo Municipal. Ele informou que está providenciando a documentação necessária para recebimento dos recursos que serão utilizados para pagamento dos funcionários.

Durante as negociações, os representantes do Poder Executivo solicitaram a contribuição da empresa no sentido de retornar com 30% dos serviços para não deixar a população de Leopoldina totalmente desassistida em virtude da paralisação integral promovida pelos funcionários.

Waldir Teixeira reconheceu o direito dos funcionários de paralisarem suas atividades e informou que não tem condições de retornar com os ônibus, já que não possui recursos nem para pagar o combustível. Mesmo diante dessa declaração, os funcionários estavam dispostos a voltar ao trabalho, mas solicitaram garantias de receber parte dos vencimentos atrasados.

Durante as reuniões, os vereadores manifestaram seu apoio aos funcionários da empresa que precisam receber seus salários o mais depressa possível, visto que vários estão passando por grandes dificuldades. Os parlamentares também foram solidários com a população leopoldinense que não pode ser penalizada pela ausência do transporte público, o que vem causando enormes transtornos àqueles que dependem do transporte inclusive para trabalhar ou para buscar algum tipo de atendimento médico.

Houve um consenso entre os vereadores de que a Viação Leopoldinense está inapta para continuar prestando o serviço no município e foram incisivos com o proprietário da empresa no sentido de que ele desistisse da concessão e entregasse o serviço para a Prefeitura que assumiria esta responsabilidade, visto que a situação ficou insustentável, sendo considerada como uma calamidade pública.

Diante da falta de acordo e a impossibilidade de a empresa retornar com o transporte público, representantes do Governo Municipal esclareceram que a Prefeitura de Leopoldina não possui nenhum débito com a Viação Leopoldinense e já emitiu diversas notificações exigindo o cumprimento do contrato. Segundo eles, já estão em estudos medidas a serem tomadas, visando uma solução para o problema.

Ao final, o Poder Legislativo colocou-se à disposição para, caso seja necessário, apreciar e votar em caráter extraordinário matérias do Poder Executivo referentes à solução desta crise, no sentido de que a população volte a ter acesso a um transporte público com segurança e qualidade. (Fonte; Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

PREFEITURA DE LEOPOLDINA CONSEGUE MEDIDA JUDICIAL PARA QUE A VIAÇÃO LEOPOLDINENSE NORMALIZE A CIRCULAÇÃO DOS ÔNIBUS URBANO.


A Prefeitura de Leopoldina conseguiu junto à Justiça o deferimento de pedido de tutela provisória para que a empresa Viação Leopoldinense retome, num prazo de até 24 horas da intimação, a prestação do serviço integral do transporte coletivo urbano, sob pena de multa diária equivalente a R$ 50 mil, limitada a R$ 500 mil. A decisão foi proferida no final da tarde de ontem e nesta quarta-feira, dia 4 de janeiro de 2023, o oficial de justiça de plantão, da Comarca de Leopoldina, cumpriu o mandado. Sendo assim, a Administração Municipal aguarda o cumprimento da decisão judicial.  “Em todos os momentos, a Administração trabalhou para preservar o interesse da população. Em conversas com o prefeito Pedro Augusto, também estamos cobrando da empresa suas responsabilidades quanto aos seus colaboradores. Esperamos que o cumprimento da decisão judicial se dê o mais breve possível, devolvendo aos leopoldinenses o direito ao transporte público”, disse a secretária de Administração, Sarah Moraes. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).