quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Leopoldina marca presença no lançamento da obra da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas em Juiz de Fora.

                           VEREADORES RONNEY DE PAULA E BERNARDO GUEDES

Na quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, o Governo de Minas Gerais lançou a pedra fundamental da obra da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas (Ceoa) e Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), em Juiz de Fora, Zona da Mata. A unidade será uma base integrada de suporte aéreo para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com foco nos atendimentos de urgência e emergência.

A obra, orçada em cerca de R$ 4 milhões, contará com um hangar, espaço para treinamento, alojamentos, área de biossegurança para higienização de equipamentos e aeronaves, além de almoxarifados. O custeio será financiado pelos municípios associados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência do Sudeste (Cisdeste) e ao Consórcio da Macro Centro Sul (Cisru).

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em janeiro de 2026. A nova estrutura beneficiará diretamente cerca de 3,2 milhões de mineiros, distribuídos em 198 municípios ligados aos consórcios.

O governador Romeu Zema participou da cerimônia de lançamento da nova unidade e ressaltou que o investimento vai melhorar a infraestrutura e o acesso à saúde da região.

Leopoldina esteve representada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Bernardo Guedes, pelo vereador Ronney de Paula, e pelo prefeito Pedro Augusto, que também é presidente do Cisdeste.

Bernardo Guedes destacou a relevância da obra para a região: "Esta iniciativa é um marco para a saúde pública da nossa região. A base aérea vai ajuda a salvar vidas, diminuindo o tempo de resposta e fortalecendo o sistema de urgência e emergência, algo que é uma prioridade para nós, representantes do povo."

O vereador Ronney de Paula também enfatizou a importância da nova unidade para a região: "A implantação desta base aérea é um avanço significativo para a saúde pública. Com essa estrutura, teremos mais rapidez e eficiência nos atendimentos, especialmente em situações críticas. É uma conquista para toda a Zona da Mata e Campo das Vertentes."

A Câmara Municipal de Leopoldina reafirma seu compromisso em apoiar ações que tragam melhorias para a qualidade de vida dos leopoldinenses e de toda a região. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Câmara Municipal aprovou por unanimidade, Projeto de Lei que cria o Centro de Educação Infantil Marcello Barroso Domingues.

Educandário está localizado no bairro Seminário.

                                       (Foto: Site www.leopoldinense.com.br - Jornal Leopoldinense).

Em reunião extraordinária realizada no dia 21 de janeiro de 2025, terça-feira, a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou por unanimidade, o projeto de Lei nº 15/2025, que “Dispõe sobre a criação do Centro de Educação Infantil Marcello Barroso Domingues, no Município de Leopoldina e dá outras providências”, de autoria do Chefe do Poder Executivo Municipal. Marcelo Barroso Domingues faleceu na manhã de um domingo, 1º de setembro de 2019, aos 84 anos, em sua residência na esquina da Rua Doutor Custódio Junqueira com Avenida Getulio Vargas, em Leopoldina-MG. Filho do casal José Gomes Domingues e Maria do Carmo Barroso Domingues, Marcelo foi durante muitos anos diretor da Escola Estadual Professor Botelho Reis (Ginásio), tendo sido o primeiro leopoldinense a assumir a direção das classes Anexas à Escola Estadual "Professor Botelho Reis, que assim funcionou até o ano de 1976, quando passou a ser denominada Escola Estadual Emilio Ramos Pinto, o qual também foi diretor.