segunda-feira, 29 de agosto de 2022

CÂMARA PROMOVE NOITE DE HOMENAGENS COM ENTREGA DE MEDALHAS E DE TÍTULO.

Samanta Couto, Ademar Teodoro, Maria Clara, Fernando Barcellos e Nilton Junio Badaró foram homenageados pela Câmara de Leopoldina.
 

A Câmara Municipal de Leopoldina promoveu mais uma sessão solene para entrega de homenagens em reconhecimento aos serviços prestados pelos homenageados no município. A solenidade foi presidida por José Augusto Cabral e contou com as presenças dos vereadores Alexandre Badaró, Rodrigo Pimentel, José do Carmo e Ivan Nogueira, além de Leonardo Lauriano, Inspetor da Polícia Civil, Leo Medeiros, Vice-Prefeito de Recreio, Reginaldo Moraes, vereador de Recreio, entre outros convidados.

A primeira honraria entregue foi a Medalha do Mérito Leopoldinense ao Sr. Nílton Junio Badaró Montes, numa iniciativa do vereador Alexandre Badaró. Natural de Leopoldina, o homenageado é filho de Nilton do Gás e de Alcides Badaró. Desde muito cedo, começou a trabalhar na empresa do pai com cobranças e vendas de gás. Atualmente, com quase 20 anos à frente da empresa juntamente com o irmão Ilton Badaró, conseguiu expandir os negócios para várias cidades da região, gerando emprego e renda. Nilton Junio também exerce a função de presidente do Clube Brasília. A medalha foi entregue pelo vereador Alexandre Badaró.

Em seguida, foi concedida a Medalha do Mérito Leopoldinense ao Dr. Fernando Amarante Barcellos Filho, através de proposição de autoria do vereador Ivan Nogueira. Natural de Leopoldina, o homenageado possui graduação e especialização em Direito pelo Instituto Doctum de Educação e Tecnologia. É Diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB Subseção de Leopoldina, além de procurador de carreira do município de Cataguases. Atualmente é responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do município de Recreio. A medalha foi entregue pelo autor da proposição.

A assistente social Samanta Couto de Melo foi a terceira homenageada da noite, recebendo a Medalha do Mérito Leopoldinense, numa iniciativa do vereador Ivan Nogueira. Natural de Leopoldina, a homenageada é Bacharel em Serviço Social, com pós-graduação em Violência Doméstica. Sua experiência na área é reconhecida graças a sua atuação como técnica de projeto social na Secretaria de Assistência Social de Leopoldina, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, no Centro de Atenção Psicossocial CAPS III, no CEFET e na Prefeitura de Cataguases. Atualmente atua como assistente social na APAE de Leopoldina e na Prefeitura de Recreio. Samanta Couto de Melo recebeu a medalha das mãos do vereador Ivan Nogueira.

Ex-Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Leopoldina, Ademar Teodoro Batista teve seu trabalho reconhecido com a concessão da Medalha do Mérito Leopoldinense, numa proposição de autoria do vereador Ivan Nogueira. O homenageado é natural de Leopoldina, tendo trabalhado no CEFET e na Empresa Saboral. Na Prefeitura de Leopoldina exerceu com competência diversos cargos: servente, artífice, encarregado de turma e secretário municipal. Seu profissionalismo sempre lhe rendeu elogios e reconhecimentos, principalmente pela atuação nas edições da Feira da Paz, das exposições agropecuárias e aniversários da cidade. Alcançou sua merecida aposentadoria em 2017. A medalha foi entregue pelo vereador Ivan Nogueira.

A última homenagem da noite foi dedicada a Sra. Maria Clara da Silva com a concessão do Título de Cidadania Honorária Leopoldinense, numa iniciativa do vereador Ivan Nogueira. Natural de Nova Belém-MG, a homenageada é funcionária concursada da Prefeitura de Leopoldina onde presta serviços com profissionalismo, empenho e responsabilidade. Graças a sua enorme generosidade, participa de diversos trabalhos sociais nos bairros Tomé Nogueira, Solar e Cidade Alta. A honraria foi entregue pelo vereador Ivan Nogueira.

Após as breves considerações dos autores das proposições e dos homenageados, o último pronunciamento foi feito pelo Presidente da Câmara, vereador José Augusto Cabral reconhecendo a importância e o merecimento das homenagens prestadas. Em seguida, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE A IMPORTÂNCIA DOS RESTAURANTES POPULARES.

Natasha Valente destacou que os restaurantes populares são exemplos de política pública que garantem segurança alimentar às famílias em vulnerabilidade. 
 

Com a finalidade de discutir a importância dos restaurantes populares como mecanismos de combate à insegurança alimentar, a Câmara Municipal de Leopoldina promoveu uma Audiência Pública no último dia 17 de agosto de 2022. O vereador Edvaldo Franquido Donato do Vale (PT) foi o autor do requerimento, sugerindo a realização do evento.

Sob a presidência do vereador José Augusto Cabral, a Audiência Pública contou com a participação de Natasha Rodenbusch Valente, Gerente do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juiz de Fora.

Também participaram o Capitão PM Getúlio Carlos Rabelo, Comandante da 30ª Cia. PM Leopoldina, Arlen José Fonseca, Gerente da EPAMIG, os vereadores Edvaldo Franquido Donato do Vale, Bernardo Guedes, Maria Inêz Xavier, Gilmar Pimentel, Vinícius Queijinho e Rodrigo Pimentel. O Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz esteve presente, acompanhado pela representante da Secretaria de Assistência Social, Júlia Zanela.

Na abertura da reunião, José Augusto Cabral destacou a presença do Prefeito Municipal e salientou a importância da harmonia entre os poderes, o que possibilita colocar na pauta de discussões demandas que impactam na vida da população. Fez uma saudação à palestrante Natasha Rodenbusch Valente e agradeceu pela colaboração na discussão desse tema.

Edvaldo Franquido Donato do Vale afirmou que a audiência vai tratar de um assunto de extrema importância para Leopoldina. Disse que teve o cuidado de pesquisar sobre o tema e encontrou informações muito relevantes. Segundo ele, mesmo durante a pandemia de Covid-19, a cidade de Teófilo Otoni registrou o atendimento de 22 mil pessoas por mês no restaurante popular. O vereador destacou que a implantação do restaurante popular em Leopoldina vai contemplar todas as pessoas que necessitam de apoio.

Em seguida, o Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz se dirigiu aos presentes e comentou que a iniciativa da Câmara é oportuna e necessária nos dias atuais. Disse que qualquer governante tem que ter uma preocupação com a segurança alimentar e a segurança energética. Segundo ele, sendo o Brasil um país totalmente auto-suficiente na produção de alimentos, os governantes devem ter a preocupação primeira de fazer com que a população possa adquirir esses alimentos, além de ter uma mínima condição de alimentar sua família.

Pedro Augusto comentou que houve uma coincidência de pensamentos com a realização desta audiência, visto que sua Administração já vem tomando providências no sentido de instalar no município um restaurante popular.  Ele informou que, desde o ano passado, estão sendo desenvolvidos estudos neste sentido e explicou que o atraso na implantação do restaurante se deu em virtude dos impactos provocados pela pandemia.

Em seguida, os presentes acompanharam a explanação de Natasha Rodenbusch Valente. Ela destacou que o restaurante popular é um dos equipamentos de segurança alimentar e nutricional que faz a diferença na população vulnerável, sendo considerado um meio de acesso ao direito humano de alimentação adequada.

A palestrante também discorreu sobre o conceito de segurança alimentar e nutricional, como sendo o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde e que respeitem a diversidade cultural, sendo ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Natasha Valente também comentou sobre a insegurança alimentar que ocorre quando não se tem acesso à alimentação. Dados divulgados por ela mostram que o Brasil possui 125 milhões de pessoas que estão em situação de insegurança alimentar, sendo 33 milhões de pessoas em situação de fome.

Entre os fatores que provocam a insegurança alimentar, Natasha Valente citou o empobrecimento da população, diminuição do poder de compra, além do esvaziamento das políticas sociais. Segundo ela, a insegurança alimentar no Brasil tem cor e gênero: as mulheres negras.

A palestrante dedicou um tempo para citar e explicar exemplos de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, além de destacar três equipamentos de segurança alimentar: banco de alimentos, cozinhas comunitárias e restaurantes populares.

Sobre os restaurantes populares, ela explicou que o objetivo é ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas, a preços acessíveis, à população de baixa renda, vulnerabilizada socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional, promovendo a alimentação adequada, saudável e a valorização dos hábitos alimentares regionais.

Natasha Valente apresentou ao público o restaurante popular de Juiz de Fora que atende à população que se alimenta fora de casa, prioritariamente as pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo ela, dois nutricionistas cuidam da alimentação e dos equipamentos, além dos demais funcionários que integram uma equipe bem grande.  Com um preço de R$3,50, as refeições são compostas por arroz, feijão, uma guarnição, proteína animal, duas saladas, suco e fruta como sobremesa. A gratuidade é somente para o público da Assistência Social.

Antes concluir, a palestrante ainda discorreu sobre as dificuldades de acesso à alimentação saudável e sustentável, além de salientar os impactos de se ter uma alimentação com essas qualidades.

Em seguida, o presidente José Augusto Cabral disponibilizou a oportunidade para que as pessoas presentes à audiência pudessem se manifestar sobre o tema, sem promover um debate.

Os vereadores Edvaldo Franquido Donato do Vale, Rodrigo Pimentel e Vinícius Queijinho consideraram importante a realização da audiência pública e defenderam a adoção de políticas públicas que realmente solucionem este problema. Gilmar Pimentel lembrou que o município já teve três cozinhas comunitárias que foram desativadas em período anterior ao atual governo.

Após as considerações finais, José Augusto Cabral agradeceu a Natasha Valente por sua disponibilidade de participar desta reunião e por sua enorme contribuição na discussão desse tema. Em seguida, audiência pública foi encerrada. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

EM LEOPOLDINA, POLÍCIA MILITAR COMEMORA O DIA DO SOLDADO DOANDO SANGUE.

 

Na quinta-feira, dia 25 de agosto de 2022, foi comemorado o Dia do Soldado e em Leopoldina a data foi celebrada pelos oficiais do 68º Batalhão de Polícia Militar de uma forma solidária: doando sangue. A iniciativa foi abraçada pela corporação, que compareceu em massa ao Pólo de Saúde Agostinho Pestana, assim como os doadores freqüentes.  A ação levanta a bandeira do bem e busca conscientizar a sociedade sobre a importância da doação contínua, já que os bancos de sangue precisam manter seus estoques equilibrados e assim atender às demandas dos hospitais. O Conservatório Estadual de Música Lia Salgado também participou da ação através do projeto EnCantar para quem Doar e da intérprete Simonne Rubim. Em Leopoldina, as coletas de sangue acontecem às quintas-feiras, das 8h às 16h, no Pólo de Saúde Agostinho Pestana.  Participe desse gesto de solidariedade. Seja um doador e nos ajude a salvar vidas! Compartilhe e multiplique essa idéia! (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).



terça-feira, 23 de agosto de 2022

Roberto Britto lançou oficialmente a sua candidatura a deputado estadual.

 

                 ZÉ ROBERTO E ROBERTO BRITTO

Na noite do dia 19 de agosto de 2022, sexta-feira, no Luar do Forró em Leopoldina, ocorreu o lançamento da candidatura a deputado estadual do médico Dr. Roberto Britto, pelo Partido Rede Sustentabilidade. Autoridades, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e população de Leopoldina e região, estiveram presentes demonstrando o seu apoio. Fizerem parte da mesa além do candidato, seus pais, Dr. José Roberto de Oliveira, ex-prefeito de Leopoldina por cinco mandatos e Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira, além de políticos apoiadores: Fernando Gonçalves, Prefeito de Laranjal, Fabrício Barros, vereador de Recreio, Alexandre Badaró, vereador de Leopoldina, Mayara Garcia, prefeita de Desterro de Melo, Luiz de Melo, vereador de Santo Antônio de Aventureiro, Gilberto de Oliveira, vereador de Cataguases, Aldair Gonçalves, vereador de Desterro de Melo, Sebastião do Cazé, vereador de Santo Antônio do Aventureiro, Jaime José de Souza, chefe de gabinete da Prefeitura de Miradouro, vereador Betão do Areal, de Cataguases, Geovani de Paula Resende, vereador de Recreio, vereador Romeu Pereira, de Pirapetinga, e Marcos Vinicius Pereira, o Queijinho, vereador de Leopoldina. Diversos ex-vereadores de várias cidades da região, bem como lideranças políticas, também comparecerem no evento, como por exemplo, o ex-vereador de Juiz de Fora, por três mandatos, José Emanuel Esteves. O evento foi apresentado pelo radialista Alexandre Méscolim. No início dos trabalhos a Pastora leopoldinense Regina Bernardo Mariano, foi convidada para fazer uma oração. Clóvis da Silva Botelho, prefeito de Miradouro não pôde comparecer, mas mandou uma correspondência que foi lida, demonstrando o seu total apoio à candidatura de Roberto Britto. Foi veiculado um áudio de Paulo Lamac, ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Belo Horizonte, atualmente atuando como porta voz do partido Rede Sustentabilidade em Minas Gerais, também falando do imprescindível apoio à candidatura a deputado estadual de Roberto Britto. Ao fazerem o uso da palavra, diversos apoiadores da mesa, além de manifestarem os seus apoios, lembraram da importância de Leopoldina e região eleger Roberto Britto para uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. O ex-prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, pai de Roberto Britto, em sua fala comentou sobre a importância para Leopoldina e cidades da região, sobre a relevância da eleição de Roberto Britto para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, dizendo estar confiante nesta vitória, lembrando que ele é o único candidato a deputado estadual de Leopoldina, e que com a sua eleição, Leopoldina e as cidades da região só tem a ganhar e que tendo um deputado, estas cidades vão crescer e desenvolver muito. Regina Lúcia Barbosa Britto de Oliveira, mãe do candidato, afirmou que em Leopoldina nasceu e criou seus três filhos e que está na hora desta cidade eleger o seu deputado estadual para ter voz ativa e conseqüentemente se desenvolver. O candidato a deputado estadual Roberto Britto, agradeceu em sua fala todos os presentes pelo o apoio, comentando sobre as reais chances de ser eleito deputado estadual, bem como falando de seus projetos e sobre a importância de Leopoldina eleger um deputado estadual que more na cidade, dizendo estar muito feliz  e agradecendo todos os apoios, ressaltando estar confiante em sua vitória, para trabalhar na Assembléia de Minas Gerais, pelo desenvolvimento e crescimento de Leopoldina e de várias cidades da região. ATRAVÉS DO LINK ABAIXO, ASSISTA ATRAVÉS DO FACEBOOK, O VÍDEO DE TRANSMISSÃO DO EVENTO:

https://www.facebook.com/marcos.marinato.9/videos/1275420276619102/







quarta-feira, 17 de agosto de 2022

CONSELHO DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DEFENDE INCLUSÃO DOS PROFISSIONAIS NAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

Os representantes do CREFITO 4 defenderam que a inserção dos profissionais nas equipes de ESF vai garantir assistência de qualidade à população. 
 

Representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região de Minas Gerais estiveram participando de uma reunião na Câmara Municipal e destacaram a importância da efetivação no município da Lei nº 14.231, de 28 de outubro de 2021, que determina a inclusão dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A sessão ordinária ocorreu no dia 19 de julho de 2022, e estiveram presentes Dr. Hugo Pereira Gorete, Presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares, representando a Presidente interina Dra. Flávia Massa, e Dr. Thiago Ferreira, Delegado de Representatividade Política do CREFITO 4.

Inicialmente, Dr. Thiago Ferreira defendeu a inclusão dos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional nas equipes multidisciplinares nas ESFs. Segundo ele, a atuação desses profissionais é mais ampla do que apenas uma ação interventiva, atendendo pacientes que estão acamados e necessitando de alguns cuidados. Dr. Thiago explicou que a atuação é mais ampla e importante para reduzir os custos com a doença, incluindo a promoção, a educação e a intervenção em saúde, objetivando melhorar a qualidade de vida antes que a doença aconteça.

Em seguida, Dr. Hugo Pereira Gorete informou que esteve conversando com o Secretário Municipal de Saúde, Márcio Vieira Machado, e entregou-lhe um termo de cooperação técnica. Ele destacou a importância da Lei Federal nº 14.231, colocando-se à disposição da Prefeitura para esclarecimentos, parcerias em prol da população e colaboração nas demandas inerentes à fisioterapia e terapia ocupacional.   

Ele informou que essa inclusão na equipe multidisciplinar nas ESFs pode ocorrer sem custeio do município, pois há recursos disponíveis nos governos federal e estadual, mas as Administrações Municipais talvez não saibam como utilizar esses recursos ou como buscá-los nas fontes pagadoras.

Dr. Hugo Pereira frisou que a Covid apresentou diversas demandas, causou uma sobrecarga no sistema de saúde, mas também veio mostrar a amplitude da atuação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na recuperação e reinserção social dos pacientes acometidos pela doença. Ele destacou que a nova legislação determina que esses profissionais sejam incluídos nas equipes da ESF, para atender com eficiência a população através do sistema público de saúde.   

Dr. Hugo concluiu reiterando que o CREFITO 4 está à disposição da Câmara Municipal e da Prefeitura de Leopoldina e reforçou que o conselho tem como objetivo garantir assistência de qualidade à população, inserção profissional e saúde para todos.  

Neste momento, José Augusto Cabral agradeceu a oportunidade de construir um diálogo com esta importante categoria profissional e reafirmou o posicionamento do Legislativo de estar sempre disponível para elaboração de proposições que venham contemplar aos interesses dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, tão bem representados pelo CREFITO 4.

Em seguida, os vereadores reconheceram a importância da Lei nº 14.231 e demonstraram apoio à reivindicação da categoria. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

PLENÁRIO APROVA PISO SALARIAL DOS AGENTES DE SAÚDE E DE COMBATE ÀS ENDEMIAS.

Por unanimidade, foi aprovado projeto que fixa o piso no valor equivalente a dois salários mínimos, além de assegurar adicional de insalubridade, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações. 
 

Foi aprovado por unanimidade, na reunião ordinária do dia 2 de agosto de 2022, o Projeto de Lei Ordinária nº 63/2022, de autoria do Prefeito Municipal, que fixa o piso profissional salarial dos Agentes de Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias de Leopoldina.

O projeto visa regulamentar, a nível municipal, o disposto na Emenda Constitucional nº 120, de 06 de maio de 2022, que fixou no valor equivalente a dois salários mínimos (hoje em R$ 2.424,00) o piso salarial dos referidos servidores.

Emenda aditiva de autoria dos parlamentares Bernardo Guedes (PDT), Edvaldo Franquido Donato do Vale (PT), Vinícius Queijinho (União Brasil), Rodrigo Pimentel (PV) e Rogério Campos Machado (PSC), também aprovada por todos os vereadores, incluiu no texto dispositivos constantes do novo comando constitucional, no sentido de se garantir que o valor mínimo seja de dois salários mínimos, bem como assegurando o pagamento, na forma da legislação própria, de adicional de insalubridade, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações.

Ao final da votação, a presidência da Casa e diversos vereadores fizeram questão de registrar a aprovação do projeto em caráter de urgência, reconhecendo a importância e o merecimento da conquista dos servidores, que trabalham com afinco e determinação em prol da saúde coletiva.

O Prefeito Municipal sancionou, em 10 de agosto, a Lei nº 4.679/2022, que foi publicada na edição do dia 12 de agosto do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

(Foto Jornal O Vigilante – A categoria profissional esteve presente na sessão de votação da matéria). (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

PROJETO VEDA CONTRATAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE CONDENADOS POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Vereadores aprovaram documento proibindo que Prefeitura e Câmara Municipal contratem condenados pela Lei Maria da Penha. 
 

Os Poderes Legislativo e Executivo do Município de Leopoldina ficarão impedidos de nomear pessoas condenadas com base da Lei Federal nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha. Projeto neste sentido foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão ordinária realizada no dia 08 de agosto de 2022.

A matéria é de autoria dos vereadores José Augusto Cabral (PSD), José do Carmo Fófano Vieira (PSB), Gilmar Pimentel (PODEMOS), Maria Inês Xavier (PL), Edvaldo Franquido Donato do Vale (PT), Bernardo Guedes (PDT) e Valdilúcio Malaquias (PODEMOS).

Em seu Artigo 1º, o Projeto de Lei nº 49/2022 proíbe a nomeação para todos os cargos efetivos e em comissão, de livre nomeação e exoneração, contratados e designados para função gratificada, de pessoas que tiverem sido condenadas pela Lei Maria da Penha. A vedação somente será aplicada nos casos em que a condenação tenha decisão transitada em julgado, até o comprovado cumprimento da pena.

Na justificativa que acompanha o projeto, os autores explicaram que o objetivo é inserir na legislação municipal um mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo os vereadores, iniciativa semelhante foi adotada no município de Valinhos, no Estado de São Paulo.

Durante a discussão da matéria, os parlamentares reconheceram a importância da Lei Maria da Penha para a sociedade e enfatizaram que o projeto apresentado visava dar efetividade aos discursos de proteção, igualdade e integridade das mulheres no município.

Após as discussões regimentais, o Projeto de Lei nº 49/2022 foi aprovado por unanimidade e seguiu para sanção do Sr. Prefeito.

(Foto Jornal O Vigilante) (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Miss Leopoldina Teen, Lívia Pereira, recebeu Moção de Congratulação do vereador José Augusto Cabral.

 
JOSÉ AUGUSTO E LÍVIA
 (FOTO: LUCIANO JÚNIOR)

A Câmara Municipal de Leopoldina, aprovou por unanimidade, na reunião ordinária do dia 05 de julho de 2022, a Moção de Congratulação nº 78/2022, de autoria do vereador José Augusto Cabral, do PSD, em que solicita à Presidência da Câmara, que após ouvido o plenário, envie “Moção de Congratulação, com os cumprimentos desta Casa Legislativa à jovem  LIVIA PEREIRA DE ALMEIDA, que representará Leopoldina no “Concurso Miss Teen Minas Gerais CNB 2022”, considerado um dos maiores concursos de beleza do país. Natural de Leopoldina, Lívia é filha de Alex Douglas de Almeida e de Rosilaine Pereira da Rosa Almeida e estará participando do concurso na faixa etária de 14 a 18 anos, em Patos de Minas, no período de 14 a 16 de novembro de 2022. Esta será a primeira vez que Leopoldina terá uma representante nesta categoria do concurso. A aprovação desta Moção de Aplausos representará o apoio do Poder Legislativo Municipal, e a torcida para que ela conquiste o título para a nossa cidade, mantendo a tradição da beleza feminina leopoldinense.” Subscreveram a moção de congratulação, os vereadores Rodrigo Pimentel (PV), Gilmar Pimentel (PV), José do Carmo Fófano (PSB), Edvaldo Franquido Donato (PT), Valdilúcio Malaquias (Podemos), Carlos André (PSD) e as vereadoras Eliléia Santos das Graças (União Brasil) e Maria Inês Xavier (PL).

             Moção de Congratulação foi entregue.


Na tarde de quarta-feira, dia 27 de julho de 2022, o vereador José Augusto Cabral, Presidente da Câmara Municipal, recebeu a visita de Lívia Pereira de Almeida, escolhida como “Miss Leopoldina Teen”, e seus familiares. A linda jovem representará Leopoldina no “Concurso Miss Teen Minas Gerais CNV 2022”, que ocorrerá em Patos de Minas, no período de 14 a 16 de novembro deste ano.  Natural de Leopoldina, Lívia é filha de Alex Douglas de Almeida e Rosilaine Pereira Rosa Almeida e participará do concurso de beleza na faixa etária de 14 a 18 anos. Essa será a primeira vez que Leopoldina terá uma representante nesta categoria do concurso. Durante a visita, José Augusto Cabral fez questão de entregar à jovem uma Moção de Congratulação, aprovada pela Câmara Municipal. O vereador destacou a beleza, a simpatia, a elegância, o sorriso e a simplicidade natural de Lívia, atributos indispensáveis para se destacar em qualquer concurso de beleza. José Augusto desejou êxito à jovem, salientando que ela possui todas as condições de representar bem a beleza leopoldinense e conquistar o prêmio máximo do concurso. Ao final da visita, Lívia e sua família agradeceram ao vereador José Augusto a demonstração de apoio e de incentivo.

                            JOSÉ AUGUSTO, LÍVIA E SEUS FAMILIARES 

                                 (FOTO: LUCIANO JÚNIOR) 

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Vereador Vinicius Queijinho solicita ao DETRAN a mudança do local onde são realizadas as provas para tirar habilitação em Leopoldina.

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, do dia 18 de julho de 2022, foi aprovado por unanimidade, o Requerimento à Presidência nº 15/2022, de autoria do vereador Marcos Vinicius Pereira Costa Lima, o Queijinho, do União Brasil, em que solicita à Presidência da Câmara, que após ouvido o plenário, tome a seguinte providência: Envie ofício ao DETRAN de Minas Gerais, solicitando ao mesmo que envide esforços para que possa realizar a alteração do local da prova de direção para retirada de habilitação, tendo como sugestão que ela passe para o Parque de Exposições de nosso município, como ocorre em diversos municípios de Minas Gerais, pois no local atual está gerando enormes transtornos aos transeuntes e moradores locais, sendo necessário esta mudança. Seria de suma importância o acolhimento desta proposição, pois se o referido exame for realizado no Parque de Exposições, o trânsito ficaria desafogado. Durante a discussão do requerimento, o autor, vereador Marcos Vinicius Queijinho, afirmou que recebeu várias reclamações dos alunos, quanto ao local onde atualmente é realizada a prova do Detran, para adquirir carteira de habilitação, dizendo que soube que em diversas ocasiões, na praça do bairro Bela Vista, diversos motoristas não respeitaram os alunos no momento em que eles eram submetidos à prova, dizendo que neste local não tem condições de ser realizada a prova e que nesta data pela manhã, um motorista fez ignorância e falta de educação com uma aluna e com um instrutor, que faziam aula no local, solicitando esta mudança de local, devido a várias reclamações. Ainda durante a discussão, o vereador Julius Cezar Pereira afirmou que é justa esta solicitação e que é testemunha dos transtornos que são causados no local, quando da realização das provas do Detran, e que realmente é necessária a mudança deste local.

                                                 VEREADOR QUEIJINHO

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Comissão de Inquérito vê irregularidades em contrato entre município e empreiteira.


 Relatório foi lido na sessão da Câmara Municipal na noite de terça-feira, 2.

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Cataguases, criada para apurar eventuais irregularidades na contratação de uma empreiteira pelo município, chegou ao fim na noite desta terça-feira, 2 de agosto. Na ocasião foi lido o relatório final dos trabalhos que concluiu ter ocorrido “desvio de finalidade” e “improbidade administrativa” praticada pelo prefeito José Henriques. O documento afirma textualmente que “dúvidas não restam de que a empresa Facilita Serviços foi beneficiada diretamente para vencer o certame.”

A CEI foi criada no dia 28 de abril após uma denúncia feita na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cataguases, envolvendo possíveis irregularidades cometidas pela atual administração na contratação – por meio de dispensa de licitação – da empresa Facilita Serviços. A referida Comissão foi composta pelos vereadores Professor Jeferson Freitas (presidente), Rafael Moreira (relator) e Beto do Leonardo (membro). A referida empresa, com sede em Cataguases, foi contratada por noventa dias, sem licitação, por conta do decreto de calamidade pública vigente à época, para realizar serviços de limpeza de córregos e desobstrução de bueiros.

Conforme a conclusão do relatório apresentado durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 2, a “contratação realizada (da empresa Facilita Serviços) não observou os princípios constitucionais elementares quais sejam, Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e eficiência referentes à administração pública, todos eles presentes no artigo 37 da Constituição Federal.”

Por fim, o documento afirma que o prefeito José Henriques cometeu “improbidade administrativa” na contratação da empresa, além de “crimes políticos dispostos no artigo 335 do Regimento Interno desta Casa Legislativa”, como “praticar atos contra expressa disposição de lei ou omitir-se na prática daqueles de sua competência; Omitir-se ou negligenciar na defesa dos bens, rendas, direitos ou interesses do município, sujeitos a administração do Chefe do Poder Executivo, e proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo.” O relatório será encaminhado ao Ministério Público.

Faça o download do relatório na íntegra abaixo.
relatorio final pdf

O Site do Marcelo Lopes pediu um posicionamento sobre o assunto a Humberto Valverde, chefe de gabinete do prefeito José Henriques. Ele disse que ainda não teve acesso ao relatório da CEI e que prefere se manifestar “após ler esse documento. Mas estamos muito tranquilos a este respeito porque tudo foi feito estritamente dentro da absoluta legalidade”, assegurou.

LEIA TAMBÉM
Vereadores instalam Comissão de Inquérito para apurar contratação de empreiteira
Comissão de Ética vai analisar afirmação de vereador em programa de Rádio

Foto: Reprodução da Internet

(Fonte: Site do Marcelo Lopes).

terça-feira, 2 de agosto de 2022

PREFEITO PEDRO AUGUSTO JUNQUEIRA FERRAZ DOA SALÁRIOS PARA CONFECÇÃO DE BUSTO DO MESTRE VITALINO DUARTE.

O prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, assinou na manhã desta terça-feira, dia 2 de agosto de 2022, o contrato de confecção de um busto em bronze para homenagear o artista leopoldinense Mestre Vitalino Duarte. Em reunião no gabinete, o prefeito recebeu Márcio José dos Santos, sobrinho de Vitalino, o artista plástico Luciano Baía Meneguithe, além de representantes da Escola de Samba Unidos dos Pirineus. "Fiquei extremamente emocionado com o gesto, uma atitude de carinho para com meu tio e para a valorização da nossa cultura. A cultura popular agradece", destacou o Márcio dos Santos. "Logo que fiquei sabendo da história do Vitalino, me empenhei para que de alguma forma eu pudesse colaborar para eternizá-la. Com sua simplicidade, Vitalino deixou marcas importantes plantando a valorização das nossas tradições culturais. A idéia é fazer com que as futuras gerações conheçam um pouco do seu trabalho e legado", disse o prefeito. Vitalino é um personagem de destaque na cultura leopoldinense, sempre presente nos carnavais, e dá nome à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que cria mecanismos legais para incentivar a produção cultural e artística no município. O busto está em fase de acabamento e deve ser concluído em breve.  O local para a instalação da obra ainda será definido. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).