A CASA DE CARIDADE LEOPOLDINENSE vem publicamente repudiar com veemência a afirmação feita em entrevista/live no facebook do jornalista Haroldo Crespo pelo Sr. Prefeito Municipal, Dr. José Roberto de Oliveira que afirmou: "Na hora que vai para o respirador só vai o rico" A infeliz, equivocada e enganosa afirmação do Prefeito Municipal de Leopoldina ferem a honra deste hospital e a de seus profissionais. Com um estilo indecoroso, irresponsável e desleal, lamentavelmente o Prefeito Municipal procura induzir a população, que já amarga um momento de grande aflição e temor devido a pandemia de Covid-19, a conclusões falsas e equivocadas. O momento não é de instaurar pânico nem caos na população e, sim, propagar informações corretas de orientação e prevenção. Colocar em dúvida o trabalho árduo, necessário e sério dos profissionais da Casa de Caridade Leopoldinense, que vem enfrentando com garra e resignação a pandemia, é leviano e covarde. A Casa de Caridade Leopoldinense é uma instituição filantrópica privada conveniada ao SUS com mais de 116 anos de existência e que durante sua história secular sempre lutou e luta pela saúde de todos os cidadãos leopoldinenses, pela preservação da vida, pelo salvamento daqueles que em seu momento de dor necessitam de amparo e de cuidados. Nossos profissionais médicos, junto com os demais funcionários dessa Casa de Caridade, estão ao longo dessa pandemia de Covid-19 atuando com extremo zelo e coragem para salvar a vida de todos os pacientes que necessitam de internação e não fazem qualquer distinção entre esses pacientes. Mais de 90% de nossos pacientes estão internados pelo SUS e os respiradores estão sendo direcionados de acordo com critérios médicos a todos que deles necessitam, sejam ricos ou pobres. Aos nossos olhos todos são iguais, merecem respeito, carinho e cuidado. Não permitiremos que nesse momento uma fala irresponsável e sem qualquer amparo na verdade venha manchar a história de luta e coragem que todas e todos da Casa de Caridade Leopoldinense estão construindo nesse momento de pandemia. Sempre enfrentamos o descaso das autoridades e governos para com a saúde da população, nesse momento não tem sido diferente. Contudo, estamos na trincheira superando todas as adversidades do momento para que possamos
prestar aos doentes que de nós necessitam o cuidado e o tratamento que precisam e merecem. E repetimos, todas e todos os pacientes são tratados por nós sem nenhuma distinção. A retórica do prefeito encobre seu dever de cuidar das pessoas, obrigação constitucional e prover o bem-estar de cada um e de todos, sem preconceitos ou discriminações de ordem econômica, social ou pessoal. Nós da Casa de Caridade Leopoldinense temos como missão primeira cuidar das pessoas, ampará-las e aliviar suas dores e como diz o aforismo que seguimos: “curar, aliviar, cuidar, consolar e confortar na medida do possível, independentemente de quem esteja a precisar de ajuda”. Reconhecemos o essencial e necessário auxilio que nos vai dado pelo Prefeito Municipal de Leopoldina, sua preocupação em abrir leitos e garantir aos cidadãos leopoldinenses o tratamento adequado, por isso recebemos com espanto e tristeza sua infeliz declaração. Afinal, custas nos crer que ele destinaria recursos a uma instituição que não considera séria e que trataria seus pacientes com distinção de ordem econômica, financeira e social. Lamentamos, afinal a afirmação do Prefeito Municipal e a repudiamos por ser totalmente falsa. Lamentamos ainda o desrespeito e retrocesso nos valores republicanos que essa fala representa. O Prefeito conhece os fundamentos e organização do SUS e a lisura daqueles que estão na luta contra o coronavirus dia e noite na Casa de Caridade Leopoldinense, afirmar que apenas ricos se utilizarão de respiradores é desleal e atenta contra a dignidade da pessoa humana. Em razão do exposto, a Casa de Caridade Leopoldinense reafirma seu repudio, com veemência, a afirmação do Sr. Prefeito Municipal José Roberto de Oliveira reafirmando nosso compromisso de atender a todas e todos sem qualquer distinção ou preconceito. Aproveitamos para tranqüilizar aqueles que de nós precisarem que tenham a certeza de que aqui encontrarão o tratamento adequado e necessário com carinho, amor e respeito como é de nossa obrigação. E aos nossos profissionais médicos, enfermeiros, de nutrição, laboratório, higienização, manutenção, administrativos, a nosso Administrador, a nossa Diretoria Técnica e Clinica nosso reconhecimento pela dedicação, amor e luta que vem salvando a vida de tantos de nossos irmãos leopoldinenses nesse momento delicado da pandemia de covid-19. A vocês nossa homenagem e nosso muito obrigado! Vocês são os reais heróis nesse momento. Essa nota de repudio, expõe a toda a sociedade leopoldinense a gravidade da declaração infeliz do Prefeito, seu desrespeito pelo próximo e sua falta de decoro.
Reafirmamos com a população de Leopoldina nosso compromisso em melhorar a cada dia nossos serviços buscando sermos mais eficazes, responsáveis e humanizados para que possamos acolher e tratar cada vez melhor todos os nossos pacientes sejam eles ricos ou pobres, para nós vocês são e serão sempre todos iguais. As críticas quando construtivas e verdadeiras são sempre bem recebidas, mas não podemos admitir aquelas que faltam com a verdade e atingem a honra de uma instituição séria e essencial nesse momento e que fere o direito de nossos profissionais no que diz respeito à sua dignidade, à sua condição humana, justiça e cidadania.
Leopoldina, 26 de junho de 2020. ___________________________ Vera Maria do Valle Pires Provedora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário