Rogério Campos Machado reforçou proposição já feita pelo então vereador Rosalvo Domiciano Flauzino, no sentido de que Mestre Vitalino tenha seu busto colocado na Praça Félix Martins.
A Câmara Municipal acaba de aprovar mais uma sugestão de homenagem à memória do Mestre Vitalino Duarte, destacada personalidade do setor cultural de Leopoldina. Na sessão ordinária, ocorrida no dia 15 de junho, o vereador Rogério Campos Machado sugeriu a colocação de um busto desse artista popular na Praça Félix Martins.
Em seu texto, a Indicação nº 160/2020 salienta que essa proposta foi apresentada inicialmente pelo então vereador Rosalvo Domiciano Flauzino, em 2017, e conta com o apoio dos membros do Movimento Negro de Leopoldina.
Durante a discussão da matéria, Rogério Campos Machado ressaltou a importância do Mestre Vitalino Duarte na cultura local, com participações em festas folclóricas e religiosas. Também foi destacada sua presença no carnaval de Leopoldina por cinco décadas.
O parlamentar reconheceu que o nome do Mestre Vitalino já está eternamente na memória histórica de Leopoldina, principalmente por denominar a Lei nº 4180/2014, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a conhecida Lei Vitalino Duarte, mas ponderou que a colocação de um busto dele na Praça Félix Martins será outra importante homenagem.
Após as discussões regimentais, a indicação foi aprovada por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio de José Ferraz Rodrigues e Hélio Batista Braga de Castro.
(Foto: Acervo Cumbuca - Mestre Vitalino recebendo troféu em carnaval na década de 1970 das mãos do então Vereador Antônio de Paula Junqueira Ferraz) (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).
Nenhum comentário:
Postar um comentário