sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

VEREADOR JOSÉ AUGUSTO SOLICITA QUE IMÓVEL DO DNIT SE TRANSFORME EM SEDE DA POLÍCIA MILITAR

 José Augusto Cabral defendeu que a cessão do prédio do DNIT (foto) para a Polícia Militar proporcionará mais efetividade na prestação de serviços e maior possibilidade de elevação à Batalhão.

IMÓVEL DO DNIT PODE SE TRANSFORMAR EM SEDE DA POLÍCIA MILITAR

Um dos problemas mais afligentes em todo o Brasil é a segurança pública, considerada como um dos mais importantes anseios da população. Em Leopoldina, essa questão continua na ordem do dia de discussões. Durante reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 08 de fevereiro de 2021, o debate evidenciou que a melhoria da segurança pública no município passa necessariamente pela elevação da atual 37ª Companhia de Policia Militar para Batalhão.  

O vereador José Augusto Cabral foi o autor da Indicação nº 038/2021, sugerindo ao Poder Executivo que adote os procedimentos necessários junto aos Governos Federal e Estadual visando à transferência do imóvel que atualmente é utilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a Polícia Militar, com objetivo de instalar sua sede. Segundo o autor, essa medida vai dotar a unidade da PMMG das condições necessárias para que seja novamente elevada, se possível à condição de Batalhão, a exemplo do que ocorreu em Juiz de Fora, Muriaé e Ubá.

Durante a discussão da proposição, o autor discorreu que o imóvel, localizado na Avenida Getúlio Vargas, possui instalações amplas, incluindo repartições, pátio, estacionamento, capazes de abrigar em melhores condições a Unidade da Polícia Militar que, atualmente, é responsável pelo policiamento de Leopoldina, Argirita e Recreio. José Augusto lembrou que, antes de ser rebaixada, a então 6ª Companhia Independente da PMMG de Leopoldina tinha sob sua responsabilidade o policiamento em outros 14 municípios da região.

O parlamentar acrescentou que o prédio do DNIT possui uma localização estratégica, que facilitará a distribuição do policiamento, tanto para a rodovia quanto para os bairros e região central da cidade, o que agilizará o deslocamento das viaturas e suas equipes. Outra vantagem citada pelo vereador é o fato de que a Polícia Militar poderá instalar um tanque de combustível para abastecimento de sua frota, terá um pátio com boas dimensões para realização de instruções, vagas de estacionamento para os veículos, alojamentos, setores de administração e atendimento ao público, entre outros.

José Augusto salientou que toda a estrutura do prédio deixará a 37ª Companhia da Polícia Militar muito próxima da elevação a Batalhão, o que representará para o município um significativo aumento no número de policiais, mais recursos de custeio das atividades, além de garantir novas viaturas e outros equipamentos, dotando-a de condições de oferecer com mais efetividade os seus relevantes serviços à sociedade local e regional.

O vereador também defendeu que o DNIT não pode apenas ser retirado do prédio, causando prejuízo em suas atividades que também são consideradas importantes pelo edil. José Augusto defendeu que o DNIT poderia ocupar o prédio atual da Polícia Militar em Leopoldina, também localizado na Avenida Getúlio Vargas, cujas instalações possuem características administrativas, mais compatíveis com a função atual do órgão. Em sua explanação, o vereador lembrou que, quando o imóvel em questão foi destinado ao DNIT (então DNER), havia um contingente muito grande de trabalhadores, que realizavam além dos serviços burocráticos, manutenção em veículos e equipamentos, além de atuarem nas rodovias federais da região.

José Augusto afirmou que, ao longo dos anos, essa realidade foi se transformando em virtude da implementação de alterações no funcionamento do DNIT e da consequente redução de seus quadros. O vereador explicou que estes dois fatores foram motivadores para a elaboração desta solicitação ao Poder Executivo. E concluiu afirmando que a efetivação do prédio como sede da Unidade da Polícia Militar deixará o município muito próximo de receber um batalhão, reparando, assim, um erro histórico cometido contra os valorosos policiais militares de Leopoldina.

Após as discussões regimentais, a Indicação nº 038/2021 foi aprovada por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio dos vereadores Rogério Campos Machado, Gilmar Pimentel, Ivan Nogueira e Vinícius Queijinho. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário