quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

De autoria do vereador Carlos André, Lei que Institui o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama em Leopoldina foi sancionada pelo Prefeito Municipal.

 

                                                       VEREADOR CARLOS ANDRÉ

A Câmara Municipal de Leopoldina, aprovou por unanimidade na reunião ordinária do dia 22 de novembro de 2021, o Projeto de Lei nº 92/2021, de autoria do vereador Carlos Henrique Motta André, que “INSTITUI O DIA MUNICIPAL DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE LEOPOLDINA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Após a aprovação, o projeto de lei nº 92/2021, foi sancionado pelo Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, tornando-se a lei municipal nº 4.622, de 06 de dezembro de 2021. Diz o Artigo 1º da lei: “Fica instituído o “Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama” no Calendário Oficial do Município de Leopoldina, o dia 19 de outubro, bem como todo o mês de outubro para a divulgação da campanha de prevenção ao câncer de mama”. Art. 2º: “O dia a que se refere o art. 1º coincidirá com o Dia Internacional de Prevenção ao Câncer de Mama.” Art. 3º: “Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.” Em conversa com a reportagem do Jornal O PROGRESSO, o vereador Carlos André, afirmou: “Desde o início do meu mandato, tenho trabalhado arduamente para a melhora da qualidade de vida de toda a população. Já foram aprovados cerca de 15 projetos de lei de minha autoria, que beneficia a população em diversas áreas. Agora, irei como legislador, cobrar do Prefeito Pedro Augusto, o cumprimento por parte do Poder Executivo, para que todas estas leis sejam rigorosamente cumpridas, pois beneficiam a nossa população em diversas áreas.

A importância do combate e prevenção do câncer de mama

Desde 1990, outubro é marcado como o mês da conscientização, combate e prevenção do câncer de mama. Durante esse período, o Outubro Rosa visa conscientizar todas as mulheres sobre a doença, e mais ainda, a importância de fazer exames e descobrir a doença no início. Afinal, o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo.

Principais sinais e sintomas do câncer de mama

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas são:

- Caroço (nódulo), geralmente indolor.

- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja.

- Surgimento de alterações no bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

- Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Perceber que tem alguma coisa errada com o seu corpo, é o primeiro passo para saber quando algo não está certo. Esse processo de autoconhecimento deve ser algo rotineiro.

Prevenção é o melhor remédio

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) não há apenas uma causa, e sim diversos fatores que influenciam no câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta conforme a idade, principalmente a partir dos 50 anos. Porém, isso não garante que você deve se preocupar apenas quando estiver próxima a essa idade, a prevenção é constante.

Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal, manter o peso corporal e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco do câncer de mama. Amamentar também é considerada uma forma de prevenção. Saiba mais no link

O câncer de mama pode ser diagnosticado em fases iniciais, isso acaba influenciando nos tratamentos que serão utilizados. Por isso, frisamos a importância de detectar precocemente e se identificar algo, procure um médico.

Conheça o seu corpo, faça o auto-exame e se cuide.

Para mais informações acesse: https://www.inca.gov.br/ 

(Fonte://www.dahuer.com.br/post/outubro-rosa-a-importancia-do-combate-e-prevencao-do-cancer-de-mama.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário