A Câmara Municipal de Leopoldina, aprovou por unanimidade, na reunião ordinária do dia 15 de agosto de 2022, o Projeto de Resolução nº 14/2022, que “Confere a Medalha do Mérito Leopoldinense ao Senhor Carlos Antônio Rocha Paturi”, de autoria do vereador Rodrigo Junqueira Reis Pimentel, do PV. Durante a discussão do projeto, o vereador Rodrigo Pimentel, autor da proposição, lembrou que Paturi completou recentemente 80 anos de idade e que foi vereador em Leopoldina, na legislatura 2013-2016, juntamente com ele, afirmando Rodrigo Pimentel que Paturi tem um trabalho reconhecido em nossa cidade, como vereador e em suas lutas pelas causas sociais, sendo merecedor desta justa homenagem e reconhecimento. O vereador Marcos Vinicius Pereira, o Queijinho, afirmou que Paturi é uma excelente pessoa, sendo morador do bairro bela Vista há muitos anos e que ele realmente tem excelentes serviços prestados à Leopoldina. O vereador Ivan Nogueira afirmou que esta homenagem ao Paturi é muito justa e merecida, dizendo que quando era Vereador, Paturi atuava muito na área da fiscalização, umas das principais funções do vereador, tendo realizado um excelente trabalho como vereador, tendo sido um bom companheiro de todos na vereança. O vereador Edvaldo Franquido Donato, também parabenizou Paturi por esta homenagem, afirmando que realmente esta homenagem e honraria é muito merecida, pois são 80 anos de luta, defendendo e lutando por melhorias para os menos favorecidos, afirmando que além disso ele dedica a sua vida à população e que ele conseguiu voluntariamente, uma advogada de Juiz de Fora, que vem a Leopoldina, para atender pessoas mais necessitadas que tem dificuldade em se aposentar e que está conseguindo muito êxito, beneficiando muitas pessoas do bairro Bela Vista e adjacências e que esta trabalho é realizado em um espaço que ele cedeu na residência dele. O vereador José do Carmo Fófano Vieira, afirmou que Paturi é uma pessoa exemplar e que esta homenagem é muito justa e merecida.
PATURI
SAIBA MAIS SOBRE CARLOS ANTÔNIO ROCHA PATURI
Carlos Antônio Rocha Paturi, nasceu em Leopoldina, no dia 24 de julho de 1942, é filho de Maria de Lurdes Rocha. É viúvo e tem dez filhos, 24 netos e 16 bisnetos. Em 1969, ficou preso durante 30 dias pelo AI5, por ter se manifestado contra o governo. Trabalhou durante 18 anos no antigo Posto Imperial, como frentista, tendo trabalhado também durante cinco anos, na Gerência Regional de Saúde e durante oito anos como agente comunitário de saúde. Também trabalhou durante cinco anos no Asilo Santo Antônio, no período noturno, pois tem o curso de cuidador de idosos. Foi candidato a vereador nas eleições de 2008, obtendo na ocasião 510 votos, mas não foi eleito, ficando na suplência. Em 2012, foi eleito vereador de Leopoldina, pelo PT – Partido dos Trabalhadores, com 455 votos, tendo exercido o seu mandato na legislatura 2013-2016, com muita seriedade e sempre lutando em prol dos menos favorecidos. Em seu mandato, destacou-se pela luta pelo pagamento do piso salarial dos professores municipais, sendo uma das suas maiores tristezas, o fato de não ter seus pedidos e solicitações em prol da população, por parte do então Prefeito Municipal. É uma das lideranças do bairro Bela Vista, onde reside desde 1972, ou seja, há 50 anos, onde está sempre engajado em lutas pela melhoria da qualidade de vida e bem estar dos moradores. É evangélico, desde 1.991 e pertence à Igreja Metodista Central, tendo sido coordenador do Ministério da Ação Social desta igreja. Filiado ao PT, continua engajado nas lutas objetivando a melhoria da qualidade de vida de todos.
Em 2016, Paturi, juntamente com a então deputada federal Margarida Salomão, hoje Prefeita de Juiz de Fora, em entrevista ao radialista Luiz Carlos Montenári, na Rádio Jornal AM de Leopoldina-MG.