sexta-feira, 11 de outubro de 2019

ESCOLA MUNICIPAL JUDITH LINTZ GUEDES MACHADO ARRECADA QUASE 1 TONELADA DE MATERIAIS PLÁSTICOS EM GINCANA PROMOVIDA PELO PAC II.







Nos meses de agosto e setembro de 2019 a equipe sócio ambiental  do Projeto de Esgotamento  Sanitário  dos Córregos  Jacareacanga e Três  Cruzes-PAC ll desenvolveu a I GINCANA DE MATERIAIS PLÁSTICOS RECICLÁVEIS  na Escola Municipal  Judith Lintz Guedes Machado em parceria com a ASCAMARE (ASSOCIAÇÃO  DE COLETORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS).

A Gincana teve como objetivo arrecadar o maior número  de materiais plásticos tendo a RECICLAGEM como destino final e assim gerar menos impacto no aterro sanitário  ou até mesmo o descarte incorreto dos resíduos. Durante o período  da atividade na escola foram trabalhados temas como: dengue, compostagem caseira, óleo de cozinha usado, lixo.

A instituição arrecadou 968 quilos de materiais plásticos  recicláveis  em apenas 37 dias úteis, destinados à ASCAMARE. Como forma de incentivo o PAC ll fez a premiação ao 1°lugar com uma bicicleta. A atividade  se deu por pontuação e a aluna vencedora Beatriz Gregório de Oliveira, estudante do 4° ano da professora Sheyla Costa Fontes Paixão ,fez um total de 38.610 pontos.
A aluna recebeu a bicicleta pelas mãos da Secretaria Municipal de Assistência  Social, Maria do Carmo Brandão Vargas  Vilas.

O empenho para o sucesso da realização da l Gincana do PAC II se deu através dos alunos e familiares, professores, colaboradores da escola, diretora e vice-diretora que acreditam numa participação de toda a sociedade através  da mudança  de hábitos sustentáveis. A educação  ambiental e a sustentabilidade  são  fatores importantes  para garantir a preservação do meio  ambiente.

A próxima etapa da I GINCANA DE MATERIAIS PLÁSTICOS  RECICLÁVEIS acontece na Escola Estadual Enéas França. A comunidade pode colaborar deixando na própria  instituição materiais plásticos como: garrafas pet, de óleo,de detergente, de álcool, de shampoo, etc. (Fonte: Kalon Moraes).


Energisa e órgãos públicos unidos pela população.


Ações preventivas visam maior segurança para os clientes.





A segurança da população e a qualidade do fornecimento de energia são fundamentais para a satisfação dos nossos clientes. Visando maior relacionamento e parceria com os órgãos públicos, a Energisa reuniu nesta quarta-feira, 09 de outubro, na sede da empresa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar do Meio Ambiente e as secretarias municipais de Serviços Urbano, de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras para juntos discutirem ações para evitar acidentes com a comunidade relacionados à rede elétrica. A empresa aproveitou para apresentar seu Plano de Contingência para o período de chuvas.

Árvore na rede, construções próximas à rede elétrica e período de chuvas são situações em que todos devem ficar atentos. Por isso, a iniciativa teve por objetivo conscientizar os órgãos públicos sobre o plantio adequado de árvores de grande porte como eucaliptos e palmeiras e a importância da poda correta e segura das árvores, além dos riscos e perigos de se construir próximo à rede elétrica, podendo causar graves acidentes com a comunidade.

“Queremos oferecer um serviço de qualidade para a população, evitando acidentes e até mesmo mortes. Trata-se de uma iniciativa para preservar a vida com ações preventivas para toda a comunidade”, comentou o diretor Técnico da Energisa Minas Gerais Fernando Costalonga.


São diversas as ações da Energisa junto à comunidade com o objetivo de preservar vidas. Uma delas é a Parada da Segurança, quando equipes de técnicos visitam obras e verifica se há algum risco próximo à rede e realizam diálogos de conscientização com os trabalhadores do setor da construção civil. Somente este ano, a Energisa solicitou o embargo de 765 construções em Minas, que estavam avançando a distância de segurança na rede.

E como o período de chuvas está se aproximando o Plano de Contingência da Energisa, que está em fase final de atualização, também foi apresentado. Os órgãos conheceram o plano, que serve para organizar, orientar e agilizar e uniformizar as ações necessárias para atuarmos com agilidade para enfrentarmos as tempestades, e puderam contribuir.

“A iniciativa da Energisa foi muito importante para esse estreitamento de relacionamento com as defesas civis dos municípios e as outras entidades envolvidas na questão de proteção e defesa civil. Antecipar aos desastres é o nosso foco principal. A Energisa nessa iniciativa brilhante nos aproxima ainda mais, possibilitando atuarmos de forma mais eficiente”, disse o coordenador da Defesa Civil de Ubá, Gilger Eduardo de Menezes. Além de Ubá, estavam presentes representantes também de Cataguases, Astolfo Dutra, Guidoval, Visconde do Rio Branco, Miraí, Leopoldina e São João Nepomuceno.


 Os clientes também podem contribuir. Fique atento às orientações e evitem acidentes:

Plantio e poda de árvores

Atenção às distâncias mínimas para plantação de árvores:

o   Para árvores de pequeno porte, 7,5 metros de distância das Linhas de Distribuição e 15 metros das Redes de Transmissão.
o   Para árvores de grande porte, como o eucalipto, a distância mínima é de 30 metros da rede ou a altura da árvore.

O órgão responsável pela poda de árvores na cidade é a Prefeitura Municipal. A Energisa realiza o serviço de poda apenas para os casos em que as árvores oferecem risco ao fornecimento de energia ou à população.

Construções

o   Mantenha distância mínima de 2 metros da rede elétrica.
o   Antes de movimentar estruturas metálicas, como barras de ferro, vergalhões, trilhos de cortinas, telhas metálicas (zinco e alumínio) e antenas, por exemplo, confira se não há risco de encostar na rede elétrica.
o   Para instalar tapumes, plataformas ou andaimes próximos à rede elétrica, consulte a Energisa.
o   Fique atento a situações que podem causar acidentes com energia elétrica durante a obra.

Durante o período de chuvas

o   Em caso de ventos e chuvas fortes, procure um local seguro para se abrigar, mas não se esconda debaixo da árvore.
o   Em casa, durante as tempestades, retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Energisa).


ESCOLA MUNICIPAL JUDITH LINTZ, SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, PAC II E ASCAMARE REALIZAM VISITA AO ATERRO SANITÁRIO UNIÃO.








No dia 08 de outubro, em comemoração à Semana da Criança, os alunos do período da manhã  e da tarde da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente,a ASCAMARE e a Equipe  Sócio Ambiental.

Do Projeto de Esgotamento Sanitário dos Córregos Jacareacanga e Três Cruzes-PAC ll, estiveram presentes em visita técnica  ao Aterro  Sanitário União  para acompanhamento dos PROCESSOS  de destino  dos resíduos DOMICILIARES, dos gases e chorume tratados pela empresa.

A  engenheira ambiental Gil conduziu a visita explicando o funcionamento detalhado sobre o aterro sanitário que se localiza  na divisa dos municípios  Leopoldina/ Recreio/MG e recebe resíduos de um total de 64 municípios.
As atividades de Educação Ambiental fazem parte da Semana da Criança promovida pela Escola Municipal Judith  Lintz Guedes Machado, englobando temas sustentáveis. Dentre as  ações estão: passeio no Horto Florestal, resgate de brincadeiras tradicionais com materiais sustentáveis, entrega de bicicleta ao primeiro  lugar na Gincana do PAC II de Garrafas Plásticas em parceria com a ASCAMARE,palestra  e filmes  com o Tema  Resíduos Sólidos e Coleta  Seletiva. (Fonte: Kalon Moraes).