quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

PRESIDENTE DA CÂMARA, RODRIGO PIMENTEL, SUGERE AÇÃO JUDICIAL PARA EVITAR REDUÇÃO DO FPM.

 
 RODRIGO PIMENTEL

Rodrigo Pimentel defende que o Município de Leopoldina ingresse com ação judicial questionando a decisão do TCU e pleiteando a suspensão de seus efeitos. 
 

Resolução do Tribunal de Contas de Minas Gerais – TCU, emitida na última semana do ano passado, causou a diminuição da quota no Fundo de Participação dos Municípios - FPM de 85 municípios mineiros. A Corte de Contas se baseou na prévia do Centro 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que apontou diminuição da população dessas localidades.

Leopoldina integra esse grupo de 85 municípios atingidos pela resolução do TCU, já que a prévia do Censo Demográfico, realizada até o dia 25 de dezembro de 2022, apontou que o município possui uma população de 49.020 habitantes. Como a população de Leopoldina ficou abaixo de 50.940 habitantes, o coeficiente do FPM a ser recebido pelo Município passa de 2,2 para 2,0, o que acarretará a diminuição da receita em aproximadamente R$5.000.000,00 (cinco milhões de reais) no presente exercício financeiro.

Diante desse quadro e depois de participar de uma reunião na Prefeitura Municipal, o Presidente da Câmara Rodrigo Junqueira Reis Pimentel encaminhou oficio ao Prefeito de Leopoldina Pedro Augusto Junqueira Ferraz apresentando uma alternativa para que o município não sofra com a redução de repasses. O legislador defendeu que o Executivo ingresse com ação judicial de modo a questionar a redução do coeficiente utilizado para cálculo da quota do FPM a ser recebida pelo Município de Leopoldina, em razão da estimativa populacional apresentada pelo IBGE, pleiteando a suspensão dos efeitos da decisão do TCU.

O Presidente do Legislativo defende que os dados divulgados pelo IBGE são parciais e meramente estimativos, haja vista que o Censo 2022 ainda não foi concluído. “Os dados populacionais enviados pelo IBGE ao TCU são imprecisos e não definitivos, de maneira que não refletem a efetiva população local, gerando uma indevida redução do aludido coeficiente”, frisou.

Rodrigo Pimentel sustenta sua proposta de ação judicial na Lei Complementar nº 165/2019, cujo teor deveria ser aplicado até o efetivo encerramento e compilação final de dados do Censo 2022. Para o parlamentar, seria justo utilizar como parâmetro para o cálculo da quota do FPM o mesmo coeficiente utilizado no ano de 2022, até que seja devidamente concluída a análise dos dados para cálculo do FPM do exercício de 2023.

O presidente informou, ainda, que vários municípios já ingressaram com ação judicial e obtiveram êxito em seus pleitos, ou seja, a suspensão dos efeitos da Decisão Normativa/TCU nº 201/2022 que determinou a redução do coeficiente de alguns municípios. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER NO PROGRAMA QUE OFERECE 350 BOLSAS INTEGRAIS PARA O ENSINO SUPERIOR.


Termina nesta sexta-feira (20) o período de inscrição para o processo seletivo da terceira edição do programa Acesso Superior. Os interessados devem se inscrever pelo site até às 23h59.

 No próximo domingo (22), os inscritos no vestibular social “Acesso Superior” farão a prova das 14h às 17h, em formato online. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site acessosuperior.doctum.edu.br até o dia 20 de janeiro, precisa ter o Nis atualizado e com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ativo.

           O Acesso Superior é uma campanha da Rede de Ensino Doctum que oferece 350 bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) durante toda a graduação, para cursos presenciais, semipresenciais e à distância (EaD). A transformação de vidas através da educação é a missão que norteia os pilares institucionais e a Doctum trabalha e desenvolve projetos para democratizar o ensino superior.

            A estudante do quarto período de Direito, Larissa Crepequer, assistida pelo programa, agradece a oportunidade de cursar o ensino superior em uma rede consolidada e humanizada, ela fala: “eu tenho certeza que estou na melhor faculdade de Juiz de Fora! Tenho todo apoio e amparo possível, educação excepcional, os melhores professores que já tive na vida! É muito importante além do estudo, ter uma faculdade onde nos sentimos acolhidos”.

            Os resultados e a classificação dos candidatos aprovados no processo seletivo, serão divulgados no dia 06 de fevereiro e, no mesmo dia, poderá realizar a matrícula, sendo o prazo máximo até 10 de fevereiro. O início das aulas será dia 14 de fevereiro.

 Serviço:

Inscrições: 7/12/2022 a 20/01/2023.

Site e regulamento: acessosuperior.doctum.edu.br

Vagas: 350 (consulte a distribuição de cursos e unidades no edital)

Prova: 22/01/2023 às 14h (horário de Brasília)

Público-alvo: ingressantes ao ensino superior de 2023, com ensino médio completo, cadastrado no CadÚnico e com o NIS atualizado.