terça-feira, 30 de abril de 2024

PROJETO DE ATUALIZAÇÃO DA LEI ORGÂNICA DE LEOPOLDINA RECEBE PRÊMIO DE DESTAQUE NACIONAL EM BRASÍLIA.

                                                       RODRIGO PIMENTEL

Projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Leopoldina foi premiado pela União dos Vereadores do Brasil – UVB,  durante a XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, que ocorreu em Brasília, de 23 a 26 de abril, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

A revisão e modernização do texto da Lei Orgânica do Município de Leopoldina, após 33 anos de sua promulgação, recebeu o Troféu Destaque Nacional UVB, no final da tarde de ontem (25/04), no encerramento do encontro. A Câmara Municipal esteve representada pelo atual presidente da Mesa Diretora, vereador Rodrigo Junqueira Reis Pimentel, que liderou a realização dos trabalhos.

O Troféu Destaque Nacional é uma premiação concedida pela UVB, durante a programação da Marcha dos Legislativos Municipais. Funciona em forma de concurso, portanto, classificam-se os melhores no cumprimento do regulamento e no entendimento da comissão julgadora.

A premiação tem o objetivo de destacar as iniciativas que tenham contribuído pelo fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, através de seus vereadores e vereadoras, mesas diretoras e assessorias, estimulando a integração do parlamento com a comunidade, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e demais proposições que mereçam destaque.

O projeto da Câmara de Leopoldina foi apresentado em forma de vídeo, com duração de 3 minutos, mostrando as etapas de sua execução, inclusive as reuniões realizadas entre a assessoria técnica do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM e uma comissão formada por servidores do Legislativo que se debruçaram na tarefa de revisar e modernizar o texto da lei, que já apresentava muitas defasagens. O vídeo também consta de um depoimento do Presidente Rodrigo Pimentel no qual salienta a importância desta iniciativa, que estimula uma maior aproximação do Parlamento com a comunidade e, consequentemente, um fortalecimento da Casa Legislativa.

Considerado como o maior Encontro de Legislativos Municipais da América Latina, a XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais registrou mais de 4 mil inscritos, dos quais a Câmara Municipal de Leopoldina recebeu reconhecimento nacional e teve seu projeto considerado inovador e que contribui na construção de uma sociedade mais justa.

“É com grande honra e gratidão que compartilho a notícia de que recebemos o prêmio Troféu Destaque Nacional ao final da Marcha do Legislativo da UVB, pelo projeto de revisão e modernização da Lei Orgânica de Leopoldina. Esse reconhecimento é um reflexo do trabalho árduo e dedicado de nossa equipe de servidores, com o imprescindível apoio do IBAM, bem como de todos os vereadores que apoiaram essa iniciativa. Estamos comprometidos em continuar a servir com excelência e a buscar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos. Obrigado a todos que tornaram este prêmio possível. Juntos, podemos alcançar grandes feitos!”, afirmou Rodrigo Pimentel. (Arnaldo Spíndola).

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Diversas solicitações do vereador Julius Cezar, em favor da população leopoldinense.

                                                        JULIUS CEZAR

Colocação de três tampas de bueiros na Rua Aurélio Pimentel, em Ribeiro Junqueira.

Colocação de bancos para os pacientes usuários do ESF que fica anexo ao CAPS.

 Mais agilidade por parte da empresa responsável pela  manutenção da iluminação pública.

O vereador Julius Cezar Pereira da Silva, (PL), tem realizado um trabalho parlamentar em prol de toda a população leopoldinense. Em todas as reuniões ordinárias da Câmara Municipal, Julius Cezar apresenta solicitações de melhorias em diversas áreas, em prol da população leopoldinense. Na reunião ordinária do dia 08 de abril de 2024, ele apresentou três indicações que foram aprovadas por unanimidade, todas solicitando à Prefeitura melhorias para a população:

 Indicação nº 077/2024

Solicita ao Senhor Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, com cópia para o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Antônio Félix de Oliveira, e para o Fiscal do distrito de Ribeiro Junqueira, Frederico Paixão Delfim, que tomem a seguinte providência:

Que o Poder Executivo estude a possibilidade para que sejam colocadas as três tampas dos bueiros (boca de lobo) que estão localizados na Rua Aurélio Pimentel, no distrito de Ribeiro Junqueira. Trata-se de uma indicação de suma importância, tendo em vista risco iminente.  No referido local dessas bocas de lobo é de costume crianças brincar nesse espaço. Quando chove torna-se mais perigoso ainda, pois os bueiros são com mais de 1 metro de comprimento. Seguem as fotos em anexo.

Indicação nº 078/2024

Solicita ao Senhor Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, com cópia para a Coordenadora dos ESF´s, Jéssica Montes Medeiros, que tomem a seguinte providência:

Que o Poder Executivo estude a possibilidade de colocar bancos para os pacientes usuários do ESF que fica anexo ao CAPS, no bairro São Cristóvão. Tal pedido vem de uma vistoria desse vereador in loco  e constatou um número grande de usuários em sua maior parte idosos, que durante todo o tempo ficam de pé, pois não tem assentos nessa unidade de saúde e foi pleiteado pelos usuários.

Indicação nº 079/2024

Solicita ao Senhor, Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que tome a seguinte providência:

Que o Poder Executivo, através do setor competente, faça uma cobrança a empresa responsável pela iluminação pública, pois esse vereador há mais de uma semana vem protocolando pedido na empresa responsável através do telefone 0800 e não tem sido atendido. Quanto ao atendimento do 0800 é muito bom, mas falta agilidade no processo em prática de fazer chegar as solicitações às equipes que realizam os atendimentos. O atendimento solicitado foi um para a Rua Tiradentes e o outro para a Rua Omar Resende Peres, no Bairro Três Cruzes.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Tatá Salgados completa 4 anos de muitas delícias.

A Tatá Salgados existe em Leopoldina há mais de 4 anos, mas a Cozinha da Tatá materializou-se neste formato em 2020. Parte da experiência da Tata Salgados se formou nas festas de aniversário de sua família, nas quais, com muito cuidado e carinho, ela se empenhava para realizar as vontades de suas filhas, seja de comer um simples docinho ou mesmo um empadão super cremoso. Tatá dedicou-se muitos anos nesta área e foi em 2020 que se estabeleceu no mercado com a “Cozinha da Tatá” focando em produzir e entregar os melhores salgados da região. A Tatá domina toda a cozinha, mas seu forte são os pratos salgados: os próprios salgadinhos de festas, tortas salgadas, empadões, empadinhas. A sua história reforça o valor dado para a qualidade dos ingredientes, à forma de preparo, que é totalmente manual e o tempero caseiro, que agrada todo paladar. Os salgadinhos da Tatá combinam com toda ocasião, seja uma festa ou um fim de tarde que nosso corpo pede por algo diferente. Eles são uma explosão de sabor, feitos e entregues com muito carinho por mãos que valorizam a qualidade e a satisfação dos nossos clientes. É uma grande alegria comemorar esses 4 anos em que oficialmente podemos alegrar outras famílias além da nossa. Contatos para encomendas (32) 99830-5170 (whattzap).









 

CONSULTÓRIO DE FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA E DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR DA DRA. JHULIA CUNHA MACEDO ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO.

Inaugurado recentemente, está em pleno funcionamento o consultório de Fisioterapia Pediátrica da Dra. Jhulia Cunha Macêdo, localizado na rua marechal Deodoro, nº 125, próximo à Praça Zequinha Reis (praça da Bandeira), em Leopoldina-MG. A fisioterapeuta Jhulia Cunha Macêdo é especialista em fisioterapia neonatal e pediátrica e reabilitação cardiopulmonar, auxiliando com amor e carinho na saúde respiratória e motora das crianças. Graduada em fisioterapia no ano de 2022, pela Faculdade Sudamérica de Cataguases,  Dra. Jhulia Cunha Macêdo tem um vasto conhecimento e experiência nesta área, possuindo cursos como terapia manual voltado para pediatria, fisioterapia neonatal e pediátrica, reabilitação cardiopulmonar pediátrica, além de dois ciclos de equalização em fisioterapia cardiorrespiratória e terapia intensiva neonatal e pediátrica, capacitação em autismo, além de outros cursos e especializações.  Dra. Jhulia Cunha Macêdo é também pós graduada em cuidados paliativos e está cursando fisioterapia cardiorrespiratória UTI adulto e uma pós graduação em fisioterapia e terapia intensiva neonatal e pediátrica. Contatos: (32) 98701-2811. Siga pelo instagram: https://www.instagram.com/jhulia.fisioterapeuta?igsh=aWJ2cDgzZTAzYzcy

 






quarta-feira, 17 de abril de 2024

Prefeitura decreta intervenção no Hospital de Cataguases.

                  Medida acontece após reunião com Ministério Público e prefeitos.

O Prefeito de Cataguases, José Henriques, decretou intervenção no Hospital de Cataguases, que entrou em vigor pouco antes das 18:30h desta terça-feira, 16 de abril. A medida não altera o atendimento ao público que continua sendo prestado normalmente, porém, destitui de seus cargos a diretoria que vinha administrando aquela Santa Casa. Para isso foi nomeada como interventora, Fernanda Rocha Guedes, servidora da Secretaria Municipal de Saúde, além de uma equipe de profissionais que nos próximos 180 dias vai administrar o Hospital.

Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, o secretário de saúde, Vinícius Franzoni, explicou a medida e tranquilizou a população. “Esta foi uma decisão muito difícil, que contou com o apoio do Ministério Público, e também extremamente necessária para garantir que o nosso hospital continue prestando serviços à população da região”, disse. E continuou: “É do conhecimento de todos que a situação financeira do hospital é muito grave, bem como está ocorrendo prejuízo no atendimento hospitalar, e grave risco para a própria preservação da vida humana”, completou o Secretário.

Mais cedo, o promotor de Justiça da Saúde da Macrorregião da Zona da Mata, Rodrigo Ferreira de Barros, que passou toda esta terça-feira em oitivas com diversas pessoas no Hospital de Cataguases, confirmou ao Site as dificuldades vividas por aquela Santa Casa. Ele que encerrou o dia em reunião com os prefeitos das cidades que utilizam os serviços do Hospital para atendimento à população, confirmou a existência de uma dívida consolidada superior a R$ 40 milhões, falta de transparência nas contas, pagamentos de diárias acima do média, além de outros problemas como, por exemplo, a exigência do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – até agora ignorada pelo Hospital – para construir uma escada externa de emergência para casos de incêndio. Após esta reunião, que terminou pouco depois das 18h o prefeito José Henriques baixou o decreto de intervenção.

Além de Fernanda Rocha Guedes, nomeada interventora do Hospital, fazem parte da equipe que vai administrar aquela Santa Casa pelos próximos 180 dias o secretário municipal de Saúde, Vinícius Franzoni, que assume como Presidente da Comissão de Intervenção, o médico Joseph Antônio Freire, atual presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cataguases e Márcia Elaine de Jesus Rodrigues Iglesias, servidora da Secretaria Municipal de Saúde. A intervenção tem as seguintes metas, conforme detalha o decreto nº 5.916/2024 (leia na íntegra clicando ao final deste texto):

✷ mudança do perfil assistencial médico-hospitalar a fim de garantir ao cidadão acesso ao atendimento de saúde e, entre outros direitos, a humanização dos serviços, a gratuidade e universalidade do atendimento, princípios esses norteadores do SUS;
✷ a elaboração e apresentação de um diagnóstico da situação operacional, financeiro-econômica e gestão da entidade;
✷ a regularização dos serviços, especialmente os de atendimentos de urgência, emergência e de plantões de 24 horas e sete dias na semana, conforme as pactuações vigentes com os municípios da microrregião pertencentes ao Termo de Cooperação, bem como aqueles validados junto à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e ao Ministério da Saúde;
✷ a elaboração de novos regramentos para futura finalização da presente.

O decreto de intervenção foi entregue ao administrador do Hospital de Cataguases, Celso Benjamim Filho, que estava acompanhado dos advogados Leonardo Moreto Miranda e Thomás Benevenuto. Eles disseram que vão se inteirar melhor do sobre o teor do documento antes de se manifestarem. O Hospital pode recorrer à justiça para interromper a intervenção.

(FONTE: SITE DO MARCELO LOPES).