terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Prefeito eleito de Leopoldina Pedro Augusto vai presidir o CISUM








O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz (PL), foi eleito por unanimidade, Presidente do CISUM - Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata, na manhã desta terça-feira 22 de dezembro de 2020, em reunião na sede do Consórcio em Leopoldina. O novo presidente que contou com o voto de todos os prefeitos presentes, contou também por documento de procuração, com o voto do prefeito de Volta Grande, Sr. JorgeLuiz Gomes da Costa,  que fez questão de registrar seu apoio.

“É uma grande responsabilidade que assumo com meus companheiros de chapa, pela confiança dos municípios, que por unanimidade escolheram o meu nome para presidir esse importante consórcio de saúde. Vamos com empenho, trabalhar a gestão e a integração da nossa região em um projeto que possa atender as nossas demandas e melhorar a qualidade de vida da população", destacou Pedro Augusto - Presidente do CISUM.

A composição da Diretoria ficou assim composta:

Presidente: Pedro Augusto Junqueira Ferraz

Vice-Presidente: José Henriques Fernandes (Cataguases)

Comissão Controle Interno: José Maria de Barros (Recreio),  Alex Anzolin (Argirita), Hamilton de Moura Filho (Itamarati de Minas) e Bruno Ribeiro (Astolfo Dutra). (Fonte: Kalon Moraes).

PREFEITURA DE LEOPOLDINA: Equipe de transição finaliza seus trabalhos

Nesta última semana, a assessoria de imprensa da Prefeitura esteve reunida com os coordenadores da equipe de transição para uma entrevista. O trabalho desenvolvido por todos os 20 integrantes foi realizado com muito cuidado, zelo e dedicação, tendo como objetivo conhecer melhor a atual administração e, assim, elaborar diagnósticos mais precisos para a nova gestão. Essa equipe foi coordenada por Marcelo Junqueira Ferraz, representante do prefeito eleito, Sr. Pedro Augusto, e por João Paulo do Vale Fófano, representante do Poder Executivo.

Segundo destacou Marcelo, “Se pudesse resumir o que foi essa transição, diria que foi harmônica e de boas intenções entre ambas as partes. Todo o nosso objetivo e da atual administração se somou em favor do bem da população de Leopoldina”.

Para João Paulo, que já havia participado de outras equipes anteriormente, essa “Foi uma das melhores transições que nós já fizemos aqui. Nela nós percebemos transparência de ambas as equipes”.

Como as eleições municipais foram adiadas, esse trabalho acabou sendo realizado em apenas 18 dias úteis, o que se tornou um desafio para todos. Para que tudo desse certo, já no dia seguinte às eleições, alguns membros da nova gestão se reuniram com João Paulo para iniciarem as conversas e traçarem algumas diretrizes.  O próximo passo foi a nomeação de todos os integrantes dessa equipe de transição:

 Representantes do Poder Executivo:

João Paulo do Vale Fófano;

José Márcio Fajardo de Campos;

Bruno Flores Gonçalves;

Regina Lúcia Barbosa Britto Oliveira;

Lucia Helena Fernandes da Gama;

Luiz Augusto Cabral;

Viviani Cesar Corrêa;

Maria do Carmo Brandão Vargas Villas;

Adriana Vieira da Silva Souza.


Representantes indicados pelo Prefeito Eleito:

José Eduardo Coelho Branco Junqueira Ferraz;

Bernardo Ananias Junqueira Ferraz;

Marcelo Junqueira Ferraz;

Sarah Dutra Moraes Ferraz;

Sergio Duarte Benatti;

Lúcia Lopes Horta;

Edmilson Balduino de Macedo.

Márcio de Vieira Machado;

Michele Rocha Côrtes Hazar;

Antônio Félix de Oliveira;

Victor Guilherme Pereira Fernandes;

 Marcelo destacou a atuação e competência de João Paulo frente à equipe e concluiu:  “Nós observamos muitas coisas que precisam ser mudadas, à luz do entendimento dessa administração que se inicia. Mas muitas coisas deverão permanecer exatamente como estão. As experiências exitosas e que nos parecem corretas serão mantidas”. 

Em seguida, concluiu João Paulo: “Estamos encerrando essa transição com a sensação de dever cumprido. Estimo sucesso para essa nova gestão e espero que sempre possamos pensar juntos em uma Leopoldina melhor para todos”.

(da esquerda para a direita): João Paulo do Vale Fófano, Marcelo Junqueira Ferraz, Sarah Dutra Moraes, José Eduardo Coelho Branco Junqueira Ferraz e Sergio Duarte Benatti.

((Reportagem e Foto: Rodrigo Rodrigues)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

VEREADOR ROGÉRIO SUÍNO DEFENDE PRORROGAÇÃO DE MANDATO DE DIRETORES E VICES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A proposta foi apresentada por causa da suspensão das aulas devido à Covid-19. Os mandatos seriam prorrogados até o fim de 2021.

A Câmara de Vereadores aprovou proposição sugerindo a prorrogação do mandato de diretores e vices das escolas municipais de Leopoldina. Indicação neste sentido foi apresentada pelo vereador Rogério Campos Machado, durante sessão ordinária, ocorrida nesta terça-feira (15/12).

Através da Indicação nº 282/2020, o parlamentar solicitou ao Chefe do Executivo que encaminhe à Câmara um projeto de lei propondo a prorrogação por um ano do mandato dos diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino, como ocorreu na cidade de Juiz de Fora.

Ao justificar sua iniciativa, Rogério Campos Machado frisou que o setor educacional foi fortemente impactado pela pandemia da Covid-19, tendo como consequência a suspensão das aulas, o que afetou o aspecto pedagógico e também emocional de todos os envolvidos.

Segundo ele, a prorrogação se estenderia até o dia 31 de dezembro de 2021, prazo suficiente para que os profissionais da educação possam se envolver na reorganização das atividades, dos espaços e dos demais cuidados com um possível retorno dos alunos em um pós-isolamento. Para ele, os impactos da pandemia nas escolas não permitem uma melhor avaliação do trabalho realizado pelos diretores e vices.

Após as discussões regimentais, a proposição foi aprovada por unanimidade e recebeu assinatura de apoio do vereador José Ferraz Rodrigues. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Nota da redação: Alterações da foto e do título, realizadas por este jornal.


APROVADA ALTERAÇÃO DO ÍNDICE DE CÁLCULO PARA REAJUSTE DO IPTU

Com a aprovação desse projeto, os tributos municipais serão reajustados tendo como índice de atualização o IPCA que, atualmente, é mais baixo que o IGPM, índice que era utilizado pela Administração Municipal.

APROVADA ALTERAÇÃO DO ÍNDICE DE CÁLCULO PARA REAJUSTE DO IPTU

Atendendo a uma solicitação do prefeito eleito Pedro Augusto, que recentemente esteve reunido com os atuais vereadores, a Câmara Municipal aprovou a alteração no índice de cálculo do reajuste dos valores constantes nas tabelas e demais dispositivos do Código Tributário do Município, entre eles o IPTU.

Projeto neste sentido, de autoria do Poder Executivo, foi encaminhado ao Legislativo no dia 07 de dezembro e, depois de ser avaliado pela Assessoria Jurídica e receber parecer favorável da Comissão Especial, entrou na pauta de discussão e votação na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (14/12).

Em seu texto, a proposta normativa institui o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para atualização monetária dos valores dos impostos municipais, em substituição ao IGPM (Índice Geral de Preços Mercado). Segundo o Executivo, essa alteração provocará uma menor variação no valor do reajuste dos tributos, não majorando de forma substancial o valor a ser pago pelos contribuintes.

Na justificativa que acompanha o projeto, foi salientado que o índice de reajuste do IGPM tem registrado aumentos que variam entre 17 e 18%, em proporção inversa à real situação econômica do país, enquanto que o IPCA tem variado entre 3 e 4%, o que acarretará menor variação do reajuste dos tributos municipais.

Após as discussões regimentais, o Projeto de Lei nº 58/2020 foi aprovado por unanimidade em regime de urgência. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

CANDIDATOS ELEITOS SÃO DIPLOMADOS PELA JUSTIÇA ELEITORAL

 Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores foram diplomados pela Justiça Eleitoral e estão aptos a exercer o mandato que se inicia no próximo dia 1º de janeiro de 2021.

CANDIDATOS ELEITOS SÃO DIPLOMADOS PELA JUSTIÇA ELEITORAL

O Cartório Eleitoral da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina promoveu, na manhã de hoje, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito municipal de 2020, dos municípios de Argirita e Leopoldina. Foram diplomados prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e os suplentes até a terceira colocação. A cerimônia, com restrições ao púbico, foi presidida pelo Juiz Eleitoral, Dr. Rafael Barboza da Silva, na sede do Cartório.

Considerada com uma etapa indispensável para que os candidatos eleitos possam tomar posse nos cargos a que concorreram, a solenidade de diplomação confirma que o político escolhido pelo povo cumpriu todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto para exercer o mandato.

Segundo Márcia Marinato Locha, Chefe do Cartório, o Tribunal Eleitoral autorizou que a diplomação poderia ser de forma virtual, mas a equipe de servidores da Justiça Eleitoral entendeu que o fechamento do trabalho não seria o mesmo se a entrega do diploma não fosse feita de forma presencial.

No diploma entregue hoje figuram o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou sua classificação como suplente. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

Prefeito eleito de Leopoldina, Pedro Augusto, apresenta os futuros secretários municipais

O prefeito eleito de Leopodina, Pedro Augusto (PL), apresentou oficialmente os nomes que irão compor sua equipe de governo para a administração 2021/2024. O anúncio do secretariado foi feito na noite desta quinta-feira (17) em Coletiva de Imprensa no Hotel Minas Tower que foi transmitida ao vivo na página do prefeito eleito no Facebook. Pedro Augusto está cumprindo o compromisso de número 4, que assinou em cartório durante a campanha, reduzindo o número de secretarias de 17 para 12 e indicando pessoas técnicas para a equipe de governo. Além disso, alguns servidores efetivos foram escolhidos como secretários, demonstrando uma preocupação com a valorização dos servidores.

 Confira secretariado anunciado

*Carlos Odilon de Moraes – Kalon - Chefe de Gabinete

Iniciou suas atividades profissionais em 1981 no Grupo Cataguases – Leopoldina, no extinto Cotonifício Leopoldinense, depois Multitextil e Multifabril. Em 1987 começou a trabalhar na Gazeta de Leopoldina, onde prestava também serviços como repórter fotográfico para vários jornais, como; Nova Fase, Folha de Leopoldina, Tribuna do Povo, Intermunicipal e Revista Hora H. Dez anos depois, aprovado no Concurso Público Municipal, iniciou suas atividades profissionais na Prefeitura de Leopoldina, em vários setores: Setor de Obras, Merenda Escolar, Transporte Escolar e na Assessoria de Imprensa e Gabinete de vários prefeitos, se destacando nessas funções nos anos de 1999 e 2000, 2009 a 2012 e 2013 a 2016.

Luiza Helena Morais Barbosa - Secretária de Assistência Social

Mestre em Letras no Programa de Mestrado do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES/JF. Especialização em Supervisão Escolar e Ciências Políticas, Cidadania e Governação. Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases. Professora aposentada.

Victor Guilherme Pereira Fernandes - Secretário de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura

Mestre em Ciências Sociais – Universidade Federal de Juiz de Fora, MBA em Administração Hoteleira e de Alimentos e Bebidas – SENAC Grogotó/UFJF e   Bacharel em Turismo pela UFJF. Atualmente é diretor comercial e gerente geral do Hotel Minas Tower, com 12 anos de experiência em administração hoteleira. Também é membro da atual diretoria da ACIL – integrante de seu núcleo de desenvolvimento do turismo e membro atuante da Oficina do Futuro de Leopoldina – SEBRAE/ ACIL.

Edimilson Balduino de Macedo - Secretário de Agricultura

 Produtor com largo conhecimento na área rural. Comerciante há 30 anos, se tornou um experiente empreendedor no comércio de alimentos, onde é proprietário do açougue Irmãos Macedo. Acostumado a enfrentar desafios desde cedo, aceitou a tarefa de comandar a Secretaria Municipal de Agricultura. Seu maior objetivo é ajudar o novo governo municipal montar cronograma e projetos que possam viabilizar melhorias e assistência técnica para a classe ruralista e principalmente para os produtores da agricultura familiar do município de Leopoldina.

 Antonio Felix de Oliveira - Secretário de Serviços Urbanos

Iniciou sua trajetória na Prefeitura Municipal de Leopoldina em 01 de novembro de 1970, exercendo a função de serviços gerais, sendo promovido em sequência por diversos cargos. Exerceu a função de Escriturário, Agente de Portaria, Oficial de Saúde Social, Encarregado de Limpeza Urbana, Encarregado e Chefe de Obra e Saneamento. Na gestão 2009/2012 assumiu a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Leopoldina, executando, coordenando e supervisionando as políticas e programas do Município voltados à construção, conservação e fiscalização de vias e obras públicas, estradas, caminhos, praças e jardins municipais.

 Marcio Vieira Machado - Secretário de Saúde

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-graduado em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e mestrando Profissional em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Servidor efetivo da prefeitura de Leopoldina como farmacêutico, desde 2013, também é professor de Química da Rede Estadual.

 Lucia Lopes Horta - Secretária de Educação

Nível Superior Completo em Licenciatura Plena em História. Professora Regente de Turma. Diretora Administrativa Financeira, na SRE/ Leopoldina - MG e já foi Secretária Municipal de Educação, no período 2009 a 2012, na Prefeitura Municipal de Leopoldina - MG.

 Sarah Dutra Moraes Ferraz - Secretária de Administração

 Advogada e Consultora Jurídica; Profissional com mais de 10 anos de experiência nas áreas Cível, Empresarial e da Saúde Suplementar; Pós-graduada em Direito do Trabalho pela rede de ensino LFG (Luiz Flávio Gomes); Já atuou em gestão de contratos e de processos regulatórios de grandes corporações no ramo da saúde suplementar.

 Ailton Soares Dutra - Secretário de Fazenda

Bacharel em Ciências Contábeis, graduado pela Universidade Presidente Antônio Carlos, com larga experiência na área financeira. Trabalhou na Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais de 1984 a 1986  e no Banco do Brasil no período de 1987 a 2016.

 Sérgio Duarte Benatti - Secretário de Desenvolvimento Econômico

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Pós-Graduado em Previdência pela Fundação Getulio Vargas. Foi assessor de planejamento da Prefeitura de Leopoldina, gerente de projetos na FIPE, diretor financeiro no ISD, assessor parlamentar e consultor em gestão empresarial em diversas empresas do Brasil.

 Michelle Rocha Cortes Hazar - Procuradoria

 













Mestra em Direito Público pela Universidade FUMEC e Especialista em Direito Público pela PUC MINAS. Advogada com experiência em direito administrativo e constitucional. (Fonte: Assessoria de Imprensa do prefeito eleito). NOTA DA REDAÇÃO: Ainda não foi divulgado, os nomes do futuro secretário de obras e do futuro controlador geral do município.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

VEREADOR DEFENDE REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DOS APARELHOS DE AR CONDICIONADO

 Waldair Costa encaminhou ao Executivo cópia de um modelo de projeto para reuso dessa água em atividades como lavagem e jardinagem.

VEREADOR DEFENDE REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DOS APARELHOS DE AR CONDICIONADO

A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e é um dos assuntos mais discutidos atualmente, na busca de soluções sustentáveis para esse problema que causará impactos imprevisíveis nas gerações futuras.

Uma dessas possíveis soluções seria a coleta, o escoamento, o aproveitamento e o tratamento da água proveniente do processo de condensação dos aparelhos de ar condicionado. Esse tema foi alvo de discussão na sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 08 de dezembro.

O vereador Waldair Barbosa Costa apresentou a Indicação nº 277/2020 na qual solicita ao Poder Executivo o encaminhamento de um projeto de lei visando o reuso da água proveniente de aparelhos de ar condicionado. Ele explicou que chegou a elaborar um projeto sobre o tema, mas o entendimento da Assessoria Jurídica é que se trata de uma prerrogativa exclusiva do Poder Executivo, pois implica alteração no Código Municipal de Obras e Posturas.

O parlamentar anexou à matéria cópia do projeto de sua autoria e salientou que os aparelhos de ar condicionado são utilizados em larga escala em prédios públicos, comerciais e residenciais e geram gotejamento de água, derivada da umidade do ar condensada quando o aparelho resfria o ar do ambiente interno.

Waldair Costa explicou que, ao implantar um sistema para captação dessa água, seria possível utilizá-la, depois do tratamento adequado, para diversas atividades, como limpeza e jardinagem. Ele também lembrou que a água acumulada nas bandejas dos aparelhos de ar condicionado, em virtude da má colocação do dreno, torna-se um ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Ao final das discussões, a proposição foi aprovada por unanimidade e recebeu assinatura de apoio do vereador José Ferraz Rodrigues.

(Foto ilustrativa disponível na Internet) (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

EDITAL - ESPORTE CLUBE UNIDOS - RIBEIRO JUNQUEIRA.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

REPRESENTANTES DO HOSPITAL PARTICIPAM DE REUNIÃO NA CÂMARA E AGRADECEM APOIO RECEBIDO.

 Vera Pires e Wolnei Aguilar relataram as medidas adotadas no hospital para enfrentamento da Covid-19 e agradeceram as manifestações de apoio dos vereadores.

REPRESENTANTES DO HOSPITAL PARTICIPAM DE REUNIÃO NA CÂMARA E AGRADECEM APOIO RECEBIDO.

Em atendimento ao Requerimento nº 13/2020, de autoria do vereador José Ferraz Rodrigues, representantes da Casa de Caridade Leopoldinense participaram da sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida nesta terça-feira (08/12), com objetivo de explanar sobre as medidas que foram tomadas para o enfrentamento e combate à Covid-19.

Inicialmente, Vera Maria do Vale Pires, Provedora do Hospital, fez um agradecimento aos vereadores que não mediram esforços no sentido de autorizar a Prefeitura a repassar à Casa de Caridade os recursos financeiros que seriam destinados às cirurgias eletivas. Segundo ela, esse foi o passo inicial para começar o enfrentamento da doença.

A Provedora informou que, no período de 27 de março a 10 de junho, a Administração Municipal fez quatro repasses, totalizando R$917.881,81 (novecentos e dezessete mil, oitocentos e oitenta e um reais, e oitenta e um centavos), que possibilitaram equipar o hospital e fazer todas as adaptações necessárias.

Entre as medidas adotadas, Vera Pires destacou que o número de leitos foi ampliado e, atualmente, o hospital possui 35 leitos de enfermaria Covid SUS e 19 leitos de CTI Covid, sendo 17 pelo SUS e 2 de convênios. Também foi ampliado o CTI, passando de 8 para 10 leitos, sendo 7 do SUS e 3 leitos de convênio.

Ela apresentou um relatório informando que, até o momento, 393 pessoas com Covid-19 deram entrada no Hospital e 300 pacientes foram curados e tiveram alta. Além dos pacientes de Leopoldina, estavam internadas pessoas de Argirita, Laranjal, Palma, Sapucaia, Matias Barbosa, Maripá de Minas e Andrelândia.

Vera Pires esclareceu que o Governo do Estado repassou vários equipamentos para o enfrentamento da doença e que o Governo Federal encaminhou cerca de R$1.428.386,48 (um milhão, quatrocentos e vinte e oito mil, trezentos e oitenta e seis reais e quarenta e oito centavos) como incentivo para adesão ao combate à Covid. Segundo a Provedora, esses recursos chegaram apenas em junho e a pandemia começou em março, por isso ela reconheceu a importante ajuda dos vereadores, sem a qual ficaria difícil e impraticável adotar qualquer medida no hospital. Ao final, Vera Pires reiterou o agradecimento aos vereadores pela demonstração de carinho e de apoio à Casa de Caridade Leopoldinense.

Em seguida, Wolnei Aguilar Silva, Administrador Financeiro, ratificou o pronunciamento da Provedora e acrescentou que estava apresentando esta prestação de contas em consideração aos vereadores atuais que muito ajudaram ao hospital. Ele fez um relato de todas as medidas adotadas para atender aos pacientes locais e de diversas outras cidades, desde a implantação dos primeiros leitos exclusivos para Covid-19.

O Administrador destacou a importância das emendas parlamentares, cujos recursos financeiros foram utilizados também na aquisição de medicamentos que atenderam à demanda, inclusive foi possível atender ainda à necessidade de alguns hospitais na região, numa cooperação mútua.

Além de destacar a importante colaboração do Governo Municipal, ele anunciou que já foi firmado um convênio no valor de R$180.000,00 (cento e oitenta mil reais) para aquisição de um gerador de energia, além de R$890.000,00 (oitocentos e noventa mil reais) para aquisição de um tomógrafo, equipamento muito utilizado no diagnóstico e tratamento da doença Covid-19.

Wolnei Aguilar fez questão de reconhecer que, além de equipamentos, é fundamental que o hospital tenha profissionais capacitados para prestar um bom serviço à população. Por isso, ele fez questão de elogiar os profissionais de todos os setores, que se submeteram a treinamentos de capacitação para melhor lidar com a pandemia. Ele acrescentou que foi montado um comitê de crise, composto por funcionários da instituição, que se reúne diariamente para definir quais protocolos serão adotados. O Administrador registrou também as inúmeras doações recebidas de empresas e de pessoas físicas, algumas anônimas, para as quais será emitida uma nota pública de agradecimento.

Ao final, Wolnei Aguilar anunciou que foi concluído o projeto para adequação da área física para a instalação da UTI Neonatal que será o primeiro passo para a unidade de parto de alto risco. Além disso, foi solicitado credenciamento e habilitação para a central de trauma 1 e de trauma AVC nível 2.  Em seguida, ele se colocou à disposição para responder às perguntas dos vereadores e salientou que era com muita gratidão que comparecia à Câmara para agradecer todo o apoio que foi oferecido ao hospital, não apenas neste momento de crise, mas durante todos os anos da atual legislatura.

Em seguida, os vereadores presentes fizeram manifestações de reconhecimento ao trabalho realizado e apontaram alguns questionamentos que foram plenamente respondidos pelos convidados. Concluídas as perguntas dos vereadores, Waldair Barbosa Costa demonstrou também seu posicionamento de apoio ao Hospital e encerrou a sessão ordinária. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Pedro Augusto prefeito eleito de Leopoldina participa de encontro em Juiz de Fora












O prefeito eleito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, participou na tarde de terça-feira, dia 08 de dezembro de 2020, do 1º Encontro de prefeitos eleitos e reeleitos da Zona da Mata Mineira, com o Secretário Estadual de Saúde Dr. Carlos Eduardo Amaral. O encontro que aconteceu na sede do ACISPES, contou com as presenças de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de saúde. A reunião realizada no auditório da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra, tratou de estratégias de gestão em saúde por meio dos consórcios públicos, bem como o fortalecimento das práticas dos serviços da área de saúde através do programa saúde em rede. Além do secretário estadual de saúde, participaram também do encontro, o secretário adjunto Marcelo Cabral, o assessor especial da secretaria Ibiracy Martins, o presidente Ormeu Rabeli, a diretora executiva do ACISPES Pollyana Ferreira e o diretor administrativo João Paulo Damasceno. (Fonte: Kalon Moraes – Jornal A Gazeta de Leopoldina)

 

LEGISLATIVO AUTORIZA REPASSE DE RECURSOS DO PMAQ-AB AOS SERVIDORES DA SAÚDE

Por unanimidade, vereadores autorizam Administração Municipal a firmar acordo judicial e repassar recursos do PMAQ-AB aos integrantes das equipes de saúde do município.

LEGISLATIVO AUTORIZA REPASSE DE RECURSOS DO PMAQ-AB AOS SERVIDORES DA SAÚDE

Foi julgada procedente uma ação judicial movida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Leopoldina – SINSERPU contra o Município de Leopoldina, visando ao pagamento de prêmio variável de qualidade e inovação do Programa Nacional de Melhoria de Acesso e Qualidade à Atenção Básica – PMAQ-AB aos funcionários das equipes de saúde.

Após condenação ocorrida em primeira instância, o Poder Executivo decidiu não recorrer da decisão e encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 63/2020 solicitando autorização para firmar acordo judicial, em juízo de conciliação, através de homologação do Judiciário. A matéria foi apresentada na reunião ordinária realizada na segunda-feira (07/12)

Na mensagem do projeto, o Poder Executivo explicou que divergia da aplicação dos recursos oriundos do PMAQ-AB na forma disposta na Lei Municipal nº 4067/2012, motivo pelo qual ajuizou a ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade, a qual não encontrou amparo na esfera judicial. Durante a tramitação da referida ação, nos anos de 2014 e 2015, em acordo com os servidores das unidades de saúde, foram repassados 70% do valor do prêmio, sendo que os 30% restantes foram utilizados em investimentos nas unidades de saúde.

Em seu posicionamento final, o juiz entendeu que o município não poderia ter deixado de repassar integralmente os recursos aos servidores, considerou sem validade os acordos celebrados e condenou o município a fazer o ressarcimento de todos os valores não quitados.

Em virtude da decisão de não recorrer a outra instância e como não é permitida à Administração Pública realizar acordos sem amparo legal, foi encaminhado para apreciação dos vereadores o Projeto de Lei nº 63/2020, cujo texto solicita autorização para efetuar o depósito de R$655.718,02 (seiscentos e cinquenta e cinco mil, setecentos e dezoito reais e dois centavos), em conta corrente do SINSERPU, o qual, após homologação do juízo, deverá ratear os valores recebidos, conforme definido em assembleia realizada com os servidores interessados.

Devido à importância da matéria, a tramitação em regime de urgência foi aprovada pelos vereadores e o projeto foi encaminhado para avaliação da Assessoria Jurídica e de uma Comissão Especial.

Na sessão ordinária ocorrida no dia 08 de dezembro, foi aprovado o parecer da Comissão Especial, favorável à tramitação da matéria. O projeto ainda teve sua redação aperfeiçoada através de emendas sugeridas pela Assessoria Jurídica e apresentadas pelo vereador Rogério Campos Machado.

Assim que o projeto entrou na pauta de discussão e votação, os vereadores se alternaram em pronunciamentos, ressaltando a importância da sua aprovação, já que se trata de um direito dos funcionários das equipes de saúde, e alertando que situações como essa não voltem a ocorrer nos próximos anos.

Colocado em votação, o Projeto de Lei nº 63/2020 foi aprovado por unanimidade em regime de urgência e seguiu para sanção do Poder Executivo.

(Imagem disponível na internet)

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

VEREADORES DEFENDEM INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NAS MARGENS DA RODOVIA BR 116

 Jacques Villela apresentou pedido ao Executivo para instalação de iluminação pública nas margens da BR 116, no trecho entre Posto Puris e Posto Oxalá.

VEREADORES DEFENDEM INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NAS MARGENS DA RODOVIA BR 116

O fato de ser cortada por rodovia federal é visto como algo positivo para qualquer cidade, por causa da interligação com outras regiões e do movimento na economia local. Esse tema foi discutido na reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida na segunda-feira (07/12).

O vereador Jacques Villela foi o autor da Indicação nº 276/2020 que sugeriu ao Poder Executivo que se empenhe no sentido de instalar iluminação pública nas margens da Rodovia BR 116, numa extensão de quase 10 km na área urbana, tendo como referência o trecho entre o Posto Puris e o Posto Oxalá.

Ao justificar sua iniciativa, Jacques Villela destacou o potencial econômico desse trecho e lamentou que a  Rodovia BR 116 nunca foi valorizada pelo Poder Executivo. Ele ponderou que o Governo Municipal busque apoio nas esferas estadual e federal para a realização da obra, pois proporcionará maior segurança e incentivo para a instalação de novas empresas no local.

Durante a discussão da matéria, Waldair Barbosa Costa lembrou que, no governo Bené Guedes,  houve uma reunião com os empresários instalados às margens da rodovia, os quais solicitaram a iluminação daquele trecho, mesmo que fosse preciso aumentar a taxa de iluminação pública. O vereador lamentou a não concretização desse projeto, que provocaria grandes transformações sociais e econômicas em Leopoldina.

Ao final das discussões regimentais, a Indicação nº 276/2020 foi aprovada por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio de José Ferraz Rodrigues, Elvécio de Souza Barbosa, Sebastião Geraldo Valentim, Valdilúcio Malaquias, José Augusto Cabral e Hélio Batista Braga de Castro. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

CÂMARA DE VEREADORES REALIZARÁ OBRA DE AMPLIAÇÃO DO ESTACIONAMENTO

O projeto elaborado pela Ideal Consultoria Ambiental e Urbanística prevê a delimitação de 16 vagas, além de outras melhorias que garantirão uma melhor utilização do espaço.

CÂMARA DE VEREADORES REALIZARÁ OBRA DE AMPLIAÇÃO DO ESTACIONAMENTO

A falta de espaços disponíveis no estacionamento é um problema que incomoda tanto servidores como vereadores, bem como os cidadãos que comparecem à sede da Câmara Municipal. Nesta semana, a Presidência do Legislativo anunciou a obra de adequação do pátio externo e delimitação de novas vagas no estacionamento.

Para a realização desses serviços, não haverá necessidade de aquisição de um novo terreno. O projeto prevê a demolição do pequeno muro de contenção existente no local, desaterro do talude e a remoção do muro de placas. A empresa Ideal Consultoria Ambiental e Urbanística, com sede em Leopoldina, foi contratada e elaborou o projeto executivo e estrutural da obra.

Na atualidade, o pátio da Câmara não possui uma delimitação de vagas, sendo usado, muitas vezes, de maneira desordenada, o que resulta na utilização ineficaz do espaço, não atendendo à demanda. A expectativa é de que essa obra diminua o problema de falta de espaço no estacionamento da sede do Legislativo Municipal.

Segundo o projeto, haverá delimitação de 16 vagas, além de outras melhorias efetuadas no local que garantirão a ampliação do espaço e uma maior comodidade para todos os frequentadores da Casa de Leis, que recebe um grande fluxo de pessoas devido ao serviço de emissão de carteira de identidade, além da realização de palestras, reuniões e outros eventos públicos que acontecem no plenário todos os meses.

Ainda não há previsão para o início das obras, já que há a necessidade da realização de um processo licitatório. Em recente encontro com os vereadores eleitos, Waldair Barbosa Costa, atual Presidente da Câmara, informou que deixará recursos disponíveis para a execução desse projeto.

(Imagem cedida pela Ideal Consultoria Ambiental e Urbanística) 

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Deputado estadual Wilson Batista está internado com Covid-19 em Belo Horizonte

 O deputado estadual Wilson Batista (PSD) está internado com Covid-19. A informação foi confirmada através de sua assessoria de imprensa nesta quarta-feira (09).

O deputado, que também é oncologista, está em tratamento em um hospital em Belo Horizonte. Ele foi internado na segunda-feira com quadro de insuficiência respiratória, tosse e dores no corpo. O parlamentar chegou a permanecer na UTI por 14 horas para realização de exames e avaliação do quadro, depois foi transferido para o quarto na manhã de terça-feira e já responde ao tratamento com evolução do quadro.

Em suas redes sociais, Dr. Wilson Batista tranquilizou a população. Ele disse que está se recuperando, agradeceu as manifestações de carinho e falou para todos se cuidarem. “Estou recebendo amáveis demonstrações de carinho e cuidado. E todas elas são muito especiais e enchem meu coração de alegria, segurança e esperança. Continuem cuidando de vocês e de seus familiares”. Destacou o deputado.

Mesmo com a evolução do tratamento, ainda não há previsão de alta. Nos próximos dias, depois que ele sair da fase aguda da doença, será iniciado o tratamento de estabilização.

Verbas para combater a Covid-19

Em julho deste ano, durante entrevista à Rádio Muriaé, o parlamentar informou que destinou cerca de R$ 600 mil ao Hospital São Paulo para a criação de enfermarias para atender pacientes com a covid e desde então, atua ativamente na assembleia legislativa e nos leitos do HSP combatendo a pandemia.(Fonte: Site Rádio Muriaé).



terça-feira, 1 de dezembro de 2020

NOVOS VEREADORES VISITAM A CÂMARA E DISCUTEM CERIMONIAL DE POSSE

Após várias ponderações, ficou decidido por unanimidade que a solenidade ocorrerá nas dependências da Câmara, no horário das 10 horas, com transmissão ao vivo pela fanpage e pelo canal do Legislativo no youtube.
NOVOS VEREADORES VISITAM A CÂMARA E DISCUTEM CERIMONIAL DE POSSE

Os vereadores eleitos na recente eleição municipal estiveram visitando a Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (30/11). Eles foram recepcionados pelo presidente Waldair Barbosa Costa e pelo vice-presidente José Augusto Cabral, o vereador mais votado no pleito municipal.

Durante o encontro, os representantes da atual Mesa Diretora conversaram sobre a rotina diária do Legislativo e disponibilizaram para os eleitos exemplares do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal. Entre um esclarecimento e outro, foi sugerido aos novatos que acompanhem as reuniões ordinárias para conhecerem a dinâmica do trabalho legislativo.

Waldair Costa informou que deixará recursos disponíveis para o próximo presidente a fim de concluir dois projetos já iniciados em sua gestão: a ampliação do estacionamento e a instalação de sistema de energia solar.

No encontro também foi discutido sobre a solenidade de posse que ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2021. Após várias ponderações, ficou decidido por unanimidade que, seguindo a tradição, a solenidade ocorrerá nas dependências da Câmara, no horário das 10 horas, com transmissão ao vivo pela fanpage e pelo canal do Legislativo no youtube. 

Em virtude da pandemia de Covid-19, serão adotados alguns procedimentos de prevenção, como a restrição do acesso à cerimônia. Cada vereador terá direito a três convites, sendo que o prefeito e o vice-prefeito, que também serão empossados nesta sessão, receberão cinco convites.

Participaram do encontro os vereadores eleitos Gilmar Pimentel, Rodrigo Pimentel, Elileia da AVAC, Profª Inezinha, Carlos André, Vinícius Queijinho, Edvaldo Franquido Donato do Vale, Julius César, José do Carmo, Alexandre Badaró, Rogério Campos Machado e Ivan Nogueira. Justificaram ausência Bernardo Guedes e Valdilúcio Malaquias. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

ENTREVISTA COM VICTOR GUILHERME FERNANDES.


“Leopoldina é uma cidade muito rica em potencial turístico, em atrativos, mas nós precisamos e temos uma grande missão: transformar estes atrativos turísticos para que eles possam ser comercializados efetivamente no trade turístico.”

Introdução:

Victor Guilherme é graduado em Turismo, pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduado em Administração Hoteleira pelo SENAC e Mestre em Ciências Sociais pela UFJF. Atualmente é gerente do Hotel Minas Tower e sócio da Dom Bosco Empreendimentos Imobiliários. Nesta entrevista concedida recentemente ao Programa Roda Viva, apresentado por Arnaldo Spíndola, aos sábados na Rádio Jornal AM, ele comentou sobre o potencial turístico de Leopoldina, nas áreas de cultura e lazer.

Arnaldo Spíndola : Como você avalia o potencial turístico de Leopoldina?

Victor Guilherme – É muito bom e proveitoso participar desta troca de idéias, tendo em vista que temos conversado muito sobre projetos para as áreas de cultura, esporte lazer e turismo. Leopoldina é uma cidade muito rica em potencial turístico, em atrativos, mas nós precisamos e temos uma grande missão: transformar estes atrativos turísticos para que eles possam ser comercializados efetivamente no trade turístico. Então, nós temos que escolher estrategicamente alguns dos pontos principais, alguns dos nossos atrativos principais e darmos um tratamento necessário para que estes atrativos sejam trabalhados em forma de produto e ofertados ao mercado de consumo de turismo. Então, a nossa grande missão é justamente transformar a cadeia de serviços associados a estes atrativos em uma cadeia que esteja profissionalizada, treinada e capacitada para receber os turistas e a gente poder desenvolver o turismo na cidade. Leopoldina só tem passado e temos que começar a oferecer alternativas para as pessoas ficarem, gostarem, amarem o município, quererem o seu desenvolvimento, quererem buscar qualificação e uma das alavancas chave neste sentido é a área de turismo, cultura, esporte e lazer. São quatro áreas irmanadas, afetivas e que podem ser trabalhadas de forma bem estruturada, estratégica, com uma boa leitura do que é a realidade atual, escolhendo projetos para serem trabalhados. Nós não podemos atirar para todos os lados e sim temos que colher alguns projetos, aqueles que são mais viáveis, que podem nos dar retorno mais imediatamente, é aí que precisamos atacar.  Já comecei a esboçar uma lista de afazeres e de possibilidades para Leopoldina, no âmbito do turismo e da cultura e também do esporte e do lazer. Tem coisas que a gente pode fazer, executar imediatamente e que vão trazer retornos imediatamente. Eu gosto sempre de bater nesta tecla, por que eu trabalho com eventos na cidade, trabalho com eventos no meu hotel e sei qual é o potencial do mercado de eventos para alavancar empregos, geração de renda e também divisas para o município, como impostos e outros mais. A primeira coisa que nós temos que buscar realizar é a formatação de um belo calendário de eventos turísticos para Leopoldina. Eu bato sempre nesta tecla. Nós precisamos realizar e ter eventos fortes, ou seja, não pode ser eventinho meia boca não. Nós temos um entroncamento rodoviário aqui em Leopoldina muito especial e uma localização geográfica estratégica excelente, que nos coloca a poucas horas de grandes centros emissores de turistas. Criando eventos aqui no município, temos condições de atrais as pessoas. Um grande produtor de eventos da nossa região, que traz esses grandes shows, como Mayara e Maraísa, Gustavo Lima, e outros, que é o Carlos Garcia, ele se hospeda no Minas Tower e ele me disse que é muito melhor realizar eventos em Leopoldina, do que em Muriaé, que é bem maior que Leopoldina. Eu perguntei porque e ele me respondeu que Leopoldina recebe a região inteira, tem um parque de exposições central e estratégico, com acesso facílimo, tanto a pé como de carro e ele disse ainda que Leopoldina é uma cidade bonita, bem quista, simpática e que tem excelente estrutura para receber shows de grande porte, tem estrutura de equipamentos, de hotelaria, estrutura gastronômica. Este empresário de shows tem uma visão estratégica de realizar shows aqui em Leopoldina e ele está sempre promovendo. Temos que começar a acreditar nas nossas potencialidades e transformá-las em produtos vendáveis nos mercados de turismo e cultura a fim de fazer com que este dinheiro chegue em Leopoldina, pois o retorno financeiro é rápido, imediato. Este é o primeiro passo para começarmos a alavancar o turismo em Leopoldina. O segundo passo, já seria um trabalho de conscientização, um trabalho realizado nas escolas, sendo uma ação do resgate histórico e patrimonial dos nossos valores, das pessoas de nossa cidade. Quem fez? Quem participou da construção de Leopoldina? Quais são os nomes? Qual a história política do município? Quais são os grandes artistas que por aqui passaram, viveram e morreram em nossa cidade, como Augusto dos Anjos? Qual é o seu legado?

Será necessário um grande trabalho de sinalização turística, sendo importante conscientizar os agentes que tem contatos com os turistas, como por exemplo, os policiais, os taxistas, os vigilantes, os frentistas dos postos de gasolina, os garçons, os atendentes de lanchonetes e restaurantes, ou seja, essas pessoas são veículos de vendas do município e nós temos que enxergar isso e tratar essas pessoas como capital humano estratégico para a virada da cidade rumo ao turismo. Essas pessoas não podem ser abordadas por um turista que pede uma informação e eles não sabem informar, dizer que não conhecem um bom lugar para almoçar, um local turístico para conhecer, para passear, para se divertir e não podemos ter a resposta de que não sabem, diante das riquezas que nós temos em Leopoldina, tanto de estrutura, quanto de atrativo. Agora, os atrativos têm que ser acessíveis, bem sinalizados, tem que ser de fato bonitos, para causar uma boa impressão, uma experiência, porque atualmente o turismo, a partir de agora, principalmente a partir desta pandemia, o novo paradigma do turismo será o turismo da experiência, ou seja, a pessoa sair da sua casa com a sua família, para ter uma vivência que ela não tem no seu ambiente, é isso que nós temos que proporcionar para as pessoas quando vem à Leopoldina, por exemplo para assistirem um campeonato de vôo livre. Não pode simplesmente ser uma rampa mal arborizada, mal tratada, sem um banheiro adequado, tem que ter uma condição de alimentação adequada, uma ambientação sonora, de repente com artistas locais, levar a gastronomia, por exemplo, para o Morro do Cruzeiro e realizar um belo campeonato de vôo livre, mas com atrações sendo realizadas durante todo o dia, para justificar que as pessoas venham de fora consumir aqui. Um dos problemas que precisamos atacar é retirar a parte da alta tensão aérea, sendo que já houve esse tipo de conversa com a Energisa, para que ela passe estes fios de alta tensão para subterrâneo, no local onde é feito o pouso do vôo livre, que é próximo ao posto de guarda da Polícia Rodoviária Federal, para conseguirmos aprovar nas instâncias dos campeonatos de vôos livres federais e estaduais, que as etapas sejam sediadas aqui em Leopoldina, tendo em vista que atualmente existem normas de segurança que nós não conseguimos atender, por causa especificamente destes fios de alta tensão.

Arnaldo Spíndola: E o turismo nos distritos?

Victor Guilherme –  O turismo pode redescobrir, reativar os nossos distritos e fazer com que as pessoas tenham vontade de permanecer lá. A nossa cidade tem um potencial de atração pela religiosidade, como a “caminhada da fé”, que sai da Igreja do Rosário, com destino a Piacatuba, a caminhada da Igreja da comunidade da Onça, com destino à Tebas, e a caminhada com destino ao Morro do Cruzeiro, e nós temos que abraçar estes eventos religiosos juntamente com a Diocese de Leopoldina e transformá-los em atração turística. Vejamos: Foram gravados filmes e mini-séries em Piacatuba e ninguém fala nada, temos que utilizar esses oportunidades pra divulgar nossas potencialidades que já estão sendo percebidas por produtores e artistas de fora, mas que nós mesmos não valorizamos da maneira adequada.

Arnaldo Spíndola: Na sua opinião, Leopoldina divulga bem as suas potencialidades turísticas?

Victor Guilherme – Gosto muito do exemplo do governo do Estado da Bahia, pois é um vendedor espetacular do turismo deste Estado. Ao descer no aeroporto de Salvador, a primeira coisa que a pessoa vê escrito é: “Sorria, você está na Bahia”, sendo este o mote, o slogan da Bahia e onde quer que as pessoas vão elas veem e ouvem falar sobre a Bahia: que é um local que não tem inverno, região de praia o ano inteiro, lugar de passear, e não vemos falar nada de Leopoldina e olha que temos um entroncamento rodoviário fabuloso, que poderia estar sendo explorado de alguma forma, pois temos que vender o município e uma forma excelente para vendermos o município, temos que investir em outdoors nas rodovias convidando as pessoas que estão a passeio para entrarem na cidade, almoçarem por aqui, conhecerem nossas belezas, se hospedarem.... E, torno a dizer, a criação de um calendário oficial de eventos será a porta de entrada para vender o município.  Podemos trazer, por exemplo, grandes nomes da música e com isso se traz também a mídia espontânea, haja vista que a mídia vem atrás dos grandes artistas. E ainda, pode ser feito por exemplo um evento de jazz, pega um Ivan Lins, ou um Wagner Tiso, aí teremos um grande artista de peso, e devemos sempre incluir os artistas locais, pois temos ótimos músicos, com sólida formação. E aí entra a importância da criação de um calendário de eventos.

Um fato que tem me deixado muito triste ultimamente, é a forma como tem sido feita a poda das árvores oitis, os mesmos já foram símbolo de Leopoldina, justamente porque era feita aquela poda simétrica, linda. E as pessoas viam uma alameda de oitis linda, bem aparada, todas iguais... e lamentavelmente hoje é feita uma poda radical, invasiva, uma verdadeira ceifa das pobres árvores. Outro fato que me incomoda demais, é aquele relógio da coca-cola, instalado na Praça Félix Martins. Fico me perguntando o que este relógio está fazendo ali, que ninguém demoliu, e não tirou até hoje ele de lá. Referido relógio é feio e está contribuindo para a poluição visual do município e está lá parado, não funciona há muitos anos, isto é lamentável, simboliza nosso atraso, nosso descaso com a beleza de nossos equipamentos públicos. Neste local, tem que ter um monumento de amor a Leopoldina e não um relógio da coca-cola que não funciona. Tenho um pouco de conhecimento nas áreas de turismo, lazer e gastronomia e esse conhecimento me favorece, para que eu possa desenvolver alguns projetos e potencialidades que estão adormecidas em Leopoldina e que com o funcionamento dos mesmos, podemos trazer grandes benefícios para toda a nossa sociedade, pois o que mais queremos e sonhamos para a nossa querida Leopoldina é o seu desenvolvimento e sempre faço de tudo para honrar o nome da minha família, que sempre acreditou e que sempre investiu na nossa querida Leopoldina.