quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Vereador Julius Cezar solicita a construção de condomínio de casas populares em Ribeiro Junqueira e nos demais distritos.



Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 17 de agosto de 2021, foi aprovada por unanimidade, a indicação nº 789/2021, em que solicita ao Senhor Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que construa no distrito de Ribeiro Junqueira, um condomínio de casas ou até mesmo prédios de três a cinco andares, para que possam atender as famílias cadastradas no Cadastro Único e que não tenham casa própria. Diz o texto da indicação: “Devido ao grande déficit de moradias populares em nossa cidade para os moradores de baixa renda, acompanhando a situação atual de pandemia em que vivemos, venho solicitar ao Executivo que se estude a possibilidade para que seja construído no distrito de Ribeiro Junqueira um condomínio de casas ou até mesmo prédios de três a cinco andares para que possam atender as famílias cadastradas no Cadastro Único e que não tenham casa própria. Em virtude do Distrito de Ribeiro Junqueira possuir muitos terrenos pertencentes ao município, vejo que essa possibilidade é viável e vai trazer dignidade as famílias contempladas. Nesse sentido vejo como prioridade que se atenda aos moradores que já residem no distrito e adjacências, dando prioridade para famílias que tenham em seu grupo familiar pessoas com deficiência físico, mental, outros,  idosos etc.. Seria importante que, na medida que se atenda as famílias de Ribeiro Junqueira e adjacências, os restantes das casas populares passariam também para outras famílias dos outros bairros da cidade que tenham  interesse, seguindo sempre as prioridades.”

Durante a discussão da indicação, o vereador Edvaldo Franquido Donato do Vale (PT), sugeriu ao vereador Julius Cezar, que incluísse na indicação, que esta solicitação fosse a favor de todos os demais distritos, sendo a sugestão aceita pelo autor. Julius Cezar afirmou que já tinha em pensamento, apresentar esta solicitação para todos os distritos, mas que ainda não tinha apresentado, pois em Ribeiro Junqueira ele tem conhecimento que existem muitos terrenos pertencentes à Prefeitura, que podem ser utilizados para este fim, não sabendo a quantidade de locais disponíveis nos outros locais e que estava realizando este levantamento, acatando a sugestão, comentando sobre a importância da mesma. 

VEREADORES GILMAR PIMENTEL E JULIUS CEZAZ SOLICITAM A REFORMA DE CALÇAMENTO EM AVENIDA DE RIBEIRO JUNQUEIRA

 Vereadores alegaram que a avenida está com piso irregular, com paralelepípedos soltos, e que há risco de acidentes e danos aos veículos.

CÂMARA APROVA PEDIDO PARA REFORMA DE CALÇAMENTO EM AVENIDA DE RIBEIRO JUNQUEIRA

Reparos no calçamento da principal via de acesso ao distrito de Ribeiro Junqueira. Esse foi o objetivo principal da proposição apresentada pelos vereadores Gilmar Pimentel (PODEMOS) e Julius Cezar (PSL) na reunião ordinária da Câmara Municipal, ocorrida no dia 10 de agosto de 2021.

Através da Indicação nº 749, os parlamentares solicitaram ao Chefe do Poder Executivo que fosse providenciada a manutenção do calçamento da Avenida Haidê de Almeida Machado, antiga estrada de acesso ao distrito.

Ao justificarem tal pedido, os autores argumentaram que a avenida apresenta diversas falhas em seu calçamento, com paralelepípedos soltos, podendo ocasionar acidentes e danos aos veículos que trafegarem pelo trecho.

Identificada como Avenida Haidê de Almeida Machado, a via pública possui uma extensão de 2,8 quilômetros, a partir da BR 116, próximo ao Posto Vale do Pomba. É considerada a maior avenida do Município de Leopoldina.

Colocada em votação pelo Presidente José Augusto Cabral, a Indicação foi aprovada por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio de Vinícius Queijinho, Rodrigo Pimentel e Ivan Nogueira. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

VEREADOR DIDI DA ELÉTRICA SOLICITA ALTERAÇÃO DO HORÁRIO DE COLETA DE LIXO NO CENTRO DE LEOPOLDINA

Vereador Didi da Elétrica informou que há reclamações constantes de que o caminhão de coleta de lixo prejudica a fluidez do trânsito nas ruas centrais da cidade.

VEREADOR VALDILÚCIO MALAQUIAS




                                                         APROVADO PEDIDO PARA ALTERAÇÃO DO HORÁRIO DE COLETA DE LIXO NO CENTRO DE LEOPOLDINA

O horário de coleta de lixo na região central da cidade foi alvo de discussão entre os vereadores na sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 16 de agosto de 2021. Na oportunidade, foi apreciada a Indicação nº 778, de autoria de Valdilúcio Malaquias “Didi da Elétrica” (PODEMOS), que sugeriu ao Poder Executivo a mudança no horário da coleta de lixo na região central da cidade, que ocorre por voltas das 17 ou 18 horas.

Durante a discussão da matéria, o vereador informou que se trata de uma reclamação constante da população, pois, sem espaço para estacionar, os caminhões de coleta de lixo travam o trânsito e impedem a fluidez dos veículos, o que tem gerado bastante transtorno para motoristas e pedestres.

Valdilúcio Malaquias salientou que o congestionamento no trânsito gerado pelo veículo coletor de lixo pode ser solucionado com a simples alteração no horário para execução do serviço, passando a ser feita num período mais tranquilo e com pouca circulação de veículos.

A proposição recebeu manifestações orais de apoio do Presidente José Augusto Cabral e dos vereadores Julius Cezar e Rogério Campos Machado. Na votação, foi registrada aprovação unânime e o texto da matéria recebeu assinaturas de apoio de José do Carmo Fófano, Alexandre Badaró, Bernardo Guedes, Julius Cezar, Rogério Campos Machado e Ivan Nogueira.

Valdilúcio Malaquias também foi autor da Indicação nº 723, aprovada recentemente, na qual solicitou ao Poder Executivo a manutenção da estrada rural conhecida como Sarará. Segundo o vereador, os serviços de recuperação do trecho são necessários, pois vão proporcionar aos produtores rurais da região uma estrada conservada, segura e de fácil circulação. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Renan Guimarães receberá o Título de Cidadão Honorário Leopoldinense.

RENAN GUIMARÃES

A Câmara Municipal de Leopoldina aprovou por unanimidade, na reunião ordinária do dia 17 de Agosto de 2021, o Projeto de Resolução nº 09/2021, de autoria do vereador Bernardo Guedes (PDT), que “Confere o Título de Cidadão Honorário Leopoldinense ao Dr. Renan Guimarães de Oliveira”, em virtude dos relevantes serviços prestados ao Município de Leopoldina. Tido como discreto, e um profissional da área de saúde extremamente técnico, Renan Guimarães é o atual Gerente da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.

 

Saiba mais sobre Renan Guimarães de Oliveira.

 

Renan Guimarães de Oliveira, nasceu em Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, em 17 de janeiro de 1985. É casado com Margarete Mendonça Ferreira Guimarães com quem tem uma filha: Marina. Passou a residir na cidade de Leopoldina em 2008, como servidor público, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Aos 23 anos de idade integrou o quadro de servidor estadual como especialista em políticas e gestão da saúde. Na Regional de Saúde, atuou na área de regulação onde exerceu entre 2014 e 2017 a função de coordenador setorial. Em 2018, foi cedido pelo Estado ao Município de Cataguases para exercer o cargo de Secretário Municipal de Saúde. Em 2019, retornou a Regional de Saúde para assumir a direção, ocupando o cargo até o presente momento. Entre os anos de 2014 e 2016 ocupou a cadeira de conselheiro municipal de saúde titular em Leopoldina, representando a Gerência Regional de Saúde. É graduado em fisioterapia, especialista em saúde pública, gestão microrregional e gestão da clínica na atenção primária a saúde. É Mestre em saúde coletiva e doutor em bioética e saúde coletiva. Atua também, como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas cidades de Leopoldina, Cataguases e região.

 

Manifestação do vereador Bernardo Guedes na reunião ordinária.

 

Após a aprovação unânime do projeto de resolução que homenageia Renan Guimarães, o vereador Bernardo Guedes, assim se manifestou: “Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhoras Vereadoras: Agradeço a todos os vereadores e às vereadoras que apoiaram e votaram pela aprovação deste projeto, que em minha opinião é justo, pois o Renan Guimarães contribui muito para o desenvolvimento de Leopoldina e tem relevantes serviços prestados ao Município. Sinto-me, como homem público, no dever de prestar esta homenagem, tendo em vista que o Renan Guimarães, é uma pessoa muito capacitada e que já está radicado em Leopoldina há bastante tempo e desde o ano de 2019, exerce a gerência da regional de saúde, sediada em nossa cidade, além de ser um excelente escritor, professor universitário, fisioterapeuta e um dos responsáveis pela celeridade da aplicação das vacinas contra a covid-19 em nossa cidade, pois se hoje a vacinação chega a patamares de idade mínima, quase se aproximando dos 18 anos, o Dr. Renan Guimarães tem uma grande participação neste ciclo, além de ser uma pessoa que juntamente das demais autoridades, tem contribuído muito para que se consiga retomar as obras da UBS do bairro Nova Leopoldina, e o vereador Marcos Vinícius Queijinho é testemunha disso”, finalizou Bernardo Guedes.

 

Manifestação do vereador Bernardo Guedes nas redes sociais.

 

“Fico grato por na condição de vereador ter a oportunidade de prestar essa homenagem a um cidadão exemplar, que milita diariamente por um bem tão precioso que é a saúde de nossa população. Além disso, tem trabalhado fortemente pela rápida distribuição das vacinas e pela retomada da obra da UBS da Nova Leopoldina. Parabéns, leopoldinense Renan Guimarães.”, escreveu o vereador Bernardo Guedes, em sua página no facebook.