A reportagem do Jornal O PROGRESSO, procurou a
médica-oftalmologista, Dra. Josanda Vitoi Briceño, da Clínica de Olhos Briceño,
em Leopoldina e solicitou a mesma que concedesse uma entrevista, falando sobre
“cirurgia refrativa”, um assunto do momento e de grande interesse para a
população em geral.
A Clínica de Olhos Briceño atua em Leopoldina, Estado de Minas Gerais há 25 anos, sendo os médicos responsáveis, o Dr. Alex Briceño Calle e a Dra. Josanda Vitoi Briceño que possuem ampla experiência e os mais renomados cursos na área. Atualmente a grande novidade que a clínica apresenta aos pacientes é a moderna cirurgia refrativa e de Presbyond, que permite que a pessoa deixe de usar óculos. O Dr. Arlex e a Dra. Josanda atendem pacientes de diversas cidades da região da Zona da Mata Mineira, possuindo consultórios médicos nas cidades de Leopoldina e Cataguases. Atualmente realizam várias cirurgias em seu novo centro cirúrgico localizado na cidade de Leopoldina. Leia a entrevista abaixo e mais informações:
JORNAL O PROGRESSO – Qual é a finalidade da cirurgia refrativa?
DRA.
JOSANDA VITOI BRICEÑO
- A cirurgia refrativa tem como finalidade a retirada dos óculos, sendo que o
público-alvo para esta cirurgia são pessoas com idade entre 21 e 40 anos, que é
a cirurgia tradicional, onde é retirada a miopia, o estigmatismo e a
hipermetropia. Agora, nós temos um novo aparelho que tem uma novidade, que se
chama presbyond, sendo que esta cirurgia chegou para que as pessoas com mais de
40 anos deixem de usar óculos, por isso o nome presbyond, que vem da
presbiopia, que é popularmente conhecido como as vistas cansadas, ou seja, são aquelas
pessoas que passaram dos 40 anos e começam, por exemplo, a esticar o braço para
fazer uma leitura e por isso começam a usar os óculos de perto. Tem outro fator importante que esta
cirurgia abrange, que são as pessoas que operam catarata e foram submetidas ao
implante de uma lente mono focal para enxergar de longe e talvez estejam
insatisfeitas porquê tem que usar óculos para perto para enxergar bem, então
estas pessoas também podem ser submetidas a cirurgia refrativa, sendo uma
cirurgia muito interessante que agora atinge um público diferente, ou seja, os
maiores de 40 e os operados de catarata.
JORNAL O PROGRESSO – Como esta cirurgia é realizada?
DRA. JOSANDA VITOI BRICEÑO - É realizada a laser, sem cortes, apenas anestesia tópica, momentânea, sendo usado um colírio anestésico. Realmente trata-se de uma cirurgia muito segura, rápida e os pacientes têm uma recuperação também rápida e tranqüila. Após a cirurgia a pessoa é liberada para ir para casa.
JORNAL O PROGRESSO – Existe algum tipo de paciente que não pode fazer esta cirurgia?
DRA. JOSANDA VITOI BRICEÑO - Existem algumas limitações para algumas pessoas, pois esta cirurgia é feita na córnea. Por exemplo, as pessoas que tem ceratocone, que é uma doença de córnea, não podem fazer esta cirurgia. Outro exemplo é pessoas que tem o grau muito elevado, como 9 ou 10 graus de miopia, também não vão poder ser submetida a esta cirurgia. Qualquer outra lesão a nível de córnea também impedirá a realização da cirurgia. Mas de um modo geral, 90% do público pode realizar a cirurgia refrativa. As pessoas que são diabéticas e tem pressão alta, estando às mesmas controladas, podem fazer a cirurgia, como já disse é aplicada uma anestesia tópica e rápida, sendo uma cirurgia simples, que dura minutos.
JORNAL O PROGRESSO – Qual é o valor da cirurgia refrativa?
DRA. JOSANDA VITOI BRICEÑO – É um valor muito acessível, sendo, na maioria das vezes, mais barato do que uma cirurgia de catarata. Ressalto que o custo-benefício é muito bom. Uma pessoa, por exemplo, que tenha 25 anos se for fazer a conta de quantos óculos vai usar, o valor vai valer a pena. Dependendo do grau que a pessoa tenha, alguns convênios cobrem a cirurgia refrativa.
JORNAL O PROGRESSO – Como é o pós-operatório?
DRA. JOSANDA VITOI BRICEÑO – É muito tranquilo e não tem nenhum tipo de contra indicação no pós-operatório. A alimentação é normal e a pessoa pode fazer exercícios leves. Algumas pessoas voltam a trabalhar normalmente após dez dias da realização da operação. É realmente muito tranquila, o paciente não sente dor, o que tem é um pequeno incômodo nos primeiros dias de pós-operatório. A visão só fica ótima após trinta dias da realização da cirurgia, mas durante este período a pessoa enxergará. No pós-operatório é usado um colírio por um determinado tempo para evitar infecções, sendo usados também lubrificantes para que o olho não fique seco.
JORNAL O PROGRESSO – Onde estas cirurgias são realizadas?
DRA. JOSANDA VITOI BRICEÑO - Na Clínica e Microcirurgia de Olhos Briceño. A clínica é completa! Fazemos cirurgias refrativas, cirurgias de catarata e temos um centro cirúrgico moderno, sendo os equipamentos e aparelhos de última geração. As pessoas interessadas podem procurar a Clínica e Microcirurgia de Olhos Briceño, na Rua Presidente Carlos Luz, nº 44 – Fundos, centro, Leopoldina/MG, telefones (32) 3441-8705 e 3441-5842. Em Cataguases, damos todas as informações e agilizamos a realização da cirurgia refrativa que é realizada em Leopoldina, na Rua Coronel João Duarte, nº 64/404, centro, telefone: (32) 3422-2847.