Câmara de Vereadores anunciou as primeiras medidas de prevenção à propagação do coronavírus e aprovou matérias com sugestões e pedido de informações sobre o assunto.
A Câmara Municipal de Leopoldina já está adotando medidas em conformidade com as orientações para prevenir a infecção e a propagação do novo coronavírus no ambiente legislativo.
As primeiras medidas anunciadas pela presidência determinaram o cancelamento da solenidade de lançamento do Parlamento Jovem 2020, que seria realizada na sexta-feira (20/03), bem como a suspensão de todas as atividades do programa. Também foi anunciado o cancelamento da programação em comemoração ao mês da mulher que estava sendo preparada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
O Legislativo ainda decidiu pela realização de duas reuniões ordinárias na segunda-feira (16/03), antecipando a sessão ordinária que estava programada para o dia 17, terça-feira.
Durante a realização das duas últimas sessões ordinárias do mês de março, os vereadores aprovaram duas representações e duas indicações referentes às medidas de prevenção ao coronavírus em Leopoldina.
Ivan Martins Nogueira apresentou as Indicações nº 83 e 94/2020, sugerindo ao Executivo a suspensão das aulas em todas as escolas municipais, objetivando resguardar a saúde dos alunos, professores, demais profissionais e familiares. O parlamentar também defendeu que os profissionais da área odontológica municipal sejam dispensados do cumprimento de suas jornadas de trabalho, por prazo determinado.
Através da Representação nº 05/2020, o vereador Waldair Barbosa Costa solicitou que seja encaminhado um ofício à Provedora da Casa de Caridade Leopoldina, Vera Maria do Vale Pires, no sentido de que seja informado à Câmara se o hospital encontra-se devidamente preparado para seguir o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde para atender pacientes com sintomas provocados pelo coronavírus.
O vereador Pastor Darci José Portella deu entrada na Representação nº 06/2020, solicitando informações aos gerentes das agências bancárias instaladas em Leopoldina sobre as medidas adotadas visando à segurança dos usuários, além de sugerir que seja disponibilizado álcool gel para higienização dos clientes.
As matérias foram amplamente discutidas e aprovadas por unanimidade.
(Foto Jornal O Vigilante) (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).