quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

VEREADORES SOLICITAM REPAROS NA ESTRADA DA BOA SORTE.

Valdilúcio Malaquias informou que os moradores da Boa Sorte não estão sendo atendidos pela empresa responsável pelo transporte coletivo há mais de quinze dias.
VEREADORES SOLICITAM REPAROS NA ESTRADA DA BOA SORTE
Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 10 de fevereiro, um dos assuntos discutidos pelos vereadores foi o estado precário em que se encontram as estradas rurais do município.
O tema foi colocado em pauta pelo vereador Valdilúcio Malaquias ao apresentar a Indicação nº 31/2020 que solicitou ao Poder Executivo que sejam feitos reparos urgentes na estrada da comunidade da Boa Sorte, que apresenta um grande número de buracos, além do mato que está dificultando a visão dos motoristas em alguns trechos. O texto da proposição salientou que os moradores do local não estão sendo atendidos pela empresa responsável pelo transporte coletivo que alega impossibilidade de trafegar pela estrada e executar a manobra de retorno.
Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar comentou que esta situação já perdura há mais de quinze dias, segundo informações de moradores. Ele lembrou que a Boa Sorte é uma localidade muito movimentada, com um número considerável de veículos que transitam diariamente no local. Segundo Valdilúcio Malaquias, do ponto de vista social, o acesso da população rural a serviços básicos como educação e saúde se dá através das estradas vicinais, por isso ele ressaltou a importância da solicitação.
Após o período de discussão, a indicação foi aprovada por unanimidade e recebeu assinatura de apoio de José Ferraz Rodrigues. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

CÂMARA ENVIA CORRESPONDÊNCIA A DEPUTADOS E SENADORES SOLICITANDO EMENDAS PARA LEOPOLDINA.

José Ferraz solicitou aos vereadores que procurem deputados e senadores para solicitar a liberação de verbas orçamentárias a favor da APAE e demais entidades assistenciais de Leopoldina.
CÂMARA ENVIA CORRESPONDÊNCIA A DEPUTADOS E SENADORES SOLICITANDO EMENDAS PARA LEOPOLDINA
Conscientes de que algumas demandas de Leopoldina somente serão resolvidas com a liberação de recursos estaduais ou federais, os vereadores aprovaram requerimento para tentar sensibilizar deputados e senadores a encaminharem emendas parlamentares para o município. O assunto foi tema de discussão na reunião ordinária realizada no dia 10 de fevereiro de 2020.
De autoria do vereador José Ferraz Rodrigues, o Requerimento nº 03/2020 propôs que seja enviada uma correspondência aos deputados estaduais e federais, bem como aos senadores que obtiveram votação em Leopoldina, solicitando o empenho deles no sentido de apresentar emendas em favor de algumas entidades do município, tais como Casa de Caridade Leopoldinense, APAE (foto), Asilo Santo Antônio, Creche Anita Borela, Casa do Cidadão e outras entidades assistenciais.
Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar defendeu que a busca por recursos deve ser constante e disse entender que somente assim o município terá muitos dos seus problemas resolvidos. José Ferraz entende que, por terem recebido votação em Leopoldina, os deputados e senadores devem ser procurados e sensibilizados a captar recursos a fim de ajudar a cidade.
Mesmo reconhecendo que alguns deputados já estão encaminhando recursos, José Ferraz ponderou que os vereadores continuem empenhados nesta luta. Ele frisou que a emenda parlamentar é um instrumento que os legisladores brasileiros têm a sua disposição para direcionar recursos do orçamento público, com objetivo de atender as demandas das comunidades que representam
Concluídas as discussões, o Requerimento foi aprovado por unanimidade. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

INFESTAÇÃO DE POMBOS EM LEOPOLDINA É TEMA DE DISCUSSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES.

Uma possível infestação de pombos em uma escola e em prédios comerciais no centro de Leopoldina foi tema de discussão na Câmara Municipal e resultou na aprovação de proposições, sugerindo ações ao Poder Executivo.
INFESTAÇÃO DE POMBOS EM LEOPOLDINA É TEMA DE DISCUSSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES
Uma possível infestação de pombos em escola municipal foi tema de discussão entre os vereadores durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 04 de fevereiro.
Assinada por todos os parlamentares, a Indicação nº 27/2020 foi encaminhada à Prefeitura Municipal, com cópia para a Secretaria Municipal de Saúde, sugerindo que a equipe do Controle de Endemias faça uma visita à Escola Municipal Botelho Reis para verificar a situação e, caso seja necessário, tomar as providências cabíveis.
A autoria coletiva da proposição mostra a preocupação do Legislativo sobre esse tema visto que, caso as crianças e os funcionários da unidade educacional tenham contato com as fezes secas das aves, pode haver a transmissão de doenças.
Durante a mesma reunião, o vereador Pastor Darci José Portella apresentou a Indicação nº 20/2020 sugerindo ao Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde, que determine à equipe do Controle de Endemias que faça uma visita a alguns prédios localizados no centro da cidade, já que os aparelhos de ar-condicionado dos imóveis se tornaram hospedeiros para as aves.
O vereador ponderou ser necessário realizar um trabalho de prevenção, objetivando evitar a transmissão de doenças para a população.
Esgotadas as discussões sobre o tema, as proposições foram aprovadas por unanimidade, sendo que a Indicação nº 20/2020 ainda foi reforçada com as assinaturas de Hélio Batista Braga de Castro, José Ferraz Rodrigues e Ivan Nogueira. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

VEREADOR PROPÕE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NO CEMITÉRIO.

Waldair Costa visitou o cemitério e sugeriu a implantação de um sistema de monitoramento em tempo real via internet como forma de conter as ações de vândalos.
VEREADOR PROPÕE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NO CEMITÉRIO
O Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo está sendo alvo de vandalismo, seguido de furtos e violações de túmulos. Esse assunto foi abordado durante reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 03 de fevereiro.
De autoria do vereador Waldair Barbosa Costa, foi apreciada a Indicação nº 11/2020 que sugeriu ao Poder Executivo a instalação de câmeras de segurança, com a finalidade de inibir ações desse tipo e dificultar o acesso de pessoas que utilizam o local para o consumo de drogas.
O parlamentar informou que recentemente esteve visitando o campo santo e conversou com os servidores municipais. Waldair Costa relatou que, durante a visita, constatou que é crescente o índice de furtos e violações de túmulos, o que vem causando constrangimento às famílias.
O vereador defendeu a implantação de um sistema de monitoramento em tempo real via internet como forma de conter as ações dos vândalos. Ele acredita que seja possível estabelecer uma parceria público-privada com as empresas funerárias que atuam em Leopoldina para cobrirem os custos operacionais do monitoramento.
Em seguida, a Indicação nº 22/2020 foi aprovada por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio de Hélio Batista Braga de Castro, José Ferraz Rodrigues e José Augusto Cabral. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

CÂMARA APRESENTA PROPOSTA PARA REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS EM LEOPOLDINA.

Foi aprovada proposta para que as pessoas contempladas com unidades residenciais no município possam requerer por conta própria a regularização das escrituras dos imóveis.
CÂMARA APRESENTA PROPOSTA PARA REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS EM LEOPOLDINA
Com o objetivo de oferecer segurança jurídica às pessoas que foram contempladas com a casa própria, mas que ainda não receberam a escritura do imóvel, a Câmara Municipal aprovou uma proposição, sugerindo uma solução para a Prefeitura de Leopoldina.
De autoria do vereador José Ferraz Rodrigues, a Indicação nº 29/2020 foi encaminhada ao Poder Executivo, com cópia para a Secretaria Municipal de Habitação, sugerindo que seja encaminhado à Câmara um projeto de lei autorizando que as pessoas que receberam imóveis residenciais da municipalidade possam requerer por conta própria as escrituras dos respectivos imóveis no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca.
Durante a discussão da matéria, o autor da proposição explicou que a Lei Municipal nº 4.196, de 19 de novembro de 2014, determina que o registro das escrituras outorgadas no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Leopoldina ficará a cargo e responsabilidade do Poder Executivo Municipal.
José Ferraz explicou que essa solicitação de alteração na legislação possibilitará que os beneficiários possam adquirir plena propriedade dos seus imóveis, sem que o Poder Público tenha que custear as despesas com o registro das referidas escrituras.
O parlamentar acrescentou ainda que a alteração legislativa deve alcançar todos os bairros cujas escrituras estão pendentes, tais como: Caiçaras, Tomé Nogueira, Pedro Brito Neto, Serra Verde, Popular (foto) e outros, se houver. Na avaliação do vereador, essa medida será benéfica para as duas partes: o município não terá despesas com a regularização das escrituras e os moradores realizarão o sonho da casa própria de forma completa, arcando com os custos do registro do documento. Ele informou que esta proposição já havia sido apresentada em 2019 e que a estava reiterando devido a sua grande relevância.
A matéria recebeu assinatura de apoio do vereador José Augusto Cabral. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

VEREADORES APROVAM PEDIDOS DE LIMPEZA E REFORMA DE PRÉDIOS PÚBLICOS

Flávio Lima Neto sugeriu à Prefeitura a realização de conservação e reforma em imóveis públicos, além de limpeza nas ruas da Comunidade de São Lourenço.
VEREADORES APROVAM PEDIDOS DE LIMPEZA E REFORMA DE PRÉDIOS PÚBLICOS
A falta de conservação de alguns imóveis públicos em Leopoldina foi assunto tratado pelos vereadores durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida no dia 04 de fevereiro.
O vereador Flávio Lima Neto apresentou a Indicação nº 23/2020, sugerindo ao Poder Executivo que determine ao setor competente a realização de uma limpeza geral na sede do Curumim (foto). Segundo o parlamentar, o imóvel, localizado na Rua Maria do Carmo Sales, nas imediações do Supermercado Bahamas, está com um aspecto de abandono em virtude da grande quantidade de mato.
Em outra iniciativa do mesmo vereador, foi discutida a Indicação nº 22/2020, encaminhada ao Poder Executivo, com cópia para a Secretaria Municipal de Agricultura, que sugeriu a realização de uma reforma geral no galpão em que são guardadas as máquinas e implementos agrícolas de propriedade da Prefeitura.
Flávio Lima Neto informou que o local, nas imediações do Clube APPL, também é utilizado para serviços de reparos e manutenção das máquinas. Segundo ele, o galpão não possui cobertura, deixando os maquinários ao ar livre.
Na mesma sessão, o parlamentar também apresentou a Indicação nº 21/2020, solicitando a realização de uma limpeza geral na Vila de São Martinho, cujos moradores estão reclamando da grande quantidade de mato existente nas ruas daquela comunidade rural.
Após as discussões regimentais, as proposições foram aprovadas por unanimidade e receberam assinaturas de apoio de Hélio Batista Braga de Castro, Elvécio de Souza Barbosa, José Ferraz Rodrigues, José Augusto Cabral e Ivan Nogueira. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

MULHERES DE DESTAQUE SÃO HOMENAGEADAS PELA CÂMARA DE LEOPOLDINA.

Tarcília Rodrigues Fernandes, ex-prefeita de Itamarati de Minas, a empresária Edulce Maria do Vale Costa Reis e a ex-vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz receberam homenagens do Legislativo.
MULHERES DE DESTAQUE SÃO HOMENAGEADAS PELA CÂMARA DE LEOPOLDINA
Com o objetivo de prestar homenagens a personalidades com destacada atuação no município de Leopoldina, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene no dia 15 de fevereiro de 2020. Sob a presidência de Waldair Barbosa Costa, a sessão foi prestigiada pelos vereadores Kélvia Raquel, Antônio Carlos Martins Pimentel, Flávio Lima Neto, José Ferraz Rodrigues e Pastor Darci José Portella.
A primeira honraria entregue foi a Medalha do Mérito Leopoldinense à empresária Edulce Maria do Vale Costa Reis, por iniciativa do vereador José Ferraz Rodrigues. Natural de Ribeiro Junqueira, a homenageada é professora aposentada e, atualmente, trabalha com turismo, sendo proprietária da Agência de Turismo Mundial Tour. Como membro dos Vicentinos, Edulce Costa Reis participou de várias obras sociais, como o Natal das Crianças do Bairro Limoeiro que é realizado anualmente há mais de vinte anos. A medalha foi entregue pelo vereador José Ferraz Rodrigues.
Em seguida, foi entregue o Título de Cidadã Honorária Leopoldinense à Senhora Tarcília Rodrigues Fernandes, através de proposição de autoria de Hélio Batista Braga de Castro, que justificou ausência na sessão. Natural de Itamarati de Minas, a homenageada é graduada em pedagogia e enfermagem, exerceu os cargos de vice-prefeita e prefeita de sua terra natal. Atualmente desempenha a função de secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISUM). Coube ao presidente do Legislativo, Waldair Barbosa Costa, fazer a entrega da honraria.
A última homenagem da noite foi proposta pelo vereador Pastor Darci José Portella ao conceder o Título de Cidadã Honorária Leopoldinense à professora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz. Natural de Além Paraíba, a homenageada é formada em Geografia, com especialização em Docência Superior e Ciências Políticas, Cidadania e Governação. Lourdes Beatriz exerceu a função de professora de Geografia e História na rede pública de ensino, além de vice-diretora e diretora da Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros, de Providência. Em 2008, foi eleita vereadora no município de Leopoldina e exerceu o mandato no período de 2009 a 2012, tendo sido 1ª Secretária da Câmara Municipal no biênio 2009-2010. Participou da elaboração do Projeto Pedagógico de Criação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, bem como da pesquisa “Diagnóstico da Realidade Atual do Município de Leopoldina-MG”, como quesitos para implantação e funcionamento da Unidade Acadêmica da UEMG em Leopoldina. A honraria foi entregue pelo autor da proposição.
Em seguida, as homenageadas registraram seus agradecimentos em rápidos pronunciamentos, sendo seguidas pelos vereadores Kélvia Raquel e José Ferraz Rodrigues, além do ex-prefeito Bené Guedes. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Homem que assassinou Clarinha é encontrado morto na cadeia.

Ele foi encontrado enforcado em sua cela na tarde desta quarta-feira.


O assassino confesso da adolescente Ana Clara Nunes Chagas, foi encontrado morto no começo da tarde desta quarta-feira, 12 de fevereiro, na cela que ocupava no presídio de Viçosa. Ele foi transferido para lá na tarde de terça-feira, 11, após ter participado da audiência de custódia no Fórum de Cataguases.
Em virtude da comoção social que o crime obteve na cidade, o juiz responsável pelo caso o encaminhou para aquele município onde aguardaria o julgamento do caso que hoje está sendo tratado como latrocínio, roubo seguido de morte, mas também poderá ser julgado por estupro, quando o resultado dos exames no corpo da vítima forem concluídos.
Por volta das 15 horas desta quarta-feira, 12, José Antônio Felizardo, de 52 anos de idade, foi encontrado morto em sua cela. A causa da morte será investigada por meio de um inquérito policial, conforme informou a fonte ouvida pelo site, mas a suspeita é de que ele tenha cometido suicídio, já que foi encontrado enforcado. (Fonte: Site do Marcelo Lopes).

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

VEREADORES APROVAM REQUERIMENTOS E COBRAM SOLUÇÃO PARA AS CIRURGIAS ELETIVAS.

Foram aprovados dois requerimentos solicitando informações e documentos ao Poder Executivo, referentes ao repasse de recursos no valor de R$400.000,00, que seriam utilizados para realização das cirurgias.

Durante as reuniões da Câmara Municipal de Leopoldina, os vereadores têm feito cobranças ao Executivo, principalmente em relação às cirurgias eletivas. Esse comportamento dos parlamentares é justificado pelo fato de, em 2018, o Legislativo ter antecipado uma devolução de recursos à Prefeitura no valor de R$400.000,00, em atendimento à solicitação do Prefeito Municipal que, em ofício, garantiu que utilizaria os recursos para realização das cirurgias eletivas. Após 1 ano e 5 meses, as operações ainda não foram realizadas.
Na primeira sessão ordinária do ano, foram apresentados dois requerimentos referentes a esse assunto. De autoria do vereador Pastor Darci José Portella, o Requerimento nº 05/2020 solicitou informações ao Executivo sobre a previsão de início da realização das cirurgias eletivas. O autor da proposição discorreu que esse assunto é predominante da cidade e considerou ser inaceitável não ter sido solucionado até o momento.
Durante a discussão da matéria, Jacques Villela cumprimentou o vereador Pastor Darci pela economia feita no Legislativo e o repasse de recursos para a Prefeitura. Ele reclamou que a situação das cirurgias ainda permanece sem solução. Essa opinião foi reforçada pela manifestação oral do vereador José Ferraz Rodrigues.
Rogério Campos Machado disse que vem fazendo constantes cobranças ao Executivo para a realização das cirurgias. Ele discorreu sobre seu empenho neste sentido e relatou o encontro que teve com o Secretário de Estado da Saúde, em recente visita ao município, quando foi informado da liberação de cerca de 48 cirurgias de cataratas para Leopoldina, que serão feitas sem a utilização dos recursos devolvidos pela Câmara
O segundo requerimento foi de autoria do vereador Rogério Campos Machado. Através da proposição nº 08/2020, o parlamentar solicitou o encaminhamento de cópia do extrato bancário referente aos recursos devolvidos pela Câmara no ano de 2018, no valor de R$400.000,00.
Durante a discussão da matéria, o autor explicou que seu objetivo é esclarecer se os recursos já foram utilizados ou não pelo Executivo. Segundo ele, com o valor repassado, seria possível fazer cerca de 500 cirurgias, enquanto que a demanda da Secretaria de Saúde não ultrapassa o montante de 300 operações.
Concluídas as discussões regimentais, os Requerimentos nº 05 e 08/2020 foram aprovados por unanimidade e receberam assinaturas de apoio dos vereadores Ivan Nogueira, José Ferraz Rodrigues, José Augusto Cabral. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).
(Foto ilustrativa. Fonte: www.google.com)

VEREADORES QUESTIONAM PREFEITURA PELA AQUISIÇÃO DE 18 MIL REFEIÇÕES.

Vereadores solicitaram informações e documentos sobre a aquisição de refeições pela Prefeitura em 2018 e 2019, as quais foram destinadas aos funcionários de algumas secretarias.

Em conformidade com sua função fiscalizadora, a Câmara Municipal de Leopoldina iniciou o ano de 2020 aprovando diversos requerimentos solicitando informações e documentos ao Poder Executivo. Uma dessas matérias, de autoria do vereador José Augusto Cabral, questionou a Prefeitura sobre aquisição de refeições para atender às secretarias municipais.
Na reunião ordinária realizada na segunda-feira (03/02), o vereador apresentou o Requerimento nº 02/2020 que solicitou o envio da relação completa dos servidores municipais que foram beneficiados com as respectivas refeições em 2018 e 2019, juntamente com as datas e justificativas. Segundo apurou José Augusto, no referido período, o Município adquiriu mais de 18 mil quentinhas, com um custo aproximado de R$218.155,20, as quais foram destinadas aos servidores municipais que já recebem vale-alimentação.
O parlamentar elaborou seu questionamento a partir do Requerimento nº 115/2019, de autoria do vereador Pastor Darci José Portella, que não foi integralmente respondido pelo Poder Executivo. Na resposta encaminhada à Câmara, a Prefeitura anexou alguns documentos e informou que foram atendidas as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Obras, Agricultura, Serviços Urbanos, Saúde e Esportes.
Diante da resposta do Executivo, José Augusto Cabral reiterou o questionamento, referindo-se aos itens que não foram respondidos no requerimento anterior. Segundo ele, há uma prática de se elaborar um requerimento com três ou quatro questionamentos e a Prefeitura, através dos secretários, responde a um desses itens e considera que o requerimento foi integralmente respondido.
Durante a discussão da proposição, José Ferraz Rodrigues comentou que esse é um assunto que merece um estudo mais aprofundado em virtude do número de quentinhas adquiridas, o que dá uma média de 1500 refeições por mês, além do fato de os servidores municipais já receberem o vale-alimentação.
Concluídas as discussões, o Requerimento nº 02/2020 foi aprovado por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio dos vereadores Valdilúcio Malaquias, Jacques Villela e José Ferraz Rodrigues. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).

ENTREVISTA : RODRIGO PIMENTEL - ELEIÇÕES 2020 – SUCESSÃO MUNICIPAL.

Introdução

Rodrigo Junqueira Reis Pimentel, exerceu o cargo de vereador, no mandato 2013-2016. Nas eleições municipais de 2016, foi candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada pelo então candidato a prefeito, Brênio Coli. Advogado, professor e diretor geral das faculdades Doctum Leopoldina, Rodrigo Pimentel, concedeu esta entrevista recentemente ao “Programa Haroldo em Notícias”, levado ao ar pela Rádio Jornal AM de Leopoldina.

Haroldo Crespo - Nas eleições municipais de 2016, o senhor foi candidato a vice-prefeito, na chapa do Brenio Coli. E o senhor tem caminhado com o Ricardo PAF PAX, do PSB. Como está a sua situação política com o Brenio Coli ?

Rodrigo Pimentel – Há quatro anos atrás, nós  tínhamos naquela ocasião o candidato à reeleição,  Dr. José Roberto e o Brenio Coli que se colocou como pré-candidato e até então, eu apoiava a pré-candidatura a prefeito, do saudoso tio Marcinho Pimentel, sendo que eu era filiado ao PP – Partido Progressista, meu pai, o Marcos Pimentel, Pachá, era o Presidente da sigla e tínhamos um grupo, com o PDT, o PHS, o PTB e esse grupo caminhou até quase um mês antes da realização das convenções no mês de Julho daquele ano. E por circunstâncias, até mesmo acredito em razão de uma pesquisa eleitoral ter colocado o Marcinho Pimentel um pouco mais abaixo em índice de votos, ele retirou a sua pré-candidatura a prefeito. Até então, não havia candidaturas, as convenções seriam realizadas somente no dia 5 de agosto de 2016 e naturalmente começou aquela movimentação. Eu recebi um convite do Brenio Coli e até então as chapas, o que de fato se confirmou e polarizou a campanha de 2016, que tinha duas hipóteses: quem queria manter o Prefeito Dr. José Roberto, ou seja, a continuidade da política implantada e quem não queriam mantê-lo, que queria mudanças e neste sentido eu aceitei este desafio, pois eu desejava a mudança.E me lembro que na época, muitas pessoas me diziam e me questionavam: Rodrigo, porquê você aceitou ser candidato a vice-prefeito, sendo que você provavelmente teria uma reeleição garantida como vereador. Mas na época, eu pensei: Ninguém tem bola de cristal e ninguém sabe qual será o resultado e qualquer desafio e em qualquer disputa, você tem a possibilidade de ganhar ou perder, faz parte do jogo político e por muito pouco, infelizmente nós não obtivemos a vitória nas urnas, pode-se dizer por causa de 143 votos, pois a diferença foi de 285 votos, se não me engano. Naquela ocasião, quando o Marcinho Pimentel recuou com a sua candidatura a prefeito, nós ficamos sem saber qual rumo iríamos tomar e veio este convite do Brenio Coli, para eu ser o candidato a vice-prefeito na sua chapa, sendo que o PTB e o PDT também compuseram a coligação e o PHS optou em compor com o então candidato à reeleição, Dr. José Roberto, tendo o Marcinho Pimentel como candidato a vice-prefeito. Então, a conjuntura, as circunstâncias naquele momento reuniram uma série de partidos e em minha opinião tivemos muito êxito, ficamos muito fortes, disputando contra o grupo do prefeito José Roberto que era um grupo muito forte naquela época, pois ele vinha fazendo um mandato que até então poderia ter críticas, mas também elogios, tanto é que a maioria da população achou que ele deveria ser mantido no cargo de prefeito. Eu não concordava e não concordo, mas respeito muito a opinião de todos, pois isso é democracia. E de lá para cá, nesse meio tempo ocorreu um afastamento natural da política por eu não ter mandato e continuei trabalhando no meu escritório de advocacia e dando aulas na Faculdade Doctum de Leopoldina e com isso passei a focar mais no meu escritório e dando as minhas aulas na Doctum, onde leciono desde o ano de 2011.  E assumi a direção geral no dia 09 de maio de 2019. E nesse meio tempo, voltando para a questão eleitoral atualmente nós temos um cenário, incluindo praticamente todos os partidos que participaram das últimas eleições municipais, sendo que ocorreu uma reforma eleitoral e este ano não pode ter a coligação proporcional, ou seja, para vereadores e automaticamente isso forçou também essa redução de partidos, pois para as próximas eleições os partidos terão que lançar 23 candidatos a vereador e na minha opinião isso é muito bom porquê vai fortalecer as siglas partidárias.  Nesse momento, eu estou colocando o meu nome à disposição como pré-candidato a prefeito de Leopoldina pelo PV – Partido Verde e nós do PV, estamos conversando com todos. No ano passado, o PV, o PSB, o PTB e o PDT, sendo que o PDT está atualmente um pouco mais afastado, nos procuraram, conversamos, trocamos idéias, fizemos reuniões e nós chegamos à conclusão que temos as mesmas idéias, então vamos caminhar conjuntamente. Agora, não tem nada assim, o Rodrigo Pimentel está com o Brenio Coli, o Rodrigo Pimentel está rompido com o Brenio Coli, não existe nada disso, nós vamos conversar normalmente. Agora, eu acho natural, até pelo fato do Brenio Coli ter sido candidato a prefeito em 2016,e por ter perdido uma eleição por muitos poucos votos, é natural na minha opinião que ele seja atualmente pré-candidato a prefeito, como temos diversos pré-candidatos de diversos partidos que compuseram a coligação que apoiou o Brenio Coli, como por exemplo o PT, com a Cláudia Conte, o PC do B, com o Godelo, o PV comigo e outros. A meu ver a política tem que ser feita com conversas, com diálogo, não com fofocas e brigas e sim com respeito, cordialidade, lealdade e boa fé.

Haroldo CrespoTudo indica que o Ricardo Paf-Pax, do PSB, virá como candidato a prefeito. Vocês estão conversando, caminhando juntos. Como você analisa esta situação?

Rodrigo Pimentel – Falo por mim, eu não posso falar nem pelo PV, que é o meu partido e nem pelo Ricardo Paf-Pax. O que eu defendo e falo é que temos que ter a maior união possível em uma democracia e isto é salutar. É normal que haja divergências, pois se não houver, não é democracia, é ditadura. Sou democrático e o que tenho comentado e isso servem para todos os pré-candidatos, é que temos que conversar, vamos trocar idéias, temos que tentar encontrar os pontos comuns para pensarmos em uma administração diferente para Leopoldina, uma mudança no modo de administrar. Estamos há praticamente 30 anos com o mesmo modelo de política, são sempre as mesmas lideranças, os mesmos nomes, a mesma forma de fazer política e de administrar. Enquanto a gente não mudar e sabemos que mudar às vezes dá trabalho, meche com interesses de um ou de outro e para fazermos alguma coisa diferente temos que ousar, tem que ter coragem para ter a mudança. Para colhermos coisas boas, temos que plantar coisas boas, agora, tem que plantar com ética, com inteligência e respeito. Quem passou, passou, já deu a sua parcela de contribuição. Não estou na política para fazer qualquer tipo de caça às bruxas, para ficar olhando no retrovisor. Então, as pessoas e os partidos que comungam desta opinião eu estarei caminhando em conjunto.

Haroldo Crespo – Você pretende mesmo ser candidato a prefeito, em qualquer situação?

Rodrigo Pimentel  - Às vezes as pessoas me perguntam: Rodrigo, você faz questão de ser candidato a prefeito? Eu respondo que não. Estou colocando o meu nome como pré-candidato a prefeito de Leopoldina e se um grupo de dois, três, quatro, cinco ou dez partidos entender que o meu nome é o que possa estar liderando esse projeto, ótimo, será uma missão. Sei que ser prefeito de Leopoldina não é fácil, tem que ter renúncia pessoal também. Quem está na política tem que gostar e eu gosto muito, é satisfatório fazer o bem social. Mas vamos conversar, dialogar, eu estou na política para somar, para ajudar e se o grupo achar que o meu nome é o melhor, estou à disposição para ser candidato a prefeito de Leopoldina, com muita honra e responsabilidade.