Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de brasileiros vivem com diabetes. Milhões de famílias participam de uma rotina em comum: o controle do açúcar no sangue de seus entes queridos. Entre esses brasileiros, muitos precisam de um hormônio chamado insulina que antes era aplicado apenas por seringas, mas hoje já há aplicadores no formato de canetas que oferecem mais conforto e segurança aos pacientes.
Esse tema foi alvo de discussão durante reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida no dia 2 de maio de 2022. O vereador José Augusto Cabral (PSD), Presidente do Poder Legislativo, apresentou a Indicação nº 242/2022, encaminhada ao Chefe do Poder Executivo e à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a reposição e aquisição de canetas para aplicação de insulina.
O parlamentar ponderou que o fornecimento de insulina é de responsabilidade do Estado, mas salientou que a ação municipal proporcionará mais conforto e amenizará o sofrimento daqueles que precisam desse tratamento, por se tratar de um equipamento que oferece mais praticidade e precisão, simplificando a aplicação da insulina, de acordo com orientações médicas.
Após as discussões regimentais, a proposição foi aprovada por unanimidade e foi encaminhada para análise do Poder Executivo. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).