quarta-feira, 12 de maio de 2021

Corpo de recém-nascido é abandonado e devorado por cães em Minas Gerais.

 

Bebê foi encontrado sem partes do corpo, no fundo do quintal de uma casa na zona rural da cidade.



 O corpo de um recém-nascido foi encontrado nos fundos do quintal de uma casa no último domingo (9), na zona rural de Caraí, na região do Vale do Jequitinhonha. Segundo informações da Polícia Militar, ele apresentava mutilações, possivelmente provocadas pelos cachorros da propriedade. Os proprietários, que pediram ajuda ao encontrar o corpo, dizem não conhecer a criança bem como qualquer mulher grávida que more na região.

A dona da propriedade, de 78 anos, foi quem encontrou o corpo. Ela contou à polícia que observou que os cachorros estavam embaixo do pé de manga, comendo algo. Quando ela se aproximou, teria visto o corpo do bebê, também próximo a um córrego da região. Na chegada, os policiais se depararam com o corpo da criança sem a parte esquerda do crânio, sem o pênis e sem o nariz, além da massa encefálica estar espalhada pelo local.Os militares que atenderam a ocorrência relataram que havia mau cheiro no local e que as mutilações no corpo, aparentemente, foram causadas pelos cães. Os donos da propriedade disseram que o corpo pode ter sido levado até o quintal pelos cachorros. A Polícia Militar tentou fazer um rastreamento na região para tentar identificar quem seria mãe da criança, mas não obtiveram sucesso.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal  (IML) e as investigações ficarão a cargo da Polícia Civil. (Fonte: Site do Jornal O TEMPO).

Vereador Alexandre Badaró solicita ao Prefeito que distribua kits de merenda escolar.

Através da indicação nº 445/2021, aprovada por unanimidade na reunião ordinária do dia 05 de Abril de 2021, o vereador Alexandre Badaró, do PSB, solicitou ao Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, com cópia para a Secretária Municipal de Educação, Lúcia Lopes Horta, que estudem a viabilidade, no sentido de disponibilizar kits de merenda escolar para as famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino, tendo em vista que centenas de crianças contavam com a merenda escolar como reforço alimentar. Além disso, o governo municipal continua recebendo integralmente os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ao comentar a indicação, o vereador Alexandre Badaró, afirmou: “Tem chegado ao meu conhecimento que muitas famílias que tem filhos e filhas matriculados na rede municipal de ensino, estão passando sérias dificuldades, inclusive com a falta de alimentos. Seria prudente que o dinheiro que não está sendo gasto para a compra de merenda escolar, seja revertido para alimentar estas crianças e familiares em suas casas. A Prefeitura já tem o cadastro e deveria fazer isto o mais rápido possível, é questão de pessoas que estão com dificuldade em adquirir alimentos e até passando fome, pois os recursos financeiros continuam vindo para a Prefeitura, através do PNAE.”

O vereador Alexandre Badaró

VEREADOR RODRIGO PIMENTEL ALERTA PODER EXECUTIVO SOBRE COBRANÇA ILEGAL DE TAXAS JUNTO AO IPTU.

Rodrigo Pimentel solicitou o término da cobrança das taxas de conservação de vias e de limpeza urbana junto aos valores do IPTU, além da revisão da base de cálculo da taxa de lixo.

Enquanto o Município de Leopoldina está procedendo à entrega do carnê do IPTU referente ao ano de 2021, a Câmara Municipal promoveu uma discussão sobre a inconstitucional cobrança das taxas de serviços públicos indivisíveis, como a conservação de vias e de limpeza urbana, junto aos valores do imposto.

Durante a sessão ordinária, realizada no dia 04 de maio de 2021, foi discutida e votada uma proposição sugerindo ao Poder Executivo a extinção da cobrança de tais taxas no Código Tributário Municipal. De autoria do vereador Rodrigo Pimentel (PV), a Indicação nº 562/2021 propôs que o Sr. Prefeito encaminhe à Câmara um projeto de lei neste sentido, pois a inconstitucionalidade já foi reconhecida pelo STF – Supremo Tribunal Federal. Além disso, também foi solicitada a revisão da base de cálculo da taxa de lixo, com a finalidade de redução dos valores para o contribuinte.

Durante a discussão da proposta, Rodrigo Pimentel salientou que, em tempos de pandemia, a cobrança de tributos é complicada, ainda mais quando é feita de forma inconstitucional. O autor esclareceu que esse não é um problema da atual Administração, pois, na Legislatura 2013/2016, o tema foi discutido em audiência pública e se tornou objeto de um projeto de lei de sua autoria, mas a situação permaneceu inalterada.

O vereador disse aguardar que o Poder Executivo corrija tal equívoco previsto no Código Tributário Municipal e que o contribuinte possa ter um alívio em seu carnê de IPTU para os próximos anos.

Após as discussões regimentais, a matéria foi aprovada por unanimidade e seguiu para análise do Poder Executivo.  (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

O vereador Rodrigo Pimentel

 

VEREADOR JULIUS CEZAR SOLICITOU A VOLTA DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO MUNICIPAL .

Julius Cezar solicitou a volta do atendimento odontológico do município para beneficiar as famílias carentes que não têm condições de pagar por um tratamento particular.

O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 levou à restrição de acesso a alguns serviços, entre eles o atendimento odontológico. Em sessão ordinária realizada no dia 03 de maio de 2021, a Câmara Municipal aprovou proposição solicitando a completa retomada do atendimento odontológico no município de Leopoldina.

A Indicação nº 536/2021, de autoria de Julius Cezar (PSL), sugeriu que o atendimento possa contemplar todos os tratamentos, como obturações, extrações, canais, limpeza, entre outros. O vereador informou que recebeu várias reclamações sobre o atendimento odontológico do município que não está sendo feito e os profissionais alegam que se trata de medida preventiva em virtude da pandemia.

O parlamentar informou que os procedimentos odontológicos que não estão sendo feitos na rede municipal são disponibilizados para a população nos consultórios particulares, o que gerou reclamações das pessoas que não têm condições de pagar por um atendimento particular e necessitam do serviço público.

Julius Cezar solicitou que o Poder Executivo tome as medidas necessárias para resolver esta situação. A indicação recebeu assinaturas de apoio dos vereadores Vinícius Queijinho, Maria Inês, Rogério Campos Machado, Rodrigo Pimentel, Alexandre Badaró e Gilmar Pimentel.

Na mesma sessão ordinária, Julius Cezar também apresentou a Indicação nº 534/2021, sugerindo que todas as repartições públicas municipais passem a ter expediente uniforme, compreendendo o período das 7h às 17h, e que esse horário seja fixado em todas as seções do serviço público. O vereador explicou que tal medida se faz necessária para beneficiar as pessoas residentes nos bairros mais distantes, distritos e povoados, que precisam resolver situações nas repartições públicas, mas foram impactadas pela redução do serviço de transporte coletivo.

Após as discussões regimentais, as matérias foram aprovadas por unanimidade. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Vereador Julius Cezar

VEREADOR JOSÉ DO CARMO SOLICITA RESTAURAÇÃO DO ANTIGO CASARÃO DE PIACATUBA.

José do Carmo sugeriu a restauração do antigo casarão de Piacatuba, monumento que possui identidade cultural e faz parte da história do distrito.
VEREADOR SOLICITA RESTAURAÇÃO DO ANTIGO CASARÃO DE PIACATUBA

A restauração de um prédio antigo visa manter viva a história de um povo ou de um lugar. Neste sentido, a Câmara Municipal de Leopoldina, em recente sessão ordinária, discutiu sobre a necessidade de restauração do antigo casarão localizado no distrito de Piacatuba.

O vereador José do Carmo Fófano Vieira (PSB) foi o autor da Indicação nº 477/2021 que solicitou ao Chefe do Executivo que estude a viabilidade de promover a restauração daquele monumento, localizado na região central do distrito e que desperta os olhares dos turistas que visitam a comunidade.

Ao justificar tal pedido, o parlamentar destacou que se trata de uma antiga reivindicação dos moradores do distrito. Além disso, ele salientou que a restauração do imóvel é uma forma de valorizar um bem público, que já possui uma identidade cultural em Piacatuba.

José do Carmo alertou que o casarão é uma bela edificação, faz parte da história do distrito, mas pode se deteriorar com o passar dos dias, se não forem adotadas providências cabíveis.

Após as discussões regimentais, a matéria foi aprovada por unanimidade e o vereador disse que está aguardando uma resposta positiva do Poder Executivo. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).


Vereador José do Carmo

Vereadores José Augusto Cabral e Juliuz Cezar solicitaram reforma no abrigo de passageiros.

 José Augusto Cabral e Julius Cezar solicitaram reforma no abrigo de passageiros de ônibus localizado na Avenida Getúlio Vargas, para oferecer mais conforto e proteção aos usuários.

PEDIDO PARA REFORMA DE PONTO DE ÔNIBUS É APROVADO PELA CÂMARA

Apesar dos impactos negativos causados pela pandemia de Covid-19, a população leopoldinense utiliza o transporte coletivo para transitar pela cidade e se dirigir aos municípios vizinhos. Um dos problemas enfrentados pelos passageiros é a falta de estrutura nos pontos de embarque e desembarque.

Em recente reunião da Câmara Municipal de Leopoldina, os vereadores José Augusto Cabral (PSD) e Julius Cezar (PSL) apresentaram uma proposição solicitando melhorias no ponto de ônibus localizado na Avenida Getúlio Vargas. Eles salientaram que a falta de estrutura no local causa desconforto aos usuários que aguardam ônibus, colocando-os ao relento, sob sol e chuva.

O texto da Indicação nº 494/2021 encaminha solicitação ao Chefe do Poder Executivo para que seja estudada a possibilidade de realizar uma reforma no citado ponto de ônibus, com a colocação de assentos, coberturas e latão de lixo. Segundo os autores, o objetivo é proporcionar maior proteção e conforto aos usuários do transporte coletivo.

A indicação, após discussão e aprovação unânime, foi encaminhada ao Chefe do Poder Executivo, com cópia para a Secretaria Municipal de Obras. (Foto Arquivo CML). (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

VEREADORES DE LEOPOLDINA PARTICIPAM DE REUNIÕES EM JUIZ DE FORA.

Vereadores de Leopoldina foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer e pela prefeita Margarida Salomão. Nos encontros, houve troca de informações sobre estacionamento rotativo, guarda-mirim, transporte público e os primeiros meses de gestão.

O intercâmbio entre vereadores da região fortalece o espírito democrático e as trocas de experiências positivas. Por isso, essa aproximação entre os Legislativos vem sendo estimulada na Câmara Municipal de Leopoldina.

No dia 06 de maio, uma comitiva composta por quatro vereadores esteve visitando a Câmara Municipal de Juiz de Fora e foi recepcionada pelo presidente Juraci Scheffer (PT). José Augusto Cabral (PSD), Gilmar Pimentel (PODEMOS), Maria Inês (PL) e Alexandre Badaró (PSB) buscaram informações sobre estacionamento rotativo, guarda-mirim e transporte público.

Durante a visita, houve um consenso de que o estacionamento rotativo é uma medida necessária que poderá provocar um aquecimento no comércio local, além da sensação de segurança, geração de emprego e maior controle do trânsito. Foi disponibilizada para os vereadores de Leopoldina toda a documentação referente ao sistema implantado em Juiz de Fora.

Ao discutir a situação do transporte público nas duas cidades, os vereadores constataram que os problemas são comuns: grande índice de gratuidade no transporte, queda no número de passageiros, empresas com muitos gastos e crescimento do transporte por aplicativo. Foi sugerido que Leopoldina, a exemplo de Juiz de Fora, elabore um plano municipal de transporte.

Em seguida, os vereadores leopoldinenses fizeram uma rápida visita à prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT). No encontro, conversaram sobre os primeiros meses de gestão e medidas adotadas para minimizar os efeitos da pandemia nos municípios. Ao final, foi transmitido à prefeita o abraço de todo o povo de Leopoldina, juntamente com os votos de pleno êxito em seu mandato. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).


CÂMARA APROVA PEDIDO PARA RENOVAÇÃO DE CONVÊNIO ENTRE MUNICÍPIO E IPSEMG.

Edvaldo Franquido defendeu a renovação do convênio com o IPSEMG e a instalação de um posto de atendimento no município, para evitar que os trabalhadores tenham que recorrer à cidade de Cataguases.

CÂMARA APROVA PEDIDO PARA RENOVAÇÃO DE CONVÊNIO ENTRE MUNICÍPIO E IPSEMG

Em recente reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 03 de maio de 2021, os vereadores discutiram e aprovaram uma proposição, sugerindo que o Chefe do Executivo renove o convênio do município com o IPSEMG – Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais.

A Indicação nº 523/2021 foi apresentada pelo vereador Edvaldo Franquido Donato do Vale (PT) com o objetivo de que seja instalado um posto de atendimento em Leopoldina, pois, atualmente, os trabalhadores que precisam da assistência do IPSEMG têm que recorrer ao município de Cataguases.

Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar reconheceu a importância do instituto para os trabalhadores, visto que disponibiliza uma ampla rede de atendimento aos servidores públicos e dependentes, através de assistência previdenciária, médica, hospitalar, farmacêutica, odontológica e complementar.

Após discussão e aprovação unânime, a matéria foi encaminhada para análise do Poder Executivo. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).