sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Escola Estadual Salgado Lima, de Leopoldina -MG é a grande vencedora do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019.

A 8ª edição bateu recorde de participações com 331 trabalhos de todo o país.
É de Minas Gerais o Prêmio Nacional de Educação Fiscal de 2019. O Estado e o Fisco estão em festa! 
O Projeto Estudo Sobre a História dos Tributos  a Importância dos Impostos para o Desenvolvimento Social na Contemporaneidade de Leopoldina, cidade da Zona da Mata mineira, foi o mais bem avaliado pela comissão julgadora do Prêmio Nacional de Educação Fiscal e levou o primeiro lugar em noite concorrida, na sede da Afresp, em São Paulo (28/11).

A Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant'Anna, acompanhou a comitiva da AFFEMG composta pela Diretora-Presidente, Maria Aparecida Meloni Papá, o Diretor da Regional Mata, Astolfo Geraldo de Andrade, a Diretora Social, Rose Laura Lopes, o Diretor Finaceiro-Adjunto, Edir da Silva Martins, e a Diretora Social-Adjunto, Lenivanda Oliveira Miranda Barbosa, na solenidade. 
O projeto vencedor foi desenvolvido por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Luiz Salgado Lima com a orientação do professor Rodolfo Alves Pereira, que representou a escola na noite de premiação.

Os estudantes participam de inúmeras atividades envolvendo conceitos tributários. Aprendem acerca do destino das verbas públicas, comparam o imposto de renda entre o Brasil e demais países do mundo, crimes fiscais, casos de sonegação fiscal, medidas para evitar a sonegação, além de visita à Câmara dos Vereadores. Ao longo da execução do projeto, foram propostas atividades como exercícios, pesquisa, produção de texto, apresentação de trabalhos pelos alunos na sala de aula e debates sobre casos de corrupção, sonegação fiscal e mau uso das verbas públicas.
Cidadania

A premiação conquistada pelos alunos reconhece, desde 2012, as melhores práticas de educação fiscal e estimula projetos que tratam da importância social dos tributos, da qualidade da aplicação dos recursos em benefício da sociedade. www.premioeducacaofiscal.org.br
Esta oitava edição bateu recorde de participações com 331 trabalhos de todo o país (216 escolas, 85 instituições, 18 reportagens e 12 projetos de tecnologia).

Quem apoia 
O Prêmio conta o patrocínio do Banco de Brasília (BRB), do Sindifisco Nacional, da Unafisco Nacional, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), com a parceria


da Secretaria da Receita Federal do Brasil, do Tesouro Nacional, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), dos Ministérios da Economia e da Educação, dos Grupos Estaduais de Educação Fiscal (Gefes), da Brascom, entre outras.

AFFEMG acreditou no potencial dessa turma desde o primeiro momento e parabeniza toda comunidade escolar pela criação deste trabalho tão importante!