quinta-feira, 22 de junho de 2023

HOMENAGEM: COMENDA VEREADOR DR. JOSÉ FERRAZ RODRIGUES.

                              O SAUDOSO DR. JOSÉ FERRAZ RODRIGUES.

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 19 de junho de 2023, o vereador Carlos Henrique Motta André, do PSD, apresentou  o Projeto de Resolução nº 09/2023 queDispõe sobre a criação da Comenda Vereador Dr. José Ferraz Rodrigues e dá outras providências”. Segundo o vereador,  objetivo com a apresentação deste projeto, é homenagear a memória do saudoso e inesquecível Dr. José Ferraz Rodrigues, que dedicou toda a sua vida à medicina, sempre atendendo a todos os pacientes, inclusive nos finais de semana e madrugadas, com muita sabedoria, atenção e competência, além de homenagear também, diversos profissionais da área da saúde da nossa querida Leopoldina, que fazem a diferença em seus trabalhos. Segundo o autor, Dr. Ferraz, como vereador, em seus mandatos, sempre defendia e lutava pelos menos favorecidos e por melhorias na área de saúde da nossa cidade, que ele conhecia como ninguém, sendo um exemplo de homem honrado, homem de família, médico competente e humano, acrescentando que  Dr. José Ferraz Rodrigues ficará eternamente na memória de todos os leopoldinenses, sendo ele merecedor de todas as honrarias e homenagens, por tudo o que ele fez. Sendo aprovada, a “COMENDA VEREADOR DR. JOSÉ FERRAZ RODRIGUES”, homenageará e reconhecerá excelentes serviços prestados pelos profissionais da área da saúde, sendo uma homenagem oficial prestada pela Câmara Municipal, em nome de toda a população leopoldinense. O Projeto de Resolução foi encaminhado para a comissão de constituição, legislação e redação, para Parecer.

VEJA O PROJETO NA ÍNTEGRA.

                    PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 09/ 2023.

Dispõe sobre a criação da Comenda Vereador Dr. José Ferraz Rodrigues e dá outras providências.

         A Câmara Municipal de Leopoldina aprova:

Art. 1º Fica criada, no âmbito do Poder Legislativo Municipal, a Comenda “Vereador Dr. José Ferraz Rodrigues” que terá por objetivo homenagear as pessoas que se destacaram e contribuíram com atos e ações de relevância social na área da saúde do Município.

§ 1º A Comenda de que trata o caput deste artigo será cunhada em metal, contendo os dizeres: “Comenda Vereador Dr. José Ferraz Rodrigues – Poder Legislativo Leopoldinense”.

§ 2º A honraria referida será conferida às pessoas vivas, residentes ou não neste Município que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços à comunidade Leopoldinense na área da saúde.

Art. 2º A concessão da “Comenda Vereador Dr. José Ferraz Rodrigues” será de iniciativa de qualquer Vereador com assento na Casa Legislativa de Leopoldina e efetuada através de Projeto de Resolução, desde que aprovada pelo quórum qualificado de 2/3 (dois terços) dos vereadores em exercício.

§1º As propostas com a indicação pelos Vereadores dos nomes das pessoas a serem homenageadas deverão ser apresentadas e apreciadas por uma Comissão Especial, juntamente com currículo e feitos do homenageado.

§2ºA nenhum Vereador será permitida a apresentação de mais de quatro projetos concessivos de Comendas, em cada Legislatura.

Art. 3º A presente honraria será entregue, anualmente, em sessão solene realizadana Câmara Municipal.

Art. 4º A Secretaria da Câmara Municipal manterá livro próprio denominado “Livro de Registro de Concessão de Honrarias”, para nele serem lançados em ordem cronológica os nomes dos agraciados, o número da Resolução e a data da entrega da Comenda, cuja abertura e encerramento será efetuado pelo Presidente daCâmara Municipal.

Parágrafo único. No referido livro serão ainda registrados os nomes, os atos normativos, datas e outras informações dos homenageados com a Comenda, ficando dispensada a Ata da sessão solene”.

Art. 5ºAs despesas decorrentes desta Resolução correrão à conta de dotação orçamentária própria, suplementada se necessário.

Art. 6º. Os casos omissos desta Resolução serão resolvidos pelo Presidente da Câmara.

Art. 7º Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 8º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal de Leopoldina, MG, 16 de junho de 2023.

___________________________________

Carlos Henrique Motta André

Vereador – PSD

 
VEREADOR CARLOS ANDRÉ

Prefeito contrata strippers para festa de Dia dos Pais e causa polêmica.

Imagens compartilhadas por convidados mostram a apresentação das strippers na festa de Dia dos Pais, celebrado no dia 18 de junho no México.

O prefeito da cidade de Huehuetán, no México, causou polêmica ao contratar strippers para uma comemoração de Dia dos Pais, celebrado no dia 18 de junho no país. 

O evento de Dia dos Pais promovido pelo político mexicano Miguel Villalobos contou com música ao vivo, sorteio de eletrodomésticos e show de comédia. Além de strippers.

Imagens compartilhadas por convidados mostram a apresentação das strippers na festa de Dia dos Pais no México. O vídeo também mostra três homens sendo escolhidos para deitar no chão do palco, enquanto as mulheres dançam sobre eles.

Conforme o Daily Mail, o prefeito mexicano Miguel Villalobos fez o convite para a Festa de Dia dos Pais no Facebook e proibiu a presença de mulheres e crianças. 'Amanhã! Não se esqueça, um evento só para os pais, chegou o dia', dizia a legenda do prefeito do México.

A festa causou polêmica entre os moradores e organizações feministas da cidade de Huehuetán, no México.

"O Dia dos Pais foi pensado para realçar a importância da figura paterna na vida das pessoa (...) Portanto, é lamentável que o (prefeito) Miguel Villalobos tenha oferecido um espetáculo que reproduz estereótipos de gênero, reduzindo as mulheres a objetos sexuais." escreveu o grupo feminista 50+1 Collective Chiapas Chapter. 

O prefeito ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto.

Dia dos Pais no México

O Dia dos Pais no México é comemorado no terceiro domingo de junho e foi influenciado pela tradição vinda dos Estados Unidos, dada pela insistência de Sonora Smart, uma americana que tinha o desejo de reconhecer todo o esforço de seu pai, que após a morte da esposa, criou 6 filhos sozinho.

As comemorações de Dia dos Pais mexicanas são bem parecidas com as do Brasil, com almoço em família, mimos e presentes para os pais e avôs.

Strippers participam de festa do Dia dos Pais promovida por prefeito de cidade mexicana - Foto: Reprodução/Twitter

 (Fonte: Site do Jornal O Tempo).

Câmara Municipal de Cataguases acata denúncia contra o prefeito.

A Câmara Municipal de Cataguases aprovou na noite desta terça-feira, 20 de junho, por nove votos a seis, o recebimento de denúncia apresentada por Rodrigo Fidelis Mappa, morador do Bairro Paraíso, contra o prefeito José Henriques, determinando assim, a abertura de uma Comissão Processante, que pode culminar com a cassação de seu mandato. Os motivos alegados são o não pagamento das emendas impositivas aos vereadores, conforme determina a Lei Orgânica do Município, o que deveria ter sido efetuado, ainda conforme a denúncia, até o dia 31 de dezembro de 2022, e por não prestar informações solicitadas dentro do prazo estabelecido.

A votação nominal não seguiu o rito tradicional, que é por ordem alfabética, e ocorreu por sorteio, assim votaram pela aceitação da denúncia e a consequente abertura da Comissão Processante os vereadores Antônio Gilmar de Oliveira, Marcos Costa, Stefany Carli, Rogério Filho, Rafael Moreira, Ricardo Dias, Silvio Romero, Beto do Leonardo e Rodrigo Xavier Cardoso. Em seguida foram sorteados os vereadores Silvio Romero (Presidente), Stefany Carli (Relatora) e Ricardo Dias (membro) que vão compor a Comissão Processante que terá prazo de noventa dias para reunir provas para convencer no mínimo dez vereadores a votarem pela cassação do mandato do prefeito.

Nesta manhã de quarta-feira, 21, fontes da prefeitura de Cataguases revelaram ao Site do Marcelo Lopes que o prefeito José Henriques pode entrar na justiça com um mandado de segurança para barrar os trabalhos da Comissão Processante. Para o Executivo municipal não houve descumprimento da Lei Orgânica porque em 2021 o orçamento do município não previa o pagamento de emendas impositivas em 2022. Além disso, argumentam estas mesmas fontes, que naquele ano (2021) as Contas do Município foram aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado, o que seria um atestado de que a lei foi cumprida integralmente. O Executivo também questiona o rito de votação adotado pela Câmara, especialmente, na escolha dos membros da comissão processante. Para ele os sorteados não poderiam recusar a função como ocorreu. (Fonte: Site do Marcelo Lopes).