segunda-feira, 31 de maio de 2021

Infarto fulminante mata jovem dentista natural de Leopoldina.

Morreu na manhã desta segunda-feira, 31 de maio de 2021, vítima de infarto-fulminante, o dentista Dr. Juarez Machado de Oliveira Júnior, de 33 anos, na cidade de Maricá, Estado do Rio de Janeiro. Ele trabalhava juntamente com o seu irmão, Jefferson Machado de Oliveira, também dentista, no Centro Odontológico Sorriso Mineiro, em Maricá, onde eram sócios-proprietários. Segundo apurado pelo Jornal O PROGRESSO, seu irmão Jéfferson percebeu que ele não chegava na clínica para trabalhar na manhã desta segunda-feira e ao se dirigir a residência dele, o encontrou sem vida. Juarez Machado de Oliveira Júnior, é filho do dentista leopoldinense Dr. Juarez Machado de Oliveira, que até os dias de hoje, mantém atendimento aos seus clientes, em seu consultório dentário, localizado na rua Dr. Custódio Junqueira, nº 90, no centro de Leopoldina. Juarez Júnior e Jéfferson eram irmãos gêmeos.  Dr. Juarez Machado Júnior nasceu em Leopoldina e formou-se em cirurgião-dentista e ortodontista, na Universidade Federal de Juiz de Fora, no ano de 2011. Estudou no CEFET Leopoldina, tendo se formado na turma de 2005. O corpo de Juarez Machado de Oliveira Júnior, será sepultado no cemitério Nossa Senhora do Carmo, nesta terça-feira, dia 1º de junho de 2021, às 10:00 horas, em Leopoldina. A previsão de chegada é no período da noite. Ele era solteiro. Foram muitas as manifestações de amigos leopoldinenses, onde ele nasceu e foi criado, demonstrando tristeza pelo falecimento.

ALGUMAS MANIFESTAÇÕES PELO FACEBOOK:

“A vida é mesmo um sopro. Acordei com a notícia da sua partida, primão. Vai demorar pra mim acreditar. Nossos churrascos, nossos encontros divertidos... você sempre de bom humor, sempre alegre, animado com a cerveja na mão... fica em paz, meu amigo. Você foi um ótimo amigo, um ótimo dentista. Nossa viagem à Cancun ficará pra outra vida.André Nicolas Siss Silva

“Hoje o céu está em festa com a sua chegada Joares. Você já está nos braços de Deus...me lembro direitinho quando a sua mãe estava grávida de vocês...Vi vocês nascerem....é com muita dor que eu faço essa pequena homenagem para você meu vizinho. Você vai fazer muita falta para todos nós vizinhos e amigos. Estou triste hoje com a sua partida. Descanse em paz meu amigo e vizinho.” Vilma Maria de Moraes

“Muita Luz em Sua Passagem

@drjuarezmachado

Vai ... e encanta o Céu com esse seu

Sorrisão

@drjeffersonmachado

Estamos Todos em oração por Você, sua Mãe e todos seus familiares

Nossa infância foi marcada por muito Amor , Amizade e Companheirismo...

E é assim que irei me lembrar de vc.” Silmara Ivo


“Meu amigo, você fará falta a todos! Sua alegria era contagiante, do mesmo tamanho do seu coração! Deus leva os bons muito depressa!  Walquiria Fernando Barcellos.”

 

“Difícil nesse momento encontrar palavras p expressar sua partida ainda p mim vc era uma criança brincalhona sempre q me via era festa. Como vc nos deixa assim tão rápido tão precoce. Sem palavras.Meus sentimentos a seu pai sua mãe e seu irmão..Vai em paz ju....Adriana Nunes Braz

“Na última vez que comemorei meu aniversário você esteve presente. Nos divertimos tanto ao seu lado. Você que sempre levava alegria e diversão em todos os ambientes que frequentava. A felicidade era sua principal característica. Suas piadas infames tb.  Sua partida precoce é tão injusta, meu amigo! Todos nós estamos incrédulos e inconformados por perder uma pessoa como você.  Que Deus console e ampare o coração de todos os seus familiares e amigos, em especial, o de sua mãe, do seu pai e de seu irmão Jefferson.  Ficam as lembranças de momentos especiais e de seu sorriso que encantava a todos.

Vá em paz, seu burguês safado!” Eloíza Dias Ribeiro

Presidente do Partido PODEMOS de Leopoldina morre vítima de covid-19.

Eliseu Carlos Pacheco, conhecido por senhor Eliseu, faleceu no início da noite de sábado, dia 29 de maio de 2021, na Casa de Caridade Leopoldinense, onde se encontrava internado na UTI-COVID. Segundo informações, ele estava sendo submetido a um tratamento de saúde, tendo em vista ter contraído o coronavirus, ocasião em que se encontrava entubado. Ele era o presidente do partido político PODEMOS, que conta atualmente com dois vereadores: Gilmar Pimentel e Valdilúcio Malaquias (Didi da Elétrica), tendo como primeiro suplente, o ex-vereador, Pastor Darci José Portella. Eliseu foi peça fundamental na campanha eleitoral de Brenio Coli como candidato a prefeito nas eleições de 2020. Além de participar da coordenação de campanha, um ano antes trabalhou incansavelmente nas filiações e na organização dos partidos políticos que apoiaram a candidatura de Brenio Coli para prefeito e Jacques Vilella para vice-prefeito. No ano de 2008 ele foi candidato a vereador de Leopoldina pelo PDT, não conseguindo se eleger. Após se aposentar no Rio de Janeiro, fixou residência no bairro São Cristóvão, em Leopoldina, onde residiu por aproximadamente vinte anos. Nas redes sociais, muitas pessoas lamentaram o seu falecimento, citando que ele era uma pessoa educada e que gostava muito de conversar, sendo atencioso e simpático com todos. O vereador Bernardo Guedes, do PDT, afirmou em sua rede social: “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do nosso amigo Eliseu Carlos Pacheco.  Ele era presidente do "Podemos" e foi importante no processo de filiação dos partidos que compuseram a chapa do então candidado a prefeito Breno Coli, além de todo o trabalho realizado durante a campanha. Meu sentimento a toda a família neste momento de dor.” O advogado e ex-candidato a vereador, Hosenclever Pacheco, também se manifestou em sua rede social: “Na noite de ontem, Leopoldina perdeu um grande cidadão. Eliseu Carlos Pacheco, você permanecerá vivo em nossas lembranças com a energia e vitalidade que sempre demonstrou.” Já o advogado Hilton Amaral, conhecido como Dr. Charles, assim se manifestou: Leopoldina perde um militante político, responsável pela estrutura e composição dos partidos. Descanse em paz meu amigo. Obrigado pelos momentos que estivemos juntos durante as eleições municipais. O galpão não será o mesmo sem vc.”

Eliseu Carlos Pacheco.

Após 35 anos de atendimento à população, médico Maurício Rosa se aposenta do serviço público.

Após mais de três décadas dedicadas ao atendimento de pacientes da rede municipal de saúde, o médico Maurício Domingos Maurício Rosa, de 75 anos, se aposentou, por questão de idade, neste mês de maio. Renomado na cidade e conhecido por ser profissional dedicado e atencioso, Mauricío teve como último ponto de atendimento o PSF do Bairro Vale do Sol, onde atuou por 21 anos - dos 35 de carreira. “Foi uma estrada longa e cheia de desafios. Acredito que tenha percorrido bem a estrada. Missão cumprida”, disse o especialista. Formado em 1976 pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maurício se especializou em Cardiologia. Nesta quinta-feira, 27, ele foi recebido pelo prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que o cumprimentou e agradeceu pelos serviços prestados ao município. “Profissionais como o doutor Maurício merecem todo nosso respeito e admiração. Foi uma longa e competente trajetória de serviços prestados à nossa cidade. Em nome de toda a população, deixo meus sinceros agradecimentos”, disse o prefeito. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).


sexta-feira, 28 de maio de 2021

Atendendo solicitação de Ricardo PAF-PAX e dos vereadores Alexandre Badaró e José do Carmo, Júlio Delgado disponibiliza 200 mil reais para o hospital de Leopoldina.

No dia 12 de fevereiro deste ano, o grupo do PSB entregou uma viatura policial para a Polícia Militar de Leopoldina, também solicitada e encaminhada por Júlio Delgado.

O grupo político do PSB – Partido Socialista Brasileiro, de Leopoldina, liderado por RICARDO PAF-PAX, conseguiu mais uma grande conquista para Leopoldina, através do deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG). Através do ofício nº 1041/2121, do Gabinete do deputado Júlio Delgado, do dia 14 de maio de 2021, encaminhado à Provedora do Hospital, Vera Pires, o mesmo informou que “atendendo ao pedido dos vereadores José do Carmo e Alexandre Badaró, do senhor Ricardo Carvalho e do grupo do PSB de Leopoldina, indiquei recursos do OGU 2021, por meio de emenda parlamentar nº 36820004, de minha autoria, conforme descrito no quadro abaixo: Órgão: FNS. Função Programática: Ação: 8535 – Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde – equipamentos. Valor R$ 200.000,00.” Ainda no ofício, Júlio Delgado informa que o Ministério encontra-se em fase de abertura do programa para a inserção da proposta, que deverá ser cadastrada, no sistema do órgão, até o dia 05 de junho de 2021, para a efetividade da ação. Ao comentar o fato, Ricardo PAF-PAX afirmou: “Estamos trabalhando diariamente em prol de melhorias para a nossa população. Juntamente com os nossos vereadores do PSB, Alexandre Badaró e José do Carmo Fófano, que estão desempenhando um excelente mandato na Câmara Municipal, em prol dos leopoldinenses, temos pensado em ações que beneficiam a nossa cidade. Agradeço ao deputado federal Júlio Delgado por disponibilizar estes recursos no valor de duzentos mil reais, em favor da Casa de Caridade Leopoldinense, neste momento conturbado devido à pandemia do covid-19. Continuaremos firmes trabalhando em prol da nossa cidade.”














EM PROL DA POPULAÇÃO: Grupo do PSB de Leopoldina consegue uma viatura policial para Leopoldina.

CLIQUE ABAIXO E LEIA.

https://jornaloprogressoleopoldina.blogspot.com/2021/02/em-prol-da-populacao-grupo-do-psb-de.html

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Vereador, filho e nora morrem em acidente na MG-126 em Rochedo de Minas.

Vítimas estavam em um carro que bateu em uma caminhonete. Câmara e Prefeitura emitiram notas de pesar. Polícia Civil vai investigar o caso.


O vereador de Rochedo de Minas, Carlos César Oliveira Araújo, 

de 56 anos, o filho de Carlos Henrique Araújo, de 26 anos, 

e a nora Franciely Oliveira, de 25 anos, morreram no km 32 da 

MG-126 em Rochedo de Minas. O acidente envolveu o carro

 das vítimas e uma caminhonete, cujo condutor, de 20 anos,

 ficou ferido. A Câmara Municipal e a Prefeitura de Rochedo

de Minas divulgaram notas de pesar pela morte do 

parlamentar e dos familiares. Segundo informações da

 Polícia Militar Rodoviária (PMR), o veículo das vítimas 

retornava de São João Nepomuceno para Rochedo de Minas. 

O vereador e o filho estavam nos bancos da frente e morreram 

na hora. A nora chegou a ser socorrida, mas não resistiu e

morreu no Pronto Atendimento Médico (PAM) do 

Hospital São João. O jovem que conduzia a caminhonete 

foi encaminhado para atendimento médico no Hospital

São José, na cidade de Bicas. O G1 entrou em contato 

para saber o estado de saúde dele, mas a unidade afirmou 

que ele foi transferido, mas não informou para qual hospital

ou cidade, não sendo possível apurar mais informações 

sobre ele.O primeiro atendimento no local do acidente

foi prestado pela PMR, que registrou a ocorrência. 

A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local e 

coletou informações para investigação das causas do acidente, 

que será feita pelo delegado Fernando da Silva Miranda,

a Delegacia de São João Nepomuceno.

(Fonte: g1.com.br)

CATAGUASES: Morre Fernando Amaral, vereador por dois mandatos, vítima de Covid-19.

Ele estava internado no Hospital de Cataguases desde a última semana.

Morreu na tarde desta segunda-feira, 24 de maio de 2021, em Cataguases, por complicações decorrentes da Covid-19, o ex-vereador Fernando Amaral. Atualmente ele dedicava-se exclusivamente à sua atividade profissional do setor de transporte, especialmente em fazer mudanças, o que, no passado, ajudou a projetá-lo no meio político. Muito popular, uma de suas principais qualidades era a vontade de ajudar o próximo. Assim também atuou na Câmara Municipal durante os seus dois mandatos (2005/08 e 2013-16). O presidente da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Felipe Ramos, e o prefeito de Cataguases, José Henriques, decretaram luto oficial de três dias no município, em homenagem ao ex-vereador. 

Amaral, homem do povo, conhecia como poucos as dificuldades vividas pela população. Ao mesmo tempo, lutava como podia para que aquela parcela dos cataguasenses pudesse ter uma vida melhor. Neste sentido, enquanto foi vereador, atuou de forma incisiva para levar serviços de benfeitoria aos bairros, especialmente o Santa Clara, onde morava. Paralelamente, nas votações da Câmara Municipal se posicionava sempre a favor dos projetos de lei que fossem beneficiar o povo. Em 2020 candidatou-se a um terceiro mandato de vereador pelo Podemos, quando recebeu 411 votos, mas não se elegeu. Era amigo de todos que se aproximavam dele e lhes dedicava atenção especial.

Aos 61 anos de idade, Fernando Rodrigues do Amaral, nasceu na vizinha Guidoval e viveu em Cataguases grande parte de sua vida, especialmente no Bairro Santa Clara. Seu nome era praticamente sinônimo de transporte de mudanças na cidade. Deixa viúva e três filhos e um imenso legado de ajuda àqueles que o procuravam. Seu sorriso discreto, o trato fácil e a empatia, aliada às suas ações como vereador, sempre voltadas para os mais necessitados, reforçam a certeza de que sua partida prematura abre uma lacuna na vida política de Cataguases. (Fonte: Site do Marcelo Lopes).

Novo recorde: Cataguases registra 124 novos casos de Covid-19 em um só dia

Hospital de Cataguases segue com lotação máxima, mas ainda não falta medicamentos. 

Nesta terça-feira, 25 de maio de 2021, Cataguases bateu novo recorde de casos de covid-19 em apenas um dia. Foram registrados 124 pessoas com a doença. No último dia 21, o município ultrapassou pela primeira vez 100 casos, quando registrou 103 novos pacientes com a doença. Apenas neste início de semana, Cataguases totaliza 220 casos, sendo 110 homens e 116 mulheres. No mesmo período ocorreram nove óbitos. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases por meio do boletim epidemiológico.

No Hospital de Cataguases, que atende a população da região, a situação das internações segue crítica, o que tecnicamente é considerada pré-colapso, porque o número de pacientes está no limite da capacidade instalada daquela Santa Casa. Esta realidade, aliás, vem se mantendo desde o início do ano, conforme salienta a direção daquele Hospital. Conforme o Boletim divulgado no final da tarde de terça-feira, 25, dos quarenta e sete pacientes que lá estavam internados até a noite daquele mesmo dia, quarenta e dois eram de Cataguases, e apenas cinco de outras cidades.

Além disso, o Hospital vem contornando dificuldades diárias, conforme revela Máximo Barbosa Silva, Superintendente Geral. Uma delas é repor o estoque de medicação para entubação e insumos em geral, “inclusive máscaras, luvas e capote”, destacou. Ele diz que esta “é uma luta diária, mas estamos conseguindo manter esse controle, apesar dos preços que subiram significativamente”, acrescenta. “O medicamento – continua – que custava sete reais, pagamos por ele vinte e sete. A mesma coisa acontece com o oxigênio, que está aumentando o preço em trinta por cento”, explica. O Hospital consome mensalmente, 35 mil metros cúbicos do gás o que equivale a uma despesa de aproximadamente R$ 80 mil.


Foto: Shutterstock (Fonte: Site do Marcelo Lopes).

APROVADO PEDIDO PARA INCLUSÃO DE MOTORISTAS E COBRADORES NO GRUPO PRIORITÁRIO PARA VACINA

Segundo Ivan Nogueira, a adoção desta medida representará um reconhecimento da importância que esses profissionais têm para a sociedade leopoldinense.

APROVADO PEDIDO PARA INCLUSÃO DE MOTORISTAS E COBRADORES NO GRUPO PRIORITÁRIO PARA VACINA

Os vereadores de Leopoldina aprovaram indicação para inclusão de motoristas e cobradores de ônibus no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19. Indicação neste sentido foi apresentada na reunião ordinária da Câmara Municipal, ocorrida no dia 17 de maio de 2021.

De autoria de Ivan Nogueira (PP), o pedido foi registrado por meio da Indicação nº 577/2021, cujo texto salientou que esses profissionais ficam expostos ao vírus diariamente e a probabilidade de contágio é muito grande.

Ao justificar sua iniciativa, o vereador afirmou que motoristas e cobradores mantêm contato constante com os passageiros e por isso estão vulneráveis à contaminação. Ele lembrou que esses profissionais exercem função essencial para a sociedade, transportando leopoldinenses para vários lugares.

Ivan Nogueira acrescentou que incluir esses profissionais no grupo prioritário da vacinação é uma medida preventiva e de segurança para os usuários do transporte coletivo urbano.

Ao término das discussões, a matéria foi aprovada por unanimidade e recebeu assinatura de apoio do vereador José do Carmo Fófano.

(Foto disponível na Internet) (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina - MG).

CÂMARA DE VEREADORES PROMULGA LEIS VETADAS PELO EXECUTIVO

Em virtude da não manifestação do Executivo, o Presidente da Câmara promulgou três leis considerando essenciais algumas atividades profissionais em Leopoldina.

A Câmara Municipal de Leopoldina, através de seu presidente, promulgou as Leis nº 4573, 4574 e 4575/2021 que, respectivamente, declararam como essenciais as atividades de academia de ginástica e similares, as atividades prestadas pelos profissionais Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador e a realização de feiras no Município.

Após serem aprovados por unanimidade, os projetos, de autoria de Bernardo Guedes, Carlos André e Ivan Nogueira, respectivamente, foram vetados pelo Sr. Prefeito sob alegação de inconstitucionalidade e vício de iniciativa. Tais alegações foram rebatidas pelos vereadores que, por 14 votos a um, em votação secreta, decidiram rejeitar os vetos na reunião ordinária realizada no dia 18 de maio de 2021.

Em conformidade com o Artigo 81, inciso II, § 8º da Lei Orgânica do Município, a Câmara Municipal comunicou oficialmente ao Executivo a rejeição dos vetos e foi aberto um prazo legal de 48 horas para que o Prefeito promulgasse as leis.

Nesta segunda-feira (24), o prazo foi encerrado sem que houvesse uma manifestação do Sr. Prefeito quanto à promulgação das leis. Diante disso, o Presidente do Legislativo, vereador José Augusto Cabral, no uso de suas atribuições legal, determinadas pela Lei Orgânica do Município, promulgou as Leis nº 4573, 4574 e 4575.

O ato assinado pelo Sr. Presidente assegura os objetivos dos projetos, ou seja, promover uma valorização das atividades profissionais, sem, no entanto, garantir a sua abertura ou fechamento em virtude da pandemia, visto que esta competência permanece exclusiva do Executivo.




(Com informações do Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

CÂMARA REPASSA R$800 MIL REAIS PARA A PREFEITURA DE LEOPOLDINA.

Medida é resultado da economia feita pela Câmara Municipal e o Sr. Prefeito anunciou que os recursos serão utilizados para realização de cirurgias eletivas.

CÂMARA REPASSA R$800 MIL REAIS PARA A PREFEITURA DE LEOPOLDINA

O Poder Legislativo de Leopoldina efetivou, na tarde desta quarta-feira, dia 19 de maio de 2021, a transferência de R$800.000,00 (oitocentos mil reais) para os cofres da Prefeitura. Os recursos são provenientes de economias feitas pela Câmara Municipal.

Nos primeiros cinco meses da atual legislatura, foram economizados R$233.000,00 (duzentos e trinta e três mil reais). Com a decisão da Mesa Diretora de cancelar a obra de adequação do estacionamento da Câmara, tomada na primeira semana de janeiro deste ano, foi possível economizar mais R$124.731,23 (cento e vinte e quatro mil, setecentos e trinta e um reais, vinte e três centavos). O restante do valor repassado ao Executivo foi acumulado na legislatura passada.

O ato de entrega do cheque, através do Presidente do Legislativo Municipal José Augusto Cabral ao Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, ocorreu no plenário da Câmara Municipal, sendo acompanhado pelos vereadores e pelo Secretário de Fazenda do Município, Aílton Soares Dutra. Na oportunidade o Prefeito Pedro Augusto anunciou que esses recursos serão utilizados com a finalidade de zerar a demanda de cirurgias eletivas no Município. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

terça-feira, 25 de maio de 2021

Prefeitura de Leopoldina abre processo seletivo para contratação de profissionais para Saúde.

A Prefeitura de Leopoldina está com edital aberto para a contratação de profissionais para diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições podem ser feitas até 2 de junho no site da Prefeitura (www.leopoldina.mg.gov.br, link “Processos Seletivos”, aba “Processo Seletivo Simplificado 7/2021”). 


Estão sendo oferecidas oportunidades para os cargos de Enfermeiro (1 vaga), Técnico de Enfermagem (1 vaga), Agente de Serviços Auxiliares - limpeza predial, entrega de documentos e ronda e vigilância das dependências da Prefeitura - (1 vaga), Auxiliar de Enfermagem (1 vaga), Farmacêutico (1 vaga), Fisioterapeuta (1 vaga) e Psicólogo (1 vaga).

Neste mesmo endereço contam as informações completas e mais detalhadas do edital. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).

PREOCUPAÇÃO: Juiz de Fora investiga 1º caso suspeito de Covid com a variante indiana em MG.

 

Prefeitura apura cepa coronavírus em paciente que chegou da Índia e testou positivo para a Covid.


A Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, está investigando um paciente que foi para a Índia recentemente e testou positivo para a Covid-19 no município. A Secretaria de Saúde Municipal foi notificada sobre o caso e coletou material para fazer exames e saber se ele foi infectado por alguma variante do coronavírus.

Por nota, a assessoria de imprensa da cidade informou que a pessoa infectada estava recentemente trabalhando embarcada em um navio na Índia  e que o Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município está monitorando o caso de perto. Informou também que o material já foi enviado para Belo Horizonte para análise. A prefeitura não deu detalhes sobre a idade do paciente e seu estado de saúde. 

No Brasil são investigados casos da variante no Maranhão, onde os infectados chegaram no país a bordo de um navio cargueiro vindo da África. No último dia 10, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a variante como digna de uma “preocupação global”. Pelo menos 44 países registraram contaminações pelo mundo. 

A variante tem mutações mais contagiosas que a cepa tradicional do coronavírus e pode trazer lesões pulmonares graves. Na Índia, onde a linhagem do coronavírus B1.617 foi identificada, 26 milhões de pessoas foram infectadas e cerca de 57 mil pessoas morreram de Covid-19. O país é o terceiro a superar a marca de 300 mil óbitos na pandemia. (Fonte: www.otempo.com.br)

Prefeitura de Leopoldina abre cadastramento artístico 2021.

A Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo (Secultur), deu início ao cadastramento artístico para o ano de 2021. A ideia é atualizar o banco de dados da pasta. O cadastro consiste em um formulário virtual de 15 perguntas voltadas para as pessoas físicas de diversas áreas culturais de Leopoldina.

“Precisamos valorizar nossa classe artística. Com um banco de dados atualizado sobre o setor de produção cultural e artística do município vamos poder mapear e diagnosticar com maior precisão o ambiente da cultura municipal”, disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

Para o secretário, Victor Guilherme, é preciso seguir aprimorando a comunicação com a classe artística leopoldinense.

“Queremos democratizar o acesso à informação, especialmente no que tange a abertura e convocação de editais, chamamentos públicos e demais oportunidades para a classe. Queremos estar cada vez mais próximos e atuantes no setor”, concluiu o secretário.

Artistas e produtores culturais de Leopoldina têm até 31 de maio para participar do cadastramento. O procedimento deve ser feito pelo link

 (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).


quarta-feira, 12 de maio de 2021

Corpo de recém-nascido é abandonado e devorado por cães em Minas Gerais.

 

Bebê foi encontrado sem partes do corpo, no fundo do quintal de uma casa na zona rural da cidade.



 O corpo de um recém-nascido foi encontrado nos fundos do quintal de uma casa no último domingo (9), na zona rural de Caraí, na região do Vale do Jequitinhonha. Segundo informações da Polícia Militar, ele apresentava mutilações, possivelmente provocadas pelos cachorros da propriedade. Os proprietários, que pediram ajuda ao encontrar o corpo, dizem não conhecer a criança bem como qualquer mulher grávida que more na região.

A dona da propriedade, de 78 anos, foi quem encontrou o corpo. Ela contou à polícia que observou que os cachorros estavam embaixo do pé de manga, comendo algo. Quando ela se aproximou, teria visto o corpo do bebê, também próximo a um córrego da região. Na chegada, os policiais se depararam com o corpo da criança sem a parte esquerda do crânio, sem o pênis e sem o nariz, além da massa encefálica estar espalhada pelo local.Os militares que atenderam a ocorrência relataram que havia mau cheiro no local e que as mutilações no corpo, aparentemente, foram causadas pelos cães. Os donos da propriedade disseram que o corpo pode ter sido levado até o quintal pelos cachorros. A Polícia Militar tentou fazer um rastreamento na região para tentar identificar quem seria mãe da criança, mas não obtiveram sucesso.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal  (IML) e as investigações ficarão a cargo da Polícia Civil. (Fonte: Site do Jornal O TEMPO).

Vereador Alexandre Badaró solicita ao Prefeito que distribua kits de merenda escolar.

Através da indicação nº 445/2021, aprovada por unanimidade na reunião ordinária do dia 05 de Abril de 2021, o vereador Alexandre Badaró, do PSB, solicitou ao Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, com cópia para a Secretária Municipal de Educação, Lúcia Lopes Horta, que estudem a viabilidade, no sentido de disponibilizar kits de merenda escolar para as famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino, tendo em vista que centenas de crianças contavam com a merenda escolar como reforço alimentar. Além disso, o governo municipal continua recebendo integralmente os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ao comentar a indicação, o vereador Alexandre Badaró, afirmou: “Tem chegado ao meu conhecimento que muitas famílias que tem filhos e filhas matriculados na rede municipal de ensino, estão passando sérias dificuldades, inclusive com a falta de alimentos. Seria prudente que o dinheiro que não está sendo gasto para a compra de merenda escolar, seja revertido para alimentar estas crianças e familiares em suas casas. A Prefeitura já tem o cadastro e deveria fazer isto o mais rápido possível, é questão de pessoas que estão com dificuldade em adquirir alimentos e até passando fome, pois os recursos financeiros continuam vindo para a Prefeitura, através do PNAE.”

O vereador Alexandre Badaró

VEREADOR RODRIGO PIMENTEL ALERTA PODER EXECUTIVO SOBRE COBRANÇA ILEGAL DE TAXAS JUNTO AO IPTU.

Rodrigo Pimentel solicitou o término da cobrança das taxas de conservação de vias e de limpeza urbana junto aos valores do IPTU, além da revisão da base de cálculo da taxa de lixo.

Enquanto o Município de Leopoldina está procedendo à entrega do carnê do IPTU referente ao ano de 2021, a Câmara Municipal promoveu uma discussão sobre a inconstitucional cobrança das taxas de serviços públicos indivisíveis, como a conservação de vias e de limpeza urbana, junto aos valores do imposto.

Durante a sessão ordinária, realizada no dia 04 de maio de 2021, foi discutida e votada uma proposição sugerindo ao Poder Executivo a extinção da cobrança de tais taxas no Código Tributário Municipal. De autoria do vereador Rodrigo Pimentel (PV), a Indicação nº 562/2021 propôs que o Sr. Prefeito encaminhe à Câmara um projeto de lei neste sentido, pois a inconstitucionalidade já foi reconhecida pelo STF – Supremo Tribunal Federal. Além disso, também foi solicitada a revisão da base de cálculo da taxa de lixo, com a finalidade de redução dos valores para o contribuinte.

Durante a discussão da proposta, Rodrigo Pimentel salientou que, em tempos de pandemia, a cobrança de tributos é complicada, ainda mais quando é feita de forma inconstitucional. O autor esclareceu que esse não é um problema da atual Administração, pois, na Legislatura 2013/2016, o tema foi discutido em audiência pública e se tornou objeto de um projeto de lei de sua autoria, mas a situação permaneceu inalterada.

O vereador disse aguardar que o Poder Executivo corrija tal equívoco previsto no Código Tributário Municipal e que o contribuinte possa ter um alívio em seu carnê de IPTU para os próximos anos.

Após as discussões regimentais, a matéria foi aprovada por unanimidade e seguiu para análise do Poder Executivo.  (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

O vereador Rodrigo Pimentel

 

VEREADOR JULIUS CEZAR SOLICITOU A VOLTA DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO MUNICIPAL .

Julius Cezar solicitou a volta do atendimento odontológico do município para beneficiar as famílias carentes que não têm condições de pagar por um tratamento particular.

O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 levou à restrição de acesso a alguns serviços, entre eles o atendimento odontológico. Em sessão ordinária realizada no dia 03 de maio de 2021, a Câmara Municipal aprovou proposição solicitando a completa retomada do atendimento odontológico no município de Leopoldina.

A Indicação nº 536/2021, de autoria de Julius Cezar (PSL), sugeriu que o atendimento possa contemplar todos os tratamentos, como obturações, extrações, canais, limpeza, entre outros. O vereador informou que recebeu várias reclamações sobre o atendimento odontológico do município que não está sendo feito e os profissionais alegam que se trata de medida preventiva em virtude da pandemia.

O parlamentar informou que os procedimentos odontológicos que não estão sendo feitos na rede municipal são disponibilizados para a população nos consultórios particulares, o que gerou reclamações das pessoas que não têm condições de pagar por um atendimento particular e necessitam do serviço público.

Julius Cezar solicitou que o Poder Executivo tome as medidas necessárias para resolver esta situação. A indicação recebeu assinaturas de apoio dos vereadores Vinícius Queijinho, Maria Inês, Rogério Campos Machado, Rodrigo Pimentel, Alexandre Badaró e Gilmar Pimentel.

Na mesma sessão ordinária, Julius Cezar também apresentou a Indicação nº 534/2021, sugerindo que todas as repartições públicas municipais passem a ter expediente uniforme, compreendendo o período das 7h às 17h, e que esse horário seja fixado em todas as seções do serviço público. O vereador explicou que tal medida se faz necessária para beneficiar as pessoas residentes nos bairros mais distantes, distritos e povoados, que precisam resolver situações nas repartições públicas, mas foram impactadas pela redução do serviço de transporte coletivo.

Após as discussões regimentais, as matérias foram aprovadas por unanimidade. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Vereador Julius Cezar

VEREADOR JOSÉ DO CARMO SOLICITA RESTAURAÇÃO DO ANTIGO CASARÃO DE PIACATUBA.

José do Carmo sugeriu a restauração do antigo casarão de Piacatuba, monumento que possui identidade cultural e faz parte da história do distrito.
VEREADOR SOLICITA RESTAURAÇÃO DO ANTIGO CASARÃO DE PIACATUBA

A restauração de um prédio antigo visa manter viva a história de um povo ou de um lugar. Neste sentido, a Câmara Municipal de Leopoldina, em recente sessão ordinária, discutiu sobre a necessidade de restauração do antigo casarão localizado no distrito de Piacatuba.

O vereador José do Carmo Fófano Vieira (PSB) foi o autor da Indicação nº 477/2021 que solicitou ao Chefe do Executivo que estude a viabilidade de promover a restauração daquele monumento, localizado na região central do distrito e que desperta os olhares dos turistas que visitam a comunidade.

Ao justificar tal pedido, o parlamentar destacou que se trata de uma antiga reivindicação dos moradores do distrito. Além disso, ele salientou que a restauração do imóvel é uma forma de valorizar um bem público, que já possui uma identidade cultural em Piacatuba.

José do Carmo alertou que o casarão é uma bela edificação, faz parte da história do distrito, mas pode se deteriorar com o passar dos dias, se não forem adotadas providências cabíveis.

Após as discussões regimentais, a matéria foi aprovada por unanimidade e o vereador disse que está aguardando uma resposta positiva do Poder Executivo. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).


Vereador José do Carmo

Vereadores José Augusto Cabral e Juliuz Cezar solicitaram reforma no abrigo de passageiros.

 José Augusto Cabral e Julius Cezar solicitaram reforma no abrigo de passageiros de ônibus localizado na Avenida Getúlio Vargas, para oferecer mais conforto e proteção aos usuários.

PEDIDO PARA REFORMA DE PONTO DE ÔNIBUS É APROVADO PELA CÂMARA

Apesar dos impactos negativos causados pela pandemia de Covid-19, a população leopoldinense utiliza o transporte coletivo para transitar pela cidade e se dirigir aos municípios vizinhos. Um dos problemas enfrentados pelos passageiros é a falta de estrutura nos pontos de embarque e desembarque.

Em recente reunião da Câmara Municipal de Leopoldina, os vereadores José Augusto Cabral (PSD) e Julius Cezar (PSL) apresentaram uma proposição solicitando melhorias no ponto de ônibus localizado na Avenida Getúlio Vargas. Eles salientaram que a falta de estrutura no local causa desconforto aos usuários que aguardam ônibus, colocando-os ao relento, sob sol e chuva.

O texto da Indicação nº 494/2021 encaminha solicitação ao Chefe do Poder Executivo para que seja estudada a possibilidade de realizar uma reforma no citado ponto de ônibus, com a colocação de assentos, coberturas e latão de lixo. Segundo os autores, o objetivo é proporcionar maior proteção e conforto aos usuários do transporte coletivo.

A indicação, após discussão e aprovação unânime, foi encaminhada ao Chefe do Poder Executivo, com cópia para a Secretaria Municipal de Obras. (Foto Arquivo CML). (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

VEREADORES DE LEOPOLDINA PARTICIPAM DE REUNIÕES EM JUIZ DE FORA.

Vereadores de Leopoldina foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer e pela prefeita Margarida Salomão. Nos encontros, houve troca de informações sobre estacionamento rotativo, guarda-mirim, transporte público e os primeiros meses de gestão.

O intercâmbio entre vereadores da região fortalece o espírito democrático e as trocas de experiências positivas. Por isso, essa aproximação entre os Legislativos vem sendo estimulada na Câmara Municipal de Leopoldina.

No dia 06 de maio, uma comitiva composta por quatro vereadores esteve visitando a Câmara Municipal de Juiz de Fora e foi recepcionada pelo presidente Juraci Scheffer (PT). José Augusto Cabral (PSD), Gilmar Pimentel (PODEMOS), Maria Inês (PL) e Alexandre Badaró (PSB) buscaram informações sobre estacionamento rotativo, guarda-mirim e transporte público.

Durante a visita, houve um consenso de que o estacionamento rotativo é uma medida necessária que poderá provocar um aquecimento no comércio local, além da sensação de segurança, geração de emprego e maior controle do trânsito. Foi disponibilizada para os vereadores de Leopoldina toda a documentação referente ao sistema implantado em Juiz de Fora.

Ao discutir a situação do transporte público nas duas cidades, os vereadores constataram que os problemas são comuns: grande índice de gratuidade no transporte, queda no número de passageiros, empresas com muitos gastos e crescimento do transporte por aplicativo. Foi sugerido que Leopoldina, a exemplo de Juiz de Fora, elabore um plano municipal de transporte.

Em seguida, os vereadores leopoldinenses fizeram uma rápida visita à prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT). No encontro, conversaram sobre os primeiros meses de gestão e medidas adotadas para minimizar os efeitos da pandemia nos municípios. Ao final, foi transmitido à prefeita o abraço de todo o povo de Leopoldina, juntamente com os votos de pleno êxito em seu mandato. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).