quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Câmara Municipal de Laranjal será presidida por uma mulher.

              Após trinta anos ela é a terceira mulher eleita para o cargo.  

Pela terceira vez na história do Legislativo Municipal de Laranjal uma mulher vai presidir aquela Casa. A primeira vez foi em 1979 e a segunda em 1992. Desta vez, a vereadora Fabiana Ferreira de Carvalho Silva (PCdoB), que está em seu primeiro mandato, venceu a disputa contra a outra chapa.

Ela e os demais eleitos tomarão posse dia 1º de janeiro de 2023 para um mandato de um ano. Com ela na Mesa Diretora estão os vereadores Welinton Carlos Peixoto, como vice-presidente, e Sérgio Ricardo da Rocha, que assume como Secretário. Fabiana tem 44 anos, é casada e natural de Laranjal e é Técnica de Enfermagem.

A primeira vereadora a exercer a presidência da Câmara Municipal de Laranjal foi Ana Maria Mello do Bem, em 1979. Alguns anos depois, em 1979, foi a vez de Cecília Siqueira Alvarenga exercer o mesmo cargo. Agora, 30 anos depois, o Legislativo de Laranjal volta a ser comandado por uma mulher. Fabiana, que faz oposição ao atual prefeito, ressalta porém, o seu compromisso com o crescimento do município e com pautas que promovam o bem-estar coletivo. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Vítima de Ubá cai em golpe de “Pirâmide Financeira” pelo Instagram.

Criminosos raquearam o Instagram da prima da vítima e se passaram por ela.

Uma mulher residente em Ubá caiu em um golpe virtual pela rede social Instagram, e a ocorrência foi registrada nesta segunda-feira, 19 de dezembro, pela Polícia Militar. Ela realizou três transferências via Pix, após mensagem de sua prima, residente de outra cidade.

O texto a convidava a participar de uma “Pirâmide Financeira” que lhe pareceu extremamente vantajosa. Após as transferências feitas para determinadas contas bancárias ela entrou em contato com a prima e descobriu que a rede social dela havia sido raqueada, portanto, tratava-se de um golpe.

A Polícia Militar orienta que em qualquer caso de solicitação financeira, o contato com o emissor das mensagens, convites e propostas seja realizado pessoalmente ou através de ligação telefônica antes de efetuar qualquer pagamento, assegurando-se assim, da veracidade de qualquer informação. (Fonte: Site do Marcelo Lopes).

Gilmar Canjica é eleito presidente da Câmara Municipal de Cataguases.

                                     (Gilmar Canjica, de camisa azul)

Ele recebeu nove votos e vai exercer o mandato no biênio 2023-2024.

Nesta terça-feira, 20 de dezembro, foi realizada a última sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Cataguases. O Legislativo aproveitou para eleger seu novo presidente e demais membros da Mesa Diretora. A chapa vencedora foi a do vereador Gilmar Canjica, ou Antônio Gilmar de Oliveira, que obteve nove votos contra quatro dados à outra chapa encabeçada pelo vereador Rogério Filho. Dois vereadores votaram em branco.

A disputa chegou a ficar bastante acirrada nos bastidores pelos votos dos colegas, mas no decorrer do processo acabou se consolidando favoravelmente a Gilmar na segunda-feira, 19. Ele obteve apoios importantes e conseguiu formar um grupo coeso em torno de seu nome que lhe garantiram a vitória. O novo presidente está no seu terceiro mandato na Câmara Municipal, é filiado ao PSDB, tem um histórico de atuar buscando o consenso, ouvindo seus pares, e é tido pelos colegas como uma pessoa acessível e “fácil de lidar”.

Completam a chapa com Gilmar Canjica (na foto ao lado com Vinícius) , o vereador Marcos Costa (vice-presidente), vereador Beto do Leonardo (2º vice-presidente) vereadora Stefany Carli (1ª secretária), vereador Flávio Motoboy (2º Secretário) e vereador Vinícius Machado (Tesoureiro). Esta chapa ainda recebeu o apoio dos vereadores Rodrigo Canga, Fernandinho de Sereno e Silvio Romero.

A Chapa liderada pelo vereador Rogério Filho que, a princípio, contava com seis votos, perdeu dois na votação que foi por escrito em cédulas de papel. Com isso recebeu quatro votos o que chegou a ser uma surpresa na Casa (apesar de, historicamente, as eleições naquela Casa sempre surpreenderem, seja no voto, ou no apoio recebido de última hora). Conforme havia sido divulgado ao longo da última semana estes seis vereadores estariam – teoricamente – comprometidos com a chapa de Rogério Filho. (Fonte: Site do Marcelo Lopes).

Crianças entram em mata com bicicletas e se perdem em Muriaé.


 Garotos foram resgatados horas depois pelo Corpo de Bombeiros sem ferimentos.

Duas crianças de 9 e 10 anos ficaram perdidas na tarde de segunda-feira, 19 de dezembro, em uma mata do horto florestal de Muriaé enquanto andavam de bicicleta. Os dois garotos entraram no local e não encontraram o caminho de volta.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os meninos acharam uma saída da mata perto de uma rua, mas havia um muro residencial alto. Na ocasião, eles pediram socorro e algum tempo depois populares escutaram e acionaram a corporação.

As crianças foram resgatadas com o uso de uma escada e levadas até os pais deles sem ferimentos.


(Fonte: Site G1 Zona da Mata)

CÂMARA DE LEOPOLDINA ELEGE NOVA MESA DIRETORA PARA O BIÊNIO 2023-2024.


Com aprovação unânime, foram eleitos: Presidente – Rodrigo Pimentel, Vice-Presidente – Gilmar Pimentel, 1º Secretário – Carlos André e 2º Secretário – Vinícius Queijinho. 
 

Na última sessão ordinária do ano de 2022, a Câmara Municipal de Leopoldina elegeu os novos membros da Mesa Diretora que conduzirão a Casa Legislativa no biênio 2023-2024. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 20 de dezembro de 2022.

Foram registradas quatro candidaturas: Presidente – Rodrigo Junqueira Reis Pimentel; Vice-Presidente – Gilmar Pimentel de Oliveira; 1º Secretário – Carlos Henrique Motta André; 2º Secretário: Marcos Vinícius Pereira Costa Lima.

Em votação aberta, os candidatos receberam aprovação unânime, alcançando 15 votos favoráveis. Após a leitura dos votos, o Presidente da Câmara, vereador José Augusto Cabral, proclamou oficialmente o resultado da eleição e anunciou que a nova Mesa Diretora tomará posse automaticamente no dia 1º de janeiro de 2023.

Em seguida, durante o expediente de oradores inscritos, os vereadores se alternaram em pronunciamentos, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelos atuais integrantes da Mesa Diretora e desejando êxito aos novos eleitos.

Rodrigo Junqueira Reis Pimentel iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus e aos seus familiares em virtude de ter superado um sério problema de saúde há cerca de sete anos e ter conseguido retornar ao Poder Legislativo. Fez um agradecimento pelo apoio recebido dos vereadores, aqueles que se manifestaram desde o primeiro momento e também aos que se manifestaram pelo voto favorável.

Rodrigo Pimentel disse que a nova Mesa Diretora fará o melhor pelo Legislativo e pela cidade e parabenizou os membros da atual Mesa Diretora pelo trabalho desempenhando ao longo de dois anos. Anunciou que buscará cada vez mais o fortalecimento da vereança e frisou que o trabalho legislativo somente será reconhecido se refletir no dia a dia da população.

Além de defender o diálogo e a prática da boa política, o parlamentar disse que não será apenas o representante formal e legal do Legislativo, mas exercerá o papel de interlocutor de todos os vereadores, no sentido de que a Câmara possa apresentar sugestões e ser partícipe das soluções dos problemas que afligem a população.

José Augusto Cabral registrou os cumprimentos e os votos de pleno êxito aos membros eleitos da Mesa Diretora e afirmou que a Câmara Municipal será muito bem conduzida por eles. O parlamentar enfatizou que o novo presidente trabalhará para que cada membro da Câmara tenha orgulho de ser vereador.

Após apresentar um balanço do trabalho desenvolvido nos dois anos de sua gestão, José Augusto Cabral agradeceu aos vereadores, aos servidores e assessores, aos eleitores, aos integrantes do Poder Executivo, à imprensa local e regional, aos familiares e amigos. O atual presidente também dedicou palavras de agradecimento aos seus companheiros de Mesa Diretora pelo apoio, amizade, responsabilidade e dedicação. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).