segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

VEREADOR JULIUS CEZAR SOLICITA À VOLTA DE CONSULTAS E EXAMES PREVENTIVOS NO CAC DAS PALMEIRAS.

                                                VEREADOR JULIUS CEZAR

Julius Cezar explicou que os exames são disponibilizados no distrito de Ribeiro Junqueira e o deslocamento tem gerado alto custo para os moradores da região da Palmeiras.  

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 13 de dezembro de 2022, foi discutida a necessidade de disponibilizar para a população fácil acesso a consultas e exames preventivos, os quais são fundamentais para manter a saúde em dia.

Esse tema veio à discussão no plenário da Câmara em virtude da apresentação da Indicação nº 464/2022, de autoria do vereador Julius Cezar (União Brasil), solicitando ao Poder Executivo que volte a disponibilizar esses exames no CAC das Palmeiras (foto).

O parlamentar explicou que os moradores da Serra dos Barbosas, Arrasta-Couro e Palmeiras precisam ir ao distrito de Ribeiro Junqueira para fazer esses procedimentos e o deslocamento está gerando um alto custo para as pessoas, o que vem causando muitas reclamações.

Julius Cezar salientou que essas comunidades estão sendo muito prejudicadas com esta situação, sendo, portanto, necessário facilitar o acesso a esses exames que são indispensáveis, pois ajudam a detectar doenças e desequilíbrios no organismo logo no início.

Após as discussões regimentais, a Indicação nº 464/2022 foi aprovada por unanimidade e seguiu para avaliação do Chefe do Poder Executivo, com cópia para a Secretaria de Saúde. 

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

NOVO MATERIAL DIDÁTICO VAI LEVAR EDUCAÇÃO SEXUAL DE FORMA LÚDICA AOS POSTOS DE SAÚDE DE LEOPOLDINA .

Com o objetivo de levar saúde e educação sexual aos usuários dos postos de saúde do município de um jeito mais simples e lúdico, a Prefeitura de Lepoldina, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu um novo material didático que conta com livros, quadros ilustrativos e diversas bonecas que simulam as fases do período gestacional.

Com esse novo kit, a abordagem de temas importantes como amamentação, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos será feita através de uma linguagem de fácil compreensão. O novo material atenderá prioritariamente ao público feminino e será usado nas 15 unidades de saúde do município, inclusive no Polo de Saúde Agostinho Pestana.

Todos os servidores serão capacitados para repassar as informações, garantindo uma comunicação menos técnica e mais acessível entre profissionais de saúde e usuários.






(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).

MONUMENTO DO IMIGRANTE ITALIANO PODERÁ SER INSTALADO EM TEBAS.


 
VEREADOR CARLOS ANDRÉ

Carlos André lembrou que a história dos imigrantes italianos em Leopoldina é extensa e conhecida por muitos, o que justifica a instalação desse monumento. 

 A Câmara Municipal de Leopoldina encaminhou ao Poder Executivo uma proposição que visa o fortalecimento do reconhecimento da influência dos imigrantes italianos no Município de Leopoldina.

De autoria do vereador Carlos André (PSD), a Indicação nº 449/2022 sugeriu ao Poder Executivo, com cópia para a Secretaria Municipal de Cultura, a instalação de um monumento de mármore em homenagem aos imigrantes italianos na praça central do distrito de Tebas.

Ao justificar sua iniciativa, o vereador lembrou que o município já realiza a Festa do Imigrante Italiano e ainda está em vigor a Lei Municipal nº 4580/2021que determina a data de 17 de maio como o Dia Municipal do Imigrante Italiano. Em virtude disso, ele argumentou que a instalação desse monumento irá abrilhantar ainda mais a tradição e a memória dos imigrantes em Leopoldina.

Carlos André explicou que a história dos imigrantes italianos na cidade é extensa e conhecida por muitos, principalmente nas comunidades da Constança, Onça e Boa Sorte, além do distrito de Tebas. Desde de sua chegada a Leopoldina, os imigrantes desenvolveram trabalhos que ajudaram no desenvolvimento do Município.

Ao final da discussão regimental, a matéria foi aprovada na sessão ordinária realizada no dia 22 de novembro de 2022 e foi encaminhada para avaliação do Chefe do Poder Executivo.

 (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Amante quebra os pés ao fugir de marido traído que chegou cedo do serviço.

Homem tentou se esconder embaixo da cama, mas foi flagrado por companheiro da mulher.

Mulher contou aos policiais que teria conhecido amante há pouco tempo — Foto: Pixabay/Divulgação 

Um homem de 35 anos quebrou os dois pés após ser flagrado pelo marido da mulher com quem estava se relacionando e pular do segundo andar de um prédio. O fato foi registrado em Timóteo, no Vale do Aço, nesse domingo (8). O filho do casal, de 3 anos, estava em casa e assistiu toda a confusão.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o marido, de 32 anos, contou aos policiais que chegou em casa 40 minutos mais cedo do trabalho. Quando entrou na residência, ele encontrou um boné e uma camisa masculina em cima do sofá. O homem estranhou os objetos e questionou a companheira, de 29 anos, que apenas pedia para ele ter calma para ambos conversarem.

Sem se acalmar, o marido começou a procurar um amante pela casa. Depois de passar por vários cômodos, ele achou o homem escondido embaixo da cama de uma das filhas do casal, que não estava na residência.

O marido, então, puxou o amante, disse que ia matá-lo e tentou enforcá-lo. O homem conseguiu se desvencilhar e saiu correndo para a sala do apartamento, momento em que o marido pegou uma faca e partiu para cima dele.

Temendo pela vida, o amante foi até a janela e pulou. O marido ainda tentou ir atrás pelas escadas, mas a companheira o impediu. Nesse momento, a mulher contou que o homem a feriu com a faca, provocando vários cortes em seu corpo. Já o companheiro alega que as lesões não foram propositais. Ele apenas a teria machucado porque estava com a faca na mão no momento em que a mulher foi para cima dele para impedi-lo de ir atrás do amante. (Fonte: www.otempo.com.br)

GOLPISMO EM BRASÍLIA: Assessor Jurídico do Hospital de Cataguases esteve em ato antidemocrático.

Assessor jurídico do Hospital de Cataguases, Eduardo Antunes Barcelos, em ato golpista em Brasília.

Moradores de Cataguases, na Zona da Mata Mineira, fizeram um abaixo-assinado online pedindo a demissão de Eduardo Antunes Barbosa, que ocupa o cargo de assessor jurídico da Santa Casa de Misericórdia da cidade.  

Dudu Barcelos, como é conhecido, foi um dos bolsonaristas radicais que invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, no ato antidemocrático realizado neste domingo (08/01) na Capital Federal

 
No vídeo, Dudu mostra os bolsonaristas radicais subindo a rampa do Congresso Nacional. O prédio, ocupado pelos deputados e senadores, foi completamente destruído pelos invasores. 
“Invadimos. Olha o povo subindo a rampa, gás lacrimogêneo, bomba, e o povo reintegrando posse. Abaixo o comunismo. É isso aí gente, invasão. Invadimos. Loucura, loucura, loucura, olha aí. Povo guerreiro”, disse o bolsonarista radical no vídeo. 

vídeo viralizou em grupos da cidade e região. Um grupo de moradores, então, resolveu fazer um abaixo-assinado online repudiando a participação de Dudu nos atos golpistas. 

“A população de Cataguases tomou conhecimento de que um dos integrantes do corpo jurídico do Hospital de Cataguases, o Sr. Eduardo Antunes Barcelos, esteve envolvido nos atos que atentaram contra a democracia brasileira em Brasília, no domingo de 8 de janeiro de 2023. Conduta incompatível com a nobre missão do HC [Hospital de Cataguases] e com seu consolidado histórico de inestimável serviço prestado à sociedade”, diz parte do abaixo-assinado.
 
Na sequência, pede que Dudu seja demitido do hospital. “Sendo assim afirmamos que a população Cataguasense não deseja ser atendida por uma pessoa que não respeita a ordem democrática, os direitos humanos e as instituições mantenedoras dos serviços de saúde em nosso município e solicitamos o imediato afastamento do funcionário Eduardo Antunes Barcelos até que a justiça apure sua responsabilidade nos atos acima citados”, finaliza o abaixo-assinado, que colheu mais de 800 assinaturas. 
 
Vereadora aciona o STF
 
Após a divulgação do vídeo, a vereadora Stefany Carli (PT), encaminhou ao gabinete do ministro do STF, Alexandre de Moraes, as imagens de Eduardo Antunes Barcelos nos atos antidemocráticos em Brasília. 
 
“Na qualidade de vereadora eleita pelo povo cataguasense, venho até Vossa Excelência pedir que seja apurada a conduta do supra mencionado cidadão e que a ele, seja aplicada a sanção cabível”, escreveu a vereadora ao ministro. 
 
A reportagem do Estado de Minas entrou em contato com Dudu Barcelos pelo WhatsApp e questionou sua participação no ato golpista. O advogado respondeu que está em Brasília, mas não retornou os outros questionamentos. 
 
A Santa Casa de Cataguases também foi procurada, via e-mail, para responder sobre a participação de Dudu Barcelos. No entanto, o hospital não retornou nossos questionamentos. 
 
Dudu Barcelos tem inscrição ativa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) desde 1994. A reportagem não conseguiu contato com a OAB-MG para saber se o advogado será punido. 
 
Contudo, no site oficial, a Ordem divulgou uma nota repudiando os atos golpistas. “Tais atos devem ser repelidos pelas forças de segurança de acordo com as disposições legais. É hora de encerrar de uma vez por todas os intentos contra o Estado Democrático de Direito no país. Somente assim será possível buscar a pacificação necessária ao Brasil. Para isso, é preciso que os artífices dos levantes golpistas sejam identificados e punidos, sempre tendo acesso ao devido processo, à ampla defesa e ao contraditório”. 
 
“A Ordem acompanhará os desdobramentos do episódio e está pronta para atuar, de acordo com suas incumbências legais e constitucionais, em defesa das instituições republicanas e das prerrogativas de advogadas e advogados que trabalharem nos casos decorrentes dos eventos deste domingo, usando para isso, inclusive, ações judiciais”, finalizou a OAB-MG.
(Fonte: em.com.br)

INSTALAÇÃO DE BARRAS FIXAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS FOI APROVADA PELA CÂMARA.

José Augusto Cabral sugeriu que as Barras Fixas sejam instaladas em diversos pontos do município, principalmente nas proximidades das academias ao ar livre. 

                                         VEREADOR JOSÉ AUGUSTO CABRAL

Com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou proposição sugerindo ao Poder Executivo a instalação de barras fixas em diversos pontos do município. A matéria foi apreciada na sessão ordinária realizada no dia 19 de dezembro de 2022.

De autoria de José Augusto Cabral (PSD), a Indicação nº 471/2022 solicitou a instalação desses equipamentos para exercícios físicos nas proximidades das academias ao ar livre, em praças, parques ou outros locais que possam ser identificados e disponibilizados pela Administração Municipal.

O vereador explicou que a instalação das barras fixas foi solicitada por vários munícipes e os aparelhos têm a finalidade de trabalhar bíceps, costas, peitoral e abdominal, em uma carga compatível com pessoas fisicamente ativas e que precisam se submeter a exames físicos em concursos públicos.

José Augusto comentou que as barras fixas são cada vez mais comuns em espaços públicos, complementando as academias ao ar livre que, na prática, atendem majoritariamente ao público mais idoso com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir doenças.

Ao final da discussão regimental, a Indicação nº 471/2022 foi aprovada por unanimidade e recebeu assinatura de apoio do vereador Julius Cezar.

                                    (Foto ilustrativa disponível na Internet)  

(Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Prefeitura de Leopoldina decreta intervenção no serviço de transporte coletivo urbano municipal.

No início da manhã de domingo, dia 08 de janeiro de 2023, a Prefeitura de Leopoldina decretou a intervenção no serviço de transporte coletivo urbano municipal. O objetivo da ação é um importante passo para tentar restabelecer e dar continuidade à circulação de ônibus na cidade.

 Com a decisão, a concessionária tem que permitir o livre acesso, em qualquer tempo, aos bens e instalações integrantes do serviço, os registros contábeis, devendo prestar todas as informações necessárias ao cumprimento da intervenção.

"Precisamos de dados concretos do atual estado financeiro, estrutural, operacional e trabalhista da empresa. A partir daí, com balanço da empresa em mãos, teremos a possibilidade de tomar medidas para avançar na solução do caso", esclareceu o Procurador Geral do Município, Danilo de Azevedo.

A intervenção vale por sete dias, podendo ser prorrogada em caso de necessidade, mediante edição de um novo decreto.

"O transporte público em Leopoldina é uma pauta prioritária. Desde a paralização total dos serviços, iniciada na semana passada, temos trabalhado intensamente para solucionar de forma legal o problema.  

Temos pressa em dar uma resposta para quem depende do transporte público. Estamos no caminho para que isso aconteça", afirmou o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

O decreto na íntegra pode ser lido no site da Prefeitura de Leopoldina:
www.leopoldina.mg.gov.br

                           PROCURADOR DANILO AZEVEDO, COM POLICIAIS

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina-MG).