segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Itabirito tem novos prefeito e vice.

Orlando Caldeira (PPS) foi eleito com 53,87% dos votos válidos em eleição suplementar neste domingo (04).
A cidade de Itabirito, região metropolitana de Belo Horizonte, já tem novos prefeito e vice, escolhidos em eleição suplementar realizada neste domingo (04). Orlando Amorim Caldeira e Elio da Mata Santos (Partido Popular Socialista) foram eleitos com 14.421 votos (53,87%). Os candidatos eleitos deverão ser diplomados pela Justiça Eleitoral até o dia 23 de agosto.

Arnaldo Pereira dos Santos (MDB) e Rodrigo do Porco (PSD), candidatos a prefeito e vice pela coligação Mudança Que Segue (MDB e PSD), receberam 11.568 votos (43,22%). Já Luiz Niquini e Marina Pedrosa, candidatos a prefeito e vice do partido Democracia Cristã, tiveram 779 votos (2,91%).

O vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, acompanhou parte dos trabalhos na manhã deste domingo. O juiz auxiliar da Corregedoria, Joemilson Donizetti Lopes, também esteve presente. Os magistrados elogiaram a tranquilidade que viram na cidade e a organização da equipe que trabalhou nas eleições suplementares. Veja na página do TRE no Flickr as fotos da visita dos magistrados, que também passaram por Alphaville, em Nova Lima, onde está atendendo o ônibus TRE Aqui.

Voltaram às urnas neste domingo 31.031 eleitores de Itabirito, o que representa 77% do eleitorado apto a votar nesta eleição suplementar (o eleitorado referente a este pleito era de 40.299). O percentual de abstenção ficou em 23% (9.268 eleitores). Foram contabilizados 1.536 votos em branco (4,95% dos votos) e 2.727 votos nulos (8,79%).

O domingo de eleição transcorreu com normalidade. Às 17h, a votação foi encerrada, e, às 18h26, a totalização dos votos terminou. Nenhuma das 124 urnas eletrônicas utilizadas precisou ser trocada, e não houve ocorrências policiais registradas em nenhum dos 42 locais de votação. Trabalharam nesta eleição 496 mesários.

Os eleitores de Itabirito que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência até dia 3 de outubro de 2019 (60 dias após a eleição). Saiba mais sobre justificativa.

A eleição suplementar em Itabirito foi marcada devido à cassação pela Justiça Eleitoral da chapa eleita em 2016 por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos de campanha.

Próximas eleições suplementares

No dia 1º de setembro, será a eleição suplementar em Dionísio, região central do estado. O calendário eleitoral do pleito pode ser consultado na página Eleições Suplementares, no site do TRE. (Fonte: TRE-MG).


Nenhum comentário:

Postar um comentário