Durante as reuniões da Câmara Municipal de Leopoldina, os vereadores têm feito cobranças ao Executivo, principalmente em relação às cirurgias eletivas. Esse comportamento dos parlamentares é justificado pelo fato de, em 2018, o Legislativo ter antecipado uma devolução de recursos à Prefeitura no valor de R$400.000,00, em atendimento à solicitação do Prefeito Municipal que, em ofício, garantiu que utilizaria os recursos para realização das cirurgias eletivas. Após 1 ano e 5 meses, as operações ainda não foram realizadas.
Na primeira sessão ordinária do ano, foram apresentados dois requerimentos referentes a esse assunto. De autoria do vereador Pastor Darci José Portella, o Requerimento nº 05/2020 solicitou informações ao Executivo sobre a previsão de início da realização das cirurgias eletivas. O autor da proposição discorreu que esse assunto é predominante da cidade e considerou ser inaceitável não ter sido solucionado até o momento.
Durante a discussão da matéria, Jacques Villela cumprimentou o vereador Pastor Darci pela economia feita no Legislativo e o repasse de recursos para a Prefeitura. Ele reclamou que a situação das cirurgias ainda permanece sem solução. Essa opinião foi reforçada pela manifestação oral do vereador José Ferraz Rodrigues.
Rogério Campos Machado disse que vem fazendo constantes cobranças ao Executivo para a realização das cirurgias. Ele discorreu sobre seu empenho neste sentido e relatou o encontro que teve com o Secretário de Estado da Saúde, em recente visita ao município, quando foi informado da liberação de cerca de 48 cirurgias de cataratas para Leopoldina, que serão feitas sem a utilização dos recursos devolvidos pela Câmara
O segundo requerimento foi de autoria do vereador Rogério Campos Machado. Através da proposição nº 08/2020, o parlamentar solicitou o encaminhamento de cópia do extrato bancário referente aos recursos devolvidos pela Câmara no ano de 2018, no valor de R$400.000,00.
Durante a discussão da matéria, o autor explicou que seu objetivo é esclarecer se os recursos já foram utilizados ou não pelo Executivo. Segundo ele, com o valor repassado, seria possível fazer cerca de 500 cirurgias, enquanto que a demanda da Secretaria de Saúde não ultrapassa o montante de 300 operações.
Concluídas as discussões regimentais, os Requerimentos nº 05 e 08/2020 foram aprovados por unanimidade e receberam assinaturas de apoio dos vereadores Ivan Nogueira, José Ferraz Rodrigues, José Augusto Cabral. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina).
(Foto ilustrativa. Fonte: www.google.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário