segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Vereador Julius Cezar solicita a adesão de Leopoldina ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

O vereador Julius Cezar Pereira da Silva, do PSL, apresentou a indicação nº 740/2021, que foi aprovada por unanimidade, na reunião ordinária do dia 03 de agosto de 2021, em que solicita ao Prefeito Municipal Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que “Estude a possibilidade da adesão do Município de Leopoldina, ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares”. Em sua justificativa, o vereador Julius Cezar afirma que: “O referido programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola a apoio dos militares. A proposta do governo federal é implantar 216 escolas cívico-militares em todo o país até 2023, sendo 54 por ano. O modelo a ser implantado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino de aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do exército brasileiro, e das forças auxiliares, polícia militar e corpo de bombeiro militar. Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e a gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Participam da iniciativa, militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e Bombeiros Militares poderão atuar caso seja assim definido pelos governos estaduais.

Público-Alvo:

Alunos, gestores, professores, profissionais da educação, militares e a comunidade escolar das escolas públicas de ensino regular, nas etapas ensino fundamental II e /ou ensino médio, que adotarem o modelo do Ministério da Educação. As escolas que desejarem participar do programa precisarão manifestar interesse junto a sua Secretaria de Educação, que conduzirá um processo de escolha. Nos Estados em que não houver adesão, serão selecionados municípios voluntários para aderirem ao programa.” 

Vereador Julius se manifestou durante a discussão da indicação

Durante a discussão da indicação, o vereador Julius Cezar afirmou que analisou todo o material que ele recebeu de um amigo, sobre as escolas cívico-militares e que ele pesquisou bastante sobre este assunto e que achou bastante interessante, pois os professores ficam responsáveis por ministrar todas as matérias e os militares cuidam da arte da educação física, e do comportamento durante o período escolar, dizendo ele que é importante, para que os jovens tenham mais disciplina, lembrando que ultimamente são veiculadas notícias de alunos até agredindo professores, ressaltando que está ocorrendo muita adesão a este projeto, comentando sobre a importância do mesmo para Leopoldina, pois ficou comprovado após análises, que o comportamento dos alunos destas escolas muda para melhor e que as notas também são bastante satisfatórias e que vários pais de alunos deram entrevistas declarando que gostaram deste projeto. Esta indicação foi subscrita pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador José Augusto Cabral, (PSD).

O vereador Julius Cezar


Nenhum comentário:

Postar um comentário