quinta-feira, 9 de junho de 2022

EM SESSÃO SOLENE, LEGISLATIVO PROMOVE ENTREGA DE MEDALHA E DE TÍTULOS.

Dr. Antônio Aguiar, Juraci Scheffer, Claudete das Graças, Cintia Iennaco, João Batista “Teteco” e Mauro Lúcio foram homenageados pela Câmara de Leopoldina. 
 

A Câmara Municipal de Leopoldina promoveu mais uma noite de homenagens com entrega de Títulos de Cidadania Honorária e Medalha do Mérito Leopoldinense. A sessão solene ocorreu no dia 2 de junho de 2022 e foi presidida pelo vereador José Augusto Cabral.

Além dos vereadores José do Carmo Fófano, Gilmar Pimentel, Maria Inês Xavier de Oliveira e Rodrigo Pimentel, a solenidade foi prestigiada pelo Vice-Prefeito Antônio Carlos Martins Pimentel e pelo Presidente da Câmara de Matias Barbosa, Anselmo Ítalo Leopoldino, entre outros convidados.

Após a leitura da biografia dos agraciados, as honrarias foram entregues aos homenageados pelos vereadores autores, seguidos de breves pronunciamentos.  

A primeira honraria entregue foi a Medalha do Mérito Leopoldinense concedida ao Sr. Mauro Lúcio Valverde, através do Projeto de Resolução nº45/2016, de autoria do então vereador Antônio Carlos Martins Pimentel. Natural de Leopoldina, o homenageado ingressou na Polícia Militar em 1979, tendo se aposentado em 2009. Como militar, atuou em várias cidades da região. Casado com Ivane Reis Valverde, pai de Matheus e João Paulo, atualmente reside no distrito de Ribeiro Junqueira. A medalha foi entregue pelo autor da proposição.

Em seguida, Claudete das Graças Antunes da Silva foi convidada para receber o Título de Cidadã Honorária de Leopoldina, proposto pela vereadora Maria Inês Xavier de Oliveira, através do Projeto de Resolução nº 21/2021. Natural de Vista Alegre, a homenageada é graduada em Enfermagem com pós-graduação em Enfermagem do Trabalho e Dermatologia. Ao longo de sua carreira, trabalhou em vários setores no município como Pronto Socorro Municipal e CTI Covid. No Posto de Saúde do Bairro Três Cruzes, trabalhou por 12 anos seguidos até se aposentar.

A terceira honraria entregue foi o Título de Cidadão Honorário ao Sr. Sebastião Ferreira de Moraes, representado na solenidade por sua filha Cintia Iennaco de Moraes. Natural de Angaturama, distrito de Recreio, Sebastião Moraes estudou na Escola Estadual Olavo Bilac. Morou por três anos no Rio de Janeiro e serviu o exército em Juiz de Fora, onde ingressou na Polícia Militar. Chegou a Leopoldina em 1965, onde serviu por 28 anos até o ano de 1994, quando se aposentou como 3º sargento. Casou-se com Maria Célia Iennaco de Moraes, com quem teve 3 filhos Alexandre, Rodrigo e Cintia. O vereador Gilmar Pimentel, autor do Projeto de Resolução nº 08/2022, procedeu à entrega do título a Sra. Cintia Iennaco de Moraes.

Gilmar Pimentel também foi o autor do Projeto de Resolução nº 05/2022 que concedeu o Título de Cidadão Honorário ao Sr. João Batista da Silva, conhecido como Teteco. Natural de Rodeiro, o homenageado veio para Leopoldina onde trabalhou como pintor. Porém, através de um curso de eletrotécnico, João Batista encontrou sua verdadeira profissão. Durante 43 anos, trabalhou numa pequena oficina consertando aparelhos domésticos na Pracinha do Urubu. Casado com Geny Fófano, Teteco é pai de Fernando e Cristiano Fófano e avô de Murilo e Letícya. A honraria foi entregue pelo autor da proposição.

Em seguida, o médico Dr. Antônio Santos Aguiar foi convidado para receber o Título de Cidadão Honorário, indicado pelo vereador José do Carmo Fófano, através do Projeto de Resolução nº18/2021. Natural de Juiz de Fora, o homenageado é médico dos Ambulatórios de Autismo e Síndrome de Down no SUS. Formado em Pediatria pela UFJF e com mestrado pela Fiocruz, ele atuou como professor substituto de Pediatria da UFJF, foi Subsecretário de Saúde da Prefeitura e médico da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Reeleito em 2020 para o terceiro mandato de vereador, Dr. Antônio Aguiar é também o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora. O título foi entregue pelo autor da proposição.

A última homenagem da noite foi entregue ao Sr. Juraci Scheffer, atual Presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora. O Projeto de Resolução nº 25/2021 foi apresentado pelo vereador José Augusto Cabral. Natural de Juiz de Fora, o homenageado é formado em Direito pelo Instituto Vianna Junior, além de ser especialista em Gestão Pública. Durante sua trajetória pública, exerceu diversas funções, tais como diretor do SINE, diretor regional da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (Sedese) e diretor geral do DEMLURB. Atualmente cumpre seu terceiro mandato de vereador. O título foi entregue pelo autor da proposição.

Em seguida, após breves manifestações de reconhecimento pelas homenagens prestadas, o Presidente da sessão agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião. (Fonte: Site da Câmara Municipal de Leopoldina-MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário