O padre Valtenir Lima e Silva, que até então exercia o seu ministério sacerdotal no Santuário São José Operário, em Leopoldina (MG), foi apresentado ao povo de Muriaé, em especial aos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, como seu novo administrador paroquial.
A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo vigário forâneo da Forania de Muriaé, padre Flávio Soares da Silveira e concelebrada por vários sacerdotes do clero diocesano na noite desta segunda-feira, 07 de novembro de 2022, na Igreja Matriz, localizada no bairro Dornelas, em Muriaé (MG).
Valtenir de Lima e Silva nasceu no dia 30 de janeiro de 1978, em Miraí (MG). É filho de Missias Bertho da Silva e Custódia Constância de Lima e Silva.
Na primeira infância viveu em Rio Preto, zona rural do município de Miraí, onde vivenciou os primeiros anos de formação intelectual e religiosa. Foi também o local onde recebeu os sacramentos e vivenciou momentos de crescimento espiritual.
Aos 13 anos de idade mudou-se para Rosário da Limeira (MG), dando continuidade aos seus estudos, sempre envolvido nas atividades entre jovens de sua comunidade cristã. Com isso, foi amadurecendo a ideia de buscar um seminário para iniciar sua formação.
Em 2007 decidiu procurou a Diocese de Leopoldina para iniciar um processo de discernimento vocacional. Em 2008, entrou para o Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, que ficava localizado em Astolfo Dutra (MG);
Em 2009 ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora (MG), iniciando seus estudos em Filosofia no CES/JF; cursou teologia pela PUC/MG (2015); nesse mesmo ano, concluiu o curso de ‘Psicanálise na Sociedade’, no núcleo do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos localizado em Juiz de Fora (MG).
Foi ordenado diácono no dia 12 de dezembro de 2015, na Abertura do Ano da Misericórdia, pelo bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG).
Exerceu o seu trabalho pastoral diaconal na Diocese de Almenara, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Jacinto, onde permaneceu até setembro de 2016;
No dia 10 de setembro de 2016 foi ordenado sacerdote, em Rosário da Limeira (MG), pela imposição das mãos de dom José Eudes Campos do Nascimento;
Em seguida, foi designado como vigário paroquial da Paróquia Sant’ana, em Pirapetinga (MG), onde permaneceu até 2017;
No dia 03 de dezembro de 2017 foi transferido para Paróquia de São José Operário, em Leopoldina (MG). Com a instalação do Santuário São José Operário, padre Valtenir tomou posse como pároco e reitor no dia 08 de dezembro de 2021. No dia 07 de novembro foi apresentado como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração de Muriaé (MG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário